Internet

22/09/2012 08h00 - Atualizado em 22/09/2012 08h00

Apple, Google ou Nokia: quem tem o melhor serviço de mapas?

Marlon Câmara
por
Da redação

A Apple disponibilizou na última quarta-feira (19) seu novo sistema operacional iOS 6, que pela primeira vez conta com o serviço de mapas próprio da companhia, o chamado Apple Maps. O programa, porém, tem algumas vantagens e desvantagens em relação aos serviços mais populares entre dispositivos móveis, o Google Maps e o Nokia Maps. O TechTudo, então, comparou os três para descobrir qual é o melhor aplicativo de mapas para os usuários brasileiros.

Mapas da Apple, Google e Nokia (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)Mapas da Nokia, Google e Apple (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)

Qualidade dos mapas do Brasil

Embora os programas muitas vezes tenham desempenhos perfeitos em alguns locais do mundo, isso nem sempre é realidade no Brasil. Algumas localidades do país, principalmente as cidades pequenas, possuem mapas precários, com ruas bagunçadas e ausência de diversos estabelecimentos importantes.

Função Street View do aplicativo Google Mapas (Foto: TechTudo)Função Street View do aplicativo Google Maps
(Foto: TechTudo)

O Google Maps, na questão de mapas brasileiros, se destaca bastante. Embora alguns lugares mais afastados possuam pouquíssimas informações, a quantidade de detalhes e recursos nas principais cidades brasileiras é impressionante. A começar pela pesquisa de ruas, que é muito precisa e rápida, e ainda dá suporte a localização de estabelecimentos. Além disso, é possível visualizar rotas para seguir a pé, de ônibus, de carro e de bicicleta, tanto na visão GPS quanto na via satélite (com fotografias de cima).

Mas o grande diferencial dos Mapas do Google é a existência do Street View na versão mobile. Com ele, é possível visualizar as ruas em fotos estáticas, como se estivesse andando por elas. O serviço, já existente há muito tempo na web, funciona com perfeição também desde que foi adotada nos smartphones e tablets.

Além disso, recentemente o Google liberou a possibilidade de baixar mapas brasileiros para serem visualizados offline. O recurso ainda não está totalmente estável, e não dá suporte à maior parte do território do país, mas já é uma nova função bem útil.

O Nokia Maps também é um ótimo serviço para terras brasileiras. Apesar de não ser tão completo quanto o Google, ele é bem atualizado e possui marcação de grande parte das principais lojas, restaurantes e hotéis nacionais. Aliás, uma função bem interessante do serviço é a possibilidade de marcar no mapa somente os serviços que você procura - seja um lugar para comer, dormir, cortar o cabelo, etc. Os mapas da Nokia possuem também uma visão via satélite de qualidade e com rápido carregamento.

Mapas da Nokia têm informações sobre trânsito e estabelecimentos brasileiros (Foto: TechTudo)Mapas da Nokia têm informações sobre trânsito e
estabelecimentos brasileiros (Foto: TechTudo)

A possibilidade de baixar mapas para visualização offline funciona bem no programa da Nokia, e está disponível para a maior parte dos locais brasileiros tanto na versão para Windows Phone quanto para iOS.

O Apple Maps, por fim, tem uma busca de ruas brasileiras bem rápida, e encontra diversos estabelecimentos no país sem grandes problemas - embora de vez em quando um ou outro lugar seja ignorado. Mas se o serviço é bom, ele decepciona muito se for comparado com os mesmo mapas em outros países. Em diversos lugares do mundo, os mapas da empresa da maçã são muito mais completos e ainda contam com um impressionante recurso de navegação em 3D, com o qual é possível navegar pelas ruas como se elas estivessem mesmo na sua frente - de uma forma ainda mais prática e intuitiva que o Google Street View.

O recurso, porém, não tem previsão de chegar às cidades brasileiras. É até possível escolher a opção "visualizar em 3D" nas ruas do Brasil, mas tudo o que você vai encontrar é uma imagem via satélite achatada e sem resolução. Além disso, o serviço da Apple, mesmo sendo novo, está bem desatualizado. Diversos estabelecimentos que não existem há muito tempo são apontados pelos mapas.

Uma função interessante nos Mapas para iOS é o fato do serviço disponibilizar diferentes rotas para um mesmo percurso, com a possibilidade do usuário escolher com um só toque aquele que parecer mais rápido ou seguro.

Integração com outros serviços

Os mapas do Google ainda não estão totalmente integrados aos serviços da empresa. A Busca, por exemplo, ainda não leva direto ao app quando se procura por uma rua. Mas caso você acesse o endereço pelo serviço Google Maps do browser, o sistema vai perguntar se você quer abri-lo pelo app ou pela web, no Android. Uma das poucas funções que se utiliza do Maps propriamente é a agenda. Caso você adicione um endereço para algum de seus contatos, é só tocar nele para que o aplicativo de mapas abra automaticamente.

Mapas da Apple tem integração direta com o assistente Siri (Foto: TechTudo)Mapas da Apple tem integração direta com o
assistente Siri (Foto: TechTudo)

Além disso, o novo serviço Google Now - presente no Android 4.1 Jelly Bean e que funciona como um assistente de buscas personalizado -, se utiliza dos dados presentes no Maps, e funciona com precisão informando o usuário sobre o clima, o trânsito e o tempo de percurso da sua casa ao trabalho, para dar um exemplo.

O Nokia Maps, tal qual o Google, também não possui muitas integrações com os serviços do Windows Phone. O próprio Nokia Dirigir - serviço de GPS da companhia -, embora utilize mapas bem semelhantes aos do Maps, não possui uma união direta com o aplicativo.

Os mapas da Apple têm alguns diferenciais neste sentido. A começar pela integração do serviço com o assistente pessoal Siri, que mostra localidades dependendo da pesquisa. Além disso, há a integração do serviço com a agenda de contatos do aparelho e a possibilidade de compartilhar mapas e rotas pelo Facebook e pelo Twitter.

Informações sobre trânsito e transportes

Em questão de transporte, o Google dá um show à parte. Os mapas possuem, além das informações sobre o trânsito - com diferentes cores dependendo do fluxo -, marcações de pontos de ônibus - com os números das linhas e os horários em que os carros costumam passar -, e ainda mostra nas rotas quais transportes públicos pegar para chegar mais rápido.

O Nokia Maps peca um pouco neste quesito. Ele dá informações sobre o trânsito, mostrando com cores se o tráfego está bom ou lento nas principais vias do país, mas é só. Ele não possui informações sobre os transportes brasileiros, nem mesmo as mais básicas. Ainda assim, é possível ter acesso a duas rotas diferentes: a pé e de carro.

Neste quesito a Apple também falhou totalmente nas localidades brasileiras. Não há qualquer menção sobre o trânsito das ruas do nosso país, nem qualquer dado sobre transportes públicos. É só um mapa cru, sem grandes atrativos. Nem mesmo a opção de escolher se vai seguir o trajeto a pé ou de carro existe.

Serviço Google Maps Nokia Maps Apple Maps
Visão de satélite Sim Sim Sim
Estabelecimentos brasileiros Sim Sim Sim
Download de mapas para visualizar offline Sim (com suporte
limitado no Brasil)
Sim Não
Mapas em 3D Não Não Sim (sem suporte
no Brasil)
Vista da rua Sim Não Não
Integração com outros serviços Sim Não Sim
Pesquisa por voz Não Não Sim
Informações sobre o trânsito (no Brasil) Sim Sim Não
Informações sobre transporte público (no Brasil) Sim Não Não