Celular

13/09/2012 08h10 - Atualizado em 08/11/2012 12h40

Como comprar o iPhone 5?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Comprar um iPhone 5 ainda não é tarefa fácil para os brasileiros. A Apple já vende seu novo smartphone desde dia 21 de setembro, mas apenas para uma seleta lista de países que, como sempre, não inclui o Brasil. Mas apesar de ainda não ter previsão de comercialização por aqui, existem maneiras de se comprar um iPhone 5 antecipadamente - e é nesta tarefa que este artigo TechTudo pretende te ajudar.

iPhone 5 já está sendo anunciado no site da Apple (Foto: Reprodução)iPhone 5 já está sendo anunciado no site da Apple (Foto: Reprodução)

iPhone 5 Factory Unlocked nos EUA

A primeira solução é adquirir o produto no exterior. No entanto, nos Estados Unidos, ele ainda não está sendo oficialmente vendido sem os bloqueios e planos de operadoras. Apesar disso, há relatos de Apple Stores comercializando o chamado "iPhone 5 Full Price" ou "Factory Unlocked". Basta insistir um pouquinho com o vendedor. No site da empresa, porém, ele ainda não pode ser comprado sem plano.

A base de preços está entre US$ 649 (R$ 1.298) em seu modelo de 16 GB, US$ 749 (R$ 1.498) com 32 GB e US$ 849 (R$ 1.698) com 64 GB. Há também lojas de varejo que já comercializam o gadget, porém cobrando um pouco mais caro. Ou seja: ou você o compra pela Internet nestas lojas e em sites como o eBay, ou então adquire-o em uma possível viagem ou pedindo para algum morador de fora enviá-lo para você.

Austrália, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido são outros países onde o iPhone 5 também está sendo vendido. A Apple garante que serão 100 países com o novo smartphone até o fim do ano - e esperamos a inclusão do Brasil na lista o mais rápido possível.

Aparelhos com bloqueio de operadoras

Existe uma outra maneira de comprar o novo iPhone, ainda mais barata: adquirindo um modelo bloqueado, com contrato de alguma operadora norte-americana. Nessas condições, o preço dos aparelhos caem drasticamente, custando de US$ 199 (R$ 400) a US$ 399 (R$ 800). Porém, você terá assinar um plano com a AT&T, Verizon ou Sprint, e para isso, você precisa ter documentos e residência lá. Se você conseguir usar os dados de algum parente ou amigo seu (com consentimento dele, inclusive), a solução é cancelar o contrato logo depois de comprar o aparelho, pagando a referente multa.

A operadora que cobra a menor multa é a AT&T, que pede cerca de US$ 125 (R$ 300) para liberar o cliente de seu plano. O desbloqueio é realizado pelo site da companhia ou por telefone, bastando informar o IMEI do aparelho e seus dados. Assim, o valor do aparelho no modelo de 16 GB, acrescido da taxa de rescisão, seria de aproximadamente US$ 325 (R$ 650). O preço é bom, mas pode trazer dor de cabeça: não existe garantia de que a operadora libere o seu contrato, e você terá que ficar em contato direto com ela para conseguir.

Vai ser taxado na alfândega?

Quem está no exterior ou vai viajar e pretende trazer um iPhone 5 de fora, normalmente se preocupa com a questão dos impostos a serem pagos para a Receita Federal. Por isso, fica uma dica importante: cada pessoa só pode voltar ao Brasil com um celular, de uso pessoal. Logo, quem pretende adquirir um novo smartphone fora do país precisa viajar sem o seu celular atual, para então voltar somente com o que comprou por lá.

Se você pedir para alguém lhe enviar o produto, além disso, você corre o risco de tê-lo taxado. Afinal, o iPhone 5 custa caro. Normalmente, a Receita cobra uma taxa que pode chegar a até 60% do valor do gadget. Assim, um celular que custou US$ 650 (R$ 1,3 mil), por exemplo, pode sair por mais de US$ 1 mil (R$ 2,1 mil). Assim, talvez não valha a pena gastar tanto, já que o novo iPhone pode chegar em breve ao Brasil.

Quando o iPhone 5 chega ao Brasil?

É importante lembrar que ainda não há previsão de comercialização do iPhone 5 no Brasil. A Anatel já permitiu a sua venda no país, porém nem a Apple nem as operadoras de telefonia móvel - que por sinal já estão oferecendo aos usuários os chips exclusivos para o aparelho - têm uma data específica de lançamento.

Já existem alguns sites de compra e venda, como o Mercado Livre, com muitos usuários vendendo o iPhone 5 no Brasil, porém a preços absurdos, que chegam aos R$ 3,6 mil. A previsão é que o novo iPhone desembarque em terras brasileiras até as festas de fim de ano. Resta saber apenas qual será o valor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Janinne Muniz
    2012-09-13T17:33:06

    Estou viajando 29 de setembro, também queria muito trazer o meu...como fazer?

  • Renato Epj
    2012-09-13T17:27:43  

    Eu estou indo para os eua em outubro, sera que nao tem nenhum problema nem nenhuma burocracia sobre eu fazer um contrato de 2 anos com uma das operadoras de la e depois cancelar e pagar $100 ?? Eles nao podem querer "mover uma ação" ou bloquear o meu telefone de alguma maneira nao ?? Acho que nao deve ser tao simple assim para voce economizar $450 !!

    recentes

    populares

    • Renato Epj
      2012-09-13T17:27:43  

      tenho a mesma duvida...

    recentes

    populares

    • Renato Epj
      2012-09-13T17:27:43  

      Não é possivel comprar os celular no exterior com contrato porque eles pedem comprovante de residencia.

  • Pedro Rodrigues
    2012-09-13T16:40:41

    não tem nenhuma estimativa do preço que esse Smartphone chegará no Brasil..

  • Gabriel Pinheiro
    2012-09-13T19:11:06

    só uma coisinha...o iphone n custa 199 dolares,assim ele vai vir pro brasil BLOQUEADO,o i´phone 4s desbloqueado é 600 e pocos dolares...

  • Leonardo Botelho
    2012-09-13T16:21:21

    Tipo o plano da atatso pode ser feito por quem mora lá?

  • Jackieaus
    2012-09-13T14:52:02

    Não aconselharia pedir para comprar na Austrália pois o preço que se paga nos EUA é disparado o melhor. Na Austrália um iphone5 modelo 16GB vai sair por $799 (mais do que o triplo do preço americano) e o de 32GB por $899 e o modelo 64GB por $999.

  • Leonardo Botelho
    2012-09-13T14:19:33

    Eu posso fazer um plano sendomquemeu nao moro la e nao conheco ninguem la ?

  • Lara Cabral
    2012-09-13T12:00:32

    Gostaria de saber, caso eu compre o iPhone pelo plano, e pago a multa para cancelar, ele virá desbloqueado? Obrigada.

  • Ernani Filho
    2012-09-13T10:01:09  

    Nem adianta efetuar esse tipo de compra. O padrão SIM utilizado no iPhone 5 não é comercializado no Brasil ainda. E também não da pra cortar como se faz com os SIM atuais, é outro padrão.

    recentes

    populares

    • Ernani Filho
      2012-09-13T10:01:09  

      ATENÇÃO!!! A VIVO COMEÇARÁ A VENDA DOS NANO CHIP´S EM SUAS LOJAS A PARTIR DE SÁBADO (15/09/12)!!!

    recentes

    populares

    • Ernani Filho
      2012-09-13T10:01:09  

      me diga Dárcio Medeiros...quando sera a venda do Sim card do Iphone 5 no Brasil?? acho que vc entende , e como desbloquear o Iphone 5 no Brasil?? meu irmão mora la, so preciso vender meu Iphone 4G antes,rsrsr

  • Vinicius Dias
    2012-09-13T09:00:09  

    Pois é, a dica realmente é ótima para quem tem amigos morando fora. Mas e a questão de compatibilidade com as redes brasileiras, como fica? Irá realmente funcionar aqui no Brasil?

    recentes

    populares

    • Vinicius Dias
      2012-09-13T09:00:09  

      A apple agora é obrigada a produzir aparelhos desbloqueados de fábrica para todo o mundo, é lei !

  • Darcio Medeiros
    2012-09-13T09:01:08

    Se eu. Comprar o iPhone 5 através de um amigo que more nos estados unidos e pagar a multa para cancelar onplano de telefonia. O aparelho ficara desbloqueado para. Outras operadoras ??????????

  • Daniel Mello
    2012-10-13T11:29:49

    Gostaria de saber qual dos 3 modelos oferecidos de iphone 5 pode ser utilizado no Brasil (A1428,A1429,A1429)

  • Rodrigo Cardoso
    2012-09-21T22:33:09

    Vão tomar na taboca vai... Querer comprar primeiro que os outros.. Vão viver gente... a vida se resume a outras coisas... muitas outras... tenha dó..

  • Ivan Brito
    2012-09-13T22:12:39

    POR FAVOR, eu tenho uma duvida, meu irmao mora nos eua e vem pro brasil dia 25/09 vale muitoooo apena ele comprar o iphone la e cancelar o contrato, porem esta é a duvida: O IPHONE VAI FUNCIONAR AKI NO BRASIL ?? COM AS OPERADORAS BRASILEIRAS?? Oi, vivo, tim... Obrigado

  • Paulo Quadra
    2012-09-26T19:00:48

    Só para fanáticos ou perturbados mentais. O iPhone comprado fora terá muitas características que NÃO funcionarão por aqui. Tenho dúvidas se mesmo os que forem vendidos no Brasil serão adaptados aos tupiniquins (PEx: 4G). Tá com pressa, vai fazer besteira...

  • Aluisio Filho
    2012-09-22T08:26:48

    morrem de vontade de ter um nao compra pq nao tem dim dim no bolso

  • Aislan Mattegi
    2012-09-22T00:35:16

    Prefiro gastar essa grana com meus amigos tomando cerveja e apreciando belas mulheres

  • jonatas
    2012-09-21T22:33:54

    Será que eu vou morrer se não comprar o iphone 5 agora? Fala sério.

  • Cesar Santana
    2012-09-15T20:40:52

    Em uma materia fala que o iphone 5 desbloqueado so sera vendido algumas semanas depois do dia 21 ! Como voce comentam que, quem quiser o iphone 5 mais rapido possive tera que ir no EUA dps do dia 21 ! E trazer um novo iphone pra ca ! TECHTUDO LIXAOO

  • Luis Fernandes
    2012-09-15T03:41:33

    O mercado nao tem so Iphones e Samsungs! Eu tenho um HTC One X, quadcore 1,5Mhz, 1 gb de ram, 32 de sdcard, tela HD 720 de 4,7", resolução 1280*720, muito melhor que esse encosto da Apple, e me custou R$1200, e esse deve custar no Brasil pelo menos o dobro! Tem de origem ICS 4.04 e roms customizadas Jelly Bean, apesar da HTC fazer em breve atualização para esse OS via OTA! Aproveite para conhecer esse aparelho alem dos novos SONYS V, T e Z,

  • Flavio C
    2012-09-14T01:40:46

    Caso queira cancelar o contrato paga se ( pouco mais de US$ 100 ) tá de brincadeira, enquanto qualquer planinho que vc faz em qualquer operadora aqui no "Brasil" e decide cancelar o bendito cujo vc desembolsa no mínimo uns R$ 500, vejo um futuro não muito distante de que todos irão se revoltar com essa roubalheira e aí ........... é uma palhaçada esse País nosso.

  • Leonardo Botelho
    2012-09-14T00:01:13

    Adianta sim a vivo já vai comecar a vender !!

  • Flora Barros
    2012-09-13T20:01:17

    Também tô na mesma. Vou pros EUA e queria saber se dá pra comprar. Eu posso fazer o tal plano mesmo não morando lá? Ele vem desbloqueado ou tenho que desbloquear aqui na uruguaiana? rs

  • Terezinha Denizot
    2012-09-13T19:58:15

    Você sabe informar a partir de quando posso comprar na loja virtual francesa?

  • Rafael Macedo
    2012-09-13T19:51:50

    Já que são tantas dúvidas a respeito do uso do aparelho, comprado nos EUA sob contrato, aqui no Brasil seria ótimo se a redação do TECHTUDO acrescentasse essa informação à REPORTAGEM.