14/09/2012 07h45 - Atualizado em 14/09/2012 07h45

Como será o seu próximo celular; tendências e inovações que vieram para ficar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A era dos smartphones está passando por uma grande transição. O ano de 2012, sem dúvidas, mostrou que o mercado está mais solido e com um novo foco: o refinamento. Já não importa tanto quem é o mais fino ou o maior (há pouco tempo buscava-se o "menor", inclusive). Busca-se agora o "como fazer melhor". Mais prático, mais rápido, mais resistente, mais intenso, mais econômico.

Tais características estão bem presentes nos lançamentos do ano: Galaxy S3, iPhone 5, Lumia 920, Motorola Razr HD Maxx,... Graças a eles já é possível ter uma noção daquilo que norteará a criação dos telefones celulares nos próximos anos. Daquilo que deve começar a ser implementado em modelos mais baratos, até. Por isso, mesmo sem saber qual aparelho você vai comprar, ou mesmo com qual plataforma ele deve operar, já é possível afirmar que o seu próximo smartphone vai…

Até a RIM e seu BlackBerry começou a mudar (Foto: Divulgação)Até a RIM - e seu BlackBerry - começou a mudar (Foto: Divulgação)

…ter uma tela impressionante

Antigamente a moda era ter o celular mais portátil possível. Hoje, a tendência é o display ser grande, com no mínimo quatro polegadas, de alta definição (HD), sensibilidade ainda maior ao toque e resistência à poeira, água, arranhões e tudo mais.

O Samsung Galaxy S3 é um bom exemplo disso. Ele possui tela de 4,7 polegadas com a tecnologia Super AMOLED HD, que produz cores vivas e brilhantes. Outros aparelhos como o Razr HD Maxx, o iPhone 5 e o Lumia 920 já têm também as suas próprias “super telas”. As tecnologias utilizadas são diferentes, as dimensões idem, porém os conceitos são os mesmos: tamanho, qualidade e resistência.

Sony Xperia S possui uma das melhores telas do mercado (Foto: Allan Melo / TechTudo)Sony Xperia S possui uma das melhores telas do mercado (Foto: Allan Melo / TechTudo)

…ser tão resistente quanto os velhos Nokias

Por falar em resistência, este é mais um ponto que será investido. Foi-se o tempo em que qualquer queda estragava a tela touchscreen ou deixava o smartphone todo arranhado. Cada vez mais as empresas investem para tornar seus telefones à prova de tombos, poeira e até mesmo de líquido. Quem não evoluir neste quesito, certamente ficará para trás no mercado.

Nas telas, o Gorilla Glass é o material mais utilizado. No corpo, existe até quem coloque fibras de Kevlar, as mesmas usadas em coletes à prova de bala. Todos os novos integrantes da linha Razr, da Motorola, por exemplo, possuem as duas características. E a tendência é de que isso se propague, deixando os gadgets tão resistentes quanto aqueles bons e velhos Nokias do início dos anos 2000.

Nokia Lumia 800 ganhou destaque por seu corpo em formato unibody (Foto: Allan Melo / TechTudo)No ano passado, Nokia Lumia 800 ganhou destaque por seu corpo em formato unibody (Foto: Allan Melo / TechTudo)

…aposentar as câmeras compactas

Câmera VGA? Imagens borradas e sem nenhuma qualidade? Esqueça. As inovações em tecnologias de fotografia e vídeo estão entre as principais do ramo dos smarpthones. As febres do momento são as redes sociais e, com elas, cresceu a necessidade de se ter uma boa máquina no telefone celular para compartilhar fotos e filmagens com os amigos. Por isso, é cada vez mais comum ver lentes mais potentes nos smarts.

O Nokia PureView 808, por exemplo, tem lente Carl Zeiss com 41 megapixels. Mas não é somente na resolução que as empresas investem: as funções embutidas e a qualidade da imagem viraram prioridade. O iPhone 5, por exemplo, vem com o modo de foto panorâmica e um modo de luz dinâmica. Detectores faciais, estabilizadores de imagem e, claro, gravação de vídeos em HD são outros “must haves” das máquinas dos novos smartphones.

Apesar de rodar Symbian, o Nokia 808 foi bastante elogiado por sua câmera PureView (Foto: Reprodução)Apesar de rodar Symbian, o Nokia 808 foi bastante elogiado por sua câmera PureView (Foto: Reprodução)

…ser sustentável

A sustentabilidade e a economia estão entre as principais preocupações das gigantes da tecnologia. Desenvolver aparelhos high-tech sem agredir o meio ambiente e consumindo o mínimo de energia possível é uma tarefa que parecia impossível há certo tempo, mas que agora se tornou comum. Ou deveria ter se tornado.

Quem mais se destacou nesta área no ano de 2012 foi o Xperia P, da Sony, primeiro do mundo com a tecnologia WhiteMagic, que aumenta o brilho da tela reduzindo o consumo de energia em até 50%. Ações como estas estão deixando de ser raridades para virarem “rotina”. Bom para o ambiente e para os consumidores, não?

Sony Xperia P, considerado o smartphone mais 'eco-friendly' de 2012 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Sony Xperia P, considerado o smartphone mais 'eco-friendly' de 2012 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

…se comunicar com tudo

Bluetooth, WiFi, 4G, NFC, Cloud… Você com certeza já ouviu falar em nomes como estes, não é? E vai continuar ouvindo por muito tempo: a conectividade e a convergência são detalhes fundamentais na Era dos Smartphones. É importante estar conectado e se comunicando com tudo, seja qual for a plataforma ou a tecnologia.

Seja para compartilhar arquivos, fazer backup de dados, se comunicar ou realizar pagamentos, o que mais se espera dos próximos celulares é que eles funcionem não mais sozinhos, mas em conjuntos com outros aparelhos: videogames, televisores, reprodutores de mídia, tablets, computadores.

Pagamento via NFC com o Samsung Galaxy S3 (Foto: Divulgação)Pagamento via NFC com o Samsung Galaxy S3 (Foto: Divulgação)

…ser tão rápido quanto suas vontades

Para fazer tudo isso de maneira satisfatória, é preciso de velocidade. Os processadores estão evoluindo justamente por isso. O A6 do iPhone 5, por exemplo, realiza as tarefas mais básicas e tem um rendimento geral duas vezes mais veloz do que o de seu antecessor. A tendência é de que, a cada ano, estes aumentos sejam ainda mais significativos. Afinal, o ritmo da sociedade atual pede isso.

Além de se estar conectado a tudo, é preciso estar disponível a todo momento e com capacidade de interagir rápido. A aplicação da tecnologia 4G, que deve ser implantada no Brasil a partir de 2013, é uma prova disso. Ela torna a Internet móvel bem mais rápida, tanto para executivos e seus negócios como para crianças e seus entretenimentos. Afinal, de que adianta tela HD se, na rua, você não consegue assistir um vídeo com essa qualidade?

Portanto, performance, conectividade e velocidade podem ser considerados os pilares da nova geração de “telefones celulares inteligentes”. Afinal, a sociedade atual exige pessoas sempre conectadas, realizando múltiplas tarefas ao mesmo tempo e com eficiência. E os smartphones destas pessoas não podem ser diferentes. Até porque eles são os grandes companheiros que elas têm durante boa parte das 24 horas do dia.

Motorola Razr HD, primeiro smartphone a ser vendido com 4G no Brasil (Foto: Divulgação)Motorola Razr HD, primeiro smartphone a ser vendido com 4G no Brasil (Foto: Divulgação)

Temos certeza que deixamos de mencionar vários itens, mas deixaremos essa tarefa de completar a lista com vocês, leitores: o que falta no mercado? Compartilhe conosco nos comentários àquela que poderia ser a característica - conceitual ou real - decisiva para você gastar seu suado dinheiro em um próximo smartphone.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cláudio Dantas
    2012-09-15T11:24:43

    Analfa total Italo!!!! Mas isso não é culpa dele... os pais colocaram o nome de Richarde. Igual ao amigo do trabalho que o pai registrou Michael e quer que chamem ele de "mikael", pode isso?

  • Italo Pucci
    2012-09-15T10:58:24

    Richarde, iPhone e smartphone se escrevem com Ph e não Fh. Assim como o nome Richard termina com "d" e não com "e". Além disso, "disparada" se escreve com "i" e não com "e". Por favor, se informe, antes de escrever, para não passar vergonha.

  • Eduardo Costa
    2012-09-14T15:03:06

    Esqueceu de colocar o que é pra mim o mais importante: experiência de usuário e usabilidade. Partindo do pressuposto que todos cheguem ao mesmo fim, a diferença está em como se chega. Nessa linha, há que se considerar a fluidez do OS e sobretudo o design de uso do software. Acredito que os melhores nesse quesito são iOS e WP, com o Android um pouco atrás.

  • Bruno Monteiro
    2012-09-14T13:10:45

    O que não entendo é por que eles compararam tanto os Smartphones com o iphone 5 sendo que ele nem está a venda ainda...vários celulares já se mostram muito melhores que o iphone, por isso aposentei o meu 4 e fui para o Galaxy

  • Reynald Oliveira
    2012-09-14T12:36:04

    são ótimos pontos a serem observados.... boa matéria... parabéns ao redator

  • Julio Silverio
    2012-09-14T11:25:55

    Um smartphone de tela completa com camêra pureview e uma ótima bateria.

  • Camilo Figueira
    2012-09-14T10:19:11

    Com certeza AUTONOMIA!!! É impressionante como os celulares evoluem tanto e continuam utilizando baterias com tecnologia jurássica!!!! Seria muito bom ter aquele gadget que nunca te deixa na mão quando você mais precisa...

  • Ewerton Oliveira
    2012-09-16T13:02:54

    O mundo esta produzindo tantas novidades, que esta impossível ficar antenado. Todo dia você esta obrigado a mudar seus conceitos e seus gostos que esta se tornando uma chatice!

  • Flavio C
    2012-09-15T16:20:41

    Possuo e gosto do BlackBerry isso sim é um SO uso desde 2002 e nunca tive dor de cabeça.

  • Alex Lopes
    2012-09-15T11:59:36

    Bem vou tocar num ponto aonde as empresas de celulares e o reporter em cima nao tocaram nesse ponto, e que axo q esse item ainda vai supreender muita gente !! E uma pena as empresas nao se preocuparem (ou pouquissimas se preocupam) em colocar o recurso da Tv Digital !! E ai alguns vem e tentam vender o seu peixe como melhor celular do mundo. MAS PRA MIN, so poderei dizer melhor do mundo quando vier o item tv digital e com a interatividade ( GINGA ) INCLUIDO. Ai sim poderao dizer q o aparelho e o melhor e completo (ao meu ver ) !!

  • Vanessa Paula
    2012-09-14T19:00:22

    para algumas pessoas a tecnologia tem que andar a carroça.......rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  • Lucas Assis
    2012-09-14T18:14:00

    Prefiro o velho e bom 5125i da NOKIA!!! ITS THE BEST!!! bateria dura uma semana =)

  • Artur Santos
    2012-09-14T18:11:04

    Eu, particularmente espero que sim, Thalisson, acho que é necessário que haja concorrência nesse setor. Gostaria mesmo que ela desse uma "repaginada" no Symbian e o mantivesse, ao invés de se entregar de corpo e alma à Microsoft com os Lumia. Não gosto da idéia de uma empresa ou mesmo um só SO tenha a hegemonia. Viva a diversidade móvel kkkkkkkkkkkk

  • Carlos Cruz
    2012-09-14T17:20:55

    Tenho um Samsung Galaxy S3, pra mim até o momento não deixou nada a desejar, bateria dura super bem, ouço músicas o dia todo, e 3G ativado e dura 1 dia e meio, super rápido e câmera não deixa a desejar.

  • Davi Monteiro
    2012-09-14T16:34:44

    Lumis 900 é 4G e já esta sendo vendido na vivo, como que o rzer Max HD é o primeiro???

  • Eliezer Reges
    2012-09-15T16:37:47  

    no fim das contas sao porcarias q foram criadas para nos deixar ocupados. Vai no banheiro leva o celular, deita e leva o celular, ta na escola e de olho no celular, ta comendo e ta de olho no celular. Nada contra mas isso nao faz falta pra quem nao tem.

    recentes

    populares

    • Eliezer Reges
      2012-09-15T16:37:47  

      Caro amigo (revoltado) Eliezer Reges, por acaso, você mora em São José Dos Pinhaes no Parana?

    recentes

    populares

    • Eliezer Reges
      2012-09-15T16:37:47  

      Caro Rodrigo Lima, moro sim.

  • Kaio Neto
    2012-09-15T11:10:32  

    Agora fiquei na dúvida se compro um IFHONE ou um GALAKSI ? Acho que vou perguntar pra Murici...

    recentes

    populares

    • Kaio Neto
      2012-09-15T11:10:32  

      Kaio Neto, disse: compro um IFHONE ou um GALAKSI ? Melhor guardar o dinheiro para estudar. Acho que você vai precisar.

    recentes

    populares

    • Kaio Neto
      2012-09-15T11:10:32  

      Rodrigo Lima Obrigado pela dica, mas acho que vou comprar um ECSPERIA ao invés de estudar. Dá próxima amigo, sugiro que você leia mais comentários antes de manifestar sua opinião. De qualquer forma, valeu pela preocupação.

  • Richarde Pereira
    2012-09-15T10:10:55  

    Eu acho que a nova era de SMARTFHONES e a concorrência entre os fabricantes está desparada! A apple está com tudo, com o lançamento agora do IFHONE 5, mas ela não é a melhor, o novo ifhone, não é o melhor! Fiquei muito decepcionado com a apple porque o ifhone poderia ser muito melhor, não uma cópia do ifhone 4s, apenas com a tela maior! na minha opinião, o GALAXY S3 da SAMSUNG supera o ifhone em vários aspectos!

    recentes

    populares

    • Richarde Pereira
      2012-09-15T10:10:55  

      Ifhone, amigo? Smartfhones? Ok

  • Marcelo Harada
    2012-09-15T02:53:40  

    Acabei de comprar o iPhone 5 aqui no Japao. Os preços são assim: US$264 pelo aparelho de 64Gb ( se não cumprir o contrato de 2 anos, o aparelho custará +/- US$900 Para efeito de comparação o Galaxy S3 é vendido aqui por US$880 no contrato de 2 anos. Gosto do Galaxy S3 mas não entendo porque ele é quase 4X mais caro que o iPhone 5

    recentes

    populares

    • Marcelo Harada
      2012-09-15T02:53:40  

      O Plano de Internet é de uso "ilimitado' do 4G LTE por 5.460yen fixos.( US$69 )

  • Michel Souza
    2012-09-14T16:10:10  

    Se falar já ta muito bom

    recentes

    populares

    • Michel Souza
      2012-09-14T16:10:10  

      As coisas mudaram, hoje em dia falar ao telefone é o que menos importa.

  • Tiago Dias
    2012-09-14T15:47:16  

    Isso tudo não aditanta de nada se as operadoras continuarem limitando a internet.

    recentes

    populares

    • Tiago Dias
      2012-09-14T15:47:16  

      Concordo.... e pior do que essas porcarias de operadoras são os impostos, pois um aparelho que chega em um preço razoável aqui, aparece para o consumidor com um preço exorbitante!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Dias
      2012-09-14T15:47:16  

      Sem falar que se for por interior do Brasil, as vezes nem vai encontrar sinal ou quando encontra e fraquinho, fraquinho! Vai ficar que nem aquele antigo comercial em que a pessoa fica com o celular buscando o sinal ! E por outro lado desse briga, o governo federal deveria implementar 1 lei pra regularizar de VEZ as instalacoes de antenas de celulares. Pra acabar com essa " FARRA " de pode e nao pode pelo pais ! Pq todos querem celulares que funcionem E BEM ! MAS... Cade o sinal? E vai na operadora e ela diz, AONDE POSSO COLOCAR A ANTENA ? E convenhamos, COM RAZAO !

  • Thalisson Souza
    2012-09-14T15:45:14  

    e alguem acredita que a nokia estará "viva" daki 5 anos???

    recentes

    populares

    • Thalisson Souza
      2012-09-14T15:45:14  

      Vai perder força, mas continuará viva! É o principal fabricante para Windows Phone atualmente, o que fará ela crescer nesse mercado. Se tivesse apenas aparelhos com o Symbian, ai sim... estaria fadada à morte.

    recentes

    populares

    • Thalisson Souza
      2012-09-14T15:45:14  

      A Nokia ainda vai surpreender muita gente!

  • NELSON CORREA
    2012-09-14T15:20:28  

    Voces não fizeram comentários sobre a duração da bateria. Isso tambem vai ajudar a definir sua compra, bem como a facilidade de recarregar ( recarregador portátil e leve, por exemplo. Aliás, voces poderiam fazer uma matéria só sobre isso.)

    recentes

    populares

    • NELSON CORREA
      2012-09-14T15:20:28  

      Talvez a duração da bateria nem seja tão fundamental assim, pois já existem pesquisas sobre carregamento wireless (aliás, estas pesquisas já rolam há um bom tempo). Logo, poderemos sair na rua com nosso aparelho e nem se preocupar que ele será carregado automaticamente "pelo ar". Isso, com certeza, deixará os aparelhos bem mais leves...

    recentes

    populares

    • NELSON CORREA
      2012-09-14T15:20:28  

      Aí sim eu vejo evolução!! Mas pra isso acontecer; vão ser criados novos celulares que suportam essa nova tecnologia e aí esbarramos e um dilema: o preço. Sou da opinião de que fosse criada uma bateria mais potente e mais leve.

  • Obom Bom
    2012-09-14T10:33:43  

    Tanta tecnologia com baterias que duram muito pouco. Preciso ver o Motorola, que não sabe fazer baterias boas ...com a tal super bateria pra ver se presta.pff.

    recentes

    populares

    • Obom Bom
      2012-09-14T10:33:43  

      Não sei se você sabe mas os celulares da Motorola tem as baterias mais fodas da atualidade..