Internet

06/09/2012 07h00 - Atualizado em 16/02/2016 15h12

Conheça a VK, a rede social russa

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Ao contrário de muitos países onde o Facebook reina absoluto, na Rússia, falar de rede social é sinônimo de falar de VKontakte. O site, também conhecido como VK, foi criado em 2006 e se tornou uma febre no país. Atualmente, de acordo com levantamento feito pela empresa Alexa Internet, ele é o quarto mais visitado da Federação Russa e 48º do planeta, com tráfego de cerca de 33 milhões de usuários por dia.

Como criar uma conta no VKontakte, conhecido como VK, o 'Orkut russo'

Disponível em 70 idiomas (incluindo o português), o serviço foi criado por Pavel Durov e é propriedade da empresa Doraview Limited. Ele teve início bem semelhante ao do Facebook, começando a ser acessado por grupos de universidades russas há seis anos. Em quatro meses, porém, a página já tinha mais de 100 mil pessoas cadastradas e, em menos de um ano, o número já pulava para um milhão.

VK faz muito sucesso na Rússia (Foto: Reprodução)VK faz muito sucesso na Rússia (Foto: Reprodução)

Depois disso, em 2008, ultrapassou o concorrente Odnoklassniki e se tornou a rede social número um dos países de língua russa. Hoje, o VK tem por volta de 140 milhões de usuários cadastrados, abrindo cerca de dois bilhões de páginas diariamente. Segundo dados do TNS Gallup, 60% dos usuários do site têm mais de 25 anos, e 70% deles vivem na Federação Russa.

Como funciona o VK

Para se cadastrar no site, basta acessar VK.com, inserir seu nome, sobrenome e sexo e clicar em “sign up”. Depois disso, escolha seu país e cidade e cadastre um número de telefone celular para receber uma confirmação. Assim, será possível navegar por toda a interface do VKontakte, e com a ajuda de uma auxiliar para completar suas informações.

Apesar de estar focado na região russa, a página também atrai atenção de todo o planeta. Afinal, seu sucesso é inegável. Fazendo uma busca por contatos cujo país registrado no cadastro seja o Brasil, é possível receber indicações de quase 48 mil pessoas – número bem inferior ao de outras redes sociais no país.

VK está disponível em português (Foto: Reprodução)VK está disponível em português (Foto: Reprodução)

Por isso, o TechTudo lista as principais características da página – que são semelhantes às funcionalidades do Facebook. O próprio layout do VK lembra bastante o da rede social de Mark Zuckerberg, com tons de branco e azul. As configurações de privacidade idem, com a pessoa tendo controle total sobre o que quer exibir e com quem quer compartilhar estas informações na rede social.

No menu do lado esquerdo, ficam as opções de fácil acesso ao conteúdo, como perfil, amigos, fotos, vídeos, música, mensagens, notícias e configurações. No VK, é possível postar diversos tipos de arquivos em seu feed, acompanhar as atualizações dos amigos e bater papo com eles, além de se relacionar com diversos contatos por meio de grupos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Cordeiro
    2018-01-26T11:14:01

    facebook precisa ser boicotado urgentemente. estão com um monopólio de informações, vendem nossas informações pra anuncios e nos censuram...

  • Paulo Henrique
    2014-07-24T13:30:45

    Brasileiros Iram estragar o VK assim como fizeram com o orkut!!!!

  • Fernando Ferreira
    2014-07-01T17:58:01

    Fla Oficial ain

  • Fernando Ferreira
    2014-07-01T17:57:50

    Todos nós vamos pra lá kkkkkkkk RIP Orkut

  • Josue Silva
    2014-06-30T20:17:38

    Pois é pra lá que eu vou, adios orkut