14/09/2012 08h20 - Atualizado em 14/09/2012 12h12

iPhone 5, sob o ponto de vista de um entusiasta do Android

Renê Fraga
por
Para o TechTudo

Sou fã de carteirinha do Android, mas esta minha preferência não me impede de gostar da livre concorrência, principalmente em ver a Apple enfrentando nosso querido robozinho verde com grandes lançamentos como o iPhone 5. Embora Steve Jobs tenha demonstrado um ódio público pela plataforma do Google, o Android tem sido um importante “problema” para a Apple. Além de fazer os engenheiros da Maçã correrem com inovações, ele também contribuiu para um mercado extremamente competitivo.

Vídeos em formato Widescreen  (Foto: Reprodução / The Verge)Vídeos em formato Widescreen no iPhone 5 (Foto: Reprodução / The Verge)

Diferentemente da “guerra de patentes”, na qual as empresas perdem um tempo excessivo nos tribunais, a “guerra entre gigantes” costuma ser o ambiente perfeito para que o consumidor seja privilegiado com inovações e benefícios de um mercado em pura expansão.

Nesse mercado veloz, com aparelhos que praticamente acabam defasados em poucos meses, a Samsung tem se destacado por seu trabalho na linha Galaxy S ao investir anualmente em dispositivos com características assustadoras e que vem recebendo méritos por isso (o GS3 já vendeu mais de 20 milhões de unidades em 100 dias). No entanto, há pouquíssimo tempo esse trabalho vinha sendo feito pela Apple. Era normal acompanhar as Keynotes de Steve Jobs e acabar deslumbrado com o software e hardware que era proposto pela equipe no iPhone. Todas as pessoas, incluindo muitos de nós [droiders], ficávamos extremamente animados com o futuro dos dispositivos.

Será que o iPhone 5 lançado nesta quarta-feira chegou ao nível daquela "Apple de raiz"? Não passou nem perto. Embora o dispositivo seja uma boa evolução, ele não surpreendeu o mercado (principalmente a Samsung). Mas atingiu diretamente aqueles que usam normalmente o próprio iPhone: nos quesitos técnicos ele vem com um bom processador, o A6, e está mais fino e leve do que suas versões antigas (incluindo uma bateria com uma performance melhor). A tela Retina também ganhou um upgrade para 4 polegadas (1136 x 640 pixels) mas se mantém fora de uma competição direta com os smartphones Android que já exploram uma resolução avançada de 720p.

Novo Maps no iPhone 5 (Foto: Reprodução/Engadget)Novo Maps no iPhone 5: uma das grandes falhas para os brasileiros (Foto: Reprodução/Engadget)

Ainda falando dos detalhes técnicos, o iPhone 5 agora incorpora a tecnologia 4G LTE e um design externo que o deixa com cara de “algo esticado” já que não houve qualquer mudança em suas grandes bordas. No caso da traseira, a empresa resolveu abandonar o vidro e trazer uma tampa de alumínio com cor fosca, o que o torna menos atraente que o iPhone 4S (mas menos quebradiço). Outra novidade que não me agradou foi a chegada do novo conector proprietário que, infelizmente, não segue a tendência do mercado (micro-USB).

A ausência de um grande “novo recurso” fez falta neste lançamento. A Apple tentou forçar uma nova função de “panoramas” do iOS 6 como diferencial, mas acabou sofrendo muitas reações negativas no Twitter.

Resumindo, o iPhone 5 é uma importante evolução para quem gosta da Apple e não está muito aberto para descobrir os excelentes dispositivos que hoje existem no mercado. Para nós, usuários do Android, a nova geração do iPhone traz poucas novidades e realmente não convence para uma mudança. Uma pena.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Amaro
    2012-09-16T12:17:08  

    Os produtos da Apple são lindos e ótimos, mas infelizmente os tais sistemas "proprietários" fecham o mercado para outros fabricantes e, sem concorrência, acaba que ficam mais caros. Nada como Microsoft e Google para atormentar a Apple e nos fornecer produtos tão bons ou melhores, e muito mais em conta...

    recentes

    populares

    • Julio Amaro
      2012-09-16T12:17:08  

      Ainda bem. Se abrisse a vários fabricantesn ia ficar lento q nem o android.

  • Juciel Santos
    2012-09-26T14:46:19

    Onde esse texto nao é tendencioso? Alias, quando o mundo foi reduzido a Sansung X Apple? Para quem curte tecnologia ou é apenas curioso esse site nao é indicado, parece comunidade do orkut onde os adolescentes brigam para saber qual rebelde canta pior. No caso quem ganha sao as empresas que atraves de propaganda gratis como as que sao encontradas aqui, continuam explorando seus consumidores com tecnologias que nao representa nada de ultil na vida dos mesmos.

  • Luis Fernandes
    2012-09-14T21:08:03

    E importante, o meu tem de origem ICS 4.04 e roms customizadas Jelly Bean, apesar da HTC fazer em breve atualização para esse OS via OTA! Aproveite para conhecer esse aparelho alem dos novos SONYS V, T e Z, o mercado nao tem so Iphones e Samsungs para comparação!

  • Luis Fernandes
    2012-09-14T21:05:22

    Fá de Android como diz ser, não tem pena de ver o Iphone 5 como fiasco! Eu tenho um HTC One X, quadcore 1,5Mhz, 1 gb de ram, 32 de sdcard, tela HD 720 de 4,7", resolução 1280*720, muito melhor que esse encosto da Apple, e me custou R$1200, e esse deve custar no Brasil pelo menos o dobro!

  • Luan Bittencourt
    2012-09-14T16:20:20

    eu sou muito mais meu android do que um iphone ja mesmo por essas limitações que ele tem, liberdade e praticidade com meu android me agradam muito e a sony ericsson tem feito belos aparelhos com configurações estrondosas assim como a Samsung que me deixam cada vez mais alegre com a plataforma da google

  • Fernando Sousa
    2012-09-14T15:43:18

    "Outra novidade que não me agradou foi a chegada do novo conector proprietário que, infelizmente, não segue a tendência do mercado (micro-USB)." E porque a samsung copiou tanto o conector de 30 pinos da Apple?

  • Richard Fortes
    2012-09-16T00:26:39

    Como disse o liberalista Francês Voltaire, "Não concordo com a sua opinião, mas defenderei a morte seu direito de dizê-la". Apenas gostaria de ressaltar que hoje, dia 16/09, analistas e mercado financeiro já entendem o iPhone 5 como o maior sucesso de todos os tempos. Simples assim. As ações da Apple bateram recorde histórico na bolsa de NY (cada vez mais isolada como a empresa de maior valor do planeta), as previsões de vendas são de apenas 60 milhões de aparelhos em 3 meses por Blumberg e outros, e o estoque inicial do modelo, maior do que do iPhone 4S, acabou em 1h, 20x mais rápido que o 4S

  • Marcus Lahoz
    2012-09-15T22:08:49

    concordo 100% o iphone ficou para trás. mas eu hoje mais deficiencia em termos de soft do que em hard.

  • Lucas S
    2012-09-15T19:22:36

    Como levar a sério um texto do droider renê?

  • Marcos M
    2012-09-14T23:38:06

    O cara escreve uma coluna para dizer que não foi convencido a comprar o Iphone. A apple deve estar muito chateada e o Tim Cook deve estar chorando agora... buaaaa!

  • Nicolas Maia
    2012-09-14T23:36:37

    Cada vez mais a Apple é a marca a ser batida...o mais inbteressante é que as pessoas pensam que Apple é só IPHONE! E TEM IPOD, E TEM MAC AIR, E TEM IMAC, E TEM MACBOOK PRO, E APPLE TV, Sempre com qualidade de excelência...enquanto isso a SAMSUNG é tenta copiar e melhorar...Um dia conseguem, assim como a Hyundai tem feito com os carros ocidentais...mas vai demorar...

  • Fabiano Santos
    2012-09-14T23:25:32

    Acho essa disputa entre a Apple e o resto do mundo ate interessante,mas injusta.Se pararmos pra pensar,a Apple tem um unico modelo de celular,lançado uma unica vez ao ano enquanto o software do Google equipa trocentos modelos de trocentas marcas diferentes.Para pra pensar:as marcas lançam seus modelos praticamente todos os meses,sempre com melhorias,claro.E o Google tambem faz upgrades com certa frequencia,mas o fato de seu software estar presentes em marcas e modelos tao distintos,pra mim é um complicador.Acho valida a concorrencia,mas acho que as pessoas levam isso muito a serio.

  • Kaio Neto
    2012-09-15T12:41:44  

    Complementando o comentário anterior, pro Iphone ser interessante, tem que fugir da jaula, e ai, adeus estabilidade.É muito fácil fazer um celular estável assim. Quanto às atualizações da apple, o objetivo não é ser bacana com os clientes. O real objetivo é fazer os Iphones com jailbreak pararem de funcionar, até que alguém libere um novo jailbreak na net. Então, se vc ficar sempre atualizado, vai ter um sistema preso. Exemplo disso é o roteamento de internet, se dependesse da apple, isso nunca seria liberado, mas como muitas pessoal faziam jailbreak por causa disso, ela teve que fazer isso

    recentes

    populares

    • Kaio Neto
      2012-09-15T12:41:44  

      discordo de voce amigo, sinceramente o jailbreak pouco incomoda a apple.

  • Kaio Neto
    2012-09-15T12:31:23  

    Inicialmente, gosto não se discute, se lamenta. Mas eu gostaria de comentar um ponto que vem sendo muito discutido e fazer um contraponto. Muitos estão dizendo que a plataforma IOS é mais segura, confiável e permite todas as atualizações. Concordo em parte, já tive Iphone e realmente o IOS é bem seguro e confiável. Mas o Android em aparelhos TOP também o é. O que acontece muito é que as pessoas entopem seus aparelhos app e ai o aparelho não dá conta e trava ou fica lento. Isso não acontece no IOS por ser uma plataforma fechada, porém, pro Iphone ser bom, tem que fazer jailbreak, que tb TRAVA.

    recentes

    populares

    • Kaio Neto
      2012-09-15T12:31:23  

      Não concordo, tenho uns 80 apps no meu iPhone 3GS de 32gb e ele não trava, as vezes uma coisa ou outra pode ficar lento pois sempre deixo os apps aberto em segundo plano, basta fechá-los e pronto, tudo fica rápido novamente não sendo necessário a realização do reset do aparelho. Isso num 3GS, imagine então nos modelos mais recentes.

  • Felipe Rosendo
    2012-09-15T02:34:29  

    Marcos M. *Primeiramente: Não sou nenhum bitolado e fanboy de NADA, apenas quis comentar uma errada afirmação(seu comentário)Cara,quem está VIAJANDO é vc... e MUITO pelo visto.Por favor, antes de escrever besteira, procure se informar melhor(leia, pesquise e entenda). Sua afirmação é característica de quem apenas ouve alguém falar e sai repassando sem ao menos se certificar da veracidade do mesmo.É o seguinte... o MÉRITO sobre a maior quantidade de pixels por polegada é de um smartphone que está em fase de fabricação na China, chamado Oppo Find 5 X990(ainda protótipo, porém ele já existe), com

    recentes

    populares

    • Felipe Rosendo
      2012-09-15T02:34:29  

      498 ppi(procura no google, pq nao consegui por links aqui) E depois vem a sony com 342ppi(tec. bravia engine, reality display)... verifique no gsmarena. com(nao consegui por links aqui) aí sim vem a apple com o iphone 4s 330ppi

  • Marcos M
    2012-09-14T23:37:09  

    Viajou Rene Fraga. A resolucao do Iphone em pixel por polegada é maior do que todos smartphone do mercado até agora.

    recentes

    populares

    • Marcos M
      2012-09-14T23:37:09  

      *Primeiramente: Não sou nenhum bitolado e fanboy de NADA, apenas quis comentar uma errada afirmação(seu comentário). Cara... quem está VIAJANDO é vc, e MUITO pelo visto.Por favor, antes de escrever besteira, procure se informar melhor(leia, pesquise e entenda). Sua afirmação é característica de quem apenas ouve o q alguém falar e sai repassando sem ao menos se certificar da veracidade do mesmo. É o seguinte, o MÉRITO sobre a maior quantidade de pixels por polegada é de um smartphone que está em fase de fabricação na China, chamado Oppo Find 5 X990(ainda protótipo, porém ele já existe),com...

    recentes

    populares

    • Marcos M
      2012-09-14T23:37:09  

      A do Nokia Lumia 920 e Sony Xperia T é maior que a deles (380ppi) fora que a resolução em si é maior (1280x720).. e o Oppo Find tem absurdos 498ppi e resolução full HD.. então Fanboy, já era.. a apple não tem a maior não..

  • Richard Lopes
    2012-09-14T16:34:35  

    vou resumir tanta expectativa em vao nenhuma mudança que realmente ajude no desempenho do usuario pderia se chamar de ios 5a ou seja 5 vezes mais arcaico alias aqui vai um recado para os fanaticos pela maça que adoram detonar o android quando precisar acessar o google de seu mac ou iphone sinta que esta diretamente conectado ao seu rival criador do robozinho verde

    recentes

    populares

    • Richard Lopes
      2012-09-14T16:34:35  

      O que isso tem haver?

  • Marcio Martins
    2012-09-14T10:55:50  

    Opa um olhar critico razoável contra o iphone... E não apenas recalques... Fato é esse é o melhor iphone de todos os tempos, quem gosta de iphone vai querer. Simples assim. Agora quem não gosta, e principalmente quem tem bronca da apple não vai nem chegar perto. Mas uma coisa é fato tb esse iphone só pode decepcionar alguém por não ter novamente mudado a historia dos smartfones, pq em desempenho o hardware veio no mesmissimo patamar dos samsungs , nokias etc... A6 é quad core, resta saber quanto de ram terá. Mas com a simbiose do hard com o software o iphone5 vai ser o mais rápido do mercado.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-09-14T10:55:50  

      Já vi em varios artigos que o iphone5 é dual core é não quadcore.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-09-14T10:55:50  

      Mano procure se informar melhor. o A6 é DUAL CORE. O IOS é mais fluido que o android hoje, porém o hardware de vários android são melhores que o do Iphone5. S.O pode evoluir, já o hardware que foi escolhido para a versão do aparelho não pode mudar. A nova versão do android(4.1.1) que já saiu para alguns dispositivos android e já está prestes a sair para o S3 evoluiu bastante e não tem tanta diferença para o IOS, portanto, o conjunto do S3 é melhor.

  • Cesar Moura
    2012-09-15T00:42:09  

    Me desculpem mas quem nunca teve um Apple nao sabe o que esta perdendo. E outro nivel. Pode chorar dizendo que o Android e isso ou aquilo, mas compre um Apple e mude de vida.

    recentes

    populares

    • Cesar Moura
      2012-09-15T00:42:09  

      Que exagero, rsrs.

    recentes

    populares

    • Cesar Moura
      2012-09-15T00:42:09  

      Cesar Moura parece aqueles comerciais da Polishop

  • João Ferreira
    2012-09-14T23:01:04  

    Usuários de Android comentam muito mais sobre iPhone do que os próprios donos de iPhone, bem ou mau estão sempre atentos ao novos recursos do iOS ou outras novidades da Maçã. É interessante em ver que onde existe notícia sobre o iPhone, chove de Android maníacos para exporem sua frustração. Isso nada mais é do que um consolo para estes usuários. Tenho certeza que 90% são frustrados com seus Androids. Já tive a oportunidade de usar essa porcaria de sistema e constatar que realmente não vale nada, não oferece 10% da estabilidade, segurança e desempenho do iOS.

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2012-09-14T23:01:04  

      Foi o que comentei um pouco antes, tenho visto mais usuários do Android rancando os cabelos por conta do iPhone 5 que os próprios usuários do iPhone. Vejo pessoas com ciúmes ou dor de cotovelo!! O que a eles não en­ten­de é que falta, sim, muita genialidade na concorrência para fazer o que a Apple faz: um aparelho que desperta desejo profundo e verdadeiro de usuários, e que é valorizado PELA EXPERIÊNCIA — e não por meras especificações técnicas. Keep tr­ying…

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2012-09-14T23:01:04  

      A verdade é a seguinte, o sonho da Samsung é ser melhor que a Apple. Ainda bem que é só um sonho...kkkkkkk

  • Mário Silva
    2012-09-14T21:26:22

    O que não é dito de um android é que você vai morrer com a mesma versão que comprou, principalmente se for Samsung.

  • Thomas Thurbano
    2012-09-14T20:33:52  

    Aqui em casa eu tenho um android e minha mulher um iphone 4s, sinceramente o iphone é bonzinho, mas tirando a emoção e a preferência por alguma marca eu vejo que o iphone está ficando para trás, esperava que com o novo iphone 5, a apple fosse apresentar o melhor hardware, mas o que foi apresentado me parece pouco. Agora voltando a comentar com emoção: Eu acho que o iphone é para meninas que não entendem nada, e os caras que compram iphone são uns modistas que escolhem só porque querem se mostrar. - Pronto, falei!

    recentes

    populares

    • Thomas Thurbano
      2012-09-14T20:33:52  

      Status

  • Felipe Takamini
    2012-09-14T09:54:49  

    Não sei se o aparelho é bonito quando observado de perto, mas por foto parece um pouco distorcido (esticado mesmo). Porém, ainda tem muita gente que vai comprar por causa da marca. São as mesmas pessoas que compram BMW X1 SDrive (carro de R$120 mil com potência fraca e sem ar condicionado digital). A maior vantagem do Android é que é a plataforma mais utilizada do mercado, então a transmissão de dados de um aparelho para o outro é tranquila. Já no iphone, acho uma palhaçada só poder passar fotos para outro iphone e usar sempre o itunes para passar músicas. Não se tem liberdade.

    recentes

    populares

    • Felipe Takamini
      2012-09-14T09:54:49  

      Cara pagar 120 mil reais em um carro sem ar digital? Pega então um Cruze completão e tem tudo por 70! Ele quis dizer que a pessoa paga pela marca ! exatamente pela apple!

    recentes

    populares

    • Felipe Takamini
      2012-09-14T09:54:49  

      Sobre a maior vantagem do sistema é ser o mais usado no mercado... claro, tem um trilhão de xing-lings com froyo no mercado... qual é a porcentagem dos aparelhos que rodam jelly bean? Chega nuns 5%?

  • Marco Toledo
    2012-09-14T09:39:43  

    Até para quem gosta da Apple foi decepcionante a apresentação do iPhone 5. Eu, por exemplo, que gosto bastante da marca (tanto que estou no meu segundo iPhone e tenho, também, um iPad) estava esperando ansioso o lançamento, mas fiquei decepcionado. Por isso, inclusive, devo trocar - e logo - meu iPhone por um S3.

    recentes

    populares

    • Marco Toledo
      2012-09-14T09:39:43  

      Juca Pado, eu discordo. O iTunes representa organização, não tem experiência do android que se compare a sincronizar sua mídia sem nem tocar no mouse. E outra, os updates de OS do android são verdadeiros testes de stress "será que o meu vai atualizar"? Eu sinceramente, prefiro a tranquilidade que o iOS me dá. Mas se vc tá satisfeito com o android, isso é que interessa!

    recentes

    populares

    • Marco Toledo
      2012-09-14T09:39:43  

      Eduardo Costa O update do iOS6 já é "O Teste de Stress" #ios6pocalypse

  • Tiago Costa
    2012-09-14T09:16:37  

    Concordo! Toda essa concorrência é bom, e querendo ou não, a briga dos verdadeiros TOPS agora é com LG, Samsung, Sony e Nokia. Apple nao apresentou grandes inovações como há 2 anos... os concorrentes agradecem!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2012-09-14T09:16:37  

      Eduardo Costa uma tela comum tem 3 camadas e a Sony criou uma com somente 2 camadas embutindo os sensores à tela de vidro ! Isso é inovação e não uma tela esticada com uma linha a mais de icones como o iPhone que é um lixo !

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2012-09-14T09:16:37  

      O iPhone 5 é tão inovador que a China o copiará em 3 dias e ainda colocará TV! rsrsrs