Celular

14/09/2012 07h35 - Atualizado em 14/09/2012 07h35

iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Afinal de contas, o iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Depois de apresentarem seu sexto smartphone para a imprensa, nesta quarta-feira (12), a Apple deixou várias dúvidas na cabeça dos futuros donos de iPhone no Brasil. Dentre as perguntas mais comuns, a maioria se questionava sobre a compatibilidade do chip, a ausência de nanoSIMs à venda no Brasil, o fato de o padrão de 4G ser diferente aqui e o novo mapa do iPhone, que substituiu o Google Maps.

O iPhone 5 vai, sim, funcionar no Brasil (Foto: Reprodução)O iPhone 5 vai, sim, funcionar no Brasil (Foto: Reprodução)

- 4G

A tecnologia não funcionará com a futura rede LTE brasileira, infelizmente. A razão disso é porque o chip 4G embutido no iPhone 5 foi feito para frequências de 700 a 2100 MhZ, disponíveis em boa parte do mundo. No Brasil, no entanto, a frequência escolhida para adoção da rede 4G é de 2,5 GHz, sendo, portanto, incompatível com a do novo aparelho da Apple.

Mas isso quer dizer, então, que o iPhone não vai ter Internet por aqui? Nada disso. Ele vai acessar a web normalmente, mas pela rede 3G (e 3G+), a mesma conexão móvel que já existe e vem sendo utilizada por outros dispositivos mobile. Por isso, se você quiser encomendar o iPhone 5 do exterior com algum amigo que esteja por lá ou vá viajar nos próximos dias, pode fazê-lo tranquilamente, desde que na versão GSM. Assim, ele funcionará sem problemas no Brasil, assim como o novo iPad.

- NanoSIM

Tudo o que foi dito sobre a compatibilidade do chip e da Internet super rápida do aparelho é verdade, mas nada disso impedirá quem quiser comprar um iPhone 5 e utilizá-lo tranquilamente por aqui. O problema dos chips será facilmente resolvido: todas as operadoras de telefonia do Brasil já falaram que lançarão o nanoSIM em breve. A Vivo, inclusive, afirmou que algumas lojas já terão o produto no próximo dia 15. Já a TIM relatou que o chip chega antes mesmo do smartphone. Portanto, não deve haver preocupação quanto isso.

iPhone 5 só não terá Internet 4G no Brasil (Foto: Divulgação)iPhone 5 só não terá Internet 4G no Brasil (Foto: Divulgação)

- Mapas

Sabe aquelas funcionalidades sensacionais que a Apple apresentou no serviço de mapas do iOS 6? Se você está pensando em usa-las aqui no Brasil, esqueça. A empresa divulgou uma lista de quais países receberão as funções, e a gente não está nela. Ou seja: o Mapas brasileiro não terá construções em 3D.

O problema não é exclusivo para os usuários brasileiros. A visualização de mapas em 3D só funciona em algumas cidades dos EUA. Talvez, quem sabe, em algum próximo update...

- Trânsito

Seria bom, também, saber o melhor caminho para chegar a um lugar sem engarrafamentos, certo? O único problema é que continuaremos na vontade: as informações de trânsito em tempo real, também, não virão para cá. O serviço só vai rodar nos iPhones 5 de outros 23 países. Por aqui, nada.

- Navegação guiada

A opção de instruções por voz é talvez a grande decepção do Maps do iOS 6.0 para o Brasil. A funcionalidade é bem interessante e permite que os usuários busquem dados de direções para seus trajetos sem ter que tocar na tela. Este serviço vai funcionar em 56 outros países, como Botsuana, Namíbia e até a vizinha Argentina. No entanto, nem nesta lista incluíram as cidades brasileiras.

Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)Novo sistema de mapas da Apple foi anunciado durante a WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)

Ou seja, o novo serviço de mapas da Apple, pelo menos no Brasil, vai deixar bastante a desejar. Especialmente porque o Google Maps para Android faz reconhecimento de voz, oferece imagens do Street View e muito mais. Além disso, há também outras novidades do iPhone 5 que não pintarão no Brasil como a Internet 4G, integração com redes sociais pela Siri, nem informações de filmes ou reservas de restaurantes com comandos de voz.

- Siri e seus recursos

Siri continua sem saber falar português, e como se isso não bastasse, nenhum recurso legal apresentado durante a WWDC, em junho, e reapresentado no lançamento do iPhone 5 funcionará aqui no Brasil. Nada de resultados de jogos esportivos ou de consultar a programação dos cinemas perto de você, com apenas uma pergunta a Siri. Fotos e críticas de restaurantes, então, nem pensar.

A busca por indicações do Siri vai funcionar em somente 15 países. Já a possibilidade de se reservar mesas em restaurantes e cinemas só funciona em 10 deles. Como sempre, o Brasil não está em nenhuma dessas listas.
 

Vale lembrar que o gadget entra em pré-venda na sexta-feira (14) e começa a ser vendido em lojas físicas dos EUA no dia 21. No Brasil, espera-se que ele só chegue entre o fim de outubro e o início de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Silva
    2012-09-14T09:26:33  

    Mais uma vez você percebe que não vale a pena comprar o iPhone, apenas pelo status. Desde a versão 4S, algumas funções inovadoras como o SIRI, não funcionam aqui no Brasil. E a pergunta que fica: vale a pena comprar?

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2012-09-14T09:26:33  

      André Galvão Se o Jobs estive aqui com certeza ele não deixaria esse aparelho ser lançado sem as adaptações para o mercado brasileiro! Isso foi uma grande falha da apple.

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2012-09-14T09:26:33  

      Fernando Vieira , em que oficina eu turbino um iPhone? rsrsrs

  • Silvio Coelho
    2012-09-18T15:43:10

    KKKKKKK Chupa Apple...

  • Célio Nery
    2012-09-18T13:15:21

    Resumindo...Peso de papel mais caro da história

  • Olavo Morett
    2012-09-18T12:04:51  

    O brasil e sempre descriminado pelas empresas de fora , por que nao funciona tudo que o celular tem , o povo deveria nao comprar para poder ter seus direitos respeitados , por que o americano pode e o brasileiro nao pode tambem , se comprou o aparelho tem direito a todos os beneficios que ele te da , sem restriçoes .

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2012-09-18T12:04:51  

      Meu caro Olavo, você já devia saber disso, se tratando de brasileiro só porque é lançamento tem um bando de retardado que faz filas kilométricas, paga preço abusivo só pra mostrar que tem. Então essa história de deixar de comprar por causa de direitos nunca vai existir pelo menos por aqui.

  • Pedro Silva
    2012-09-18T09:33:19  

    Bom, ja tive android e ios, no momento tenho o iphone 4s, em primeiro lugar acho que o mais importante eh a facilidade do uso do aparelho, e foi o que realmente me surpreendeu na apple, nao adianta nada ter um celular que faz 1 milhao de coisas e vc nem usa 10% do que o cel tem, entao pra mim que ja acho o 4s o melhor celular ja feito e o iphone 5 eh melhor que ele ainda, pra mim ta passando de bom, mas eh claro que sou vou comprar nos EUA!

    recentes

    populares

    • Pedro Silva
      2012-09-18T09:33:19  

      Compra um nokia desses baratinhos...que só ligam e recebem sms já que vc só usa seu cel pra isso.

    recentes

    populares

    • Pedro Silva
      2012-09-18T09:33:19  

      Fernando Chaves seu comentario foi tão ridiculo quanto algum comentario de fanboy, cada um sabe do que precisa em um smartphone. O iphone simplesmente atendeu as necessidades do nosso amigo Pedro Silva perfeitamente.

  • Joaquim Ribeiro
    2012-09-17T20:48:04

    Prá que eles vão customizar o aparelho para o Brasil se sabem que tem gente sem noção aqui que compra qualquer coisa, mesmo que não funcione! Assim eles faturam mais, simples!!!

  • Renan Silva
    2012-09-17T11:29:34  

    Você como um empresário... Investiria em um país que não tem política pública que enfrente a pirataria seriamente? Você usa jailbreak? Acha lindo fazer downloads de apps "grátis"? Então você é a ultima pessoa a ficar com algum ressentimento pois você não paga para isso. Porque você acha que a maioria dos games não vem em português? Se não tem retorno não vale a pena!

    recentes

    populares

    • Renan Silva
      2012-09-17T11:29:34  

      Muito bem colocado seu comentário! Pena a mania do brasileiro ser esta, a malandragem...

  • Marco Toledo
    2012-09-17T09:56:18  

    Tem gente perguntando: porque tais recursos não funcionarão no Brasil se, como foi muito tem dito pelo colega abaixo, o país é a 5ª maior economia do mundo? Resposta: porque o brasileiro vai comprar mesmo assim. E como o iPhone 5 vai continuar vendendo absurdamente, o iPhone 6 vai vir com ainda mais funções que não funcionarão no Brasil e, mesmo assim, vai bater recorde de vendas. E assim vai, até que o iPhone 25 só seja utilizado no país para fazer ligação (e ainda assim tenho certeza que vai vender mais do que os outros).

    recentes

    populares

    • Marco Toledo
      2012-09-17T09:56:18  

      Alisson Santos, o "problema" não é da Apple nem da Anatel. O que ocorre é que o Apple usa uma frequência de 4G e o Brasil vai usar outra. Simples assim. E se vc quiser ter, no futuro próximo, uma internet realmente rápida no cel, ou vai ter que mudar de celular ou mudar de país..

    recentes

    populares

    • Marco Toledo
      2012-09-17T09:56:18  

      Acho que vou trocar de país!!

  • Dani Nakamura
    2012-09-17T07:46:34

    "Rola no Brasil" ficou um título com duplo sentido.

  • Rodney Pereira
    2012-09-16T22:27:49

    Gosto do iPhone, estou super satisfeito com meu iPhone 4 e estava pensando em trocar para o 5. Mas pelo visto ele só funciona bem nos EUA!!!!! Aí fica difícil...

  • Tadeu Junior
    2012-09-16T22:46:43

    A Apple que se esperte... Vai ser um tiro no pé! Vai ser um fracasso de venda no Brasil. Eu vou ficar com meu iPhone 4S com iOS 5.1.1 =P

  • Sidney Oliveira
    2012-09-16T22:18:03

    Ou seja, esse aparelho vai ser o peso de papel mais caro do Brasil.

  • Marcos Jr
    2012-09-16T17:33:52  

    Vejo pessoas com ciúmes ou dor de cotovelo!! Me parece que o lançamento do iPhone 5 está mexendo mais com as Samsunguetes da coreana, do que com os Fanboys da maçã.

    recentes

    populares

    • Marcos Jr
      2012-09-16T17:33:52  

      O melhor comentário ja lido, mandou muito bem =)

    recentes

    populares

    • Marcos Jr
      2012-09-16T17:33:52  

      Como tem gente ignorante nesse mundo, hein... Meus queridos, o mundo não é dividido em fãs da Apple e fãs da Samsung. Eu, por exemplo, fiz um comentário criticando o Iphone 5 e tenho um iPhone 4 e um iPad. Só estava esperando o lançamento do iPhone 5 para decidir se compraria um ou partiria para o S3. Decidi partir para o S3, mas isso não me torna um "Samsunguete", mesmo porque não pretendo trocar meu iPad por um tablet da Galaxy. Vcs precisam entender que trocar um iPhone por um Samsung não é como trocar de time.. Isso está por que discussão de futebol...

  • Denny Dias
    2012-09-16T10:32:07

    Então qual é vantagem em ter um IPhone 5 no Brasil se os recursos mais interessantes não funcionam aqui, vou comprar o SIII que além de ter recursos exclusivos funcionam no Brasil. Só um lembrete para os "funcionários" da Apple que digitam por aqui, o Brasil é a 5ª Economia Mundial, para quem já faliu uma vez, estão no caminho "certo"...

  • Johny Sidronio
    2012-09-15T16:41:28

    Só uma informação sobre o 4G que diz na news que não funcionara no Brasil já foi dito pela Apple que o 4G do Iphone 5 será adaptado para operar nas frequências de cada país. ou seja o 4G vai sim funcionar no Brasil! logico assim que tal tecnologia esteja disponível

  • Jayme Filho
    2012-09-15T13:34:00

    Por isso e outras coisas eu comprei um S3 da Samsung!

  • Rodrigo Tardin
    2012-09-15T12:04:41

    Sou fã da Apple, tenho o 4S e chega até ser covardia querer comparar todo o "pacote Apple" com a concorrência. Até pq a comparação não se limita a este ou aquele atributo do telefone, mas sim ao conjunto total dos produtos e dos serviços fornecidos pelas empresas. E nesse conjunto, a Apple ainda é insuperável. Contudo, fiquei bastante decepcionado com as limitações do novo iPhone 5 no Brasil. Era de se esperar que, para o novo modelo, a Apple fosse dar uma atenção maior ao mercado brasileiro com suporte aos principais serviços. Com certeza, vão perder clientes e fatias do mercado.

  • Gustavo Cintra
    2012-09-15T11:24:41

    iihhhhhh

  • Anderson Pimentel
    2012-09-15T10:33:07  

    Resumo da ópera: Via a Google por pensar no usuário e não somente em dinheiro! Uma empresa de verdade pensaria em expandir o seu produto para TODOS. Aí me perguntam pq gosto do Android... vai entender esses roedores de maçã!?

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2012-09-15T10:33:07  

      Viva*

  • Edson Silva
    2012-09-15T10:14:53

    É amigos internautas e dos iphones da Apple no Brasil, é lamentavel mais vida ricos no Brasil como sempre tem seus altos e baixos; resumindo quem comprar este novo Iphone da Apple como sempre ficará só na vontade da net 4G.kkkk Como é duro ser rico por aquikkk

  • Yonathan Stein
    2012-09-15T10:43:33

    Será que a Apple pensa que nossa capital é "Buenos Aires"? Depois de ler isso, não duvido. Somos apenas a 6 maior economia do mundo e 5 maior país em extensão. Devem ter esquecido da gente, mas uma vez, afinal, aqui só tem floresta e macacos, e pior, é o que pensam lá fora! Infelizmente ainda é assim...

  • Antonio Cavalcanti
    2012-09-15T09:46:12  

    Resumindo o Iphone 5 foi feito apenas para os Países do primeiro mundo, e como ainda não somos ninguém, estamos fora dessa lista da Apple. Aliás a Apple que me perdoe, mas um mercado de consumo feito o Brasil nos dias de hoje não se rejeita por tantos anos como a indiferença da Apple, que até hoje não tem se quer uma Loja oficial. Estou achando que tem mão de políticos aí, fazendo alguma exigência...

    recentes

    populares

    • Antonio Cavalcanti
      2012-09-15T09:46:12  

      Antonio Cavalcanti, o Steve Jobs sempre desdenhou do Brasil. Sim! Especificamente do Brasil. Certamente a filosofia dele vai permanecer por muito tempo na Apple, já que a empresa ainda depende tanto da imagem dele, a ponto de dizer que os produtos que serão lançados nos próximos DEZ ANOS já foram todos projetados por ele!

    recentes

    populares

    • Antonio Cavalcanti
      2012-09-15T09:46:12  

      o HiPhone foi feito para os megalomanicos iDiotas

  • Alexandre Carvalho
    2012-09-15T09:29:21  

    Em suma, deixem de ser IDIOTAs e não comprem esse aparelho. A Apple não está nem aí para o Brasil! PS: eu tenho 1 iPhone 4s.

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2012-09-15T09:29:21  

      grande coisa, nem o Samsung S3 é compatível com o sinal brasileiro, o único até o momento em questão é o Motorola RAZR, porém vale lembrar que nenhuma empresa e obrigada a esperar um país resolver o que vai fazer ou não, nem temos 4G, está em fase de teste, não está para uso e ainda vai alocar outras bandas e frequências e consequentemente a faixa vai mudar e ficará compatível pois ainda tem o sinal da tv analogica a ser desativado sem contar outros serviços que ocupam banda. Falar mal de um seria bom falar de todos por igual, odeio gente que sai falando mal e é desinformada. S3 passa longe.

  • Alberto Mikhailov
    2012-09-15T02:57:06

    Rodrigo Lima tem a mente fechada, não se dá o direito de conhecer algo novo e fica criticando, realmente a Apple perdeu o posto de melhor smartphone do mundo e isso é dificil de entra na cabeça dele, este iPhone 5 é concorrente do Galaxy S2, não do S3.

  • Alisson Júnior
    2012-09-15T01:34:43

    A questão não é por ser mais caro ou se eles não ligam para o brasil, de fato o Iphone é um ótimo aparelho e bastante sofisticado, essa briguinha de Iphone vs SIII é a coisa mais infantil que estou presenciando pela internet, cada um tem um gosto diferente, cada modelo de celular apresenta a suas vantagens, essa de ter o melhor celular do mundo e esfregar na cara dos outros, desculpe, mais é a coisa mais ridícula, egoísta e retardada que já vi, se você gosta de um aparelho COMPRE, mais não fica com essa de "esse é melhor que aquele" "Melhor do mundo" vê se cresce e toma vergonha na cara !