Celular

10/09/2012 13h09 - Atualizado em 10/09/2012 16h44

iPhone 5 x o resto: a briga vai ser boa!

Elis Monteiro
por
Para o TechTudo

Todo usuário de iPhone sabe. Por mais que a gente negue, conforme chega o dia do lançamento de uma nova geração do smartphone, a ansiedade começa a tomar conta de nossas vidas. Faz parte do show da Apple “cozinhar” o mercado durante meses e colocar em ação todas as fases que já comentamos aqui, como uma grande nuvem que aos poucos vai se dissipando. Agora, depois de vários rumores, finalmente será encenada a última etapa da peça: o iPhone 5 será revelado.

iPhone 5 será revelado no dia 12 de setembro (Foto: Reprodução)iPhone 5 será revelado no dia 12 de setembro (Foto: Reprodução)

Desde o primeiro iPhone, o único que causou certo desconforto no lançamento foi o 4S. E houve alguns motivos para isso: foi o primeiro iPhone lançado depois da morte de Jobs; não teve mudança de design; também não era compatível com redes LTE (quarta geração da telefonia); e não trouxe grandes novidades tecnológicas a não ser a Siri, assistente de voz que foi a grande novidade do lançamento. O desconforto dos fan boys com o 4S foi tão expressivo que impactou nas ações da empresa, que chegaram a cair 3% nas primeiras horas.

No lançamento do próximo iPhone, que será o sexto da família (apesar de provavelmente se chamar iPhone 5), a Apple terá de enfrentar um mercado mais maduro e concorrentes de peso que já estão dando trabalho. Ela terá que apresentar muito mais do que mudanças cosméticas para seduzir aqueles que já se encantaram pelo Samsung Galaxy S3, considerado um dos melhores celulares dos últimos anos e, de longe, o principal rival do iPhone.

A Apple também precisará mostrar que o iPhone é muito mais que um nicho de mercado e provar que pode bater de frente com os novos aparelhos dotados de Windows 8, principalmente o Nokia Lumia 920, apresentado pela Nokia na semana passada.

Os novos aparelhos da Nokia têm um trunfo que sempre foi o calcanhar de Aquiles da Apple: nenhum iPhone, até hoje, trouxe uma câmera de fazer cair o queixo. Ok, uma câmera sensacional nunca foi a proposta do aparelho. A Apple sempre se preocupou mais em fazer do iPhone um aparelho voltado para navegação na internet e para o uso de aplicativos, não um canivete suíço capaz de executar múltiplas funções. Ele pode até substituir numa boa um iPad, mas não uma câmera digital para aqueles que desejam fazer fotos para impressão e/ou noturnas. Mesmo com flash, o iPhone não é nem mesmo um ótimo aparelho para fotos. E talvez nunca venha a ser. Além de sua própria deficiência, a Apple enfrenta outros concorrentes como o Nokia 808 PureView, que pode até ter sido achincalhado por adotar o Symbian Belle, mas traz uma brava câmera com sensor de 41 megapixels e uma tecnologia revolucionária chamada de… Pureview. Fora a gravação de vídeo em Full HD. Quem testou a câmera sabe que neste quesito a Nokia está anos-luz à frente da Apple.

Sendo assim, a gente espera que o iPhone 5 traga melhorias consideráveis na câmera – tanto a principal quanto a secundária. E acho que falo em nome de todos os usuários de iPhone: queremos uma tela maior, pelo menos de 4 polegadas, com Retina display. Também queremos NFC, apesar de a adoção da tecnologia ainda não estar tão adiantada no Ocidente. Mas tanto o Samsung Galaxy S3 quanto o Nokia Lumia 920 estão apostando, e a gente quer. Só de pensar em pagar metrô ou pedágio passando o celular pelos sensores ou trocar arquivos com outros aparelhos de forma mais rápida e simples, dá um frio danado na espinha. Afinal, pra que serve a tecnologia senão para transformar nosso relacionamento com as atividades do dia a dia?

Queremos também que o iPhone 5 seja LTE, preparado para a próxima geração de redes 4G, mesmo que aqui no Brasil isso esteja super atrasado. Se partirmos do pressuposto de que ficaremos, vamos lá, pelo menos dois anos com o mesmo aparelho, a esperança de receber o 4G no país até 2015 não chega a ser uma utopia insana.

Tela projetável? (Foto: Reprodução)Tela projetável? (Foto: Reprodução)

No ano passado, o YouTube foi invadido por vídeos mostrando um possível protótipo de iPhone que projetava o teclado em superfícies planas. A gente quer muito isso! Mas convenhamos que poderia vir a ser “canibalismo” com o iPad e o futuro (dizem) iPad Mini.

No que diz respeito à tela, será muito difícil o iPhone 5 bater o Galaxy S3, com suas poderosas 4,8 polegadas, com Corning Gorilla Glass 2 (lembrando que o Nokia Lumia 920 também utiliza a tecnologia que dá mais resistência à tela). O iPhone 5 deve vir com tela de 4 polegadas, o que já será um grande ganho, uma vez que o 4S tem “apenas” 3.5.

Já o multitouching deixou de ser exclusividade da Apple há alguns anos, então espera-se que ela tenha suado para trazer alguma coisa sensacional que ofusque o brilho do Galaxy S3. Este, por sua vez, traz desbloqueio de tela por reconhecimento de face e “percebe” quando o usuário olha pra ele e acende o display assim, do nada! Também o apaga quando o dono se distancia. Há coisa mais inteligente que essa?

E tem mais: mesmo que Steve Jobs tenha jurado que a tela do iPhone 4 (e, depois, a do 4S, com Cook) seria “inquebrável” por usar o mesmo material de helicópteros, o que mais se vê por aí é tela arranhada e trincada de iPhone. Por isso, um dos rumores dá conta de uma tela mais resistente. É preciso, é necessário, nós queremos, obrigada! Da mesma forma, agradeceremos se o iPhone ganhar uma emagrecida. A versão 4 já veio mais pesadinha. Perfeito agora seria um corpinho mais fininho e mais comprido.


O sistema deve ser mesmo o iOS 6, o iTunes continua sendo a chatice que sempre foi (na minha humilde opinião, o pior software de todos) e o iCloud deverá continuar sendo uma aposta. Ele é bom e pra mim pode continuar assim. Também cairia muito bem se o Facetime, software de conversação via vídeo, funcionasse em redes 3G e 4G e em Wi-Fi. De quebra, para incomodar a Samsung, um software de reconhecimento facial será bem-vindo e acredito MESMO que a Apple não decepcionará nisso.

Já o hardware… bem... a Apple é obrigada a dar mais velocidade ao aparelho, já que o Galaxy S3 traz processador Quad Core 1,4 GHz. As especulações em torno do iPhone dão conta de que ela deve ter optado por um processador A5X (o mesmo usado no novo iPad), com chip gráfico Quad Core. Se for isso mesmo, neste quesito o Galaxy S3 e o iPhone ficarão páreo a páreo. O que pode fazer a diferença para o smartphone da Apple, no entanto, é um gerenciamento mais inteligente de bateria. Este é um problema que não terá uma solução muito radical, pelo menos não em curto prazo. Quanto mais funções, quanto mais multitarefas, quanto mais push (notificações o tempo todo), menos tempo de vida a bateria tem. É uma equação fácil de entender.

Também não espero rádio FM. Dá para contornar o problema com apps, todo mundo sabe. Também não me espantarei se a Apple lançar um chip menor, o que vai bagunçar mais ainda a vida de todos que trocam de telefone como trocam de camisa (eu mesma peno, porque preciso usar adaptador para o mini-chip do iPhone “caber” no LG Prada e no Nokia Lumia que tenho).

Outra coisa que não deve mudar são as políticas “caixa preta” da Apple. Por isso nem adianta sonharmos com novidades extremas como, vamos lá, o suporte a Flash ou uma abertura maior da App Store. Os desenvolvedores continuarão à mercê das políticas restritas. O iOS não será um Android e ponto final. Mesmo que a Apple tenha concorrentes à altura, lembremos que ela continua sendo a empresa que mais vende aparelhos de ponta.

Ah! E antes que me esqueça: a Apple deve lançar o iPhone 5 com o esperado conector de 19 pinos (em substituição ao de 30 pinos), pensando no design. Isso pode ser um problema para os conectores que temos em casa, mas a Apple nunca ligou mesmo para isso. Ela nunca fez questão de se adaptar a padrões da indústria, e acredita mesmo que ter um iPhone é ter uma experiência diferente em todos os sentidos. Na verdade, é mesmo! Mas dizem por aí que ter um Samsung Galaxy S3 também não é nada trivial. A guerra vai ser feia e vamos adorar assisti-la, certo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonas Santos
    2012-09-11T15:35:41

    amei sua reportagem . parabens, ha tempos nao lia algo tao interessante !!!

  • Marcio Martins
    2012-09-11T14:47:29

    Esse rodrigo lima é um contratado da Samsung ou google só para espantar as outras pessoas mostrando que usuários apple são loucos ou dementes... Só pode ser... Gosto dos produtos apple mas começo a sentir vergonha de ter um iphone lendo as bobagens desse Rodrigo Lima. Acho q esse "rodrigo lima" é o departamento de relações públicas do google ou samsung... Só pode... Ou um moleque abobalhado de 10 anos que ganhou um iphone no natal...

  • Ernandes Junior
    2012-09-11T14:31:09

    rapaz eu tenho um S3 e eu axo simplesmente maravilhoso.. + nao tenho absolutamente nada contra usuarios de Iphone, mesmo pq a Apple sempre foi pioneira em tudo que diz respeito a smartphones.. é tudo uma questao de gosto.. Eu prefiro usar Samsung, + nao desmereço nem critico kem curte Iphone..

  • Thiago Noe
    2012-09-11T13:54:09

    Parabens pela reportagem, e espero que amanha a apple revolucione mais uma vez o mercado de smartphones.

  • Luis Gomes
    2012-09-11T13:51:12

    Eu tenho um S3 lalalalalala..... agora q o Iphone vai ter tela de 4 pol. igual a do s1.....pfffffff

  • Fabio Scarcelli
    2012-09-11T13:04:24  

    Elis Monteiro, o fato de eu ter escrito o seu nome incorretamente (ou ter lido incorretamente) nao incapacita minha interpretação do seu artigo tão desprovido de imparcialidade. O fato de vc ter 15 anos de jornalismo e tecnologia ainda não foi suficiente pra adquirir o mair importante em qualquer formação: ÉTICA. Mesmo discordando do approach do assinante acima (Brasileiro Mesmo), ele ao menos foi cortez ao dizer que vc não tem o direito de menosprezar-nos..já que nosso nome não está no "Google"...Estou enviando um email pra Central denunciando sua rispidez e falta de profissionalismo.

    recentes

    populares

    • Fabio Scarcelli
      2012-09-11T13:04:24  

      Fabio veja outros nomes que aparecem no google: Elize Matsunaga, Mulher Pera, Maça, Melancia, big brothers, Geise Arruda, colunistas do Ego, colunistas do Yahoo e outros acéfalos que falam um bando de bobagens e terminam seu argumento com um #prontofalei como se as bobagens por eles vomitadas fosse uma verdade absoluta e não uma tentativa bisonha de tentar omitir sua falta de credibilidade. Que sorte que vc não está no google Fabio! Já a "Elisa" vamos torcer para essa celebridade estar na próxima Fazenda da Record!!!

  • Romulo Nascimento
    2012-09-11T12:44:11  

    A grande verdade é que quem tem Android gostaria que ele fosse tão bom quanto o iOS... rs

    recentes

    populares

    • Romulo Nascimento
      2012-09-11T12:44:11  

      Sim! muitos apaixonados pelo android, tem um celular de 300 reais e um tablet "chines"

  • Romulo Nascimento
    2012-09-11T12:41:31

    Isso... dai vem aqueles malas com o SIII achar que o celular deles é alguma coisa.. ha ha ha

  • Alberto Mikhailov
    2012-09-11T12:16:51

    Rodrigo Lima, acabou de ganhar um iPhone do papai e ta se achando...inocente juvenil...

  • Victor Zavecz
    2012-09-11T10:18:17  

    Sobre o suporte ao Flash, acho que você está uns 5 anos atrasada com relação ao pensamento do Steve Jobs e uns 3 meses desinformada sobre a Adobe, sendo que a mesma já anunciou a descontinuação de suporte a dispositivos móveis (apenas atualizações críticas de segurança). Sobre os conectores de "19" pinos, provavelmente serão 9 pinos e, bem, o de 30 é padrão da Apple há quase 10 anos, uma hora isso teria que acontecer, quer queira o usuário ou não, é pro "bem dele". No pior dos casos, nada que um adaptador não resolva o problema.

    recentes

    populares

    • Victor Zavecz
      2012-09-11T10:18:17  

      Nem é por desconhecimento que o flash nao presta nem no android. É pelo fato de achar que se pode dizer qualquer coisa sobre isso como se fosse vantagem sobre a apple.. a grande verdade é que quem tem Android gostaria que ele fosse tão bom quanto o iOS... rs

  • Victor Zavecz
    2012-09-11T10:14:31

    Prezada Elis, geralmente acho seus artigos interessantes, noto uma forma particular de escrita, bastante agradável, mas hoje foi exceção - há alguns detalhes mencionados que não concordo com você. Foco da Apple NUNCA foi ter a maior tela ou melhor Hardware - diferente da Samsung, por exemplo - e sim a melhor experiência de usuário. Creio que a Apple não deseja ser SUPERIOR à sul-coreana, apenas fornecer uma ótima experiência de uso. Software de reconhecimento facial, Smart Stay, pode parece bacana, mas pra mim é perfumaria - algo completamente desnecessário. Suporte ao Flash, bem...

  • Dani Nakamura
    2012-09-11T14:15:06  

    Rodrigo Lima, IOS é um sistema para leigos que curtem grife, o Android é usado pelo exército americano (drones), governo espanhol, francês, alemão e satélite NASA (PhoneSat)... A ideia do Android é mais revolucionária do que o IOS, que é apenas uma adaptação de um bom SO pra mobiles, pois o Android transporta a possibilidade de qualquer engenheiro produzir um sistema móvel pra qualquer plataforma. Não tenho nada contra o IOS, acho um excelente sistema para o que ele é feito, mas o Android é superior em possibilidades.

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-09-11T14:15:06  

      Dani Nakamura, eu não sou hacker, nem nenhum bitola em computação. Vc tem argumentos muito técnicos e eu respeito. Mas em termos de mercado e estratégias de vendas, eu sei que o usuário final está pouco se importando pra tudo isso q vc falou. O linux é um fracasso, veio ao mundo para acabar com o monopólio do Windows e tirando os próprios erros da microsoft o linux nem arranhou. Android por sua vez acredito q seja o primeiro sistema de linguagem aberta a realmente emplacar no mundo. Torço muito pela concorrência, só q a experiencia q tive com meu nexus android 2.2 foi frustrante...

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-09-11T14:15:06  

      Marcio Martins, o Linux não é um fracasso e nem veio pra concorrer com o Windows. Na verdade, 90% dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo usam Linux, a grande maioria dos servidores de internet roda Linux, grandes produtoras gráficas usam Linux (ex Dreamworks) a diferença está aí onde você foi preciso em comentar: o usuário final... Enquanto no Windows há a possibilidade de se obter um sistema pirata na esquina que rode jogos e faça as coisas simples do dia a dia, pra ter um Linux você precisa de um mínimo de conhecimento. Não quer dizer que é um fracasso, há uma aplicação pra esse SO.

  • Carlos Eduardo
    2012-09-11T10:31:27

    E sobre a reportagem a pessoa que escreveu o texto devia pesquisar um pouco mais para saber que os aparelhos da Apple não precisam ter um Hardware potente devido o IOS não precisar de tanto poder para rodar. Verificamos isso com a atualização do IOS 5 para os Iphones 3GS. E com relação a camera, se a pessoa quiser tirar fotos em full hd compre uma camera fotografica. Todo mundo sabe que as cameras dos celulares são feitas para praticidade e não para qualidades de cameras profissionais. Um comentário a parte - muitas risadas com realação a ter rádio FM......hahahahaha.

  • Carlos Eduardo
    2012-09-11T10:21:32  

    O SIII é um ótimo aparelho, a Samsung fez um ótimo trabalho nele e seria perfeito se o sistema operacional não fosse o Android (particularmente não gosto). Atualmente tenho um Windows Phone (comprado devido terem roubado meu Iphone 4S) e estou muito satisfeito com o Lumia 800. Como um sistema operacional novo ele é muito bom, mas como todos os outros sistemas tem problemas que com o tempo serão solucionados. Estou aguardando o lançamento do Iphone 5 pois gosto muito do IOS, acho ele muito bom e prático. E sobre os comentários do Itunes é muito bom e prático. Não tenho nenhuma reclamação.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2012-09-11T10:21:32  

      Sempre tem alguem que fala besteira do itunes... a grande verdade é que quase nenhum usuário de android realmente sabe como plugar o celular no micro e usar como pen drive ou mesmo sabe como transferir um arquivo de música. E na verdade falta exatamente algo que faça a mesma coisa pra eles. Google play não serve pra isso. Talvez seja prático pra um usuário avançado. Pro meu pai e pra minha mãe isso é muito complicado....

  • Victor Zavecz
    2012-09-11T10:19:41

    Se você ponderar o benefício que essa redução na ocupação de espaço trará para o hardware interno, acaba sendo desprezível o custo de comprar tal acessório. Acho que por enquanto é só...

  • Roberto Costa
    2012-09-11T10:04:49

    Expectativa muito grande pro lançamento do Iphone 5, espero de verdade que tenha grandes mudanças em relação aos modelos anteriores, porque pelo o que falam, o Galaxy S3 está top, mas acredito que esse Iphone 5 vai superá-lo, o ruim é o preço aqui no Brasil ;/

  • Bruno Ochoa
    2012-09-11T08:34:23

    Se matem por empresas q so´querem seu dinheiro. (nao tem excessao)

  • Bruno Ochoa
    2012-09-11T08:34:01

    muito engraçado ver essas poucas pessoas se matando em comentário para falar q apple, é rico, outro é pobre pq usa android, o q mais vejo sao pobre querendo comprar iphone, pessoas que conhecem TI comprando Android, Turistas (amigos) com HTC... reamente telefone virou produto para se exibir, a maioria nem sabe todas as funções e capacidades dos tais. Mas enfim, Ontem me pediram uma ajuda num Iphone 4S, coloquei ele como peso de papel na minha mesa. Tenho um Razr, nao pq sou rico ou pobre (sou pobre) mas pq a empresa pagou o telefone e paga toda a conta e me pediu pra escolher um telefone.

  • Victor H.
    2012-09-10T23:51:14

    Por que criticar tanto uma matéria sobre o iPhone? Eu possuo um iPhone 4 e minha esposa um celular com Android da Fujitsu. Sim, o iPhone ganha disparado da Fujitsu em termos de desempenho, mas, no geral, os dois servem para a mesma coisa: fazer chamadas telefônicas, receber/enviar e-mails, navegar na Internet e baixar aplicativos. De resto, fica à gosto de quem comprar. Ficar criticando a Samsung e a Apple não vai mudar nada a opinião dos leitores, muito menos o número de vendas das marcas. Sem contar que são críticas de meros consumidores, com poucos profissionais do ramo...

  • Luciano Rocha
    2012-09-10T23:38:29

    Eu fico impressionado com esta rivalidade Apple x Samsung, e acho muito cômica as críticas á este ou aquele aparelho, todavia, vale ressaltar que o iPhone não é um Smartphone, mas sim, "Um iPhone"! . . .Sejam felizes com os seus Motorola, LG, Samsung ou Nokia, afinal, são bons aparelhos, apesar do péssimo sistema operacional que trava constantemente, vulgo: Android. . .As vendas iniciais do iPhone 5 falaram por si próprio: Em uma semana, o iPhone venderá mais do que o seu "concorrente" (se é que existe concorrente) vendeu nos seus 3 meses de vida. FATO!!!. . .Estou contando nos dedos...

  • Rodrigo Santos
    2012-09-10T23:28:50

    Sabe o que é triste? Donos de Iphone esperando por novidades que outros aparelhos já oferecem. É triste ver que mesmo vindo depois dos concorrentes, provavelmente não conseguirá sequer se igualar ao que eles já oferecem e por um preço inferior. É irônico ver um fã da apple torcendo para ter recursos das concorrentes (e caso tenha, será cópia. Ou não?). Se a apple não se importasse em ter uma câmera melhor, ela não traria uma melhor a cada versão e não usaria para justificar a troca do aparelho. Ela não consegue mesmo chegar no nível dos concorrentes, não é que não queira. É boa, mas já era.

  • Thiago Silva
    2012-09-10T21:43:29  

    prefiro meu nokia 3320 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2012-09-10T21:43:29  

      boa ! thiago silva, melhor que as maças podres .

  • Lincoln Ureshino
    2012-09-10T21:38:23  

    Eu realmente fico decepcionado com os artigos desse TechTudo. Tenho a impressão que as matérias são só escritas para gerar discussão e polêmica. A proposta desse site não é ter um bom conteúdo, apenas gerar o maior número de page views para aumentar a audiência e parecer "relevante" para os anunciantes ao invés de focar em qualidade da informação e imparcialidade. Acho que devem ter opiniões fortes, mas que também saibam do que estão falando. E as chamadas na capa do site exageradamente sensacionalistas e por muitas vezes mentirosas, como "O que o celular precisa para superar os outros"?

    recentes

    populares

    • Lincoln Ureshino
      2012-09-10T21:38:23  

      Isso sempre foi o óbvio meu amigo. Para vc sobreviver, infelizmente é necessário isso. Assim como a TV só alimenta notícia ruim. Mas concordo contigo: "lamentável". Faz que nem eu. Descarta a notícia e nem perca tempo. Mas vou te dizer, é engraçado ler os comentários do pessoal.

  • Ewerton Silva
    2012-09-10T21:10:46

    Se Caíque Feu permitir faço as palavras dele minha, LEIAM TODO O TEXTO DA MATERIAL, Elis Monteiro, jornalista? acho que você esta na prossifão errada.

  • Ariston Deluchi
    2012-09-10T21:04:34  

    Quero deixar bem claro que Anos-Luz é uma medida de comprimento e não de tempo! É errado dizer que um aparelho está anos-luz na frente de outro referindo-se à tecnologia, só se lançarem dois aparelhos no espaço!

    recentes

    populares

    • Ariston Deluchi
      2012-09-10T21:04:34  

      rachei de rir luiz, kkkkkkk