Celular

13/09/2012 07h35 - Atualizado em 13/09/2012 07h35

No final, iPhone 5 não provocou paixões, nem decepções

Elis Monteiro
por
Para o TechTudo

Alguns segundos após o término da conferência em São Francisco, depois de apresentarem ao mundo o novo iPhone 5, novos iPods e iTouch, os fones EarPod e a versão móvel do iOS6 (disponível depois do próximo dia 19), a Apple estampou em seu site internacional: “iPhone 5, a maior coisa que aconteceu com o iPhone desde o iPhone”. Tirando de lado o jogo de palavras – que sempre me seduz – a frase não poderia estar mais correta: o iPhone 5 é a maior coisa que aconteceu com o iPhone desde o iPhone, pelo menos no que diz respeito a tamanho de tela – 4 polegadas, contra os 3.5 adotados desde sempre. Com Retina display, claro.

iPhone 5 preto (Foto: Divulgação)iPhone 5 preto (Foto: Divulgação)

Confesso que passei os olhos nos comentários da coluna anterior, na qual tentava “prever” o que a Apple apresentaria, assim como confessava as minhas expectativas. Muitos disseram que eu estava maluca por ousar afirmar que queria uma tela maior. Eu continuo querendo e, nisso, a Apple não me decepcionou.

Entendam: gosto cada um tem o seu. Eu prefiro aparelhos com telas maiores porque são mais confortáveis para mim, para a minha leitura, minha experiência com os jogos (meu filhote Gui, de 4 anos e meio, também adora) e para mim, mulher, que usa bolsas grandes para levar de tudo.

A questão da experiência explica o fascínio de muitos e é complementada pela questão da competição. Se a Apple apostou na tela maior, fez isso junto com todos os outros players de mercado – Samsung, Motorola, Sony, LG, todo mundo lançando smartphones com telas maiores de 4.5 polegadas, que bem poderiam ser encaixados na categoria Foblet. Mas o mercado sempre foi assim. Sempre passou por momentos e tendências surgem e somem. Eu me lembro muito bem quanto a guerra era pelo menor aparelho. Mas com a chegada dos aplicativos, quanto mais tela – e teclado virtual –, mais “real” será a experiência.

Bem... a Apple apostou na tela maior, que cabe uma linha a mais de apps (atualmente são quatro, passaram a ser cinco). Enquanto todos os aplicativos não estiverem otimizados para a nova versão do iOS, eles aparecerão no centro da tela, com uma pequena margem escura, sem grandes problemas. Para quem agrupa os apps em pastas (eu faço isso), a tal linha a mais pode não ser nada. Mas dei uma boa olhada nas fotos e gostei da ideia de uma tela com mais apps na primeira “página”.

iPhone 5 é ainda mais fino que o iPhone 4S (Foto: Reprodução/Engadget)iPhone 5 é ainda mais fino que o iPhone 4S (Foto: Reprodução/Engadget)

Enquanto a tela “cresce”, o aparelho fica mais fino, com 7.6mm. A Apple diz que ele é “o mais fino do mercado”, apesar disso não ser verdade. Confesso que esperava um aparelho ainda mais fino, algo como uma folha de papel, como já vimos em protótipos no YouTube.

Fiquei decepcionada com a falta do NFC (Near Field Communication). Volto a dizer: pode ser que nem tão cedo ele seja adotado aqui como é na Ásia e na Europa, mas adoraria poder pagar as coisas com o celular. E, sim: eu ando de metrô mesmo podendo me dar ao luxo de comprar um iPhone a cada dois anos (e pagá-los em dez vezes sem juros "no carnê"). Quanto ao pedágio, adoraria me livrar de mais uma concessionária e de mais um boleto e queria trazer tudo para a “carteira”, dentro do iPhone. Acho que isso explica. A questão é que o NFC pode ser usado para muito mais coisa do que apenas “pagar o pedágio e o metrô”, mas precisaremos de uma outra coluna para explicar isso.

A câmera foi uma “surpresa esperada”. A gente sabia que ela não teria menos de 8 megapixels e a Apple teria feito mais bonito se tivesse aumentado um pouco mais isso, mas foi anunciado que ela é capaz de produzir imagens panorâmicas em até 28 megapixels, grava em HD, tem flash LED, detector de faces, e tudo que todo smartphone com câmera tem. Mas gostei das melhorias no Facetime (agora em câmera de 1.2MP para foto e em vídeo HD) e, Ó CÉUS, ele passa a funcionar em Wi-Fi e em redes de telefonia celular (OBA!) Eu não o usava muito e agora posso vir a me animar.

Quanto à velocidade do processador dual-core Apple A6, bem, só testando. Diz a Apple que a velocidade dobra. Vamos ter de descobrir quando ele chegar no Brasil, o que deve acontecer lá para o final de novembro, infelizmente. Os preços não estão mais altos que os de costume. Lá fora, subsidiados por operadoras, o iPhone custará US$ 199 em 16GB; US$ 299 pelo de 32GB e US$ 399 pelo de 64GB. Pra gente aqui no Brasil ele não chegará por menos de R$ 2 mil. Um absurdo, como sempre!

iPod nano virá em 7 cores (Foto: Reprodução / The Verge)iPod nano virá em 7 cores (Foto: Reprodução / The Verge)

Outro detalhe importante do iPhone que pode trazer problemas: ele adota, a partir de agora, um nanoSIM, menor que o microSIM (do qual muita gente usa “cortando” o chip comum). Ainda não se sabe se haverá adaptadores. Eu, por exemplo, uso um quando pego o microSIM e passo pros outros aparelhos. Da mesma forma, a Apple lançou um novo padrão de conector do qual batizou de “Lightining”, com 8 pinos em vez de 30. O tamanho é muito menor, mas a Apple oferecerá (ainda não sei se de graça) adaptadores para que a gente não sofra horrores e não tenha que levar carregadores de tudo quanto é aparelho. Padronizar nem pensar, né? Mais caixa preta, impossível!

Também adorei o novo Nano com tela multitouching de 2.5 polegadas e botão Home. E cá entre nós: o Nano trouxe mais novidades que o iPhone, e agora parece uma versão fina do telefone, sem poder fazer ligações. Tem Bluetooth e usa o mesmo conector Lightining. E o iTouch em cores?! Agora, também, todo mundo tem rádio FM (algumas gerações atrás o rádio chegou aos iPods, mas eu fiquei ainda na linha Red, by Bono Vox, e não troco meu vermelhinho por nada). O Nano tem 5.4mm de espessura – uma diminuição de simplesmente 38% em relação ao modelo anterior. Já o Touch chega a sua quinta versão com tela igual ao do iPhone 5, bem mais leve e fino. O aparelho ganha versões coloridas, câmera frontal e Siri. Por falar em Siri, ainda há muito o que falar sobre software. Mas vai ter de ficar para a próxima…

Amigos, é tanta coisa pra comentar que teremos que escrever uma coluna a mais. Mas o que mais vocês gostariam de comentar? Estou animada. Não fiquei apaixonada pelo iPhone 5, mas sim, empolgada. Ainda assim, continuarei batendo o pé que a concorrência por aí está fazendo melhor. Precisamos é esquecer nossos preconceitos e vícios. Mas lutar contra a paixão é difícil, né?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronaldo Domingos
    2012-09-17T13:38:30

    Decepção. Essa é a palavra para o lançamento do Iphone5. A Apple deixou muito a desejar. E os fanboys precisam acordar e ver que realmente é a concorrência que faz com que os aparelhos melhorem a cada dia. E devemos reconhecer que o Galaxy S3 realmente trouxe mais inovações. Só não contam com o time de colunistas pra propagar mais os benefícios do produto do que os da Apple. ponto para a Samsung!

  • Marcio Martins
    2012-09-14T14:07:12

    A maior inovação que gostaria de ver era a Apple tratar o mercado brasileiro com mais respeito.

  • João Carneiro
    2012-09-14T09:41:27

    Esse é o iPhone com menor números de inovações desde o lançamento, é um upgrade e nada mais. Falta só as empresas desenvolvedoras de apps pararem de entregar seu dinheiro para apple.

  • Raphael
    2012-09-14T09:13:17

    O Vini falou tudo! A Apple fez apenas o dever de casa, não ví nada de mais neste novo celular. Apenas lançaram um modelo para acompanhar os concorrentes mas nada de mais. E olhe que eu tenho um iphone e um Android. Não investiria neste aparelho.

  • Vini Elendil
    2012-09-14T02:10:33

    O que eu espero de um colunista de um site importante é imparcialidade. Mas devo ser um sonhador, colocaram uma Applemaníaca pra fazer uma matéria sobre o IPHONE 5, por essas e outras que o ser humano vai ladeira a baixo.

  • Jonas Santos
    2012-09-14T00:57:23

    Confesso a vcs, fiquei decepcionado com esta aparição macabra . Não gostei nem um pouco do design de quase um ataúde que a apple abortou, porq pra mim não nasceu e sim foi um aborto . Bem, finalizando, MAIS DO MESMO .

  • Sidney Costa
    2012-09-14T00:50:15

    É um bom aparelho, principalmente para as mulheres que gostam de grife, mas a politica da Apple é terrível. Falta: - Cartão SIMM Card normal compatível a qualquer aparelho. - Porta Micro USB padrão com OTG e carregamento ( A Apple assumiu o acordo mas nunca cumpriu) - Porta Mini HDMI padrão - Bluetooth livre de bloqueio. - NFC - DNLA - Slot MicroSD

  • Fernando Silva
    2012-09-13T21:53:48

    Na verdade acho que vai demorar para um outro salto tecnológico. As especificações de hoje são muito parecidas… não tem muito o que reinventar nesse momento...

  • Fernando Silva
    2012-09-13T21:53:09

    Esperava mais do iPhone. Ainda mais depois que disseram que ele deixaria Galaxy SIII comendo poeira. Sinceramente não foi o que vi. Pareceu uma revisão do 4S. Ao meu ver o melhor lançamento da Apple foi o iPod Touch ontem do que o iPhone. Pouca diferença de design entre as gerações.

  • Ernani Filho
    2012-09-13T10:27:05

    Já fazia algum tempo que não se via um artigo da Lis Monteiro que não fosse sempre "Vagloriando" a Apple. Foi bem parcial. Particularmente já solicitei um Galaxy S3 a minha operadora. Eu esperava bem mais do iPhone 5, mas nunca se sabe, não é mesmo? Vou esperar o Galaxy S3 chegar para poder dizer algo a respeito do mesmo, até então, só conheço o que se passa na internet.

  • Robson Gonçalves
    2012-09-13T09:12:14

    Infelizmente eu classifico o Iphone 5 como "broxante"

  • Alberto Mikhailov
    2012-09-13T08:16:20

    Realmente a concorrência está fazendo melhor, a Samsung e a Nokia nessa geração agradaram mais, acho que sem Jobs, aquela magia da Apple se foi junto com ele...

  • Wellington Carvalho
    2012-09-13T07:52:43

    Finalmente um artigo imparcial....a autora foi feliz em falar as vantagens e desvantagens do iphone, presentes também, em outros quesitos, no meu Galaxy S3. E o melhor aparelho vai ser sempre aquele que atende nossas necessidades e caiba dentro de nossas possibilidades financeiras. Parabéns pelo artigo.

  • Flora Barros
    2012-09-13T20:15:30

    Decepcionante é esse texto. Custa se informar e saber que esse nano chip não dá pra cortar e que operadoras do brasil já disseram que vão lançar aqui? E realmente, a Apple vai dar de graça um adaptador. Dá pra acreditar que alguém possa cogitar isso? Depois disso até parei de ler o texto. Não pode ser sério ter um texto desse no TT. Desculpe se pareço grossa, mas não tem como falar diferente. o.O

  • Ikehara Jorge
    2012-09-13T17:18:40

    Eu li na outra matéria que o processador era Quad??? Outro ponto que me decepcionou foi o design que apesar de elogiado nas matérias, pra mim só esticaram o aparelho. Não posso comprar nenhum aparelho por enquanto(tenho um Milestone2) mas me agrada bastante o Nokia 920 como uma opção em breve.

  • Victor Zavecz
    2012-09-13T16:59:44

    Elis, boa tarde. Com relação ao seu comentário sobre a falta de NFC, Phil Schiller deu a justificativa, dizendo que "praticamente tudo envolvido nisso pode ser feito com o Passbook", claro que não será da noite para o dia, mas com os estabelecimentos aderindo a ideia (e não vejo porque não), poderá funcionar desse jeito mesmo. Ele também falou sobre a ausência do carregamento sem fio - presente no Lumia 820 e 920 e creio que no SIII (?). Essa base utilizada para carregar precisa estar na tomada, então... Cadê a praticidade? Estou curioso é com o A6... Muito mal explicado... Bom artigo!!

  • Obom Bom
    2012-09-13T16:39:10

    Um bom Smartphone !!!

  • Paulo Diniz
    2012-09-13T16:27:05  

    Essa briga entre iPhone e Galaxy já encheu, os 2 são ótimos, cada um com suas particularidades, e agora temos o Windows Phone, quanto mais opção para o consumidor melhor, escolha o seu e seja feliz, deixe o vizinho comprar o que é melhor para ele também.

    recentes

    populares

    • Paulo Diniz
      2012-09-13T16:27:05  

      Concordo com você!!! a concorrência ajuda a ter bons aparelhos com bons preços. O que seria do azul se todos gostassem do branco? Eu tenho um Iphone 3GS e um Nexus S e ambos são ótimos.

    recentes

    populares

    • Paulo Diniz
      2012-09-13T16:27:05  

      Onde eu assino Paulo!

  • Raphael Basso
    2012-09-13T10:52:29  

    Falem o que quiserem, os que nunca tiveram um iphone criticam pois não sabem o celular que tem em mãos.. Sejam felizes com seus LIXODROIDS, deixem o iphone pra quem realmente sabe utilizar essa ferramenta fantástica.

    recentes

    populares

    • Raphael Basso
      2012-09-13T10:52:29  

      Acho que você ta falando besteira, pois o Lixodroid já domina o mercado mundial, enquanto a tendencia é o IOS ficar cada vez mais no sufoco com surgimento de WP8 e outros S.O. que estão por surgir. Tenho 3 aparelhos com android e por diversas vezes peguei Iphones pra mexer e, na minha opinião, Android é muito mais intuitivo e simples de ser operado. Sem contar com possibilidade de customização, comunidade muito maior, enfim... seja feliz com seu Iphone que eu estou muito feliz com meus Androids.

  • Marcio Martins
    2012-09-14T15:45:02  

    Usei um Galaxy s3 que estava num mostruário aqui perto e a experiência foi muito boa. Nao precisa ser xiita. Se o outro e melhor, compra o outro. A nao ser que seja acionista da Apple. Esse fato do GPS novo do iOS vir furado pro Brasil nem com indicação de trafego e ridículo.. Esperava essa atualização para testar no meu iPad mas na valera a pena pelo visto.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-09-14T15:45:02  

      As vezes nem acionista, otro dia vi uma foto ,talvez ate aqui mesmo no site de um alto escalao da apple ou acionista nao me recordo usando um blackberry,,,,,,

  • Humberto Oliveira
    2012-09-14T11:03:19  

    Se este iPhone 5 é a maior coisa que aconteceu com o iPhone desde o iPhone, pelo menos no que diz respeito a tela de 4 polegadas, contra os 3.5 adotados anteriormente e com Retina display. Caramba o Jobs deve esta fazendo falta mesmo a "Éh, Pô!".

    recentes

    populares

    • Humberto Oliveira
      2012-09-14T11:03:19  

      so o fato de o celular ter um novo design, e processador duas vezes mais rapido ja paga o celular... so um retardado como vc para achar que a apple fez uma tela de 4 polegadas porque nao consegue fazer maior. Acho que é mais do que claro que a apple nao quer fazer um celular porta sabonete.

  • Juca Pado
    2012-09-14T09:46:30  

    Esse iphone 5 é igual ao 4S que é igual ao 4...Sem slot pra microsd, sem bateria removível, sem conector micro USB, sem hdmi, dependencia do itunes, OTG, bluetooth que funciona, bootloader bloqueado, o mesmo IOS obsoleto de 2007 e os mesmos icones de sempre, precisa de internet pra funcionar...vai servir pra quê? Os androids da mesma faixa de preço são muitíssimos superiores. Pesquise e compare. Não sou eu que estou falando, são fatos.

    recentes

    populares

    • Juca Pado
      2012-09-14T09:46:30  

      Quer tela colorida, compre um Android que fica lento, trava, da forçar fechamento, a bateria não dura nada pro conta do sistema ser mal gerenciado. iPhone nunca precisou de slot para micro SD para que se o mínimo dele já vem com 16 GB interno? bateria removível para que? as baterias da Apple assim como as dos Notebook da HP foram as primeiras a ser de polimero, bateria que nunca da problema e não vicia, não gera danos como as de Ions nos Androids dá. HDMI existe o cabo que faz isso desde o iphone 4. iOS obsoleto? vai me desculpar mas você quer é tela colorida para ficar igual a um carnaval.

    recentes

    populares

    • Juca Pado
      2012-09-14T09:46:30  

      bluetooth que não funciona? troco arquivos entre o meu S2 e o iphone 4 e funciona perfeitamente. iTunes, uma das mairoes armas da Apple, enquanto Android da problema e você perde tudo do seu aparelho o iTunes é a salvação sem precisar da intervenção do usário, se der algum problema o mesmo volta tudo ao seu estado anterior com as músicas, fotos, documentos, historico, favoritos, tudo sem excessão de forma automatica, o itunes faz um espelho do aparelho e por isso nunca vai ficar na mão, Android nunca pensou nisso. Falar mal é fácil mas reconhecer os acertos é difícil não é?

  • Orkut
    2012-09-13T13:44:07  

    Foi só eu que achei o ipod nano igual ao lumia 800?

    recentes

    populares

    • Orkut
      2012-09-13T13:44:07  

      você diz apenas igual, e quase um clone no designer do Lumia, nem a Samsung foi tão cara pau a este nível que a Apple fez.

    recentes

    populares

    • Orkut
      2012-09-13T13:44:07  

      Não. Eu também achei.

  • Bruno Paula
    2012-09-13T11:42:11  

    não era de esperar uma tela maior que 4' . Pra quem acompanha a apple sabe que Jobs ja disse uma vez que nao é padrão da apple fazer Iphone enorme. A Apple NUNCA fará iphone com 4,5' pra cima. Acredito que futuramente possa chegar a uns 4,3 e ficar nisso. Apple faz celular e nao TV portátil. Apple faz coisas acessíveis aos usuarios. Iphone com uma tela de 4,3' seria excelente, obvio. Quanto ao processador poderia sim ter lançado um 4core, MAS nao quer dizer que um dual core seja pior que um 4core. Isso é fato. Fico no aguardo da ITV e do ipad mini. Detalhe que a ITV vira com 42 e 47 polegadas.

    recentes

    populares

    • Bruno Paula
      2012-09-13T11:42:11  

      Bruno Paula queria saber de onde vc tira essa idéia de que o iOS é mais fácil de manusear. Tenho ima assistência técnica de smartphones, principalmente iPhones, e todos os dias me aparecem clientespara tirarem dúvidas sobre o aparelho, tipo, pq não conseguem transferir arquivos por bluetooh, pq não conseguem transferir MP3 no estilo de criar uma pasta e arrastar e soltar dentro do aparelho, muitos não sabem nem da existência do iTunes e muito menos a necessidade de se criar uma conta pra ter acesso aos aplicativos, ou seja facilidade passou longe nesses quesitos.

    recentes

    populares

    • Bruno Paula
      2012-09-13T11:42:11  

      Rilton Damasceno, vc nasceu ja sabendo usar a internet? nao né... vc aprendeu... todo mundo pra usar algo novo tem que aprender...meu primeiro contato com IOS foi ipod touch, NUNCA tinha visto, mas o que aconteceu?!?! Aprendi filhao...quem quer corre atras, aprende, mas nego quer tudo de mao beijada...android em relação ao IOS é mais dificil de usar...faça JB e use MELHOR ainda q qualquer outro SO