Sistemas Operacionais

12/09/2012 15h15 - Atualizado em 13/09/2012 16h54

Conheça o iPhone 5; nova tela de 4 polegadas, 4G e design impecável

Marlon Câmara
por
Da redação

A Apple apresentou nesta quarta-feira (12) o iPhone 5, o mais poderoso smartphone da companhia. Depois de muita especulação, o aparelho finalmente foi revelado, sem muitas novidades além do que já era esperado, confirmando grande partes dos rumores já existentes há algum tempo. Os principais destaques do novo aparelho são a tela maior, o processador quad-core, a conexão 4G e a presença de um novo conector.

Visual do iPhone 5 (Foto: Divulgação)Visual do iPhone 5 (Foto: Divulgação)

A novidade mais chamativa diz respeito à tela do aparelho, que depois de 5 gerações com displays de 3,5 polegadas, agora é mais comprida, com 4 polegadas. Ela mantém a tecnologia Retina, com resolução de 1136 x 640 (326 ppi), proporcional à do iPhone 4S. Com o aumento, houve uma remodelação na interface do sistema, que agora traz uma nova linha de ícones.

Já o design do smartphone sofreu sua primeira grande modificação desde a primeira versão do aparelho. Agora ele é mais comprido e bem mais fino que os iPhones anteriores. Na ocasião da apresentação do dispositivo, inclusive, Tim Cook afirmou que o novo celular é o mais fino do mundo, com 7,6 mm de espessura - ainda que modelos como o Motorola Droid Razr (7,1 mm) e o ZTE Athena (6,2 mm) sejam na realidade mais finos. Além disso, o modelo recém-anunciado é 20% mais leve que o 4S, com 112 g. O iPhone 5 chegará às lojas nas cores preto e branco.

Comparação entre o iPhone 4S e o iPhone 5 (Foto: Reprodução / The Verge)Comparação entre o iPhone 3GS e o novo iPhone 5 (Foto: Reprodução / The Verge)

O hardware também passou por algumas modificações: o processador presente no modelo é um quad-core A6, duas vezes mais rápido e com gráficos melhores que o chip da geração anterior, chamado de A5. 

Outra grande novidade, que já havia sido especulada mas era dúvida, é a presença da antena 4G LTE, que permite conexão à Internet móvel mais rápida que pelo 3G. Além disso, o aparelho conta com as conexões Wi-Fi, Blutetooth 4.0, GPRS, EDGE, EV-DO, HSPA, HSPA+ e DC-HSDPA.

iPhone 5 branco (Foto: Divulgação)iPhone 5 branco (Foto: Divulgação)

A bateria do iPhone 5 é superior à do modelo anterior, e aguenta 8 horas de conversação por 3G e 4G, 10 horas de conexão Wi-Fi ou visualização de vídeos, 40 horas de músicas ou 225 horas em stand-by.

Diferente também é a entrada para o cartão SIM no smartphone. Se na última geração a Apple já havia se utilizado do pequeno microSIM, a empresa resolveu diminuir ainda mais o tamanho do cartão, adotando o chamado nanoSIM. A desvantagem, porém, é que este formato de chip ainda não está disponível no Brasil. Logo, se você espera comprar seu iPhone no exterior, não vai conseguir utilizá-lo tão cedo.

Já a câmera traseira do aparelho não traz novidades no sensor em comparação ao 4S - com 8 megapixels -, mas sua resolução é superior, com 3264 x 2448. Além disso, a Apple afirma que a captura das fotos é 40% mais rápida que a de modelos anteriores, e o desempenho é muito melhor em ambientes pouco iluminados. Já a câmera frontal FaceTime promete chamadas em vídeo com muita qualidade e gravações em HD.

Por fim, o aparelho inclui ainda um novo dock conector, realmente muito menor que o utilizado em todos os dispositivos da Apple. Junto do smartphone, porém, foi mostrado um adaptador para que os docks e acessórios de gerações anteriores sejam compatíveis também com o novo iPhone. O telefone, aliás, vem acompanhado dos novos fones de ouvido da Apple, os EarPods, mais leves e com corpo de uma peça só.

 

O aparelho será disponibilizado na pré-venda a partir do dia 14 de setembro, e no dia 21 começa a ser vendido em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Japão. Os valores do novo smartphone nos Estados Unidos são iguais aos do iPhone 4S quando foi lançado: US$ 199 (cerca de R$ 400) no modelo com 16GB de armazenamento, US$ 299 (R$ 600) no de 32GB e US$ 399 (R$ 800) pela versão de 64 GB, todos com contratos de operadoras inclusos.

Ainda não foram divulgadas datas nem preços para o lançamento do aparelho no Brasil, mas é possível que ele chegue em meados de outubro.

Confira um comparativo entre o iPhone 5 e suas versões anteriores:

Tabela compara todas as versões do iPhone (Foto: TechTudo)Tabela compara todas as versões do iPhone (Foto: TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Klidson Fernandes
    2012-09-12T18:30:36

    Para quem desenvolve app ficou belezinha... Tem de programar para diferentes configurações ... Para quem baixa app também, os app devem ficar cada vez maiores... E os app que não receberem atualizações devem rodar bem tosco no iPhone novo, parecido a rodar app do iPhone no iPad... No entanto, o iPhone 5 tem uma senhora configuração.

  • Thiago Silva
    2012-09-12T17:55:18

    Todo o suspense para lançar só isso?? E pensar que o IOS 6 não terá app do Youtube ou o Google Maps, não vejo nenhuma vantagem nele, referente ao SIII

  • Lucas Tanaka
    2012-09-12T17:48:17

    inovador ? HAHAHAHAHA parece uma bolacha

  • Jeferson Santos
    2012-09-12T17:33:39  

    Perto desse iPhone o S3 virou passado gente. So não acredita quem não quer. O q o S3 tem de vantagem do novo iPhone? Camera? Não. Desempenho? Concerteza não. 4G? Não. Wi-fi mais rapido? Não. Tela melhor? Não, apenas maior mas isso é gosto e nao qualidade. Resistencia? Não, iPhone é de aluminio e a saboneteira é de plastico. Bateria q dura mais? Não. Se alguem quiser listar mais alguma coisa ai!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-09-12T17:33:39  

      Onwed! - Da até pena do anboy que apenas viu a apresentação do iPhone 5 e acredita em cada palavra do marketing da Apple :D

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-09-12T17:33:39  

      ata, nunca vi que qualquer iphone lançado foi mais resistente que outro celular

  • Samuel Voltolini
    2012-09-12T17:26:52  

    O iPhone é sim para MIM o melhor Smartphone, O iPhone 5 realmente não teve muitas inovações porem ganha do galaxy Slll. É um sistema muito seguro, e um samrtphone que quem tem não quer trocar e outra quem nao tem nenhum dos dois não tem moral pra falar nada aqui.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2012-09-12T17:26:52  

      Você diz que o iPhone é melhor que o S3 .... cadê os argumentos técnicos para você achar isso? Preferência é uma coisa, dizer que tecnicamente é melhor é outra.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2012-09-12T17:26:52  

      Tecnicamente é melhor tb, so ler ali no meu outro post

  • Adriano Berti
    2012-09-12T17:26:02  

    Gostei, mas não achei um grande lançamento não... o lançamento do Lumia 920 me interessou muito mais.

    recentes

    populares

    • Adriano Berti
      2012-09-12T17:26:02  

      pd crer

  • Bruno Romualdo
    2012-09-12T17:22:55

    Ainda ta melhor o S3 pensava que teria mais coisas novas no iphone 5 decepcionou :(

  • Anderson Pimentel
    2012-09-12T17:21:33

    O presidente da Samsung deve estar se cagando de rir dizendo: "Então é com isso que eles querem me tirar do poder?"

  • Paulo Ricardo
    2012-09-12T17:19:55  

    Eu achei que ficou legal sim o novo aparelho. Tenho o iPhone 4 e não me deixa nada a desejar. Não é tão espantoso como muitos estão colocando que o iPhone 5 não venha com mudanças tão sinistras, embora eu ache que já mudou consideravelmente em relação aos modelos anteriores. Não sei o que esse povo queria que fosse feito, de repente um Smartphone que ficasse invisível? Faça-me o favor. Affff...

    recentes

    populares

    • Paulo Ricardo
      2012-09-12T17:19:55  

      Concordo com voce

  • Jeferson Santos
    2012-09-12T17:11:41  

    Os recursos de camera são sensacionais a bateria melhorou bastante, não teve nenhuma grande chamatriz mas sem duvida esta muito melhor. Hj o iPhone 4S ja é poderoso no desempenho por ter um iOS muito rapido com um bom processador imagina ele 2x mais rapido não tem Samsung nenhum q atinge um desempenho desse. Ainda mais filmar e tirar foto, isso sim é util, não igual ao S3 q vc manda msg e ve video ao mesmo tempo, me diz pra q vou mandar uma msg e ver um video junto?

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-09-12T17:11:41  

      Se a apple tivesse lançado isso primeiro os fãs iriam falar que é a revolução do ano eheheheh. Cara...se vc precisa responder a mensagem e tá na parte chata do video...manda. Se quiser parar o vídeo...só deram uma escolha a mais pro usuário.

  • Paulo Ricardo
    2012-09-12T17:07:14

    Só porque é da Apple não rebatem a mentira de que ele é o mais fino do mundo. Acho que esqueceram de verificar os 6.65mm do Oppo Finder.

  • Raphael Malta
    2012-09-13T20:08:00

    Esse pessoal é engraçado, todos queriam uma tela maior, a Apple coloco uma de 4 polegadas e ainda tem gente reclamando. ¬¬'

  • Eduardo Medeiros
    2012-09-12T16:53:49  

    Decepcionado! Apenas aumentaram, um pouco, a tela, um processador melhorzinho, um conector novo... E a inovação? A surpresa? Galaxy S3, ainda o top.

    recentes

    populares

    • Eduardo Medeiros
      2012-09-12T16:53:49  

      compra um galaxy pra vc...deixa o iphone pra quem entende, e nunca troca (diz alguém que teve iphone e deixou de querer? gostou de trocar por android? duvido alguém normal fazer isso.) , That´s the definitive proof

  • Rodney Pereira
    2012-09-12T16:52:58  

    Eu tô meio por fora desses assuntos, mas quais são as inovações da Samsung? Eu só vejo Apple pra e pra lá, mas queria saber o que realmente a Samsung inventou?

    recentes

    populares

    • Rodney Pereira
      2012-09-12T16:52:58  

      A Samsung inventou a arte da cópia. kkkk

    recentes

    populares

    • Rodney Pereira
      2012-09-12T16:52:58  

      Fernando Bittencourt kkkkkkkkkkkkkk , gostei da sua resposta , pq inovação da SAMSUNG nenhuma , agora apple sempre tem uma coisa .

  • Rodrigo Campos
    2012-09-12T16:45:49

    eu acho que os que falam tanto do Iphone é porque nunca tiveram um... sempre tive os celulares da Nokia, que até a chegada do Iphone eram os melhores... mas o Iphone é superior a qualquer outro... já deixei cair dentro da agua... já deixei cair milhares de vezes no chão... já enchi de aplicativos musicas e fotos, e ele continua com a mesma performance de sempre... Resistência de um Nokia Lanterninha e Funcionalidade sempre perfeita do IOS isso é um Iphone...o Iphone não precisa ser muito superior ao 4 apenas aperfeiçoar o que já bomm

  • Maria Silva
    2012-09-12T16:42:32

    Quanto tempo desperdiçado nesta tarde para acompanhar essa grande novidade, cade a inovação gente ?

  • André
    2012-09-12T16:39:18

    o iPhone8 vai superar o S3 ... esperem para ver!!!!

  • André
    2012-09-12T16:37:59  

    Tela 4".... CPU Dual-Core A6 .... sem NFC ... enfim... o que os fanboys dirão agora? Tinha muitos dizendo que a Samsung e outros se sentiriam humilhados e no chão depois do iPhone5. Game Over!

    recentes

    populares

    • André
      2012-09-12T16:37:59  

      Eu queria saber o ignorante que anda informando que o A6 é dual!!! Santa ignorância!!!

  • Lucas Barbosa
    2012-09-12T16:35:38  

    Chuuuuupa samsung... Ele é mais bonito que o SIII,mais fino,mais leve,mais rapido... Eu quero é ver o SIII vai continuar na frete em vendas... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa