Áudio e Vídeo

12/09/2012 18h12 - Atualizado em 12/09/2012 19h40

Apple apresenta novo iTunes para desktop e iOS

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Interface mais simples e clean, integração com iCloud e novo mini player. Estas são as principais novidades da nova versão da loja virtual da Apple, o iTunes. O serviço ganhou novas versões tanto para os dispositivos móveis, como o novo iPhone 5, como para desktops. No iPad, iPhone e iPod, o programa chega ainda em setembro, junto com o iOS 6, enquanto a atualização para computadores será lançada em outubro. A versão 10.7 do iTunes para PC e MAC foi lançada ainda nesta quarta, com suporte ao novo sistema operacional móvel e aos iPods recém lançados, porém ainda sem o layout e as características diferenciadas.

iTunes para iPad foi apresentado no evento (Foto: CNET)iTunes para iPad foi apresentado no evento (Foto: Reprodução/CNET)

Eddy Cue, chefe de música e do iCloud da Apple, foi quem subiu ao palco para falar do novo iTunes. Ele começou sua apresentação falando dos mais de 20 bilhões de arquivos de música já vendidos na loja nos últimos nove anos, em 63 países. Depois, demonstrou as versões de aplicativos móveis do programa. As edições do serviço para iPad, iPhone e iPod Touch foram totalmente redesenhadas.

“Está dramaticamente mais simples”, resumiu Eddie Cue.

Agora, as páginas e ícones de apps, CDs e filmes estão maiores, além de possuírem integração direta com o Facebook para compartilhamento de informações. A interface está mais simples, bonita e intuitiva. Além disso, a performance está mais rápida, será possível fazer preview de arquivos enquanto se navega e os resultados de busca foram também incrementados. As mudanças saem junto com o iOS 6, em 19 de setembro.

iTunes para desktop está mais simples (Foto: CNET)iTunes para desktop está mais simples (Foto: Reprodução/CNET)

Mas as principais modificações foram no iTunes para desktop. A loja, agora, vai passar a se comportar como as pastas do iOS. Os álbuns expandem com o clique dos usuários. O layout segue o novo modelo implantando nos apps móveis, mais limpo e simples de navegar, mas tem uma grande novidade: o design de mini-player, que permite reprodução de arquivos, adição de músicas às playlists e visualização das faixas seguintes. Eis um modo de exibição ideal para quem não gosta de ficar com a janela completa do iTunes aberta durante todo o tempo.

O principal destaque de todas as modificações se resume em uma palavra: praticidade. Visualizar e procurar arquivos na sua biblioteca está mais fácil. É possível filtrar buscas por artistas, álbuns e cantores, ver playlists e biblioteca ao mesmo tempo, integração de forma mais simples com a iTunes Store e etc. Jeff Robin, executivo da Apple, subiu ao palco do evento para demonstrar estas funcionalidades.

iTunes agora permite compartilhamento pelo Facebook (Foto: CNET)iTunes agora permite compartilhamento pelo Facebook (Foto: Reprodução/CNET)

No vídeo demonstrado por ele, mais uma grande novidade foi apresentada: a parceria completa com o serviço de armazenamento de nuvem da Apple, o iCloud. Haverá, por exemplo, sincronização de vídeos entre aparelhos, permitindo que um usuário veja os mesmos arquivos de filmes no iPhone e no iPad, pausando em um gadget e continuando a vê-los em outro.

Mais uma vez, assim como boa parte dos serviços apresentados pela Apple durante o evento desta quarta-feira (12), as mudanças no iTunes não foram tanto revolucionárias, porém foram pontuais e serviram para aumentar ainda mais a qualidade dos produtos da companhia norte-americana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Salgado
    2012-12-13T10:59:33

    Horroroso, usa o iTunes desde a sua primeira versão e nunca vi um sistema de buscas tão porco como esse!!!