Internet

06/09/2012 08h00 - Atualizado em 06/09/2012 08h00

Serviços de realidade aumentada ajudam na hora de comprar roupas pela web

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

De acordo com pesquisas feitas pela consultoria eMarketer, a venda online de roupas é o segmento de e-commerce que mais cresce nos Estados Unidos. No entanto, a insegurança em relação ao tamanho das peças representa a principal razão pela qual os consumidores hesitam em adquirir produtos pela web. Pensando nisso, algumas iniciativas como UpCload, TrueFit e Fits.me chegam para solucionar esse problema e facilitar a vida de quem compra roupas online.

Serviços de realidade aumentada ajudam na hora de comprar roupas pela web (Foto Reprodução)Serviços de realidade aumentada ajudam na hora de comprar roupas pela web (Foto Reprodução)

Com o objetivo de quebrar essa barreira entre o e-commerce e o consumidor, empresas utilizam serviços que fornecem realidade aumentada e algorítimos, de modo a permitir que os usuários tenham uma melhor noção das medidas de roupas.

O UPcload, por exemplo, foi criado por Asaf Moses e Sebastian Schulze, na universidade. Frustrados por não conseguir acertar uma compra online, eles desenvolveram a tecnologia e fundaram a ferramenta em janeiro de 2010. Hoje, o UPcload é utilizado por cerca de dez lojas, entre elas a NorthFace e a 7Trends. O aplicativo reconhece as extremidades do corpo e determina as medidas do consumidor. As informações só serão aplicadas em lojas que utilizam o sistema Upcload.

O Truefit é outra opção que dispensa o uso da fita métrica. O serviço foi criado por uma série de profissionais de moda e tecnologia, e funciona de acordo com as informações de partes-chave do corpo do consumidor. Por meio de algorítmos, o Truefit recomenda e pré-seleciona as melhores opções de tamanho de cada peça de roupa da loja. Essa tecnologia já foi adotada por mais de 350 marcas, como Ralph Lauren e Levi’s.

O serviço americano Fits.me é a única das iniciativas que solicita as medidas exatas do usuário, por meio de um perfil. O aplicativo oferece uma fita métrica para impressão, de modo a facilitar o preenchimento das informações. De acordo com a empresa, a maioria das pessoas que compraram utilizando a tecnologia, afirmaram que teriam escolhido o tamanho errado se não tivessem usado o recurso.

Entre essas 3 ferramentas, o Fits.me é o único que está disponível no Brasil até agora, exceto para multimarcas. O TrueFit e UPcload não divulgaram uma data de chegada mas afirmaram que pretendem disponibilizar os recursos em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares