02/10/2012 08h00 - Atualizado em 02/10/2012 08h00

Como usar o Google Docs no iPhone e no iPad?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Docs é uma ferramenta muito útil para todos que têm que abrir planilhas, arquivos de texto e apresentações em qualquer lugar. Por isso, se você possui um iPhone ou iPad e tem que acessar seus documentos nas mais variadas situações, é bom saber que também é possível utilizar o serviço do seu smartphone ou tablet da Apple.

Google Docs roda no iPad ou no iPhone sem problemas (Foto: Reprodução)Google Docs roda no iPad ou no iPhone sem problemas (Foto: Reprodução)

Web Mobile

É possível abrir documentos do Google Docs diretamente pelo Safari, o navegador padrão da Apple. Para isso, basta clicar no link do arquivo que foi compartilhado com você. Seja por meio do e-mail ou de alguma rede social, tudo o que é preciso é abrir o endereço do documento no browser em um iPhone ou iPad com iOS 3.0 ou superior. Tudo em português do Brasil.

É possível abrir arquivos do Google Docs pelo Safari (Foto: Reprodução)É possível abrir arquivos do Google Docs pelo Safari (Foto: Reprodução)

O usuário iOS que tiver uma conta no Google Drive também pode acessar o endereço do serviço de armazenamento do Google pelo seu navegador. Assim, poderá visualizar e editar os documentos enviados para a nuvem. Por isso, não se assuste: se precisar abrir algum arquivo importante no browser de seu dispositivo móvel com iOS, lembre-se que é, sim, possível.

Google Drive

O modo mais fácil e completo de se utilizar o Google Docs em um dispositivo iOS é com o aplicativo Google Drive, criado pela própria Gigante das Buscas. Ele pode ser baixado de gratuitamente. Após configurar a conta Google no aplicativo, o usuário acessa seus documentos e pode até optar por aqueles que serão baixados para acesso offline. Verificar com quais pessoas o arquivo está sendo compartilhado é outra possibilidade.

App do Google Drive para o iPad é uma opção (Foto: Reprodução)App do Google Drive para o iPad é uma opção (Foto: Reprodução)

O Drive foi lançado com o intuito simples de sincronizar os arquivos de um determinado laptop ou computador com os servidores de armazenamento em nuvem do Google. Com o app para iOS, é possível acessar estes mesmos arquivos em dispositivos móveis. Basta, então, salvar seus arquivos que seriam abertos no Google Docs em sua conta do Drive, pelo PC, e depois abrí-los e editá-los no seu smartphone ou tablet.

Só é preciso tocar em um item para abrí-lo e visualizá-lo. Para acessar o painel de detalhes, com opções como compartilhar, renomear ou disponibilizar um item off-line, basta tocar na setinha ao lado de seu nome. Vale lembrar que documentos, arquivos e pastas são atualizados periodicamente quando o aplicativo está aberto.

GoDocs

Se você quiser gastar alguns dólares para adquirir um cliente mais completo de Google Docs para seu iPad ou iPhone, é possível comprar o app GoDocs. Ele custa US$ 4,99 (cerca de R$ 10) na App Store e oferece upload de vídeos, suporte a diversos gestos, gerenciamento de arquivos em pasta, opção de download e exclusão de arquivos, conversão de PDF e imagens em texto e notificações em push. Tudo com um layout diferenciado.

GoDocs é um programa para edição de arquivos de Google Docs (Foto: Reprodução)GoDocs é um programa para edição de arquivos de Google Docs (Foto: Reprodução)

O programa permite que um usuário visualize, edite, compartilhe, revise e envie novos documentos de texto, planilhas ou apresentações. Para quem utiliza este tipo de recurso com muita frequência, talvez seja melhor gastar um pouquinho de dinheiro para baixar o aplicativo. Afinal, ele oferece muitas funções que não são suportadas nem no app do Google Drive nem na versão que se abre pelo Safari.

Assim, com tantas opções para visualizar arquivos Google Docs do seu iPhone e iPad, não há mais desculpas para deixar de abrir arquivos em seus dispositivos. É só escolher uma das opções e fazer bom proveito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares