Sistemas Operacionais

26/10/2012 05h40 - Atualizado em 26/10/2012 05h40

Review do Windows 8: uma análise do novo sistema da Microsoft

Abel Alves
por
Para o TechTudo

Esta semana a Microsoft, finalmente, lança o Windows 8. Na verdade, quem tem acesso a uma assinatura MSDN ou TechNet e alguns parceiros tiveram acesso à versão final do Windows 8 em agosto deste ano. Eu tenho usado o Windows 8 desde então. Ainda não migrei definitivamente, mas não porque o sistema seja ruim e sim porque estou atualizando o meu desktop e só quando terminar o upgrade é que vou usar o novo sistema exclusivamente.

No mês passado li um comentário na Internet bastante interessante: “O Windows 8 não é um desejo, é uma necessidade! Mas não para você, usuário, para a Microsoft”. Este comentário resume a importância do sistema para a gigante do software. Depois de ver o sucesso absoluto dos tablets e das companhias que apostaram no mercado como a Apple e o Google, a empresa de Bill Gates resolveu reagir.

Nesta análise rápida vou destacar alguns pontos importantes do novo sistema e aproveitarei para dar algumas dicas para resolver alguns probleminhas do novo sistema.

Instalação – A instalação do Windows 8 é a mais simples possível. Basta escolher idioma, teclado etc. e a instalação começa com muito pouca intervenção do usuário. É praticamente só ficar apertanto a tecla ENTER. Um detalhe importante, no Windows 8 a instalação só prossegue se você tiver a chave do produto (no Windows 7 é possível colocar a chave de produto mais tarde).

Windows 8 instalação 01Para instalar o Windows 8 é preciso ter a chave do produto (Foto: reprodução/Abel Alves)

A instalação é muito rápida e finaliza com uma etapa de personalização, onde se escolhe nome do computador, esquema de cores e um pacote de configurações expressas para acelerar o processo. Para aproveitar todas as vantagens da integração do sistema com a Internet, pede-se e-mail/senha da sua Conta na Microsoft. Se o usuário não tem essa conta, pode criar uma ou ainda usar uma conta local que funciona normalmente sem a sincronização com a Internet.

Windows 8 instalação 02Use sua conta ou crie uma para aproveitar as vantagens do novo sistema (Foto: reprodução/Abel Alves)

Nova Interface – Ao término da instalação aparece a nova interface do sistema, claramente voltada para tablets, batizada de Metro.

Windows 8 instalação 03Nova interface do Windows 8 (Foto: reprodução/Abel Alves)

Para acessar um menu com opções de Pesquisa, Compartilhamento, Tela Inicial, Dispositivos e Configurações, deslize o mouse para o canto superior direito da tela.

Windows 8_04No canto superior da tela você tem acesso ao menu (Foto: reprodução/Abel Alves)

A nova interface é, definitivamente, a característica que mais causa controvérsias sobre o sistema. Os quadrados/retângulos chamados de Blocos que são programas ou atalhos para programas. Mas um Bloco também pode ser uma pasta ou um link para uma Biblioteca. Mas tente criar um Bloco para um arquivo PDF importante ou uma música! Se souber como fazer de forma simples (ou até complicada), por favor, me explique, OK?

A intenção é boa: colocar na tela inicial blocos mais importantes (alguns deles exibindo informações relevantes). Para quem vai usar o Windows 8 em um tablet parece ser interessante. Mas quem tem não tem um PC “sensível ao toque”, não vai gostar da nova interface. O mouse tem que “viajar” muito na tela e o botão direito perdeu muitas funções. Neste caso o melhor é entrar logo na Área de trabalho.

Windows 8_05A nova área de trabalho é parecida com a do Windows 7 (Foto: reprodução/Abel Alves)

A Área de Trabalho do Windows 8 é quase igual à do Windows 7. Com exceção de um detalhe importantíssimo: não existe mais o botão Iniciar! Na verdade, isso faz sentido. O botão Iniciar do Windows 8 foi substituído pela Tela Inicial. O problema é que muita gente (inclusive eu) não se sente confortável com a eliminação! Para quem não quer ficar sem o botão Iniciar sugiro dois programas que restauram o mesmo: Start8 (pago) e o Classic Shell (gratuito). Ambos funcionam muito bem, com uma pequena vantagem para o Start8.

Aplicativos – Ainda existem poucos aplicativos desenhados especificamente para o Windows 8. Isso deve mudar rapidamente após a adoção em massa do sistema. Na Tela inicial do Windows 8 existe um bloco que aponta para a loja de aplicativos da Microsoft (onde será que eu já vi esta ideia?). Alguns são gratuitos, outros tem preço bem bacana. Vale a pena dar uma pesquisada.

Windows 8_06A loja de aplicativos da Microsoft conta com programas para Windows 8 (Foto: reprodução/Abel Alves)

Novidades – O Windows 8 vem com uma série de avanços em relação ao Windows 7. Alguns são bem visíveis como o novo Gerenciador de Tarefas que permite um controle mais simples do computador. O antigo Windows Explorer, agora batizado de Explorador de Arquivos, ganhou uma barra (“ribbon”) semelhante à do Paint e do Office.

Windows 8_07Novo gerenciador de tarefas do Windows 8 mais fácil de usar (Foto: reprodução/Abel Alves)
Windows 8_08Área de trabalho do novo Windows 8 (Foto: reprodução/Abel Alves)

No quesito segurança, é bom lembrar que o Windows 8 incorporou o antivírus da Microsoft, Security Essentials, dentro do Windows Defender. Ou seja, após a instalação do Windows 8 (e atualização, é claro) sua máquina já contará com uma proteção básica contra vírus.

Uma ótima novidade é a nova versão da Restauração do Sistema. Agora existem duas opções facilmente acessíveis através do menu de Configurações. A primeira é "Atualizar PC sem afetar os arquivos" que permite uma reinstalação do Windows sem a perda dos arquivos de dados. A outra é "Remover tudo e reinstalar Windows". Essa apaga tudo da máquina e começa “do zero”. É radical, mas, em alguns casos, pode ser a única saída. Tem muito “técnico” de manutenção que vai perder o emprego!

Windows 8_09O Windows 8 traz novidades para restauração de sistema (Foto: reprodução/Abel Alves)

Recursos escondidos – A Microsoft aproveitou também para atualizar o sistema no que diz respeito a hardware. O Windows 8 tem drivers nativos para USB 3.0 e uma nova versão do DirectX e Direct3D que aceleram bastante o desempenho gráfico do sistema. Além disso, forma incluídos recursos para aproveitar melhor os modernos processadores do mercado e gerenciar a memória RAM.

Conclusão – Ainda não acho que o Windows 8 é o sistema ideal. Tem muitos acertos, mas pode melhorar, e bastante. Do jeito que está, a impressão que fica é de um sistema “híbrido”, que foi feito para tablets, mas também pode ser usado num PC. Não é o ideal, mas é o que se pode oferecer neste momento de transição para a era pós-PC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dario Coutinho
    2013-03-19T10:13:11

    Instalar um "menu iniciar" no windows 8 não faz o menor sentido, pois mata completamente o uso da tela inicial. Acho que o ideal é que num futuro próximo todo seja compatível com a smartscreen.

  • Bruno César
    2012-10-26T13:02:38

    Ta bom, deixa eu voltar pro meu Linux Mint 13.

  • Jonathan Chagas
    2012-10-26T06:09:25

    É de cada um. No meu caso, me senti extremamente confortável com a Tela Inicial, usando teclado e mouse/touchpad.

  • Eduardo Costa
    2012-10-29T22:51:18

    Não entendi o windows 8. Pra que duas interfaces, a metro e a tradicional? Porque não colocar só a metro ao invés das duas? Tá com problema sério de identidade e fora que após instalar tem alguns drivers que tem que correr atrás. Decepcionado viu.

  • Pablo
    2012-10-29T04:33:24

    Minhas dúvida são as seguinte: O que é essa atualização que a Microsoft está oferecendo no site do Win 8 Pro por R$ 69,00 ? outra duvida já vale apena investir no Windows 8 ou é melhor esperar, pois as primeiras versões sempre ficam a dever ?

  • Marcelo Dermones
    2012-10-28T17:44:44

    Eu fiquei impressionado com p ie10, consegui navegar por vários sites com eles! Nunca gostei dos navegadores da micossofit apenas por que eles eram muito lentos, me surpreendi com o ie9 por funcionar mas agora devo dar a mão à palmatória, o ie10 é usável e está digno de comparação aos seus concorrentes!

  • Wallace Carmona
    2012-10-28T00:34:51

    Eis uma tentativa bastante tosca de imitar o jeito Apple de ser. Somente esqueceram de um detalhe que sempre está nos produtos tais como este MacBook, ou no iPhone, ou mesmo iPads e iPods... são simples e e funcionam SEMPRE! Sou usuário Apple e PC, mas é triste ver que no mundo PC a evolução é muito lenta e não produz a concorrência em qualidade necessária para que os preços Apple caminhem rumo à realidade. Por enquanto, continuarei com meus PCs rodando o W7 e mais feliz com meu Mac e seus iCompanheiros de simplicidade e confiança!

  • Rafael Mota
    2012-10-27T11:29:34

    O windows 8 tá muito bacaan, alguns itens que facilitaram a vida como Make a DVD do windows 7 deixrou de exitir nessa versão o que o obriga o usuários a comprar um criador de dvd ou achar uma boa alternativa free na internet. Além disso alguns programas mesmo que adaptados para o windows 7 não rodam bem no 8 com oé o caso do nero 8. Foi o que pude notar até o momento.

  • Dani Nakamura
    2012-10-27T08:25:05

    A firma que trabalho deu o Win 8 pra quem pediu e eu o instalei hoje... Duas coisas que me chamaram muito a atenção foi o sistema de arquivos ReFS e a possibilidade de montar drives virtuais internamente, sem precisar dum programa de terceiros (aka Daemon Tools)... Ele deu uma copiadinha nos recursos de sistema do Linux e do Mac OS X, mas isso não quer dizer nada pra mim, está muito bom.

  • Max Souto
    2012-10-27T03:19:49

    Alguem sabe se aceita cartão nacional aqui não dá, #chatiadu rsrsrs

  • Luiz Rodrigues
    2012-10-26T16:32:12

    Realmente vai de cada um. Estou usando a versão Enterprise Eval faz 1 mês, com vários programas extremamente pesados, e não tive problema algum, nem tela azul nem travamento. Quanto a Tela Iniciar, é questão de costume. No fim das contas, depois que vc customiza os atalhos do seu jeito, fica bem prático e interessante. Questão de gosto.

  • Eder Lima
    2012-10-26T15:14:00

    O windows 8 é um windows 7 com alguns tweaks e um aplicativo de dashboard que faz um tuning visual em algumas aplicações. Pelo menso o preço caiu bastante. Pro 8, assim como pulei o vista, não vou atualizar não.

  • Henrique
    2012-10-26T14:08:14

    quando eu vejo o windows 8 lembro da historia do pato !!! pata é um bicho hibrido !! ele anda , nada e voa !! só que não faz nenhuma das 3 coisas direito !!!

  • Pedro Reis
    2012-10-26T13:30:07

    O Windows com o tempo vai acumulando muita sujeira, começa a travar, etc.. Para Desktop eu uso o Linux com XFCE. É muito rápido, simples, limpo e eficaz.

  • Guilherme Manso
    2012-10-27T15:35:48  

    "Do jeito que está, a impressão que fica é de um sistema “híbrido”, que foi feito para tablets, mas também pode ser usado num PC." Mas a ideia é JUSTAMENTE essa!!!!! Você aprender a usar no seu PC e ir para um tablet ou celular e usar dá mesma forma. ESSA é a grande sacada!!! Para os usuários comuns, que não querem ficar aprendendo coisas diferentes todas as vezes que trocar de dispositivo isso é a melhor coisa!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Manso
      2012-10-27T15:35:48  

      Mas Gulherme, se erde a unidade da interface. Como eu disse, é questão de gosto. Tem gente que vai adorar. Eu não gostei, mas vou trabalhar com ele sempre na áres de trabalho :)

  • Matheus Cóquero
    2012-10-26T21:44:26  

    Onde que se pega essa "Chave de produto", na ora da compra?

    recentes

    populares

    • Matheus Cóquero
      2012-10-26T21:44:26  

      Quando você compra o produto a Microsoft te manda um e-mail com a chave de ativação.

  • Artur Gouvêa
    2012-10-29T02:34:30  

    a parte de interação visual esse sistema é uma porcaria!!! e segurança? quem foi que disse que entrar com uma senha disponivel para a microsoft é segura? não quero entrar no meu computador com uma senha vinculada na internet!!! riduculo!!!

    recentes

    populares

    • Artur Gouvêa
      2012-10-29T02:34:30  

      Você vincula se quiser, vc ñ eh obrigado a fazê-lo e se por acaso tenha feito durante a configuração de instalação, vc pode desfazer este processo a hora que quiser.

  • Ricardo Fernandes
    2012-10-26T18:01:24  

    "Se souber como fazer de forma simples (ou até complicada), por favor, me explique, OK?" É muito complicado, vc tem que clicar com o botão direito em cima da pasta e selecionar "Fixar na tela inicial".....rssssssss

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2012-10-26T18:01:24  

      aff ninguem merece, batendo boca com os usuarios, sitezinho mequetrefe nunca tem nada de bom e ainda os funcionarios ficam batendo boca. recopia do baixaki

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2012-10-26T18:01:24  

      O que o Abel Alves disse demais? '-' Não vi nenhum bate boca...

  • Internático Plantão
    2012-10-26T10:56:43  

    O problema não é a instalação do sistema operacional.... o que enche mais o saco é ter que instalar todos os aplicativos novamente! Na Apple, você atualiza tudo de uma vez e isso faz com o que fique muito mais fácil a decisão.

    recentes

    populares

    • Internático Plantão
      2012-10-26T10:56:43  

      Vixe, o meu fiz apenas uma atualização e tudo que eu tinha permaneceu

    recentes

    populares

    • Internático Plantão
      2012-10-26T10:56:43  

      haters gonna hate. Atualizei do Windows7 e manteve tudo.

  • Heliel Aguiar
    2012-10-26T10:49:40  

    Não estou conseguindo atualizar o meu notebook para o Windows 8. Instalo aquele assistente de atualização, meu computador é aprovado, escolho o que eu quero manter no computador e, no final, só me dá a opção de comprar o DVD do Windows. A opção de de Download Digital está desabilitada. Pq hein? Alguém enfrentou a mesma coisa?

    recentes

    populares

    • Heliel Aguiar
      2012-10-26T10:49:40  

      Se seu win é original, voce tem q inserir a Key dele pra atualizar.. isso após comprar a licença pra atualização.