Players

04/10/2012 18h40 - Atualizado em 04/10/2012 18h40

Saiba o que é codec para se dar bem com qualquer arquivo de áudio e vídeo

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Codecs são programas utilizados para codificar e decodificar arquivos de mídia. Ou seja, eles compactam o formato original, favorecendo o armazenamento, e descompactam na hora da reprodução, transformando novamente em imagem ou áudio.

Codecs servem para compactar e descompactar arquivos de mídia Codecs servem para compactar e descompactar arquivos de mídia (Foto: Reprodução)

Em caso de compactação, há dois tipos de codec: sem perda e com perda. O primeiro tipo não altera o som e a imagem. Já o segundo codifica imagem e áudio com perda de qualidade, objetivando alcançar taxas de conversão mais elevadas.

Os codecs podem ser encontrados na forma de programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou programas embutidos em equipamentos, como reprodutores de DVD.

Atualmente, há codecs para diversos formatos. Entre os mais usados, estão XVID, DIVX, RMVB, M4V, sendo que o mais comum é o MP3. Com tamanha diversidade de formatos, é importante verificar no momento da compra de um equipamento se o mesmo suporta os formatos mais atuais, pois normalmente não é possível fazer a instalação de um codec no aparelho.

Alguns dos diversos codecs existentes (Foto: Reprodução/Me Ajuda)Alguns dos diversos codecs existentes (Foto: Reprodução/Me Ajuda)

Os usuários de computadores precisam apenas instalar o codec, algo que, além de gratuito, tornou-se muito fácil com a criação dos chamados pacotes de codecs, programas que agrupam diversos codecs em um instalador. O mais famoso deles é o K-Lite, que atualmente possui duas versões: Full e Mega, sendo que a última vem com um player chamado Media Player Classic.

Além desses pacotes, existem programas de reprodução que suportam qualquer formato sem exigir que outros sejam instalados. Nessa categoria, destacam-se VLC Media Player, KMPlayer e BS Player.

Normalmente só descobrimos a importância de um codec quando é preciso assistir a um filme e o player não consegue reproduzi-lo. Mas a verdade é que, sem o uso de codec, os arquivos multimídia seriam enormes e seu transporte em mídias removíveis ou pela Internet, impraticáveis. Também não seria possível usar sistemas de proteção, o que inviabilizaria a comercialização de conteúdo com controle de direitos autorais.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Moacir Duo
    2015-03-25T13:37:36  

    ok entendi quase tudo, só gostaria de saber porque baixo um arquivo tipo AVI/MP3 e meu aparelho de dvd reproduz normalmente porem baixo outro arquivo AVI/MP3 e o bendito aparelho diz que o codec não é suportado?

    recentes

    populares

    • Moacir Duo
      2015-03-25T13:37:36  

      Porque formato não é codec, existem os mais diversos codecs por exemplo, o .mp3 tem mais de 3 codecs diferentes com o mesmo formato