Celular

26/10/2012 10h35 - Atualizado em 26/10/2012 10h35

Se Motorola é do Google, por que os novos Razr não têm Android 'puro'?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A última atualização do Android, agora na versão 4.1 (Jelly Bean), foi um grande passo para o sistema operacional móvel do Google. As transições da já consagrada interface Holo, lançada com a versão 4.0 Ice Cream Sandwich, ficaram tão suaves quanto as do iOS. E, após a aquisição da Motorola pelo Google, naturalmente todos esperavam que a fabricante começasse a lançar aparelhos com a versão ‘pura’ do Android, com atualizações rápidas e garantidas. Porém, não é isso que está acontecendo. E a resposta está - em parte - na dependência da Motorola às operadoras de telefonia.

Apesar de ter sido adquirida pelo Google, a Motorola não oferece de fábrica o Android 4.1 Jelly  Bean puro em seus lançamentos recentes (Foto: Reprodução/The verge)Apesar de ter sido adquirida pelo Google, a Motorola não oferece de fábrica o Android 4.1 Jelly Bean puro em seus lançamentos recentes (Foto: Reprodução/The verge)

O caso veio à tona por conta da operadora norte-americana Verizon. Com cerca de 94 milhões de clientes nos EUA, a empresa teria poder de decisão suficiente nas negociações com a Motorola a ponto de forçá-la a modificar o software de seus aparelhos para que eles pudessem entregar versões personalizadas do Android aos seus clientes.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Uma indicação de que essa suposição pode ser verdadeira veio de um dos executivos da Motorola, que declarou recentemente saber que todos querem atualizações rápidas e garantidas por um longo período, e que geralmente preferem o Android ‘puro’. O executivo, no entanto, afirmou que a Motorola é obrigada a fazer alguma personalização no Android. Seja para diferenciar-se da concorrência ou abrir caminho aos aplicativos proprietários da Verizon, a verdade é que a consagrada fabricante parece estar de mãos atadas e se vê forçada a atender exigências do setor para vender seus aparelhos no mercado - neste caso, o norte-americano.

No Brasil, o problema tende a persistir com o Razr HD, lançado há alguns dias por aqui. Sem provas de que as operadoras nacionais façam esse tipo de exigência (apesar de usarem suas próprias costumizações), é mais provável que a Motorola não tenha interesse em fabricar uma versão do aparelho especialmente dedicada ao mercado brasileiro.

A linha Razr tem recursos muito interessantes e com certeza tem seu apelo ao consumidor, mas, com todos os problemas de atualização que o Android sofre, espera-se que o Google tome alguma atitude para que haja atualizações mais frequentes. E não só por parte da Motorola, mas também com outras fabricantes. Afinal, quem não quer sentir o gosto do Jelly Bean e de outras "sobremesas" nas atualizações lançadas anualmente pela gigante das buscas?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Schwan
    2012-10-26T14:30:26  

    Desculpem-me quem gosta, mas comprar Motorola é jogar dinheiro fora. Vendi 23 aparelhos XT 316 para uma empresa e tive problemas com quase todos eles. Para uma segunda empresa vendi 6 aparelhos XT 316 e todos deram problemas. Para uma terceira empresa vendi 6 aparelhos XT 320 e todos deram problemas. Em todos os casos, com menos de um mês de uso. Nos 3 casos, fizemos a reclamação formal com a Motorola e não deram sequer um retorno. Perdi o primeiro contrato e nos outros dois estamos substituindo os aparelhos por outra marca que respeite o consumidor.

    recentes

    populares

    • Marcelo Schwan
      2012-10-26T14:30:26  

      cara vc trabalha com celular defasado,,,manda MOTO G OU MOTO X PRA VER SE DEVOLVEM???

  • Alax Silva
    2013-06-24T11:46:16

    Minha amiga, não é porque a Motorola é da Google agora que vai lançar só Android Puro não ela tem que lançar as ROM's Customizadas por ela, que é para fazer, fazer as propagandas dela, colocar o manual do aparelho e entre outras coisas.

  • Diego Barbosa
    2013-02-12T17:07:56

    Galera sem duvida o Android do Google é um excelente SO, eu recentemente comprei um Motorola Razr I diseram que ia ter a atualização, mas pelo geito também ainda vai demorar demais, espero que eles olhem por nós consumidores, e quem não iá gostar de sentir o gosto do 5.0 android?

  • Emerson Rodrigues
    2012-10-27T14:19:35

    Andriode..., to fora.

  • Jarlan Lima
    2012-10-27T12:53:30

    ROM's customizadas estão aí para isso!!

  • Dani Nakamura
    2012-10-29T10:23:05

    Tô achando que o Google vai fazer o mesmo das distribuições Linux empresariais, como Red Hat, SuSE e Mandriva... Vão deixar o Android puro na mão da comunidade e desenvolver um sistema com soluções proprietárias (Verizon) paralelo.

  • Agnaldo Junior
    2012-10-29T10:05:57

    Motoenrola é a mais atrapalhada de todas. Nunca mais compro algo dessa atrapalhada.

  • Jessé Anjos
    2012-10-29T09:35:41

    Desisti da Motorola. Troquei meu Atrix com Android 2.3.6 por um Samsung Galaxy Nexus com Android 4.1.2, o pior é que ambos têm, praticamente, o mesmo hardware

  • Eric Silva
    2012-10-28T15:06:46

    Eu acho muito lindo essa personalizada da Motorola não trocaria pelo puro,mais sobre as atualizações...Ta muito mal enquanto a Sony atualiza o Xperia P para o Jelly bean o Atrix 4G so fico no Gingerbread ¬¬

  • Roberto Cunha
    2012-10-28T15:05:28

    Por causa dessa palhaçada da Motofail eu peguei horror ao Android, apesar de saber que a culpa não é do OS, e sim da fabrica/operadora. Comprei um Quench, logo que saiu, e fiquei empolgado, pois vi nele todas as funções do iPhone 3GS e custando a metade. Quanta decepção... Enquanto nos EUA saia atualização, aqui era deixado de lado, e eu que me virase pra atualizar na base da gambiarra. Nunca mais! Passei adiante e desde então estou muito feliz com o iOS...

  • Emmanuell Almeida
    2012-10-27T18:00:47

    o melhor sistema para telefone android tenho um motorola razr maxxx e nao troco por 10 ou mais iphone bom, ate q eu trocaria venderia os iphones para os bobos e compraria novamente o meu DROID RAZR MAXX

  • Guilherme Cunha
    2012-10-27T17:21:41

    Se a Google quiser que seu sistema operacional continue prosperando, é bom que arregace as mangas e meta a mão na massa no meio disso tudo. Na hora de escolher um smartphone para comprar, as atualizações do sistema pesam MUITO.

  • Michael Soares
    2012-10-26T13:22:54  

    Foi bom eu te lido essa matéria, eu já estava pensando em largar meu galaxy s2 lite por falta de atualização, mas estou vendo que o android está tento dificuldade de atualização com muitas fabricantes. Quem tem Iphone tem esse problema de atualização?

    recentes

    populares

    • Michael Soares
      2012-10-26T13:22:54  

      A Apple libera atualização por um bom tempo. O Iphone 3GS que é de 2009 recebeu atualização recentemente. Claro que nem todos os recursos são disponíveis, só para modelos novos. Mas o sistema não fica mais lerdo, rola sempre de forma fluída.

    recentes

    populares

    • Michael Soares
      2012-10-26T13:22:54  

      O Iphone pode até ser caro, mas respeita os seus clientes, com atualizações quase eternas. como foi dito pelo amigo, o Iphone 3gs de 2009 acaba de receber atualização para o IOS6, lógico que nem tudo pode ser aplicável, mas ao menos recebe a atualização, respeito ao consumidor

  • Michael Telecky
    2012-10-26T13:00:17  

    Cada dia mais decepcionado com a Motorola, o Atrix que tem hardware de sobra pra rodar o Android ICS e JB, não receberá atualização, um total descaso com os consumidores! Desta forma nos obrigando a comprar aparelhos novos! Recentemente adquiri um Xoom 2 Media Edition, que veio com defeito, além de um Android defasado e sem previsão de atualização para o ICS! Provavelmente serão minhas ultimas aquisições da marca!!!

    recentes

    populares

    • Michael Telecky
      2012-10-26T13:00:17  

      Rodrigo Santos: Amigo, comparar o iOS com Android é covardia. É a mesma coisa que comparar uma ferrari com um fusca. E outra, a apple sabe das limitações dos aparelhos antigos e mesmo assim faz de tudo pra que as mudanças mais necessárias cheguem ao aparelho. Ao contrario das outras fabricantes que usam o android, que não estão nem ai para os consumidores, demoram uma eternidade pra atualizar ou não atualizam.

    recentes

    populares

    • Michael Telecky
      2012-10-26T13:00:17  

      Amigo o jeito é apelar para as versões "paralelas" que rolam na internet, e que funcionam perfeitamente bem.