Celular

17/11/2012 13h36 - Atualizado em 17/11/2012 13h36

Veja como habilitar seu celular para ligações e 3G no exterior

Fabrício Theophilo
por
Para o TechTudo

Habilitar uma linha de telefone celular para viajar no exterior não é complicado, mas pode gerar grandes dores de cabeça sem não houver planejamento. Ao fazer o orçamento das suas próximas férias, é importante definir se você deseja manter sua linha de celular ativa com você. Afinal, o uso irresponsável pode trazer surpresas como a cobrança de R$ 4.199,90 pelo uso do pacote de dados. Já pensou ver isso em sua próxima fatura?

celular_roaming_internacionalUsar smartphone no exterior pode se tornar uma
grande dor de cabeça (Foto: Arte)

A grande vantagem de utilizar do roaming internacional é que o seu número de celular será exatamente o mesmo para quem ligar para você. Algumas operadoras chegam a oferecer a possibilidade de receber mensagens de texto gratuitamente (apenas quem enviou pagará o valor normal por mensagem). Dependendo do pais de destino e da disponibilidade de recursos do aparelho, ainda é possível usar os serviços de dados para trocar e-mails, acessar redes sociais, enviar fotos, etc.

No Brasil nós utilizamos apenas celulares com tecnologia GSM capazes de operar nas frequências de 850 GHz, 900 GHz, 1800 GHz e 1900 GHz. Ainda assim, nem todos os aparelhos vendidos no país suportam todas as bandas.

Por isso, antes de viajar é preciso confirmar se a tecnologia suportada pelo seu aparelho e a tecnologia disponível na região em que você pretende visitar são compatíveis, evitando a contratação de um serviço que nem mesmo poderá ser usado. Se a rede for diferente, há soluções: clientes da Vivo podem pegar um aparelho emprestado para o período da viagem mediante a entrega de um cheque caução. Já a Claro oferece a locação de aparelhos.

É recomendável que antes da viagem o usuário entre em contato com a sua operadora e consulte os planos disponíveis, já antecipando a contratação do serviço. Ainda assim, se você viajar na pressa é possível contratar o roaming internacional fora do Brasil, mas a oferta de planos e valores são mais restritas. Para contratar o serviço, veja a tabela abaixo:

PARA ENTRAR EM CONTATO A OPERADORA NO EXTERIOR
Claro ligue *468 mais informações
Oi ligue *144 mais informações
Tim ligue *144 mais informações
Vivo ligue *8486 mais informações

Uma outra opção é ter um número de telefone em mãos do próprio pais que estiver visitando. Nos EUA por exemplo, turistas podem comprar um celular com chip e fazer ligações pré-pagas por um custo aproximado de R$ 120. Grandes lojas de varejo disponibilizam a venda destes aparelhos.

Além disso, caso você queira usar o seu próprio smartphone, basta comprar um chip de alguma operadora do país. Mas vale a dica: sempre verifique a compatibilidade das tecnologias. Nos EUA, por exemplo, a operadora Verizon só trabalha com celulares CDMA ou 4G-LTE - nenhum deles ainda suportado no Brasil.

Se manter o seu número de celular não for uma prioridade, ou ainda se estiver disposto a colocar um siga-me de uma linha para a outra, muitas vezes vale a pena conferir os valores oferecidos por outras operadoras. É comum o lançamento de promoções interessantes para quem for viajar em períodos específicos, como nas férias e nas Olimpíadas. Pesquisar antes de colocar o pé na estrada pode ser uma boa saída para continuar comunicável sem perder controle do orçamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Kuperstein
    2012-11-22T16:12:54

    Compensa muito comprar um chip para o celular. Comprei antes da minha viagem com a CelTravel. Não da pra depender so de Wi-Fi, e eu precisava receber chamadas também do Brasil. Viajei sabendo meu numeros nos EUA e também me deram um numero virtual no Brasil e meus contatos me ligaram a custo de ligação local.

  • Lilian Nunes
    2012-11-17T21:09:16

    É possivel comprar um chip para usar nos EUA já no Brasil com a CelTravel. Recebera o chip antes da viagem e viajara ja sabendo seu numero nos EUA. Plano com tudo ilimitado - internet, chamadas e sms por apenas $3.99/dia Podendo adicionar ligações ilimitadas para o Brasil por $1.99/dia

  • Welington Gomes
    2012-11-17T20:11:06

    Nao tem nada de complicado pessoal, quando chegar aki nos USA procurem uma loja da metropcs, comprem o celular mais barto que eles tiverem e habilitam uma linha de 60 dolares pra falar durante um mes nos USA e sem limite pra ligar pra tel fixo pra o Brasil. ( e guardem o tel quando for embora, e toda vez que voltar pra ca eh so habilitar o cel novamente.)

  • Brunno
    2012-11-17T19:30:22  

    Só lembrando que nós já tivemos uma excelente rede CDMA aqui no Brasil sim e quem fazia o serviço, pioneira e única, era a Vivo (antiga Telefônica). Desistiram, começaram a migrar para essa m* de GSM. CDMA era outra vida, sinal em qualquer lugar, como dizem, "até debaixo d'água!".

    recentes

    populares

    • Brunno
      2012-11-17T19:30:22  

      flw museu!!!

  • Felipe Melani
    2012-11-17T17:22:52  

    Prefiro o Skype... nos EUA por exemplo, nas principais cidades existe wifi por toda parte. Coloquei 25 reais em crédito e vou conseguir falar a vontade com telefones fixos no Brasil, pagando muito pouco.

    recentes

    populares

    • Felipe Melani
      2012-11-17T17:22:52  

      Ahei oportuna a dica de Felipe Melani, farei o mesmo quando viajar.