Armazenamentos

06/11/2012 08h00 - Atualizado em 23/06/2014 11h11

Entenda o que é SATA e qual a diferença para o IDE

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Preparemos um tutorial explicando o que é a tecnologia SATA e mostrando qual a diferença dela para o IDE. Se você pesquisar por modelos de discos rígidos, provavelmente irá se deparar com as seguintes opções: SATA, SATA II, IDE, IDE/ATA. Todas essas siglas se relacionam com os controladores responsáveis pelos dispositivos de dados de armazenamento de um PC. Confira:

Qual a diferença entre HD SATA e SAS?

Disco rígido PATA (IDE) e SATA (Foto: Divulgação)Disco rígido PATA (IDE) e SATA (Foto: Divulgação)

IDE, sigla para Integrated Drive Eletronics, teve seus primeiros HDs lançados em 1986 e foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o disco rígido. No início, as primeiras placas tinham somente uma entrada IDE e outra FDD, do driver de disquete. Posteriormente, passaram a ter pelo menos duas, sendo uma primária e outra secundária. O protocolo ATAPI (AT Attachment Pack Interface) foi criado para integrar placa de som, unidades de CD-ROM, caixinhas e microfone com o drive de IDE, e logo assumiu o posto com padrão.

SATA, ou Serial ATA é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa (unidades de disco rígido e drivers ópticos) e um computador. O padrão fornece melhores velocidades, cabos menores e, consequentemente conectores menores, que ocupam menos espaço na CPU, simplificando a vida de usuários e fabricantes de hardware.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Descubra no Fórum do TechTudo.

Cabo de transmissão de dados do padrão PATA (IDE) (Foto: Divulgação) (Foto: Cabo de transmissão de dados do padrão PATA (IDE) (Foto: Divulgação))Cabo de transmissão de dados do padrão PATA (IDE) (Foto: Divulgação)

Esse padrão é atualmente o sucessor da tecnologia ATA (AT Attachment, ou ligado ao AT), que foi criada em 1984 pela IBM em seu computador chamado AT. Inicialmente o padrão ATA também era conhecido como IDE e com o surgimento do SATA, foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para diferenciar as duas tecnologias.

O grande diferencial dos dois padrões de transferência está justamente na primeira letra da sigla, enquanto o PATA transmite os dados usando cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos (Daí o “P” de Parallel da sigla), o SATA transfere os dados em série (Serial) usando cabos formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando sete fios.

Cabos SATA de transmissão de dados (Foto: Reprodução)Cabos SATA de transmissão de dados (Foto: Reprodução)


Porém, muito mais que diferenciar a sigla dos dois padrões, a forma como cada um deles transfere os dados define seu formato físico e consequentemente a velocidade, interferências e outros recursos adicionais. Enquanto o padrão PATA atinge 133 MB/s transmitindo vários bits por vez, ele também está sujeito a sujeito a muito ruído. O SATA além de obter ótimas velocidades (150 MB/s, no padrão SATA normal e 300 MB/s no SATA II), ele é praticamente imune a ruídos, o que explica sua adoção como padrão da maioria dos computadores atuais.

A tendência atual é que o PATA desapareça a medida que dispositivos desse padrão saem do mercado e suas versões para o padrão SATA ganhem espaço. Vale lembrar que um dos poucos sinais do PATA atualmente estão em algumas placas-mãe que ainda trazem conectores IDE para usuários que tem discos antigos possam acessá-los, tirando isso, colocar um equipamento IDE em um computador moderno irá simplesmente torná-lo mais lento, ou seja, não traz nenhum benefício prático. Diante disso, atualmente é altamente recomendável comprar apenas dispositivos SATA.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigo
    2014-08-07T21:15:08

    O Meu é Sata :)

  • Claudio Reis
    2013-07-10T10:51:51

    Apenas gostaria de ressaltar que tanto o PATA quanto o SATA são Interface IDE. As pessoas costumam a chamar o PATA de IDE e SATA de SATA. Mas os dois são IDE.

  • Roberto Oliveira
    2012-11-06T14:21:52

    E cada vez mais velozes...