Fabricantes

29/12/2012 08h00 - Atualizado em 29/12/2012 08h00

Conheça as principais inovações da Nasa apresentadas em 2012

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Desde que foi criada, em 1958, a NASA tem o objetivo de fazer pesquisas espaciais. Trabalhando em conjunto com empresas privadas, a agência busca registrar patentes que beneficiem todo o mundo – seja na área da tecnologia, da saúde e até do entretenimento. E no ano de 2012 não foi diferente. Entre muitas inovações, a NASA criou de robô controlado por Kinect a aplicativo para mostrar imagens de Marte no Android e iPhone. O Techtudo escolheu 5 inovações que estão entre as principais desenvolvidas ao longo do ano. Confira!

App Mars Image envia imagens do espaço para dispositivos com Android ou iOS (Foto: Divulgação)Fotos do espaço para celulares (Foto: Divulgação)

Aplicativo Mars Images

Logo no início do ano, a NASA desenvolveu um aplicativo para usuários de dispositivos móveis acompanharem imagens feitas diretamente de Marte. Nomeado “Mars Images”, o app também exibe fotos antigas que a Opportunity (sonda que transmite dados do planeta vermelho) já enviou à Terra. 

Assim que o nosso planeta recebe as imagens da Opportunit, o aplicativo é atualizado. Para o futuro, quem sabe poderemos visualizar vídeos diretamente de planeta vermelho?

All-Terrain Hex-Limbed Extra-Terrestrial Explorer

A agência apresentou o All-Terrain Hex-Limbed Extra-Terrestrial Explorer, seu "robô atleta" em fevereiro. Ele é controlado pelo sistema de reconhecimento de movimentos utilizado pela Microsoft no Xbox 360, o Kinect. Com doze olhos e seis pernas o robô tem uma visão panorâmica ou em três dimensões pelos lugares por onde passar, além de escavadeiras em suas extremidades.

Ele foi criado com o objetivo de acessar qualquer terreno esburacado ou áreas de difícil acesso como a Lua, Marte e asteroides. O All-Terrain pesa 25% a menos que um veículo espacial tradicional e não precisa ser controlado por um especialista, o que facilita a sua operação.

All-Terrain é o robô de doze olhos controlado pelo Kinect (Foto:Divulgação)All-Terrain é o robô de doze olhos controlado pelo Kinect (Foto:Divulgação)

Robo-Glove

A NASA anunciou sua luva robô, a Robo-Glove, capaz de aumentar a força das mão. O dispositivo é também uma tentativa de reduzir o esforço e o risco de lesões consequentes de movimentos repetitivos.

Robo-Grove é a luva criada pela NASA para diminuir lesões nas mãos dos astronautas (Foto: Divulgação) (Foto: Robo-Grove é a luva criada pela NASA para diminuir lesões nas mãos dos astronautas (Foto: Divulgação))Robo-Glove aumenta a força das
mãos dos astronautas (Foto: Divulgação)

A luva robô foi criada pela NASA em parceria com a GM, durante cinco anos, para servir de acessório em tarefas relacionadas à manutenção do complexo orbital, além de diminuir o cansaço dos astronautas nas funções de reparos na Estação.

Exoesqueleto X1

Você já imaginou se os astronautas sentem incômodos musculares quando estão em missões espaciais? Ainda preocupada com o bem-estar físico de seus profissionais, a NASA anunciou mais um dispositivo para os tripulantes de suas aeronaves. O exoesqueleto X1 foi apresentado em outubro para os astronautas fazerem exercícios físicos no espaço.

Em razão da longa permanência, em gravidade zero no espaço, os músculos enfraquecem, dificultando que o astronauta fique até mesmo em pé ao retornar à Terra. O exoesqueleto X1 é composto por quatro motores elétricos que ficam na altura das costelas e joelhos, o que facilita os movimentos dos profissionais no espaço.

Exoesqueleto foi criado para que astronautas mantenham boa postura (Foto: Divulgação)Exoesqueleto foi criado para que astronautas mantenham boa postura (Foto: Divulgação)

Primeira Internet Interplanetária

Acessar a Internet, nos dias de hoje, já é possível até de dentro de um avião. Sendo assim, por que não testar o acesso a web diretamente do espaço? A primeira internet interplanetária desenvolvida pela NASA foi um sucesso. Na experiência, um astronauta enviou comandos, via rede, para um robô localizado na sede da agência espacial européia, na Alemanha, a ESA.

Apesar das radiações presentes no espaço que interferem o sinal de transmissão, a NASA criou o protocolo DNT (sigla em inglês para Protocolo de Rede Tolerante à Interrupção) que serve, por exemplo, como base para a transmissão de dados entre a Terra e Marte. Contudo, o protocolo ainda é lento e a conexão entre Estação Espacial e Terra ocorreu com velocidade de 1,42 KB/s. Resta aguardar parcerias e financiamento privado para aquisição de novos satélites retransmissores dos sinais.

 NASA criou o conceito de primeira internet interplanetária (Foto: Divulgação) (Foto:  NASA criou o conceito de primeira internet interplanetária (Foto: Divulgação)) NASA criou o conceito de primeira internet interplanetária (Foto: Divulgação)

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares