Programações

06/12/2012 12h04 - Atualizado em 06/12/2012 12h04

Entenda o que é Joomla e aprenda a usar o sistema de gestão de sites

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Hoje, a grande dificuldade de quem pensa em ter um site não é somente sua criação, mas também a manutenção. Uma das formas simples de não ficar tão dependente de um administrador é usando um sistema CMS. O Joomla! é um desses Content Management System, ou gerenciador de conteúdos dinâmicos, mais eficientes da atualidade.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Logo do Joomla! (Foto: Divulgação)Logo do Joomla! (Foto: Divulgação)

O sistema - organizado por design, programação e conteúdo -, possibilita a criação de sites das mais variadas formas, totalmente customizados. Como o Joomla! é um CSM de código aberto (trabalho colaborativo), existem milhares de templates (gratuitos e pagos) disponíveis no mercado, o que garante que você consiga criar sua própria página, sem grandes problemas usando um layout profissional e personalizado para seu negócio.

exemplo de site em joomlaExemplo de site no Joomla! (Foto: Reprodução/Joomla)

A grande sacada do Joomla! são suas diversas extensões, componentes e traduções, disponíveis na maioria das vezes gratuitamente e quando pagas com valor muito atrativo. O sistema é desenvolvido em PHP, pode ser iniciado no servidor Web Apache ou IIS e sua base de dados é a MySQL.

Criação de sites em Joomla!

Primeiramente, você deve acessar o site joomla.org, página oficial do projeto e baixar o aplicativo atualizado. Ele vem em inglês porém, há pacotes de tradução para o português que podem ser instalados. A seguir, você deve criar um banco de dados MySQL e associar com seu nome de usuário no Joomla!. Feito isso, você terá que enviar os arquivos para o servidor web utilizando um FTP (como o FileZilla).

Ao finalizar o processo, a administração do seu site será feita através de uma página de Internet (independente se você estiver administrando localmente ou se o website já estiver no ar). Por ela são feitas as inserções de pacotes, componentes, módulos, plugins e alterações em geral no site tanto quanto em conteúdos.

Painel de controle do Joomla! (Foto: Reprodução/Joomla)Painel de controle do Joomla! (Foto: Reprodução/Joomla)

Como os desenvolvedores Joomla! são uma comunidade extremamente unida ao redor de todo mundo, isso oferece garantia de suporte para pessoas físicas ou empresas que decidam adotar o sistema como sua plataforma de CMS.

Tem alguma dúvida sobre o Joomla? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Miranda
    2017-02-11T13:57:52

    Está na hora de atualizar as imagens deste conteúdo!!

  • Allyson Santos
    2012-12-08T14:57:49

    É verdade amigo William Martins, poderia ser a imagen do Joomla 3.0, ou a bem anterior que é bem utilizada ainda, que é a versão 1.5, mais ficou bem legal mesmo o artigo deste CMS que é bem usado por maioria do Webdesigner, o bicho é bom mesmo, apanhei para apreder, mais agora eu que dou uma surra nele, kkk.

  • Fernando Trindade
    2014-07-28T19:11:58

    Boa Noite!!! pessoal estou com um site de anuncio construído na plataforma joomla só que não sei usar alguém sabe me indicar um curso de como operar essa plataforma? obrigado!!!

  • William Martins
    2012-12-08T11:21:23  

    O artigo ficou bacana, mas a foto do painel de controle, poderia ser a do Joomla 3.0. Ela está muito mais bonita e essa foto é o Joomla 1.0.

    recentes

    populares

    • William Martins
      2012-12-08T11:21:23  

      a foto parece ser do Joomla 3.0 sim, mas com outro layout do painel de administração.

  • Marcio Marçal
    2013-08-18T13:22:13

    Mt bom falar sobre o Joomla. Mas usar a imagem do J!1.0 é tenso... pq n usaram o joomla 3.x para ilustrar o post?