30/01/2013 19h29 - Atualizado em 03/02/2013 09h58

Firefox OS é testado na Campus Party Brasil, mas lançamento segue mistério

Nick Ellis
por
Da Campus Party

O novo sistema operacional móvel Firefox OS, da Mozilla, está sendo exibido pela Telefônica na Campus Party 2013, evento que acontece em São Paulo. Instalado em um protótipo produzido pela empresa europeia Geeksphone, o TechTudo teve a oportunidade de testar o aparelho e algumas de suas funcionalidades nessa quarta-feira (30).

Confira a galeria de fotos da Campus Party 2013 no TechTudo

O primeiro smartphone com o novo sistema deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, mas a data de lançamento ainda não foi divulgada. O seu preço final também não foi definido, mas a estratégia de lançamento do Firefox OS é a de oferecer todos os benefícios de um smartphone com um valor mais acessível - ou seja, bem menos que as plataformas que lideram o mercado brasileiro.

Protótipo do smartphone com Firefox OS que está sendo distribuído para desenvolvedores (Foto: Nick Ellis/TechTudo)Protótipo do Firefox OS que está sendo distribuído para desenvolvedores (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

Sobre a disponibilidade de aplicativos, a Telefônica/Vivo pretende oferecer os principais apps do Google Play e da AppStore. Para isto, a empresa já começou a distribuir alguns protótipos do telefone para desenvolvedores no Hackton, evento para os programadores que acontece no próximo sábado (02/02) dentro da Campus Party.

O protótipo para desenvolvedores não tem conectividade 4G, mas existe a possibilidade deste recurso ser implementado até a data de lançamento. A Mozilla está lançando uma nova versão do sistema praticamente todos os dias, atualizada via 3G ou Wi-Fi.

Firefox OS em ação (Foto: Nick Ellis/TechTudo)Firefox OS em ação (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

“Nosso objetivo na Campus Party é transformar os campuseiros em verdadeiros embaixadores do sistema”, contou Rodrigo Silva-Ramos y Pidal, CEO e co-fundador da Geeksphone.

A quantidade de desenvolvedores é outro trunfo do sistema móvel da Mozilla. “O iOS tem 100 mil desenvolvedores no mundo, e o Android cerca de 450 mil, mas o HTML tem mais de 8 milhões de programadores, que podem escrever aplicativos para o Firefox OS. O papel dos desenvolvedores é muito importante. No momento, temos duas grandes lojas de aplicativos móveis, mas temos o potencial de criar muitas outras”, completou.

Protótipo do smartphone com Firefox OS (Foto: Nick Ellis/TechTudo)Protótipo do smartphone com Firefox OS (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

O sistema é muito mais leve do que os concorrentes, o que significa que ele não precisa de um hardware tão poderoso para oferecer a mesma experiência de uso. Este é o motivo para a duração da bateria ser um dos destaques do Firefox OS, com previsão de aguentar até 48 horas de uso. Em um teste rápido, o smartphone se saiu muito bem, com uma resposta rápida e bom desempenho. Além disso, ele é uma alternativa interessante, que estará disponível em breve no mercado a um custo acessível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reynald Oliveira
    2013-02-01T13:12:48

    quem vai comprar isso aí?? com tantas novidades como o WP8, Blackberry 10 e Ubuntu Mobile as pessoas vão optar por um Firefox OS??? sistema ruidaçooo... fraco de mais... como disse o Joaquim Machado... já nasceu anêmico... ¬_¬

  • Wesley Pinheiro
    2013-01-31T14:27:22

    A briga vai ficar mais acirrada pois é aguardado uma versão móvel do Ubuntu.

  • Dennis Nascimento
    2013-01-31T14:26:11

    Não é querendo ser chato mas deveriam ao menos trabalhar por uma inferface mais original, esse visual tá parecendo mais um launcher personalizado do Android.

  • Weslley Damasio
    2013-01-31T13:44:38

    EU QUERO UM. Gostei.

  • Andre Candido
    2013-01-31T07:01:21

    Que lixo !

  • Oto Neto
    2013-01-31T02:15:23

    o design do SO está horrível...

  • Fernando Motta
    2013-01-31T16:23:49

    O Firefox revolucionou o mercado de navegadores nos anos 2000. Até então, estava todo mundo preso ao Internet Explorer e a Mozilla, mesmo não tendo alcançado o topo, fez com que todos os navegadores fossem reavaliados. Isso nos trouxe uma melhora muito significativa na experiência de navegar na web, seja na questão da segurança, na possibilidade de usar plugins e até mesmo na velocidade de navegação. Se a Mozilla se dedicar em fazer algo diferente com o Firefox SO assim como fez com seu navegador, tenho certeza de que o mundo dos smartphones ganhará muito com isso.