O novo sistema operacional móvel Firefox OS, da Mozilla, está sendo exibido pela Telefônica na Campus Party 2013, evento que acontece em São Paulo. Instalado em um protótipo produzido pela empresa europeia Geeksphone, o TechTudo teve a oportunidade de testar o aparelho e algumas de suas funcionalidades nessa quarta-feira (30).
Confira a galeria de fotos da Campus Party 2013 no TechTudo
O primeiro smartphone com o novo sistema deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, mas a data de lançamento ainda não foi divulgada. O seu preço final também não foi definido, mas a estratégia de lançamento do Firefox OS é a de oferecer todos os benefícios de um smartphone com um valor mais acessível - ou seja, bem menos que as plataformas que lideram o mercado brasileiro.

Sobre a disponibilidade de aplicativos, a Telefônica/Vivo pretende oferecer os principais apps do Google Play e da AppStore. Para isto, a empresa já começou a distribuir alguns protótipos do telefone para desenvolvedores no Hackton, evento para os programadores que acontece no próximo sábado (02/02) dentro da Campus Party.
O protótipo para desenvolvedores não tem conectividade 4G, mas existe a possibilidade deste recurso ser implementado até a data de lançamento. A Mozilla está lançando uma nova versão do sistema praticamente todos os dias, atualizada via 3G ou Wi-Fi.

“Nosso objetivo na Campus Party é transformar os campuseiros em verdadeiros embaixadores do sistema”, contou Rodrigo Silva-Ramos y Pidal, CEO e co-fundador da Geeksphone.
A quantidade de desenvolvedores é outro trunfo do sistema móvel da Mozilla. “O iOS tem 100 mil desenvolvedores no mundo, e o Android cerca de 450 mil, mas o HTML tem mais de 8 milhões de programadores, que podem escrever aplicativos para o Firefox OS. O papel dos desenvolvedores é muito importante. No momento, temos duas grandes lojas de aplicativos móveis, mas temos o potencial de criar muitas outras”, completou.

O sistema é muito mais leve do que os concorrentes, o que significa que ele não precisa de um hardware tão poderoso para oferecer a mesma experiência de uso. Este é o motivo para a duração da bateria ser um dos destaques do Firefox OS, com previsão de aguentar até 48 horas de uso. Em um teste rápido, o smartphone se saiu muito bem, com uma resposta rápida e bom desempenho. Além disso, ele é uma alternativa interessante, que estará disponível em breve no mercado a um custo acessível.