Celular

31/01/2013 09h10 - Atualizado em 31/01/2013 14h36

BlackBerry Z10 faz frente aos rivais iPhone 5 e Galaxy S3? Descubra

Elson de Souza
por
Da redação

A fabricante RIM - agora chamada de BlackBerry - apresentou na última quarta-feira (30) seu novo sistema operacional, o BlackBerry 10, representado pelos novos smartphones Z10 e Q10. O primeiro é apontado como o carro-chefe da fabricante para enfrentar concorrentes como o iPhone 5 e o Galaxy S3. Mas será que o novo smartphone terá armas suficientes para reconquistar espaço no mercado? Confira abaixo uma comparação dos modelos:

BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)

Hardware

O BlackBerry Z10, principal modelo da companhia canadense, conta com um processador dual-core de 1.5 GHz, que deve garantir um desempenho geral bem próximo ao do iPhone 5, que possui um chip dual-core de 1.2 Ghz. Entretanto, o novo smartphone da RIM não tem munição para enfrentar o Samsung Exynos quad-core de 1.4 GHz, presente no Galaxy S3. Já no quesito memória RAM, o Z10 tem 2 GB, superando o S3 e o iPhone 5, com apenas 1 GB.

Na prática, porém, o Z10 não dependerá somente da potência do seu hardware para ter um desempenho à altura dos rivais, mas também das exigências do seu sistema operacional. Ou seja, o BlackBerry 10 precisará ser fluído como o iOS e o Android 4.1 Jelly Bean para ser realmente um concorrente de peso.

Em matéria de memória interna, o BlackBerry Z10 conta com 16 GB de espaço de armazenamento, a mesma capacidade dos modelos mais básicos do iPhone 5 e do Galaxy S3, mas com suporte a cartões microSD de até 32 GB.

A comparação entre as baterias dos aparelhos não diz muita coisa, já que o tamanho do componente muitas vezes é compensado por uma tela "econômica" ou um hardware que exige pouca energia para rodar. Porém, no quesito tamanho, a bateria de 1800 mAh do BlackBerry Z10 é bem equilibrada, sendo um pouco menor que a do S3 (2100 mAh) e maior que a do iPhone (1440 mAh).

Completam as especificações do aparelho o suporte à rede 4G (LTE), Bluetooth 4.0 e NFC.

A RIM vai conseguir se reerguer com o BlackBerry 10? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Tela

O BlackBerry Z10 tem tela de 4.2 polegadas com resolução de 1280 x 768 pixels e densidade de 356 ppi. O display do novo smartphone possui tamanho e resolução ligeiramente maiores do que o iPhone 5, que tem 4 polegadas e densidade de 326 ppi. Além disso, o smartphone também será um páreo duro para o Galaxy S3, que possui tela de 4.8 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels (306 ppi).

Câmera

O BlackBerry Z10 terá câmera similar às do iPhone 5 e do Galaxy S3 (Foto: Reprodução /Tinhte.vn)O BlackBerry Z10 terá câmera similar às do iPhone
5 e do Galaxy S3 (Foto: Reprodução/Tinhte.vn)

No quesito fotografia e gravação de vídeos, há um empate técnico entre os smartphones. O novo BlackBerry Z10 possui câmera traseira de 8 MP, com flash LED e gravação em Full HD (1080p) a 30 fps, características muito próximas às dos concorrentes. O smartphone da antiga RIM possui ainda câmera frontal de 2 MP, com resolução HD, para a realização de chamadas de vídeo.

Sistema

Os engenheiros da RIM, ao apresentar o novo sistema, deixaram claro que ele possui uma usabilidade muito limpa e fácil, com uma estrutura pensada para que o usuário controle o aparelho usando só uma das mãos. Assim, os novos aparelhos não precisam de botões físicos para funcionar: qualquer tarefa pode ser feita apenas com movimentos a partir da borda da tela do smartphone.

Além disso, entre as grandes armas do novo BB10 está sua interface reformulada, com foco na usabilidade e a já conhecida segurança de informações, grande atrativo para clientes corporativos.

E quem acha que o BB10 vai demorar a ter uma grande biblioteca de aplicativos, se engana: o sistema já conta com cerca de 70 mil apps, incluindo alguns dos principais, como Twitter e Facebook. A loja BlackBerry World, além dos programas, ainda vende filmes e músicas.

  BlackBerry Z10 iPhone 5 Galaxy S3
 
BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)

 

iPhone 5 (Foto: Divulgação)
Galaxy S3 (Foto: Divulgação)
Sistema operacional: BlackBerry 10 iOS 6 Android 4.0 (atualizável para 4.1.2)
Tela: 4,2 polegadas (1280 x 768 pixels) 4 polegadas (640 x 1136 pixels) 4,8 polegadas (720 x 1280 pixels)
Processador: Qualcomm Snapdragon dual-core de 1.5 GHz Apple A6 dual-core de 1.2 GHz Samsung Exynos quad-core de 1.4 GHz
Memória RAM: 2 GB 1 GB 2 GB
Capacidade de armazenamento: 16 GB (expansível com cartãoSD de até 32 GB) 16, 32 e 64 GB 16, 32 e 64 GB (expansível com cartãoSD de até 32 GB)
Câmera principal: 8 megapixels 8 megapixels 8 megapixels
Bateria: 1800 mAh 1440 mAh 2100 mAh
Conectividades: Wi-Fi, 3G, 4G, Bluetooth 4.0 e NFC Wi-Fi, 3G, 4G e Bluetooth 4.0 Wi-Fi, 3G, 4G, Bluetooth 4.0 e NFC
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Pessoa
    2013-01-31T10:00:35  

    Eu achei um dos mais bonitos ja lançados,e suas configurações são muito boas,quem sabe a empresa seja a primeira a vender produtos por preços justos no Brasil.

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-01-31T10:00:35  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Sandro Oliveira
    2013-01-31T11:07:56

    Demais o aparelho.. Se eles quiserem emplacar de vez, só por ele a um preço mais em conta, mas certamente vira a uns 2 mil.. ai n tem jeito, a modinha smp prevalecerá e quem tiver 2 mil pra dar num tel, vai dar no iphone

  • Saulo Brito
    2013-01-31T10:22:35  

    Divergência na matéria e o quadro: Já no quesito memória RAM, o Z10 tem os mesmos 2 GB do S3, contra 1 GB do smartphone da Apple.

    recentes

    populares

    • Saulo Brito
      2013-01-31T10:22:35  

      S3 tem 1 GB, O único Samsung com 2 GB é o Galaxy note 2.

  • Joel Teixeira
    2013-01-31T10:21:07  

    Nossa quanta generosidade com o iPhone 5... Esse modelo com 2GB RAM e slot de cartão foi produzido exclusivamente para o techtudo? #FAIL

    recentes

    populares

    • Joel Teixeira
      2013-01-31T10:21:07  

      Estagiário detect

  • Joel Teixeira
    2013-01-31T10:16:32

    Assisti a um excelente review sobre o Z10 ontem e, devo confessar, impressionante. Ponto para a BlackBerry ao garantir compatibilidade com aplicativos Android, esse será um diferencial a eventuais usuários da plataforma que tenham interesse em migrar. Quanto a mim, estou muito satisfeito com meu Galaxy Nexus e esperando a chegada do Zperia ZQ ou Galaxy S4 para o upgrade.

  • Tiago Aráujo
    2013-01-31T09:51:46

    Pra mim o Z10 é o melhor :D.

  • G Marques
    2013-01-31T12:30:15

    Tá TOP! Gostei bastante. Parabéns a BlackBerry!

  • Ronaldo Ramires
    2013-01-31T12:09:59  

    Sem botões fisicos ? Eu sei o que é isso desde 2011... Sorry boys.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ramires
      2013-01-31T12:09:59  

      Meu BB Storm não tem botão físico! E é de antes de 2001! Sorry Ronaldo!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ramires
      2013-01-31T12:09:59  

      *2011

  • Ronaldo Ramires
    2013-01-31T12:08:24

    " Além disso, o smartphone também será um páreo duro para o Galaxy S3" . Desculpe, o S3 não tem a minima chance nem contra o meu nokia n9, quiça contra o BB10.

  • Mauricio Oliveira
    2013-01-31T11:48:50  

    Acho que cometeram alguns erros na matéria! o S3 conta com 7 tipos de configurações diferentes em todo o mundo, no Brasil por exemplo, ele vem equipado com um processador quad-core e com 1 ghz de memória ram, já na maior parte dos EUA, ele vem com processador dual core e com 2 ghz de memória ram.

    recentes

    populares

    • Mauricio Oliveira
      2013-01-31T11:48:50  

      1 ,2 Ghz de memoria ram?? tem alguma coisa errada ai...rsrsrs

    recentes

    populares

    • Mauricio Oliveira
      2013-01-31T11:48:50  

      Mauricio, GHz significa gigahertz, o que voce quer dizer e' GB (gigabyte).

  • Rosane Araujo
    2013-01-31T11:45:26  

    Acho muito legal esses telefones com um monte de aplicativos. Mas para falar mesmo deixam muito a desejar. Nenhum deles pega no meu sítio, só um modelo bem antigo da Motorolla dá sinal no local. Precisam criar celulares com uma maior capacidade de sinal, podendo-se usar mesmo numa distância maior das antenas das operadoras.

    recentes

    populares

    • Rosane Araujo
      2013-01-31T11:45:26  

      Smartphones hoje em dia viraram brinquedos multimídia, players com o plus de fazer e atender ligações. Há um tempo eu vejo uma infantilização causada pela internet (memes, adultos viciados em games, cosplayers, campus party etc) e os smartphones não fogem à regra, focam muito mais nos jogos, sistemas operacionais megacoloridos, milhões de apps somente para brincar com as funções dos aparelhos etc. Usar de modo sério um telefone, comprar um smartphone mais caro apenas se precisar (ou se for usuário corporativo), ficaram no passado. Agora tudo é uma grande brincadeira infantil. marcelodsb()gmail

  • Monsenhor Razão
    2013-01-31T11:41:54

    vem pra brigar contra o Iphone no ambiente corporativo... Se subsidiar alguns aparelhos para empresas grandes pode vir a ressuscitar e emplacar uma nova modinha para usuários cansados de ios e android! Boa sorte! A concorr~encia já está bem forte e caminhando bem rápido mas sempre é bom um sistema a mais pra contribuir com novas idéias!

  • Emerson
    2013-01-31T11:25:10  

    sera que esse black berry vai vingar? não vai ser mais um sistema operacional morto? tinha que colocar android nele que ja esta a muito gtempo no mercado e não inventar um,vai fica tipo windows phone que tem tipo programas kkk

    recentes

    populares

    • Emerson
      2013-01-31T11:25:10  

      O BB sempre foi voltado ao ambiente corporativo. E nesse nicho o sistema BB é muito bem vindo. Colocar o sistema android ao meu ver seria o meior erro pois aí sim seriam completamente inferiores ao samsung, sony, htc, etc.... O que tem de melhor no iphone em comparação ao S3 é o IOS no hardware ele perde feio! Esse é o caminho q a BB quer seguir. Se for spo apostando em herdware qualquer empresa chinesa e coreana supera fácil... Mas no SO próprio diferenciado e mais seguro que já existiu ela não vai enfrentar nenhuma samsung da vida...

  • Paulo Souza
    2013-01-31T11:18:04  

    Iphone 5 com 2GB DE RAM ? Com EXPANSÃO PARA MEMÓRIA? Como assim ? Será que esse é um "HIPHONE" que eles usaram pro comparativo ? kkkkkkkkkkkkk ... deve ter sido algum applefag que fez a matéria.

    recentes

    populares

    • Paulo Souza
      2013-01-31T11:18:04  

      deve ser o hiphone mesmo tem ate tv digital dual chip que o ihpone nÃO TEM kkk

  • Hackingtoolz
    2013-01-31T12:52:23

    Parabéns a BlackBerry tava com vontade de comprar o nexus 4 mas se vier primeiro certeza pegarei BlackBerry Z10

  • Paulo Jr
    2013-03-31T16:58:30

    Ja tive um curve, um storm e agora tenho um torch... sou formado em computaçao, sei das qualidades do sistema android e ios, ja tive um iphone e nunca tive um movel com android e nao pretendo ter um tao cedo... pretendo ter o BB10 o mais breve possivel. Soh quem tem um BB, sabe o que e ter um BB!

  • Miguel Neto
    2013-02-16T13:25:56

    Blackberry é celular de empresario!

  • Ariney Senegato
    2013-02-10T23:19:54

    Eduardo realmente disse tudo e está certo! mas eu resumo dizendo...existem celulares de meninos e papagaios de facebook e existe uma marca de celular de homem, (veja que enfatizei EXISTE UMA MARCA) e essa marca se chama blackberry. não existe um celular melhor que o blackberry.

  • Eduardo Fontes
    2013-02-08T19:09:56

    Os comentários são de pessoas que fizeram uma escolha: iPhone ou S3. É muito normal ter essas reações, tudo para não aceitar que existe algo melhor do que você tem na mão. Se você segurar por 5 minutos um Blackberry Z10 na mão, vai perceber o verdadeiro significado do termo "keep moving" e "mobile computing". O melhor smartphone é aquele que você se sente bem. Agora, existe um sistema que faz você fazer tudo mais rápido e mais bonito. Chama-se Blackberry 10.

  • Nathan Castro
    2013-02-03T10:53:22

    "já conta com cerca de 70 mil apps, incluindo alguns dos principais, como Twitter e Facebook" Esses são os principais? Então tá né...

  • Richard Lopes
    2013-02-02T15:39:13

    ta e o sitemam operacional falido e nem se quer ultilazado com plena fluencia aqui no brasil vai ter uma store com aplicativos de qualidade que possa ser ultilizado ou so vale para inglaterra

  • Laize Santos
    2013-02-02T05:10:30

    Lembrando que celular pra mim é só pra acessar as redes sociais e em último caso fazer ligação heuehue .. Pra depois não virem me xingar pelo que falei aí embaixo, não ligo pra jogos, pra com que rapidez o aparelho roda, nada disso, acho bonitinho e acessível, já foi

  • Rodrigo Pereira
    2013-02-04T10:51:00

    techtudo se superando em matérias com conteudo duvidoso, COMO PODE FALAR QUE A CAMERA É IGUAL DO IPHONE 5 E S3, se já fizeram um teste e comparativo e viu que a camera é um lixo... lamentavel... tao ganhando em cima é?!

  • Juliana Maia
    2013-02-03T12:17:32

    ?

  • Laize Santos