06/01/2013 08h10 - Atualizado em 06/01/2013 08h10

Guia de vendas: como se livrar dos gadgets velhos usando a Internet

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Com o fim das festas de fim de ano e já com todos os presentes recebidos, muita gente começa a se perguntar: o que fazer com aquele gadget antigo? Se você ganhou um novo eletrônico e não sabe como se livrar do antigo, a melhor opção é vendê-lo. Assim, quem sabe, você até garante um extra para um novo presente. Para ajuda-lo a encontrar compradores para o que você não quer mais, trouxemos alguns dos sites mais badalados quando o assunto é "vender pela internet". Porém, é claro que não poderíamos deixar de ter algumas novidades e serviços grátis que vão dar ainda mais visibilidade para seus produtos.

- Mercado Livre

Quando se fala em vender pela web o Mercado Livre é figura certa. Um dos maiores sites de compra e venda da América Latina, o serviço é também um dos sites mais acessados do Brasil. Por lá se faz milhares de negócios todos os dias, e é muito fácil divulgar e anunciar produtos. Porém, vender um produto por lá pode não ser tão fácil assim, especialmente para os marinheiros de primeira viagem.

Mercado Livre - Um dos maiores sites do paísMercado Livre - Um dos maiores sites do país (Foto: Reprodução)

Devido ao grande volume de negócios diários, é importante ter um perfil com um bom histórico de vendas. Assim você conseguirá conquistar a confiança do comprador mais facilmente. Por este motivo, caso seja a sua primeira vez como vendedor, preocupe-se em fornecer o máximo de detalhes e informações aos compradores, para que eles se sintam confiantes em fechar negócio.

- OLX

O OLX é um dos maiores sites de classificados online do país. Com operação em todos os estados, é possível vender e anunciar de tudo. Ao entrar no site basta clicar em “Publicar anúncio grátis” e escolher a categoria do gadget que você quer anunciar. Feito isso, cadastre o modelo, marca e especificações. Não se esqueça das fotos e informações contato, para poder fechar negócio com os interessados.

Comprou seu primeiro smartphone? Qual foi o modelo? Compartilhe seu presente no fórum

Depois de anunciar, fique de olho em seu email e conta no OLX. É possível que interessados entrem em contato com você. Responder o mais rápido possível às perguntas dos possíveis compradores é uma forma de passar segurança e permitir que ele se decida rapidamente a fechar negócio. Para facilitar ainda mais, a OLX oferece aplicativos para smartphones. Assim, você pode vender ou comprar em qualquer lugar.

Venda de tudo no OLXVenda de tudo no OLX (Foto: Divulgação)

- Enjoei

Com uma pegada divertida e muita animação, o Enjoei é uma ótima plataforma para vender justamente o que você já enjoou e quer vender. Vale de ursinho de pelúcia a iPhone - uma grande variedade de itens podem ser adquiridos pelo site. De acordo com Tiê Lima, sócio e co-fundador do Enjoei, “em nosso site os produtos não possuem descrições técnicas apenas, e sim uma história, assim como na vida. No fim, mais do que vender ou comprar, todos querem participar.”

Para vender é simples. Acesse a área de vendedores do Enjoei, faça seu cadastro e envie o produto. Depois de passar por uma curadoria, o produto pode ou não entrar no site. Por isso, capriche nas informações e imagens. No caso do Enjoei, vale lembrar que é cobrada uma comissão sobre a venda. A taxa é de 20% sobre o valor do produto, mais R$ 2,15. Sendo assim, não se esqueça de inserir no cálculo de lucro as despesas com a comissão e frete, caso precise enviar o gadget pelos Correios.

Enjoou. Então vendaEnjoou. Então venda! (Foto: Reprodução)

- Kauplus

Você é daqueles que não sai do Facebook? Que tal vender o que você não precisa mais pela rede social? Com o Kauplus é possível montar uma loja dentro do Facebook e vender ou comprar. Você vai precisar de uma fan page e do aplicativo da loja. Depois disso, basta cadastrar os produtos na loja e começar a divulgar. Para conhecer melhor o Kauplus, leia o artigo “O que é e como usar o Kauplus”.

Venda pelo FacebookVendendo suas coisas pelo Facebook (Foto: Reprodução)

Toda a operação é feita pelo Facebook, inclusive o pagamento. Você pode receber a grana no cartão de crédito, boleto, transferência, e até oferecer parcelamentos. A partir de um integrador de pagamentos, você e o comprador podem ficar tranquilos.

Cuidados

Ao vender pela web é importante tomar cuidado com questões de segurança. Não apenas no que diz respeito a fraudes financeiras, mas a sua segurança física. Caso marque um local com o comprador para entrega do produto, faça-o em um lugar movimentado e com segurança. Se possível, leve alguém com você, para inibir qualquer situação perigosa.

Caso você queira comprar pela web, certifique-se que o site ou vendedor é confiável, possui um bom histórico de venda e cumpre seus compromissos. O Procon-SP divulgou uma lista de sites e pessoas que devem ser evitadas nas compras online. Sendo assim, cuidado com preços muito baixos ou promessas. Tomando estas precauções, com certeza fechar negócio será muito mais tranquilo e seguro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Pedrozo
    2013-01-11T17:20:44

    Voces poderia fazer um artigo sobre o mercado livre. Sobre os milhoes que eles faturam, e mesmo assim nao ter nenhum serviço de SAC, tenho 0800, 4004, 011 nada, voce paga, e quando é roubado ou inabilitado nao tem a quem recorrer se não entrar na justiça