Celular

08/01/2013 14h07 - Atualizado em 08/01/2013 16h36

Testamos o Xperia Z, o novo top de linha da Sony

Léo Torres
por
Da CES 2013

Durante a coletiva da Sony na CES 2013 em Las Vegas, Estados Unidos, foi apresentado o novo modelo da linha de smartphones de empresa, o Xperia Z. Com hardware possante, Android Jelly Bean e uma série de acessórios de fácil cooperação, o celular tem tudo para se tornar um grande sucesso. O TechTudo testou o aparelho direto do evento.

Sucessor direto do Xperia S, o novo Xperia Z trouxe upgrades em todas as especificações. A tela, de 4.5 e HD, agora é uma FullHD de 5 polegadas. A câmera, antes de 12 MP, agora tem 13 MP. O modem, antes limitado ao 3G+, agora vem preparado para a nova geração 4G. E o coração do aparelho, que antes era equipado por um dual-core de 1,5 GHz e 1 GB de RAM, agora vem mais pulsante e poderoso com o quad-core da Snapdragon (o mesmo que equipa o Nexus 4, S4 Pro) e novos 2 GB de RAM.

Top de linha da Sony, Xperia Z pretende competir contra Galaxy S3 e iPhone 5. (Foto: TechTudo / Léo Torres)Top de linha da Sony, Xperia Z pretende competir contra Galaxy S3 e iPhone 5. (Foto: TechTudo / Léo Torres)

De tudo, é claro, o que mais impressiona é a nova tela. A densidade de 441 ppi não deixa nenhum resquício de pixel aos olhos, e é impressionante a reprodução das cores, o contraste e o brilho proporcionado pelo novo Mobile Bravia Engine 2. A sensação que se tem é tão marcante quanto a de alguém que acabou de descobrir as TVs FullHD.

Case de vidro do Xperia Z seria capaz de aguentar até três minutos em um mergulho.  (Foto: TechTudo / Léo Torres)Case de vidro do Xperia Z seria capaz de aguentar até três minutos na água. (Foto: TechTudo / Léo Torres)

Contornando o display, chama atenção também o novo case de vidro usado pela Sony. Resistente à água e à areia (capaz de aguentar até três minutos em um mergulho, como disseram) e com design unibody, o Xperia Z se mostrou eficaz para "disfarçar" as grandes proporções da tela e qualquer impressão de fragilidade. Pelo contrário: ele tem uma ótima pegada, assim como um acabamento sólido, apesar do pouco peso e espessura.

Já adaptado ao novo Android 4.1 (com upgrade prometido para o 4.2), o Xperia Z abandonou de vez qualquer resquício físico que indicasse os botões de voltar, menu e opções do sistema. Além disso a câmera frontal também ganhou um upgrade, de 1.3 MP para 2.2 MP, com qualidade HD. E outra boa notícia: além do conector infravermelho para usar o telefone como controle remoto nas televisões Sony, dessa vez a empresa deixou um espaço livre para cartões microSD.

Xperia Z usa NFC para o uso de acessórios portáteis. (Foto: TechTudo / Léo Torres)Xperia Z usa NFC para o uso de acessórios portáteis. (Foto: TechTudo / Léo Torres)

Na câmera, a Sony colocou seus novos sensores Exmor RS, que agora traz a função HDR (que ficou famosa no iPhone 4) para o vídeo. Há também o burst mode, capaz de tirar 10 fotos de 9 megapixels por segundo (que só para de tirar fotos quando você mandar).

Já na parte dos acessórios, a Sony ampliou a linha sincronizável por NFC e fez mais do que a Nokia: além das caixas de som (basta aproximar o celular para fazer a música tocar nele), lançou também fones de ouvido e media centers (um HD sem fio para você guardar mais músicas, vídeos e fotos) para o novo smartphone.

Por estar em exposição, não foi possível fazer testes prolongados, usando o 4G ou vendo o desempenho da bateria (de 2.330 mAh) ao longo do dia, assim como a qualidade da câmera em diferentes condições de luminosidade. Ainda assim, ao que parece, a Sony não está mais de brincadeira na disputa pelo topo do mercado. Apple e Samsung que se preparem.

*Colaborou Allan Melo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Reis
    2013-01-08T14:42:51

    É um PC ou um Smartphone kkkkk

  • Monsenhor Razão
    2013-01-08T14:58:42

    Baita celular!! Demorou pra sony acordar nos celulares. Só falta mudar esse nome q comercialmente é uma droga... Xperia u t z x ou sei lá mais oq.... Muito complicado atrair novos compradores q não estão familiarizados... Como uma pessoa q não conhece a linha vai saber qual o melhor? Acaba confundindo... Uma outra posta q daria um tremendo resultado seria liberar os jogos do ps vita pra esse smart tb a compatibilidade do dual shok 3 (controle do ps3) com ele! Ou um gadget bem fininho q se acoplaria a ele e traria os botões do ps vita deslizando por baixo no estilo xperia play.

  • Rogerio Oliveira
    2013-01-08T16:15:59

    Parece top mesmo, esperar para ver!

  • Andre Candido
    2013-01-08T16:37:51

    Mew....ja era fã da Sony, agora sou mais ainda......o Xperia Z eh muuiito top. To loko por um desses. Sony sempre melhor.

  • Gilton Júnior
    2013-03-11T13:51:29

    1GB DE RAM? (Risos) São 2 GB DE RAM!

  • Hugo Silva
    2013-03-02T09:40:31

    Cara o novo sistema Android 4.2 e muito bom já estou pensando em até trocar meu iphone 4s teve muitas melhorias fantástico muito rápido...

  • Joel Teixeira
    2013-01-17T05:11:36

    Acabei de trocar meu Galaxy Nexus (ou Galaxy X como é conhecido no Brasil) por um Xperia S e ainda estou em "transe" com a qualidade da tela e da câmera. Por mais que continue gostando da Samsung (tive o Nexus S, Galaxy S2, Galaxy Nexus) acho que vou passar um tempo longe da Samy e das telas Amoleds. O launcher da Sony foi a primeira UI que não me fez correr pra instalar um launcher alternativo como Nova Laucher, Go Laucher ou mesmo um mod como Cyanogen. Se o Xperia S me garantiu tanta satisfação... fico imaginando o potencial do Z. Fico triste apenas da Sony ter decidido trazer apenas o ZL.

  • Robert Araujo
    2013-01-13T01:27:03

    Fãboy logo a baixo ((((((((!O!)))))))))

  • Raphael Giannotti
    2013-01-09T14:16:05

    Pra mim, o Android tem que passar uma drástica mudança de visual. Já deu o que tinha que dar...

  • Márcio Kiss
    2013-01-09T13:03:04

    Sempre confiei nos produtos da SONY. Qualidade sempre foi seu forte. Tenho um micro system de 17 anos nunca deu problemas. Agora meu Galaxy S3 teve morte súbita. Samsung nunca mais !!!

  • Pedro Júnior
    2013-01-09T10:45:27

    SHOW DE APARELHO!

  • Bruno Paula
    2013-01-08T22:05:16

    o techtudo testou...sei...

  • Marco Martinez
    2013-01-08T21:39:12

    o que assusta é o tamanho do aparelho, apesar dele parecer tão grande quanto o S3...

  • Marcelo Silva
    2013-01-10T06:47:20

    SÓ DE TER ENTRADA PARA CARTÃO SD JÁ RESOLVEU O PROBLEMA.

  • Messias Leite
    2013-01-09T17:09:08

    Quando eu poder comprar um desses acima descrito - não será mas que uma sucata!

  • Oscar Castro
    2013-01-08T20:34:03

    Pelas as configurações! é o meu próximo. aguardaremos.

  • Ronilson Assunção
    2013-01-08T20:06:35

    Sou + Iphone

  • Wando Oliveira
    2013-01-08T18:50:40

    THC one X tá brincando né é Sony o resto é resto

  • Max Souto
    2013-01-08T18:34:30

    Quero ver o preço aqui pra brzada

  • Iago Luz
    2013-01-08T17:50:14

    poderia ter focado melhor o video mas o celular é top.

  • Angelo Santos
    2013-01-08T16:38:02

    Deve ser bom essa serie de novos celulares, mas a Sony deveria mudar essa serie Xperia ao invés de letras como j, t, x, y... por uns nomes legais!

  • Ronaldo
    2013-01-08T17:33:38  

    Agora é se preparar para trocar o meu Xperia S em um Z!!!

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2013-01-08T17:33:38  

      Sim Sim to pronto para trocar o meu tambem!

  • Silvio Moraes
    2013-01-08T17:16:44  

    Legal mas não superou o HTC One X!!!!!!!!!!! Não troco meu One X!!!

    recentes

    populares

    • Silvio Moraes
      2013-01-08T17:16:44  

      superou sim..você é que não quer admitir...ehehhe...só por ter entrada microsd o sony já dá uma superadinha nesse quesito que é muito importante para todos

  • Natanael Braga
    2013-01-08T17:42:24  

    pq insistem com apple....já eRa...o iphone5 seria a ultima opção de todos os modelos que foram lançados....HTC(ONE, X), LG(optimus G, Nexus 4), Samsung(S3, NOTE2) NOKIA(920)...alem do android evoluindo se tornando mais fluido que o IOS.... A APPLE JÁ ERA É SÓ MARKETING....

    recentes

    populares

    • Natanael Braga
      2013-01-08T17:42:24  

      vc está mexendo com a fé das pessoas..ehehe... o treco virou religião..tem seguidor...fanático...daqui a pouco tem terrorrista...ehehe

    recentes

    populares

    • Natanael Braga
      2013-01-08T17:42:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse povo só pode ser cego.. Apple já foi Apple! podem gostar o quanto quiserem, mas em pleno 2013 o cara dizer q o IPhone ainda é o melhor.. aff porfavor..

  • Marcel Cintra
    2013-01-08T14:50:45  

    Está muito bom para ser verdade. Vou esperar sair para ver como os canais mais especializados vão dizer sobre. Mas realmente, hardware para incomodar. Mas corre sério risco de cair no esquecimento quando lançar o Galaxy S4. Sony, coloca preço mais baixo nisso que vai vender.

    recentes

    populares

    • Marcel Cintra
      2013-01-08T14:50:45  

      Concordo, pois a Samsung não vai perder o posto tão facilmente, se bem que esse modelo top a prova d' agua, não vai ser lançado no Brasil, como sempre vem um modelo meia boca(ZQ), ponto negativo para a Sony, sabemos que a Sony lança produtos de qualidade, mas ultimamente tem pecado muito em Smartphones.