26/02/2013 11h06 - Atualizado em 26/02/2013 16h52

Entre filas e preços abusivos, MWC 2013 conecta tudo e promove boom do NFC

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2013

O Mobile World Congress (MWC 2013), realizado em Barcelona, Espanha, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, faz jus ao nome: é o maior evento de tecnologia e mobilidade do mundo. Mesmo com o frio inesperado de Barcelona - com temperaturas de até zero grau, sensação térmica negativa e até neve no final de semana anterior -, a presença maciça do público confirma que o MWC é um dos reguladores de tendência do setor. Gigantes como Sony, Huawei, Nokia, Samsung, HTC, HP, e muitas outras aproveitaram para trazer alguns de seus lançamentos do ano e apresentar as estratégias para o ano fiscal que começa.

A MWC apresenta grandes novidades do mundo de smartphones, tablets e outros eletrônicos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O MWC 2013 apresenta grandes novidades do mundo de smartphones, tablets e outros eletrônicos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Para o público, é uma ótima chance de conferir palestras com grandes nomes da indústria, testar os aparelhos mais poderosos do mundo e socializar nos halls entre os pavilhões - um dos pontos altos do MWC 2013, diga-se de passagem, afinal, são muitas "networking áreas". Ainda mais depois da mudança de casa, já que este ano a feira está na Fira Gran Via, não mais na Fira Barcelona. Com isso, agora são oito pavilhões com o melhor e mais importante do mundo de telefonia, celulares, tablets e tudo mais ligado à tecnologia móvel.

Máquinas de carregamento garantem segurança e energia para os gadgets dos participipantes (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Máquinas de carregamento garantem segurança e energia para os gadgets dos participipantes (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Entretanto, nem tudo são flores. Além do frio e do vento, quem veio ao primeiro dia do MWC 2013 enfrentou longas filas para almoçar ou mesmo lanchar. Os preços altíssimos também irritaram muitos dos frequentadores - prática muito comum no Brasil, aliás. O que prova que a política autoritária do lucro alto em pouco tempo não é exclusiva aos eventos em terras verde-amarelas. Afinal, 22 euros (cerca de R$ 60) por uma pequena porção de penne com molho de tomate, mais uma salada, uma pequena panacota e um refrigerante, está longe de ser justo.

Pequeno visor indica o nível de bateria dos gadgets (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Pequeno visor indica o nível de bateria dos gadgets (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas o que vem fazendo sucesso mesmo na feira são as máquinas de carregar celulares. Nada de novo, é claro, mas a praticidade encanta quem está desesperado para mandar uma mensagem ou conseguir fazer uma ligação urgente e foi traído pela bateria. São estruturas como armários ou caixas de correio, de metal, com chaves e dois cabos no interior de cada compartimento: um microUSB e um iOS. Desta forma, você pluga seu aparelho, tranca seu armário e vai dar uma volta com toda segurança. Fácil, rápido, seguro e simples.

Usuários podem colocar seus gadgets para carregar e trancar o armário (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Usuários podem colocar seus gadgets para carregar e trancar o armário (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O ano parece ser mesmo dos sistemas operacionais alternativos, como Mozilla OS, Ubuntu e Sailfish, além, é claro, do recurso de colectividade NFC, que está por todos os lados do MWC. Enquanto os primeiros causam um enorme buzz, disputando espaço com SOs intermediários e vacilantes, como o BlackBerry e o Windows Phone, a tecnologia de toque parece mesmo ter feito a cabeça da indústria.

Variedade de uso do NFC de smartphones é um dos pontos altos do MWC (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Uso do NFC de smartphones é um dos pontos altos do MWC (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A organização do evento, em parceria com operadoras locais, transformou o MWC em um enorme evento NFC, onde tudo se toca e se conecta - universo, aliás, ignorado apenas pela Apple, que transforma os usuários de iPhones e iPads em excluídos digitais.

O que esperar da próxima geração de smartphones? Confira a respostas dos usuários do Fórum do TechTudo!

A Sony também montou um painel com conectividade NFC (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)A Sony também montou um painel com conectividade NFC (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No geral, o primeiro dia do Mobile World Congress 2013 reservou muitas coisas interessantes para o mercado. Enquanto algumas das empresas parecem preferir claramente o evento europeu em detrimento da CES, em Las Vegas, outras seguem firme na disposição de apenas "comparecer", reservando seu melhor para eventos exclusivos. Mas a boa medida parece ter sido encontrada pela Samsung, que, em seu virtualmente infinito portfólio, sempre tira um coelho da cartola, apresentando um produto novo aonde quer que vá.

Agora é ver o que os próximos dias de MWC reservam.

Grandes fabricantes apresentam produtos no eventos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Grandes fabricantes apresentam produtos no evento (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jaison Antoniazzi
    2013-02-26T13:13:01

    "transformou o MWC em um enorme evento NFC, onde tudo se toca e se conecta - universo, aliás, ignorado apenas pela Apple, que transforma os usuários de iPhones e iPads em excluídos digitais"... Processo em 3...2...1 :D

  • Davi Monteiro
    2013-02-26T12:13:08

    Ahhhh pensei que iam esquecer de pagar pau pra Samsung antes de acabar o texto :D

  • Fabiano Silva
    2013-02-26T17:28:16  

    Hahahaha, é só falar a verdade sobre a apple e seu problema de conectividade que os fanboys ficam pirados hahahaha. O pior cego é aquele que não quer ver

    recentes

    populares

    • Fabiano Silva
      2013-02-26T17:28:16  

      +3 (não entendi o pq disso mas achei legal)

    recentes

    populares

    • Fabiano Silva
      2013-02-26T17:28:16  

      Bruno Alves, é usado o +1 para o Google Plus, rede social !

  • Alberto Castro
    2013-02-26T16:54:11  

    "...Apple, que transforma os usuários de iPhones e iPads em excluídos digitais." definitivamente essas caras desse site são contra a Apple. NFC ainda não se desenvolveu, ai por que motivo a Apple ia investir num NFC (bluetooth de baixa potencia)?

    recentes

    populares

    • Alberto Castro
      2013-02-26T16:54:11  

      Pelo contrário, cara. Muitos dos artigos são puxando o saco da Apple. E o que foi dito no texto é pura verdade. Ainda não embarcou de vez o NFC, sim, mas eu e meus amigos fazemos grande uso do Android Beam, que usa o NFC para transferencia de arquivos e informações.