Celular

14/03/2013 07h15 - Atualizado em 27/06/2013 16h45

Confira o que o Galaxy S4 precisa ter para superar seus concorrentes

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Samsung Galaxy S4 tem lançamento marcado para a próxima quinta (14), e é um dos produtos mais aguardados do ano. O novo celular top de linha da empresa sul-coreana tem nas costas a responsabilidade de manter a boa impressão causada pelo seu antecessor, o S3, considerado o melhor smartphone do mundo em 2012. E para fazer jus a toda esta expectativa, há algumas características que o gadget não pode deixar de ter.

Seria este o novo Galaxy S4? Os chineses dizem que sim (Foto: Reprodução/52Samsung) (Foto: Seria este o novo Galaxy S4? Os chineses dizem que sim (Foto: Reprodução/52Samsung))Suposto Galaxy S4 é revelado por site chinês (Foto: Reprodução/52Samsung)

Quem são os concorrentes?

O novo Galaxy é um dos smartphones de maiores destaque de 2013, mas outros modelos apresentados esse ano e no fim de 2012 aparecerão como bons rivais para a Samsung, além, claro, dos modelos que ainda virão este ano. O grande adversário, claro, é o iPhone. A Apple vai lançar o iPhone 5S, que deve ser semelhante ao 5, mas com hardware e câmera ainda melhores.

O novo Optimus G Pro da LG com sua tela enorme, o Lumia 920 e sua câmera, da Nokia, e o novo Sony Xperia ZQ, com display de alta qualidade, são outros nomes de peso no mercado, assim como o HTC One, aclamado por muitos como top do mercado, com tela de 4.7 polegadas 1080p, processador quad-core de 1.7 GHz e ótima câmera fotográfica.

Xperia Z e Optimus G Pro são dois dos concorrentes diretos do S4 (Foto: Divulgação)Optimus G Pro e Xperia Z são dois dos concorrentes diretos do Galaxy S4 (Foto: Divulgação)

Display grande e de alta definição

A tendência mundial dos smartphones atualmente é de telas cada vez maiores e com melhores resoluções. Até a Apple se rendeu e lançou o iPhone 5 com um display maior do que seus antecessores. A Samsung, que já tem o S3 com display de 4,8 polegadas, deve no mínimo manter este padrão. Os rumores dizem que o S4 terá 5 polegadas (4,99, pra ser mais exato): pouca diferença, mas mantém a “tradição”.

Se no tamanho da tela a Samsung não precisa mexer muito no S4 em comparação ao S3, na resolução, certamente, precisará melhorar muito. Afinal, a qualidade de imagem oferecida por alguns de seus principais concorrentes, como o próprio iPhone e até mesmo os novos high-ends de Nokia, Sony e LG são superiores. Uma resolução Full HD é esperada e considerada obrigação no aparelho.

Será que o Galaxy S4 será tão bom quanto promete? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

Câmera fotográfica (ainda) mais poderosa

Cada vez mais a capacidade de fotografar e filmar de um smartphone faz a diferença na hora de conquistar o consumidor. E como há empresas investindo pesado neste tipo de ferramenta, como a Nokia com a tecnologia PureView, a Samsung não pode ficar atrás. A máquina fotográfica do S3, com 8 megapixels e diversos recursos avançados, já é muito boa. Porém, a do S4 deve ser ainda mais poderosa do que a de seu antecessor.

Lumia 920 tem excelente câmera (Foto: Reprodução) (Foto: Lumia 920 tem excelente câmera (Foto: Reprodução))Lumia 920, rival do S4, tem uma das melhores
câmeras do mercado (Foto: Reprodução/Engadget)

As especulações são de que o S4 será equipado com uma máquina capaz de fotografar com até 13 megapixels e de filmar imagens em alta definição. Caso isso se confirme e a Samsung mantenha os recursos do S3 em seu próximo smartphone top-de-linha, certamente irá agradar bastante aos usuários e vai entrar no páreo com os rivais, se não acima.

Inovações dos mais variados tipos

O grande diferencial atual do S3 para o iPhone é que a linha Galaxy vive uma constante evolução, com diversas inovações a cada modelo. Neste ano, a Samsung tem que manter o mesmo padrão. E isso quer dizer uma coisa: seguir inovando e adicionando o máximo possível de recursos diferenciados da concorrência. A compatibilidade com o NFC, já presente no S3, é fundamental.

A tecnologia de troca de dados por proximidade vem crescendo demais mundialmente e tem tudo para se estabilizar. Assim como o carregamento sem fio, grande aposta de muitas empresas para o futuro. E, quem sabe, sonhando mais alto, talvez não haja um leitor de digitais?

S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela (Foto: Reprodução/UberGizmo) (Foto: S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela (Foto: Reprodução/UberGizmo))S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela
(Foto: Reprodução/UberGizmo)

A especulada tecnologia de leitura do movimento dos olhos que fará com que o smartphone “mova” o conteúdo da tela de acordo com o olhar do usuário também é outra possibilidade muito esperada. Além disso, há a tela flexível, aguardada desde a chegada do S3, e que pode finalmente desencantar, além da possibilidade de mover a tela sem encostar o dedo nela. São muitas possibilidades e, certamente, a Samsung está atenta a todas elas.

Melhores aplicativos pré-instalados

O ponto de comparação aqui fica por conta da análise perante à concorrência. A Nokia, por exemplo, oferece uma variedade de apps próprios bem interessantes para os usuários da linha Lumia. A Samsung, no S3, não oferece muitas opções próprias de software, e os que estão presentes não são muito interessantes. A expectativa é grande para saber se isso irá mudar no S4.

Algumas sugestões ficam por conta de um aplicativo de fotografia diferenciado, um reprodutor de mídia melhor trabalhado e uma ferramenta de ringtones, por exemplo. É claro que há muitas opções de programas no Google Play, mas já ter uma variedade de conteúdo bem feito instalada em seu smartphone é bem mais prático e eficiente.

Hardware da “nova geração”

Ainda há esperança de que o Galaxy S4 tenha o processador octa-core Exynos 5 Octa, apesar de a tendência ser mesmo de ele ficar apenas no quad-core Snapdragon 600. No entanto, de qualquer forma, é fundamental que ele possua um chipset da “nova” geração. Afinal, a tendência é de que a Apple lance o A7 já no iPhone 5S, a NVIDIA está lançando novos chips, a Qualcomm idem…

Suposto Galaxy S4 ao lado do Galaxy S3 (Foto: Divulgação)Suposto Galaxy S4 ao lado do Galaxy S3 (Foto: Divulgação)

Em relação à bateria, uma das principais preocupações dos usuários na hora de escolherem seus smartphones, tudo sugere que a do S4 seja bem maior que a do S3, mas não tão grande quanto a do Note 2, por exemplo. Isso porque a Samsung quer que seu aparelho tenha espessura bem fina, o que seria atrapalhado pela bateria. O grande diferencial do novo smartphone, porém, seria sua tela Green PHOLED, que economizaria muita energia.

Os principais rumores são de que o novo Galaxy tenha o primeiro processador octa-core do mercado, além de memória RAM de 2 GB e o Android 4.2 Jelly Bean, ao contrário do que muita gente esperava no ano passado, quando falou-se em ele ser equipado com um possível Android 5.0. Mas o Android 4.2, com sua Photo Sphere e seu Multi-Tarefas, já é uma boa opção e deve manter o aparelho no topo por bastante tempo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Simar Neto
    2013-03-14T18:32:37

    sempre gosto das novidades do galaxy, pena que acho horrivel o aparelho ser construido em plastico e a tela ser grande demais. obs:minha opinião(haters não percam seu tempo)

  • Steve Santos
    2013-03-14T17:36:07

    para techtudo ele tem que se chamar iPhone

  • Carlos Sousa
    2013-03-14T15:48:17

     O TechTudo está achando que somos palhaços? Então, só existe um fabricante bom de smartphone no mundo, a Samsung. O resto são xing-lings ou aparelhos de baixa qualidade, como a Nokia, Apple, Motorola, BlackBerry, HTC, LG e Sony. Ok, somos idiotas, otários, cegos e burros. Somente a sul-coreana Samsung produz smartphones de alta tecnologia, resistentes, bonitos, de baixo custo, velozes e seguros. O resto dos fabricantes não prestam para nada.  Obrigado TechTudo!

  • Diego Sampaio
    2013-03-14T14:54:45

    Como sempre a Techtudo defecando pelas reportagens... A samsung já revelou que não irá usar o processador dual quad-core (e não o octa, aprendam estagiários), e sim o snapdragon quad core de 1.7~2.0 Mhz. Tela de maior resolução do que os olhos podem enxergar não representa uma melhoria, e sim burrice. Encarece o aparelho e não trás nenhum benefício real ao usuário. Tela de 5"? Me faz sentir que estou usando um tablet em vez de um smart. Resumindo, mais um lançamento pífio da samsung que não me enche os olhos.

  • Wallace Almeida
    2013-03-14T12:00:07

    Aí a Nokia lança o Lumia 1000 e acaba com a festa da Samsung kkkkkkkkkkkkkk

  • Redner Jordani
    2013-03-14T08:15:35

    Não vejo a hora de ver essa belezinha em ação!