04/03/2013 16h36 - Atualizado em 04/03/2013 16h36

Conheça cinco recursos que o sistema iOS deveria roubar do Android

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O sistema operacional móvel iOS funciona bem nos aparelhos da Apple, sem muitos travamentos e com ótimo desempenho. Porém, há recursos úteis que a plataforma não possui e que já estão presentes em concorrentes como o Android. São configurações simples que fariam o software da maçã funcionar de uma maneira ainda mais efetiva.

iOS deveria copiar mais o Android (osde8info|Creative Commons|Flickr) (Foto: iOS deveria copiar mais o Android (osde8info|Creative Commons|Flickr))iOS pode ficar melhor se pega características do
Android (Reprodução/Creative Commons)

Ninguém quer que o iOS fique igual ao Android, mas algumas funções extras ajudariam na comunicação por texto, nas configurações e em detalhes do sistema operacional. Confira cinco recursos que o sistema da Apple poderia roubar do software do Google para ficar ainda melhor.

1. Widgets parecidos com o do Google Now

No menu oculto superior do iOS 6, a Apple colocou informações de bolsa de valores, clima da região e um espaço para tweets, parecido com o que já havia no Android. No entanto, um widget na tela principal, parecido com o Google Now, seria muito útil para deixar o iPhone ainda mais prático e completo.

Widget do Google Now na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Engadget)Widget do Google Now na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Engadget)

Ver se há trânsito próximo do local para onde você está se dirigindo, ter informações em tempo real do clima e indicações para percorrer melhores caminhos no trânsito são sempre dados úteis para o usuário que está sempre ligado no seu smartphone - o que é o caso de grande parte dos donos de iPhones.

2. Quick Settings para ajustar seu Wi-Fi ou 3G

Em vez de forçar o usuário a abrir as configurações para ativar e desativar conexões com a Internet e o Bluetooth, o sistema iOS poderia ter uma opção “Quick Settings” como há no Android no menu superior, que permite ativar e desativar diversas funções com somente um toque.

Quick settings do Android 4.2 são muito práticas (Foto: Reprodução/Android Authority)Quick settings do Android 4.2 são muito práticas (Foto: Reprodução/Android Authority)

A mudança seria pequena, mas tornaria o sistema da Apple mais fácil de mexer, além de manter sua estabilidade natural no iPhone e no iPad. O widget diminuiria o número de toques da tela para fazer uma ação simples de conexão.

Outra facilidade dessa função seria verificar, com rapidez, as conexões Wi-Fi disponíveis no local que você está, optando por conectar o desconectar sempre que houvesse uma rede mais forte no local, com extrema rapidez. Este é um dos pontos muito interessantes do Android que faz falta no sistema da Apple.

Teclado do Android dá sugestões de palavras (Foto: Reprodução/Cnet)Teclado do Android dá sugestões de palavras
(Foto: Reprodução/Cnet)

3. Autocorreção e sugestão de palavras ao digitar

O corretor ortográfico do iOS é bom, mas ele corrige as mensagens automaticamente, sem dar a opção ao usuário de escolher ou não a palavra que deseja. A autocorreção do Android é mais efetiva, sugerindo palavras de maneira discreta acima do teclado.

A opção Swype no teclado touch do Android também acelera na formação de palavras, o que funcionaria muito bem em um sistema sem travas como é o iOS. A Apple deveria ter copiado estas inovações do Google há cerca de um ano, porque elas são bastante atraentes para quem tem que mexer em uma tela sensível so toque sem opção de botões físicos.

4. Aplicativos default

Você gosta mais do Google Chrome como navegador, mas é obrigado pelo iOS a abrir o Safari sempre que clica em um link. Uma opção simples e básica poderia simplificar esses pequenos conflitos: escolher alguns aplicativos como "favoritos" para algumas funções. O recurso já existe no Android, mas parece que não deve pintar tão cedo no sistema da Apple.

A única desvantagem dessa função do Google é que, ao baixar qualquer programa, o sistema operacional perguntará se ele será seu default. Isto, de certa forma, é uma chatice, mas pelo menos automatiza seu sistema após a escolha dos programas.

Tela inicial do Android pode ter só os apps mais usados (Foto: Reprodução/AndroidTapp)Tela inicial do Android pode ter só os apps mais
usados (Foto: Reprodução/AndroidTapp)

5. Personalizar a  tela principal

O iOS se consolidou como tendo uma tela Home com diversos aplicativos, mas nunca ofereceu a opção de criação de uma tela inicial só com seus programas favoritos. O Android tem esta função faz tempo, o que também permite o encaixe de alguns widgets. Como o sistema do Google possui um menu, onde ficam localizados todos os apps, é possível colocar a Home somente com poucos programas, os mais utilizados.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

O sistema da Apple tem uma forma de agrupar aplicativos por pastas, que abrem janelas de maneira separada e ordenada, mas não permite que você esconda apps nativos do software. Isto porque o iOS é pouco configurável no quesito de interfaces.

Uma tela Home customizável seria um passo do sistema do iPhone para tornar a navegação mais configurável pelo usuário.

E você, acha que a Apple deveria roubar outras inovações do Android? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Freitas
    2013-03-04T17:37:46

    Nesses casos, recomendo fazer Jailbreak e instalar os tweaks do Cydia.

  • Juliano Palmeira
    2013-03-04T22:05:18

    o choro é livre, android é muito pratico, simplesmente o melhor sistema móvel. A verdade é que quem tem IOS é acorrentado a aplee e suas cadeias sistemais auehuahauehaue. pura verdade mas é isso!

  • Gabriel Goncalves
    2013-03-04T19:20:44

    depois a samsung que copia as coisas

  • Ivan Junior
    2013-03-05T05:45:48

    Essas matérias deveriam ser proibidas... O que teve de fanboy se jogando da ponte rio-niterói depois de ter lido isso... Eles achavam que o IOS era perfeito... Não faz isso com eles Techtudo...

  • André Pereira
    2013-03-05T01:16:57

    Os fanboys não aceitam perder mesmo, hein.

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-03-05T08:45:51

    Resumindo quem tem iOS quer marketing e quem tem Android é porque busca as melhores ferramentas que um SO pode oferecer.

  • João Medeiros
    2013-03-04T20:11:44  

    Samuel Voltolini, você bateu o recorde em falar bobagem, em? O Android é tão fluido como o iOS desde a versão 4.1 (Jelly Bean), com o Project Butter. Sobre aplicativos de qualidade, bem, isso não é a Apple que faz e sim empresas de determinados softwares, mas é fato que hoje o iOS ainda tem melhores aplicativos. Bugs? Por favor, a última versão do iOS teve 242 bugs encontrados enquanto o Android 4.2 so teve 46. Atualização, pega um Nexus =D

    recentes

    populares

    • João Medeiros
      2013-03-04T20:11:44  

      Rilton Damasceno tenho os 2 aparelho e tanto um como o outro são uma bomba. travam sempre,,, alguém já tentou anotar um numero de celular add no ios. para ser uma coisa rápida? sempre trava demora. a Camera demora oara abrir em uma situação de tirar uma foto fragantes.

    recentes

    populares

    • João Medeiros
      2013-03-04T20:11:44  

      Anderrson Oliveira Camera trava ao abrir? meu Deus o galaxy s3 do meu colega trava pra jogar subwaysurfes o que voces querem? é fato que o iphone 5 é superior ao S3 e o IOS superior ao android, isso é inquestionavel.

  • Rafhael K.q
    2013-03-10T13:59:17

    Juliana Caetano além de pobre, é burra. kkkkk

  • Mateus Silva
    2013-03-07T06:17:51

    Eu como usuario de iOs não gostaria dessas mudanças. 1- A única coisa que eu acharia bom é poder personalizar a tela bloqueada, podendo por informações sobre o tempo, etc... Mas na home isso seria rídiculo. 2- Pra achar rede wi-fi e bluetooth é muito fácil, como assim deixar mais pratico algo que ta literalmente ma ponta dos dedos? Isso só iria piorar as outras funcionalidades. 3- O auto corretor você pode ablitar e desabilitar e mesmo desabilitado, quando você erra ele sublinha igual ao windows, e você só precisa apertar a palavra e ele da as sugestões.

  • Demis Rodrigues
    2013-03-07T01:44:18

    Amanda Rocha !! NAO E POSSIVEL COMFIGURA A TELA DO IPHONE NUNCA !!! A UNICA COISA Q VC PODE FAZER E MUDAR O APLICATIVO DE LUGAR JUMENTA ISTO NAO E A CONFIGURAO Q ELE ESTA FALANDO !! NO ANDROID VC PODE COLOCAR UM APLICATIVO NO CANTO DIREITO E OUTRO NO ESQUERDO, JA NO IPHONE NAO E POSIVEL ELES VAO FICANDO UM DO LADO DO OUTRO !!! VAI VER VC COMPROU UM IPHONE SO AGORA NEH !!!!!!!

  • Mari Ribeiro
    2013-03-06T18:13:09

    Em 3 meses no máximo enjoo de tudo...portando para mim o android sempre vai ser o preferido...meu Slll e meu xoom não passa uma semana sem mudança de estética...a cada semana me sinto com aparelhos novos..a apple é incrível...tenho acesso direto com o iphone e o ipad da minha mãe mas não troco pelos meus androids

  • Pietro Cruz
    2013-03-06T17:43:55

    Não tem que copiar nada... Quer algo que esteja no Android? Compre um com Android! Paga-se uma fortuna pra se ter um Iphone e mal pode-se personalizar ele. Obrigando a ficar com um aparelho na configuração que a empresa que criou quer. Ou faz Jailbreak ou fica na mão da Apple... E qnd aparece algo interessante para baixar tem que pagar, como se já não bastasse pagar uma nota no aparelho. Por isso sou fã do meu S3 que é muito superior e faço o que eu quiser e não me incomodo...

  • João Vitor
    2013-03-06T08:17:12

    Tudo isso está disponível no IOS com jailbreak, é só entrar no cydia e instalar. Eu tenho um IPad e alguns dispositivos com Android. O Android realmente tem mais recursos default...

  • Thiago Araújo
    2013-03-05T22:47:08

    Tenho um ipad 2 e um galaxy note 2. Portanto conheço os dois sistemas. O IOS começa a ficar interessante quando tem jailbreak. Gosto mais do Android. É claro que não é qualquer Android rodando em uma máquina qualquer. Embora eu ache o sistema da Apple muito bom.

  • Marcio
    2013-03-05T14:22:10

    E quais seriam 5 recursos do iOS que o Android não possui? Conexão por cabo pelo excelente iTunes seria um? Rsrsrsrsrsrsrs. Brincadeira hein ....

  • José Silva
    2013-03-05T12:26:40

    Uso os dois: Android e IOS, o Android é muito melhor. É customizável ao gosto do dono, mais bonito. ISO muito simples e sempre o mesmo do mesmo, muda nada. O ruim do android é justamente possuir várias versões, sempre uma nova. Assim não dá pra passar 1 ano com o mesmo aparelho sem ficar ultrapassado.

  • Cristiano Lemos
    2013-03-05T11:00:12

    um botão voltar ia ser de bom uso!

  • Renan Miranda
    2013-03-05T09:39:06

    Gostei apenas do 3º, mas já tem no iOS!

  • Lucas Diniz
    2013-03-05T07:56:43  

    Sou fanboy mesmo da Apple, mas assim, até concordo com a matéria em certos pontos... Tudo o que foi citado aí é possível fazer no iOS através de Jailbreak. Ok, concordo que deveria ser possível SEM o Jailbreak, porque não é todo mundo que gosta de fazer. Mas discordo dos Widgets e o que se refere ao teclado. Tenho Android e nunca utilizei os Widgets porque detesto... Já o teclado, dá pra habilitar sim a função de sugerir mas não corrigir a palavra automaticamente, elas aparecem em uns balões... E, sobre copiar... Ninguém deveria copiar ninguem, cada um tem que tentar superar o outro.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-03-05T07:56:43  

      Luiz Souza Exato, sem falar no Swipe, né? Quem usa isso? Swipe eu tinha em um Palm Top há 5 anos atrás e era simplesmente horrível, o mesmo no meu SII. Não é tão rápido quanto digitar no teclado virtual.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-03-05T07:56:43  

      Lucas Diniz, Eu tenho um S3 e lamento informar, mas eu uso Swipe, ditado (que no iOS não tem em português) e sugestão de palavras. O que eu menos uso é o método convencional. Em telas pequenas como a do iPhone, o Swipe ficaria show! Minha mãe sempre teve dificuldades em digitar no Galaxy Y dela, depois que lhe mostrei o Swipe, ela não teve mais problemas. E sempre que eu mostro essa opção para um amigo a aceitação é muito boa.

  • Gregory Porto
    2013-03-04T23:10:23  

    o corretor ortografico ser melhor que o do Iphone vc tah de brincadeira...palhaçada esse item.

    recentes

    populares

    • Gregory Porto
      2013-03-04T23:10:23  

      Odeio quando no Ipad ele corrige automaticamente uma palavra sendo que não é a palavra que você queria escrever e para voltar você tem que apagar a palavra toda. No Android caso ele corrija automaticamente uma palavra e não seja a que você deseja, basta voltar apenas uma vez, e ele já apaga a palavra. Fora o Swype que é fantástico. Tenho iPad e Celular Android. Comparando os teclados acho o do Android mil vezes melhor.

    recentes

    populares

    • Gregory Porto
      2013-03-04T23:10:23  

      Teclado do Android é muito melhor. A sugestão de palavras aprende como você escreve. Se eu escrevo BOM ele oferece DIA. Se eu aceito ele oferece TUDO e em seguida BEM, digito "?" e envio. Quando percebo estou digitando palavras ao invés de letras! Facilita muito.

  • Edgard Araujo
    2013-03-05T16:02:12  

    Na minha opinião incluiria atualizações via OTA, leitor de cartão de memória, cabo do carregador com conexão mini USB.

    recentes

    populares

    • Edgard Araujo
      2013-03-05T16:02:12  

      Vai devagar Edgard Araujo! Pra quem tem que atualizar o sistema por cabo conectado a um PC ou MAC essa sigla OTA vai deixar os fãs do iPhone perdidos! Ainda bem que o Google explica! Rsrsrsrsrsrs!

    recentes

    populares

    • Edgard Araujo
      2013-03-05T16:02:12  

      Marcio Nao sei ao q vc se refere.Q eu saiba ja se pode atualizar o software pelo ar sim.

  • Leon Derenu
    2013-03-04T21:19:00  

    Pessoalmente não concordo com nenhuma das 5 propostas citadas na matéria. Widgets não serve para nada, só para poluir a tela do celular que já é pequena. A questão do wifi de repente até vai mas convenhamos que ninguém fica habilitando e desligando o wifi toda a hora. Auto correção o iOS já tem e sugestão de novo, só polui a tela do celular e atrapalha (pelo menos para mim). Aplicativos default, não consigo ver a necessidade. A questão da tela principal já e totalmente configuravel no iOS, pois você pode colocar quantos e quais ícones você quer lá.

    recentes

    populares

    • Leon Derenu
      2013-03-04T21:19:00  

      A tela do SEU celular é pequena...

    recentes

    populares

    • Leon Derenu
      2013-03-04T21:19:00  

      Ainda bem que é pequena, ter um painel solar nas mãos é que não é legal ! Quer tela grande? Compra um tablet !

  • Samuel Voltolini
    2013-03-04T18:05:11  

    Autocorreção e sugestão de palavras ao digitar?? Isso ja tem desde a versão 4 e la vai pedrada. Vamos fazer um Topico aqui tambem. 6 coisas que android deveria roubar do IOS ( e tem muito mais ) 1. Segurança 2. Fluidez 3. Aplicativos de Qualidade e com maior variedade 4. Menos Bugs 5. Maior aproveitamento do Hardware ( É fato que um dual core no iphone faz mas bonito que o quad-core no android ) 6. Atualização para todos aparelhos sem essa palhaçada de um receber atualização do android 4.0 quando ja esta saindo o android 5.0

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-03-04T18:05:11  

      Ah, sim... Tão bom que se for usar o iOS 6.1.2 no iPhone 4 (ao qual é dual core), ele não vai rodar liso, terá muitos lags e certos apps já não funcionam nele... Agora vai ver se não roda o Android 4.1.1 no S1? Balela!

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-03-04T18:05:11  

      O IOS é tão bom que tem uma senha para bloquear, que dá para entrar nele, fazer ligações e até apagar os dados conectando no iTunes, sem saber a senha. \0/ viva o Android.

  • The Who
    2013-03-06T20:18:11  

    Tive o Iphone 4 e 4s, usei por 3 anos (inclusive com JailBreak absynthe). Gostei muito, mas enjoei. Estou com um RAZR HD com Android 4.1.2 retail, e o aparelho voa e flui muito. Colocar mensagens na tela, widgets e tudo mais se tornou mais facil sem tem que perder tempo abrindo aplicativo. resumindo: Daria um Iphone para minha avô e um Android para meu Filho.

    recentes

    populares

    • The Who
      2013-03-06T20:18:11  

      detalhe o aparelho nunca travou na minha mão, veio com um acessório original que transmite na horapara minha tv as imagens do aparelho, o que no iphone iria requerer um gatilho qqr.

  • João Viana
    2013-03-06T19:26:45  

    5 coisas pro IOS NÃO COPIAR DO ANDROID.1-travar 2- reiniciar do nada 3- instalar e não rodar os aplicativos 4- letidão após instalação de muitos apps 5- fluidez e confiabilidade zero. obs: usei um galaxy note pra testar o andoid, um modelo relativamente bom numa versão android relativamente atual.

    recentes

    populares

    • João Viana
      2013-03-06T19:26:45  

      não sei pra que perder tempo inventando "istória" aqui.... prego detected!