12/03/2013 12h04 - Atualizado em 12/03/2013 12h04

O futuro da TV chegará com a divisão das telas

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Assim como Marty McFly Jr. assiste seis canais ao mesmo tempo no filme ‘De Volta Para o Futuro’, as próximas TVs terão divisão de telas, para exibir vários programas ao mesmo tempo. Algumas dessas inovações foram apresentadas na CES 2013 e na última E3, maior feira de games, que aconteceu no ano passado.

E você, toparia ver várias coisas em uma TV só? (Reprodução/Mashable)O futuro será das telas divididas na mesma Smart TV (Foto: Reprodução/Mashable)

Televisões divididas já existem nos videogames e são tendência

Já jogamos Mario Kart em uma tela dividida por quatro pessoas desde a década de 90. Games de tiro sempre forçaram duas pessoas a verem telas diferentes umas das outras. Os jogos eletrônicos ainda vão trazer mais possibilidades de divisão dos atuais televisores.

O Wii U foi anunciado em 7 de junho de 2011 como o sucessor do já revolucionário Nintendo Wii. O aparelho saiu no final de 2012. Com um controle em formato de tablet, os games compatíveis podem ser divididos com a televisão e o joystick. O gamer também tem a opção de escolher se quer jogar só no tablet ou só na TV.

Controles diferentes como o Kinect do Xbox 360 e o Wii Mote permitem que os jogadores dividam uma mesma tela de televisor sem rachar de maneira explícita a TV. E se os gamers não quiserem dividir a televisão, sempre tem a opção de jogar online, para cada um ficar com sua própria tela.

SmartTVs podem trazer divisão de telas

Um dos maiores boatos do mundo da tecnologia em 2013, a Apple deve lançar ainda sua própria smartTV. Uma Apple TV pode trazer, além de recursos multimídia e aplicativos conectados na web, uma opção para ver mais programações da televisão ao mesmo tempo.

Sendo a empresa que é, a companhia de Tim Cook quer que a Apple TV seja o “iPhone das televisões”. Talvez essas mudanças sejam possíveis com mais interatividade a disposição do espectador.

Na CES, a Sharp exibiu uma Smart TV com ferramentas de televisão comum e dipositivo conectado na web. Ou seja, com o aparelho você poderia ver TV enquanto confere os tweets mais recentes da rede social de microblogs.

Gadgets que já oferecem mais de uma tela para ver TV

A Samsung anunciou uma TV dual-view na CES que funciona como uma televisão dividida através de um par de óculos. A tecnologia é muito parecida com os óculos 3D.

Com essas lentes e fones de ouvido, cada pessoa poderia assistir sua própria programação. O problema é que esses tipos de aparelho anulariam a experiência de ver televisão em conjunto.

As lentes do óculos devem ser feitas de OLED, um material que pode deixá-las mais finas e leves. O aparelho apresentado pela Samsung ainda é um protótipo. Não está no mercado à venda.

E você, acha que o futuro é uma televisão com várias divisões? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares