Notebook

04/03/2013 13h47 - Atualizado em 08/03/2013 14h57

Saiba o que é Chromebook e as diferenças para um notebook tradicional

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Em fevereiro, o Google anunciou o lançamento do Chromebook Pixel e o aviso foi replicado por sites de tecnologia de todo mundo. Afinal, o que são esses falados Chromebooks e qual é a diferença entre ele e os laptops tradicionais?

A principal característica está no fato destes equipamentos terem sido criados especialmente para o acesso à rede. Para isso, os aparelhos vêm apenas com o Chrome OS, um sistema operacional baseado no Linux e no navegador Google Chrome. Ele inicializa diretamente no browser e para começar a usá-lo é necessário ter uma conta do Google.

Chromebook (Foto: Divulgação)Chromebook (Foto: Divulgação)

Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços online do Gigante de Buscas e a loja Chrome Web Store, onde existem programas para diversas atividades, como jogos, edição de fotos e de texto etc. Os aplicativos disponíveis para o sistema também só funcionam se estiver conectado à internet.

Os Chromebooks são pequenos, superleves, têm uma boa autonomia (podendo ficar ligado por até oito horas de uso sem precisar recarregar sua bateria) e inicializam em apenas oito segundos. O TechTudo respondeu às principais dúvidas sobre este modelo de computador que baseia seu funcionamento na hospedagem em nuvem.

Qual a diferença entre um Chromebook e o Chromebook pixel?

Para desenvolver equipamentos que pudessem usar seu sistema operacional, o Google se associou a grandes fabricantes de tecnologia, como Samsung, Acer, HP e Lenovo, e criou um padrão de hardware para ser usado por essas empresas. No entanto, a Gigante de Buscas não se contentou em ser apenas fornecedora do referencial de hardware do aparelho e em fevereiro de 2013 lançou seu próprio equipamento. O aparelho ganhou o nome de Chromebook Pixel.

O grande diferencial desse frente aos demais Chromebooks é a tela: ela é sensível ao toque e tem uma resolução de 2560 × 1700 pixels. Para completar, o notebook vem com um processador Intel Core i5 de dois núcleos com 1,8 GHz, 4GB de RAM, uma placa gráfica Intel HD Graphics 4000, disco SSD com versões de 32 GB e 64 GB. Tudo isso torna o Pixel um equipamento poderoso para uma categoria cujo objetivo é apenas acessar serviços online.

Chromebook Pixel (Foto: Divulgação)Chromebook Pixel (Foto: Divulgação)

Qual a diferença entre um Chromebook e um notebook comum? O hardware é diferente ou só o sistema?

Antes de comprar um Chromebook é necessário conhecer as diferenças em relação a um notebook comum. Ele não vem com unidades de mídia ótica (CD/DVD) nem com um grande disco rígido interno (traz apenas uma pequena memória flash para armazenar e inicializar o sistema mais rápido). O aparelho pode vir com conectividade Wi-Fi ou 3G, portas USB 2.0, Ethernet, HDMI, leitor de cartões SD e o teclado é quase igual ao dos notes comuns. A quantidade de itens, é claro, depende muito da boa vontade do fabricante.

No geral, um Chromebook é um notebook com menos recursos. A máquina vem apenas com o sistema operacional Chrome OS instalado e, pelo menos em teoria, deve ter um preço e peso bem abaixo dos laptops tradicionais. No entanto, quando os fabricantes começaram a lançar seus modelos, alguns ficaram mais caros ou pesados que os limites pré-estabelecidos.

Na prática, o grande diferencial está no seu sistema operacional que, por definição, é focado em serviços na nuvem. Assim, quem procura um equipamento apenas para navegar, executar aplicativos online e armazenar dados na nuvem, este é o equipamento ideal.

Novo Chromebook (Foto: Reprodução)Chromebook fabricado pela Samsung (Foto: Divulgação)

É possível adquirir um Chromebook no Brasil?
Desde seu lançamento, os Chromebooks podem ser comprados através da loja Google Play nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Na época, houve a promessa de que o produto seria lançado em mais países nos meses seguintes, entretanto, o Brasil até hoje ainda está longe de aparecer na lista. Ao tentar comprar um aparelho na versão brasileira da loja, surge a seguinte mensagem:

Ainda não é possível comprar um Chromebook na versão brasileira da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ainda não é possível comprar um Chromebook na versão brasileira da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Infelizmente, para os brasileiros, continua sendo complicado ter acesso a novas tecnologias e quem quiser ter acesso a um Chromebook terá de recorrer a viagens para países que tenham o aparelho, comprar em um site de leilão ou aguardar que o Google os disponibilize na versão brasileira da loja.

E você, tem interesse em comprar um Chromebook? Comente, dê sua opinião e caso tenha dúvidas, vá ao fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • GABRIEL PINHEIRO
    2013-04-18T11:03:17

    Além disso, só tenho usado Google Drive, e desde que o Spotify lançou, recentemente, seu webapp, só saio do navegador para jogar Steam (Linux ou OSx, não uso Windows nem que me paguem, aquela praga fica longe de mim!)... Então sim, eu acho que estamos nos aproximando do 100% desmaterializado sim e esses chromebooks podem ser os pioneiros do futuro, de repente do que teremos já banalisado em 2020... Por enquanto ainda é muito limitativo, mas o avanço do cloud computing é considerável desde que surgiu para o grande público, em meados de 2008 se bem me lembro...

  • Wilson Silva
    2017-01-27T07:28:57

    Não gostei, só para acessar a internet eu uso tablet. Notebook tem que ser completo.

  • Luís Camargo
    2016-05-15T19:18:33

    Se hoje eu pudesse escolher um notebook pra comprar, eu compraria um chromebook, além de lindo para poder fazer o básico ele é bom, lembrando que não pode forçar ele a baixar as coisas, instalar de tudo etc, pois ele é bem SIMPLES

  • Luis Guimarães
    2013-04-17T20:13:25  

    Desculpa, mas Google pra mim, só no meu sistema do S3 e navegador. PC, só Windows mesmo.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-04-17T20:13:25  

      Quero comprar um ele roda crossfire??

  • Samuel Voltolini
    2013-03-04T16:38:29  

    Macbook Air da um banho nisso aí tanto em desempenho, autonomia, e com certeza o MAC OS é bem mais fluido.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-03-04T16:38:29  

      o mAkbook dá um banho em sua carteira tbm amigo kkk

  • Valdirene Serra
    2015-06-15T19:19:20

    Olá pessoal, comprei um cromebook na intenção que pudesse facilitar minha vida acadêmica, no entanto o mesmo não me ofereceu o que imaginava tipo os office word. Alguém ai saberia me informar se tem possibilidade de instalar?

  • Márcia Paula
    2015-02-22T12:58:45

    Para quem esperava um computador baseado nas nuvens ele é bom, mas para quem quer trabalhar com outros programas tipo Eclipse, Skype, e outros que rodam em Java é melhor adquirir outro.

  • Mayara Rebelo
    2014-04-16T12:19:54

    Olá.... Tenho um desses e gostaria de restaura-lo para as configurações iniciais..... Como posso fazer isso ???

  • Lawrence Teixeira
    2013-03-04T16:16:35  

    Nada mais é que uma tentativa de fazer frente ao Macbook air, mas está longe de conseguir. Sou fã da google, mas esse chromebook não está com cara que vai vingar.

    recentes

    populares

    • Lawrence Teixeira
      2013-03-04T16:16:35  

      Vish, vou te responder só pra vc calar a boca: MacbookAir nos EUA versão mais barata: $999 e Chromebook: $199. Menos de 1/5 do preço.

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-02T14:55:23  

    Aqui no Brasil, onde o acesso banda larga é caro, acho que uma máquina, que para poder ser utilizada precisa estar conectada na nuvem, não irá vingar.

    recentes

    populares

    • Jaime Pinheiro
      2013-05-02T14:55:23  

      Sem poblema nenhum cara eu tenho e mecho normal ira vingar sim d boua

  • Luiz Trento
    2013-11-20T18:28:12

    Pessoal consigui adquirir o chrmebook recomendo vcs tambem ele e muito bom roda lizinho sem nenhum lag ou travada. Se eu nao me engano ele vem com 32GB de memoria via rede mais,vc pode adiqrir a menoria rede de 100GB,eu acho que um dos melhores pcs do mundo.

  • GABRIEL PINHEIRO
    2013-04-18T11:00:57

    Meu sentimento em relação aos Chromebooks (após testar por um tempo o ChromeOS através da versão de desenvolvimento ChromiumOS - instalável em quase qualquer computador) é mista : por um lado acredito que o futuro da informática está no 100% desmaterializado, por outro lado acho que esse momento ainda não chegou... Seja como for, ele está perto. Na minha última viagem à Europa testei o serviço de jogos OnLive, que faz streaming de jogos NextGen, impecável, impressionante mesmo... rodar Batman Arkam City num notebook foi uma experiência surpreendente...

  • Marcelo
    2013-03-04T16:56:25

    Geral só falando bobagem... Estão comparando ferrari com gol 1.0