Notebook

20/03/2013 07h00 - Atualizado em 20/03/2013 07h00

Tablet ou ultrabook? Descubra o que são os computadores híbridos

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O termo "computador híbrido" está a cada dia mais presente no universo de quem gosta de tecnologia. Esta expressão genérica é utilizada para designar um produto que une as funções de tablet e notebook, preenchendo o espaço que há entre esses dispositivos. O novo conceito ainda não decolou e é tido como uma aposta da indústria para o mercado corporativo e para usuários que não abrem mão do conforto que um teclado físico proporciona.

Esses computadores podem ser tão finos quanto um tablet e leves como um ultrabook, dependendo do tipo de teclado e da tela. Dentre os híbridos disponíveis atualmente no mercado, existem aparelhos com teclado deslizante e display giratório e destacável, que são ainda mais leves e finos quando utilizados como tablets.

VAIO Duo 11: híbrido com Windows 8 e teclado deslizante (Foto: Reprodução/Helito Bijora)VAIO Duo 11: híbrido com Windows 8 e teclado deslizante (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Em relação ao armazenamento, eles possuem apenas discos SSD, o que os tornam mais velozes e melhora a autonomia da bateria. Por outro lado, devido ao alto custo de produção, os fabricantes tendem a colocar discos menores para não encarecer o produto final. Upgrades também são praticamente impossíveis, porque a maioria das peças são soldadas à placa-mãe.

Dell XPS 12 possui tela Dell XPS 12 possui um design diferente (Foto: Divulgação/ Dell)

O que todos os aparelhos do gênero têm em comum é a tela sensível ao toque - algo indispensável em tablets -, um confortável teclado físico e várias conexões que nem sempre encontradas nos dispositivos móveis, como portas USB, HDMI e até mesmo saída VGA. De resto, eles podem ser produzidos em arquiteturas e sistemas operacionais diferentes.

Arquitetura

As arquiteturas comuns em computadores híbridos são o ARM e x86. O primeiro é um tipo de processador de baixo consumo de energia que também equipa smartphones e tablets, enquanto o segundo é compatível com a grande maioria dos programas, principalmente aplicativos antigos, algo bastante utilizado em ambientes de produção.

Como possuem melhor gerenciamento energético, os dispositivos com processador ARM geralmente são mais finos, leves e têm melhor autonomia de bateria. Por outro lado, eles estão limitados a programas desenvolvidos exclusivamente para esse tipo de arquitetura.

Quem precisa utilizar AutoCAD, Photoshop ou algum software específico para computadores, deve escolher um híbrido com processador x86. No entanto, é importante ressaltar que esses dispositivos nem sempre possuem a mesma performance e robustez de um notebook comum, ou seja, o desempenho em aplicações pesadas pode ficar aquém do esperado.

Sistema operacional

Atualmente, o único sistema operacional totalmente pensado para dispositivos híbridos é o Windows 8, que também pode ser utilizado em computares e notebooks tradicionais. O sistema possui versões para processadores ARM e x86, mas não é o único a equipar computadores do tipo.

Transformer Prime tem Android 4.0 e teclado destacável (Foto: Divulgação)Transformer Prime tem Android 4.0 e teclado destacável (Foto: Divulgação)

A série Eee Pad Transformer, da Asus, é um exemplo de híbridos com teclado destacável equipado com Android. Também existem cases para iPad e tablets de outras marcas que adicionam um teclado físico ao dispositivo, deixando-o com a principal características de um computador híbrido com processador ARM.

Qual escolher?

Primeiramente, o usuário deve definir o uso que dará ao computador. Se precisar de aplicativos legados, sem dúvidas,  deve escolher um com processador x86 e Windows 8, como o Surface Pro ou Asus Tab. Caso queira um computador leve para acessar a Internet, ver vídeos e redes sociais, os híbridos com chip ARM e sistema Android são suficientes.

Continua com dúvidas? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares