Fabricantes

01/04/2013 06h00 - Atualizado em 01/09/2016 15h19

Apple faz 37 anos; conheça a história da empresa criada por Steve Jobs

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne criaram a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício que existia na Califórnia. Wozniak era aficionado por eletrônica e tinha criado parte das Blue Boxes que existiam na época, uma forma de crackear as linhas telefônicas que existiam nos Estados Unidos. Com esse conhecimento, o trio começou a produzir computadores em miniatura em uma garagem, que seriam o primeiro passo para revolucionar a tecnologia.

A Apple de Steve Jobs: confira o infográfico do TechTudo

Steve Jobs, um dos criadores da Apple, e uma das suas maiores inovações: O iPhone (Foto: Wikimedia Commons)Steve Jobs, um dos criadores da Apple, e uma das suas maiores inovações: o iPhone (Foto: Wikimedia Commons)

Antes da Apple, Steve Wozniak trabalhou na HP, emprego que o auxiliou a entender sobre engenharia de tecnologia e o colocou como o primeiro desenvolvedor da empresa. Steve Jobs trabalhou um tempo como desenvolvedor da Atari, a gigante dos videogames que começou a dominar os fliperamas, ao lado de Nolan Bushnell, mas descobriu que seu negócio era fazendo marketing e auxiliando na criação de produtos, não trabalhando como empregado.

Os dois, junto com Ronald Wayne, desenvolveram um kit, o Apple I, de eletrônica que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, inaugurando a empresa e a era de computadores pessoais. Eles queriam tirar o monopólio da computação das mãos da IBM, a maior empresa na época.

A empresa, que passou a ser liderada por Steve Jobs, decolou com o lançamento do Apple II em 77, ganhando investidores e criando uma máquina que conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Em ascensão, a equipe da Apple conheceu a Xerox em 1979 e passou a copiar seu sistema de interfaces que funcionava com mouse em novos projetos.

Apple II (Foto: Reprodução)Apple II, o segundo projeto da empresa (Foto: Divulgação)

O primeiro Macintosh surgiu em 1984, acompanhado pela propaganda com referência ao escritor George Orwell. Projetado por Jef Raskin, o computador teve interferência direta de Steve Jobs, que estimulou disputas entre a equipe do Mac e um computador concorrente, o Lisa, dentro da própria Apple. Apesar de ter popularizado o mouse e vir com o sistema operacional Windows, da Microsoft, o Macintosh não conseguiu conter o avanço do IBM-PC, seu principal concorrente. O licenciamento do Windows para os PCs também gerou brigas judiciais entre Jobs e o fundador da Microsoft, Bill Gates.

Pouco antes do lançamento do Mac, Steve Jobs contratou um executivo chamado John Sculley, vindo da Pepsi, em 83. Com as vendas pouco animadoras do Macintosh e o estilo centralista de gestão de Jobs, Sculley decidiu demiti-lo em 1985. Steve Jobs foi criar a NeXT, para voltar a trabalhar com computadores, e ajudou na criação da Pixar, um dos primeiros estúdios de animação a fazer um filme totalmente em 3D, com Toy Story.

John Sculley conseguiu fazer a Apple voltar a ter relevância até 1990. Com apostas em câmeras digitais e players e áudio, a empresa começou a perder relevância. Sculley foi pioneiro nos dispositivos móveis sensíveis ao toque, lançando o Newton em 92. Mas ele não conseguiu permanecer no cargo de CEO por muito tempo.

Macintosh, lançado em 1984 (Foto: Divulgação)Macintosh, lançado em 1984 (Foto: Divulgação)

Michael Spindler assumiu a presidência em 93, mas não ficou muito tempo e cedeu espaço à Gil Amelio em 1996. Amelio decidiu comprar a NeXT e, dessa forma, trouxe Steve Jobs de volta, primeiramente como consultor. Aos poucos, Jobs novamente assumiu uma posição central na Apple.

Antes de morrer em 2011, Steve Jobs expandiu a Apple para além da computação pessoal e fez a empresa revolucionar em outras áreas. Em 2001, anunciou o MP3 player iPod junto com a loja iTunes, que é uma das plataformas mais bem-sucedidas de venda online de músicas. Em 2007, lançou o iPhone, a fusão do iPod com um telefone celular, que popularizou as superfícies sensíveis ao toque.

No ano de 2010, revelou um protótipo de iPhone que funciona como um tablet. Foi dessa forma que surgiu o iPad, provocando uma transformação na computação e oferecendo recursos multimídia sem precisar usar um teclado ou um mouse físicos. Os produtos da Apple tem um alto custo no mercado, mas são sinônimo de qualidade e eficiência. Fundadores da empresa, como Steve Wozniak, trabalham como conselheiros dos novos produtos, mesmo sem envolvimento direto com a manufatura.

O primeiro iPhone, lançado em 2007 (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: O primeiro iPhone, lançado em 2007 (Foto: Divulgação/Apple))O primeiro iPhone, lançado em 2007 (Foto: Divulgação/Apple)

E o funcionário responsável pelo design e o visual moderno da Apple é um profissional chamado Jonathan Ive, que trabalhou próximo de Jobs nos últimos anos de sua vida. Steve Jobs, diferente de seu rival Bill Gates, trabalhou diretamente com a empresa que criou até janeiro de 2011, quando o câncer o impediu de continuar as atividades.

Atualmente, a Apple está sendo presidida por Tim Cook, o homem escolhido por Jobs para assumir seu cargo. Além do iPhone 5 e das novas linhas de iPad e iPad mini, a empresa estuda criar gadgets de baixo custo para concorrer com a Samsung e novos produtos multimídia, como o iWatch, que é assunto de recentes rumores.

Você tem alguma história bacana da Apple para compartilhar? Comente no fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • EDUARDO BASTOS
    2013-04-03T09:21:38

    O Macintosh rodava sistema Windows?????????????

  • José Rodrigues
    2013-04-01T13:20:11  

    Podem falar mentiras, podem dizer que a Samsung, LG, Sony ou Motorola é melhor do que a Apple, podem dizer o que quiser. Mas a mentira não dura muito tempo! A Apple só lança um novo produto por ano, mas quando ela lança, aí meu irmão sai de baixo, porque é sempre o melhor, mais rápido, mais estável, mais seguro e mais bonito. Continuem dizendo as asneiras e mentiras aqui. Porque, Apple é Apple e resto é resto. Sempre foi assim... então, vai diz alguma besteira aqui. Vai diz mais uma asneira ou mentira. Vai...

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-01T13:20:11  

      Eduardo Mattos, concordo com você. Iphone de Gradiente é melhor que qualquer smartphone da Samsung ou LG. Mas ele não vai sair nas lojas. Apple tem tanto dinheiro, mas tanro dinheiro, que pode comprar a Gradiente, Samsung e LG juntas! Mas a Apple não compra porcarias eletronicas do Brasil e nem da Asia.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-01T13:20:11  

      Roberto Bareboin: concordo(rsrs) tela retina da LG, processador Samsung e a carcaça, componentes e montagem é chinesa... não seriam asiaticos? Geografia 0 heim tiozinho! Mas o software é dos USA (América do Norte caso não saiba) rsrsrsrs

  • José Rodrigues
    2013-04-01T11:44:40  

    ATENÇÃO!!! O ministério da saúde adverte: Inveja da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas. Procure um bom medico ou compre o iPhone 5 em 12 vezes sem juros.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-01T11:44:40  

      Zico dá pra 10, você foi contaminado pelo vírus de inveja da Apple! Mas não tenha medo! Entre no Facebook e vamos falar de amor. Meu galinho de Quintino Bocaiuva. Estou com saudades de você. Mas seu Flamengo perdeu ontem de novo! Vamos chorar juntos, abraçadinhos, fazendo leke leke leke leke. Vem!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-01T11:44:40  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rose Barbosa
    2013-04-01T11:36:21  

    A Apple é marca mais valiosa do mundo! Liderando entre as empresas de tecnologia que estão entre as 10 primeiras posições do Interbrand, ranking das melhores empresas do mundo. O levantamento atribui à Apple o valor de 896,5 bilhões de dólares e mostra que houve uma forte ascensão. A empresa passou do oitavo lugar para o primeiro. A Samsung, maior concorrente, também avançou, passando do 17º para o 9º lugar, mas com US 322,893 bilhões ainda aparece depois de nomes fortes como a IBM (3º), Google (4º), Microsoft (5º) e Intel (8º). -------- Parabéns Apple! ------

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-01T11:36:21  

      para de faze pesquisa no google e vai trabalha véia!! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-01T11:36:21  

      Tomas Leite, você é um favelado? Tipo aquele lugar de pobre gosta de chamar de comunidade. Nada contra, mas você ficou com uma raiva igual do falelado com a policia. Toma seu Leite e vai dormir um pouco. Boa sorte e tenha fé em Deus.

  • Osvaldo Grosso
    2013-04-02T16:17:26

    a apple tem mais ou menos a mesma historia que o são paulo futebol clube kkkkkk..... surgiu foi au auge , quase faliu, precisou da ajuda da rival microsoft pra nao falir, e depois de quase 15 anos campengando das pernas pra não falir, steve jobs volta e lança o iphone.

  • Lucas Erico
    2013-04-01T14:12:19

    na minha opinião os produtos Apple ainda dominam, ainda são os melhores, se levar em consideração qualidade, excelência, durabilidade, estabilidade e tecnologia, mas no sentido do valor agregado, no custo x benefício, começam a perder mercado para a samsung, isso porquê todos que sempre compraram Apple, o fazem pela certeza da qualidade e da INOVAÇÃO, mas a empresa não tem inovado tanto como em outros tempos, por isso tem perdido mercado, mas seus produtos ainda são a maior referência em qualidade e tecnologia.

  • Wendson Pinheiro
    2013-04-01T13:06:42

    Viúvas do Presuntinho Steve Jobs em festa hoje HAUHAUAHAUHUHAUHAUAHAUHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAU

  • Rafhael K.q
    2013-04-01T12:07:15

    Visando criar uma amálgama de aplicativos que compusessem um sistema operacional completo e voltado tanto para consumidores quanto para profissionais, nasce o Mac OS X, sendo um sistema estável e seguro. A partir daí a empresa não parou mais, sendo um dos nomes mais citados quando se trata de inovação e confiabilidade no ramo da informática.

  • WILTON MENEZES
    2013-04-01T10:19:39

    37 ANOS DE GLÓRIA.

  • Eric Oliveira
    2013-04-01T10:19:06

    Apple sem um novo Steve Jobs já era... ele era o Cara.. o gênio.

  • Miseravão
    2013-04-01T11:59:21

    A Apple nunca inventou nada, só copiou projetos de Xerox, IBM, Unix-like e uma dezena de pequenas empresas americanas, mas soube apostar pra torná-los populares, dou valor a isso. A primeira falência veio pq não queriam tanto custo de produção como o Jobs desejava, ficaram normais pro mercado e caíram, agora parece que tá igual, estão muito normais, com medo de arriscar em tecnologias experimentais e caras, as ações estão despencando e a Ásia tá engolindo o mercado.

  • José Rodrigues
    2013-04-01T11:24:14

    O primeiro iPhone foi colocado à venda em 29 de junho de 2007. Em 11 de julho de 2008 a Apple lançou o iPhone 3G e em 8 de Junho 2009 o iPhone 3GS. Em 24 de junho de 2010 a Apple disponibilizou o iPhone 4. Em outubro de 2011, foi lançada a quinta versão do aparelho, o iPhone 4S e em 12 de setembro de 2012 foi lançado o iPhone 5. A Apple já vendeu mais de 228 milhões de aparelhos iPhones pelo mundo! Hoje, a Apple é empresa mais valiosa do mundo. Dinheiro não cai do céu. Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada, Apple é Apple e resto é resto. (Resto: Samsung, LG, HTC, ZTE e Huawei)

  • Cristiano Cardoso
    2013-04-01T11:23:48

    A mais jovem de todas e é a mais poderosa de todas, quem compra algum produto Apple pela primeira vez, é infectado por um vírus chamado "Applemaniacos" Parabéns Apple por nos proporcionar tudo que a de melhor e mais moderno no mundo. Obrigado.

  • José Rodrigues
    2013-04-01T11:05:16

    A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo! Criada em 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e fundador, Steve Jobs, para escritórios em 317 locais do mundo, além de mais de 300 lojas Apple Stores. Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPhone, iPad, iPod, iMac, Mac Mini, MacBook e Apple TV. Parabéns Apple pelos seus 37 anos trazendo alegria e revolucionando o mercado tecnológico. Congratulations Apple!

  • Osvaldo Grosso
    2013-04-01T11:01:35

    ahauhauhauhw surgiu, quase faliu, virou top de mercado e hoje está caindo denovo no mercado... incrivel que as duas vezes que esteve em alta foi quando steve jobs mandava lá...

  • Josemar Torres
    2013-04-01T10:42:00

    Parabéns a Apple que foi uma grande empresa enquanto esteve sob a tutela do Jobs. Quando ele saiu em 85 foi só derrota e a empresa quase faliu. Os fans devem agradecer e muito ao Jobs... e ao Gates (mesmo vcs não sabendo porque).

  • Anderson Custodio
    2013-04-01T10:04:45  

    Steve Jobs já era!

    recentes

    populares

    • Anderson Custodio
      2013-04-01T10:04:45  

      Steve Jobs sempre será. Uma mente genial como a dele deixa um legado eterno.

  • Roberto Bareboin
    2013-04-01T15:02:39  

    O Mountain Lion é o sistema operacional da Apple pra desktops, uma continuação da filosofia da Apple em trazer características do sistema operacional móvel da empresa de volta para o Mac. O sistema OS X Mountain Lion, agora está em mais de 10% de todos os Macs, e em breve já pode superar seu antecessor Lion nos iMac, Mac Mini e MacBooks.    

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-04-01T15:02:39  

      sabe nada hein..o que tem de designers e programadores que usam Mac nao tah no mapa. Somente no Brasil que tem pouca gente que usa pelo fato do governo roubar o povo, criando taxa de importacao que eh um absurdo.

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-04-01T15:02:39  

      A maior base instalada de MacOS é nos EUA, mas não passa de 5% de marketing share. Um ótimo SO por sinal.

  • Thesley Antonini
    2013-04-01T13:23:04  

    Apple é uma das maiores empresas de eletronicos,pena ter o custo muito alto :(

    recentes

    populares

    • Thesley Antonini
      2013-04-01T13:23:04  

      Faz uma viagem para o exterior e compra um..porque no Brasil eh um roubo.

    recentes

    populares

    • Thesley Antonini
      2013-04-01T13:23:04  

      Jorge Waz tem razão Brasil = Roubo