Internet

04/04/2013 15h15 - Atualizado em 04/04/2013 16h17

Aprenda o que é launcher e personalize seu celular ou tablet Android

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Launcher é um termo bastante conhecido para quem curte personalizar o celular. Se você tem um dispositivo com o sistema operacional Android, provavelmente já reparou que a interface das telas iniciais contém ícones, wallpapers, atalhos, widgets, entre outros atrativos que vêm de fábrica. Isso pode ser alterado com os home launchers, ou simplesmente launchers, que são pequenos softwares que se baseiam na estrutura open-source do sistema do Google para habilitar a customização.

Mark Zukemberg apresenta o Home (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook Home, o launcher lançado pelo Facebook para Android (Foto: Reprodução/Facebook)

As fabricantes de aparelhos, como Motorola e Samsung, têm seus próprios launchers e, assim, diferenciam seus Androids dos outros – como, por exemplo, do chamado Android puro, presente somente nos aparelhos da linha Nexus do Google. Mas, ainda assim, há quem não goste de “ficar preso” ao visual estabelecido como padrão para o seu aparelho. É aí que entram os launchers customizados.

O Facebook Home, recém-lançado launcher da rede social, vai funcionar no seu aparelho? Saiba como baixar

Estes são modificações feitas por próprios usuários e por empresas especializadas em design que permitem novas customizações de widgets, de papéis de parede e etc. Entre as opções, há alguns bem famosos, como o Launcher Pro, ADW Launcher, Live Home, Seam Launcher, Hellix Launcher, Chameleon, entre outros. Quando um usuário baixa um launcher pelo Google Play, instala-o no seu celular e vê a diferença.

Após a instalação, basta apertar o botão home do seu celular e escolher aquele aplicativo baixado, não esquecendo de marcar a opção “sempre utilizar este aplicativo”. Assim, os arquivos dele vão ser sempre carregados ao invés dos que são padrão do seu celular. A operação não mexe com o sistema e pode ser refeita caso você não goste muito do que acabou de baixar, facilitando a personalização.

A última grande empresa a entrar no ramo dos launchers e de forma até surpreendente foi o Facebook. Nesta quinta-feira (4), Mark Zuckerberg comandou um evento em que a rede social apresentou o Facebook Home, um launcher personalizado para Android que torna sua experiência móvel com o site muito mais integrada com seu celular, fazendo com que o perfil do usuário na rede social seja ao mesmo tempo a tela de início do gadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Souza
    2014-08-04T19:49:40  

    Eu tenho um GS3 mini (GT-I8200), e muitos reclamam da Samsung pelo fato dela utilizar muito da memória do celular. Tipo, ela nao ira instalar o KitKat nem no GS3 normal, por causa da memória ram. Gostaria de saber se compensa instalar uma room personalizada, cyanogenmod, por exemplo, ou se compensa trocar de celular, na faixa de até R$1000,00 e qual celular? Obrigado pela atenção.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2014-08-04T19:49:40  

      Troca de celular, troquei um Galaxy por um Asus que custa metade do preço e o desempenho é absurdamente maior. Galaxy nunca mais.