Internet

07/04/2013 10h00 - Atualizado em 30/04/2013 13h16

Como usar criptografia e salvar seus dados de hackers

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O crescente uso da Internet nos últimos anos e a recente onda de roubo de fotos íntimas de famosos faz com que as atenções sejam voltadas para a proteção de dados. Um exemplo disso é a Lei Carolina Dieckmann, inédita, por fazer referência a crimes virtuais. A criptografia, código capaz de fornecer ou recusar o acesso a dados, é um dos meios mais seguros e comuns para resguardar redes e arquivos contra invasores.

Saiba mais sobre a nova legislação brasileira de crimes na web

  •  
Segurança na web (Foto: stock.xchng)Salve seus dados de hackers com criptografia (Foto: Reprodução/stock.xchng)

Em entrevista ao TechTudo, Raphael Machado, o pesquisador do Inmetro e Coordenador Acadêmico da Clavis Segurança da Informação, explicou como usar a criptografia para reduzir as chances de roubo de dados por parte de hackers. “Quanto mais sensível for as informações, maior deverá ser o nível de  proteção. Outra dica que costumo dar é ser gentil ao terminar relacionamentos”, diz o especialista.

Proteja as redes WiFi

Uma das principais formas de prevenção contra invasão de redes wireless é utilizar os protocolos criptográficos de proteção. A dica do especialista é dar preferência aos roteadores que são compatíveis com os tipos de segurança WPA e WPA-2. Esses protocolos são os mais seguros para a proteção das redes Wireless.

O uso deste tipo de codificação pode parecer comum, mas uma recente pesquisa mostrou que não é bem assim. O War Driving Day, promovido pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Rio) em parceria com a Clavis Segurança da Informação, percorreu em novembro do ano passado a Avenida Rio Branco – centro financeiro do Rio de Janeiro – para testar a segurança das redes WiFi. O resultado é assutador. Mais de 40% das quase 6 mil redes  encontradas são abertas, ou seja, não possui qualquer tipo de proteção, estando sujeitas a invasão.
Proteja os dados dos dispositivos móveis

Smartphones e tablets são responsáveis por guardar, de fotos pessoais a informações confidenciais de trabalho. Uma das formas de se proteger é bloquear o dispositivo móvel com uma senha segura. “Hoje há aplicativos que auxiliam na proteção, utilizando reconhecimento facial para desbloquear o aparelho”, explica Machado.

Outro ponto importante deixado de lado quando assunto é segurança são pendrives e cartões de memória. Responsáveis pelo armazenamento de informações, basta plugar os dispositivos em um computador para ter acesso aos arquivos. Softwares como o TrueCrypt auxiliam na proteção das informações. Esses programas criptografam os dados impedindo-os de serem visualizados por quem não tem permissão.

Tem dúvida de como se proteger na web? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Decibel
    2013-04-07T12:48:09  

    tem nada aver com wi-fi o roubo das foto da mulher isso dai seve pra ninguem roubar o seu sinal wi-fi oque voce tem que fazer pra ninguem robar dados do seu pc 'e istalar um firewall

    recentes

    populares

    • Decibel
      2013-04-07T12:48:09  

      Quê!?

  • Ikaro Vargas
    2013-04-17T10:16:18  

    Ta e ai como faz pra se criptografar uma rede que não é dita segura ? Por meio de qual programa e aplicativo? No caso de criptografar será apenas adicionar uma nova senha? Ou um programa específico ou aplicativo se encarrega disso? Assim em tempos em tempos criptografando o sistema? Entendi foi nada explicou explicou e não deu os caminhos!

    recentes

    populares

    • Ikaro Vargas
      2013-04-17T10:16:18  

      Concordo cara, o titulo da materia é claro: "Como usar criptografia e salvar seus dados de hackers" porém o texto redigido da matéria está fora de concordancia, pois explica os motivos pelos quais usar a criptografia, mas não diz nada a respeito de como implementar tais soluções... Resumindo, a matéria foi escrita de maneira burra.

  • Albert Costa
    2013-04-09T08:52:17

    De que adianta o techtudo em uma matéria explicar a diferença entre hackers e crackers e em outra dizer que o roubo dessas informações é por meio de hackers ?

  • Victor Hugo
    2013-04-07T13:57:10  

    ate pensei em criticar o comentario do tal de decibel, mas percebi que mal sabe escrever. deixa pra la.

    recentes

    populares

    • Victor Hugo
      2013-04-07T13:57:10  

      uaheauheuaheuaheauheuaeh justo

    recentes

    populares

    • Victor Hugo
      2013-04-07T13:57:10  

      Correto! kk