20/04/2013 14h16 - Atualizado em 20/04/2013 15h10

Conheça os riscos de se fazer root em um aparelho Android

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Usuários de smartphones Android costumam ficar tentados a realizar o processo de root em seus aparelhos para terem mais liberdade. Embora o recurso, que é basicamente um desbloqueio total do sistema, possa trazer diversos benefícios, é importante lembrar que ele também representa riscos para o dispositivo. Por isso, o TechTudo elencou os principais perigos do root e as precauções que devem tomadas antes de sua realização do mesmo.

1O root do Android livra o usuário de algumas amarras do sistema (Foto: Reprodução)

Acesso a arquivos de configuração do sistema

O root do Android consiste em permitir que os usuários tenham acesso de administrador ao sistema operacional do sue aparelho. Ou seja, arquivos e configurações que antes eram restritos somente a processos de sistema, ficam livres para serem acessados pelo “superusuário”.

No entanto, o que parece ser excelente no ponto de vista da liberdade, gera um problema: se antes os arquivos fundamentais do sistema ficavam protegidos, agora eles podem ser deletados de forma acidental pelos próprios usuários e comprometerem todo o funcionamento da plataforma.

Vale a pena fazer o root no Android? Confira a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo!

Usuários que não possuem muito conhecimento a respeito do funcionamento do sistema operacional não devem realizar operações mais avançadas sobre o mesmo. Portanto, se o smartphone for “rootado”, deve-se, então, tomar as devidas precauções para que arquivos do sistema não sejam indevidamente alterados.

CyanogenMod 10 rodando em um Galaxy S3 (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)CyanogenMod é uma das ROMs alternativas mais
famosas (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)

ROMs personalizadas e aplicativos maliciosos

Um dos maiores atrativos em se fazer o root do Android, é a possibilidade de instalar ROMs de terceiros, que muitas vezes são mais atualizadas e possuem mais recursos do que aquelas que acompanham o aparelho originalmente. No entanto, tais versões podem vir embarcadas com aplicativos ou códigos maliciosos.

Uma vez que um aplicativo de uma fonte não confiável tenha liberdade em um Android rootado, ele poderá acessar recursos do dispositivo de forma silenciosa. Por exemplo, o GPS poderá ser ativado e a localização do usuário ser enviada a um destinatário desconhecido, fotos poderão ser capturadas, mensagens serem repassadas, entre várias outras ações executadas sem o consentimento do dono do aparelho.

Devido a estes fatos, é muito importante que o usuário se certifique que está instalando uma ROM ou aplicativo de fontes que sejam confiáveis, ou seja, aquelas que possuam boas recomendações e aceitação por um grande número de usuários.

Perda da garantia

Durante o root pode ocorrer tanto a modificação quanto a criação de novos arquivos no sistema operacional. O que muitos usuários desconhecem é que o processo não é aconselhado pelas fabricantes de celulares, podendo levar a perda da garantia dos dispositivo. Isto porque, uma vez que características fundamentais do sistema são alteradas e possíveis brechas de segurança são expostas, as empresas não podem controlar os danos.

2Superuser é um aplicativo para os Androids com
root (Foto: Reprodução)

O aplicativo Superuser

Na maioria dos processos de root ocorre a instalação do aplicativo Superuser. Tal app age como uma camada de segurança entre o sistema Android e programas de terceiros. Ou seja, quando um aplicativo que estiver sendo executado solicitar privilégios de um superusuário, o Superuser entrará em ação, solicitando ao usuário do dispositivo que conceda ou não o acesso requisitado. Se o aplicativo for de uma fonte conhecida, a opção “lembrar” poderá ser marcada, formando, então, uma lista de aplicativos conhecidos. Porém, é bom lembrar que esta concessão a apps deverá ser dada com bastante precaução, pois softwares desconhecidos poderão ser autorizados sem uma avaliação eficaz, podendo, então, expor brechas de segurança do sistema operacional.

Caso o script que realiza o processo de root não instale o Superuser, é altamente recomendado que o usuário acesse o Google Play e realize o download do mesmo por conta própria.

Ciente dos riscos que se corre para a realização do root, caso o usuário ainda esteja decidido a realizar o desbloqueio do seu Android, pode conferir o tutorial para aprender como fazer o root do TechTudo.

 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Volpe
    2013-04-21T21:38:33  

    Quem tem samsung e usa o sistema original, root é mais que necessário pra apagar o monte de programa inútil comedor de ram. O aparelho vem com 2 players, samsung apps, music hub, game hub, chaton, mais serviços... programas que ocupam espaço e ram. Hoje meu sistema usa "apenas" 380MB de ram, antes disso mais de 600MB.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-04-21T21:38:33  

      Como você apaga esses apps de sistema? Só instalando outra rom em cima? Eu não quero perder certos apps, só uns bem chatos mesmo.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-04-21T21:38:33  

      poh Luis, estamos falando justamente disso

  • Ceça Vercosa
    2015-11-04T15:40:57

    Eu nunca fiz isso e o meu motog3, de pane e leveio na assistência e eles alegaram que o telefone foi roteado, comprei na semana de lançamento e pelo site oficial da motorola, tá a maior briga. Foi minha primeira experiência com Android e levei azar. Já fui ao Procon, pequenas causas e estou esperando. Tudo que sei sobre root e lendo a partir do meu problema. Quando se faz um root no aparelho fica registrado a data de modificação, pois pretendo verificar e esfregar na cara da motorola.

  • Jonatas Ruben
    2016-08-24T15:06:38

    De eu ce eu colocar root no meu cel q tem garantia, tem algum problema?

  • Erutan
    2013-04-20T17:34:08  

    que matéria boba... Ter Android sem root é a pior besteira.

    recentes

    populares

    • Erutan
      2013-04-20T17:34:08  

      Ter Android é a pior besteira. Shields Up!

  • Darlisson Bispo
    2014-04-29T22:53:55

    Desculpa contrariar vocês mais tem como fazer root sem perder a garantia, meu amigo fez e mesmo assim não perdeu a garantia. Mas se alguns de vocês fizerem root e der errado, tem como tirar com o (unroot), mais estou aqui para afirmar que se quiser fazer root é por sua conta e não confie totalmente em fazer o unroot, é provável que se fizer root faça o possivel para não fazer coisas erradas. Obrigado pela a atenção, e lembre em que o techtudo fala.

  • Alvaro Bruno
    2016-07-13T16:42:33

    Eae pessoal dei um root no meu s3 neo para instalar a rom android 5.1.1 da Cyanogen só que fiquei com medo de baixar e acessar o aplicativo do banco e ser hackeado e perder meus trocados rsrsrs Minha dúvida é: corro algum risco acessando o app do banco no sistema novo do root?Agradeço desde já

  • Samuel Nascimento
    2016-04-17T09:48:18

    Eu só uso root para usar o link2sd e o swapper fora isso nao uso mais para nada.e é otimo o celu e o tablet fica super rapido recomendo!

  • Victor Silva
    2013-11-03T16:08:39

    Gente não façam root se for para atualizar o seu android porque, quando eu fiz isso tava sumindo algumas coisas no meu android(atualizado), foi voltar para o android de fabrica no meu Galaxy Y GT-S5360B deu algum tipo de pani e tive que mandar formatar ele, então se for atualizar seu android não recomendo

  • Gustavo Henrique
    2013-12-14T17:21:17

    agora eu num sei se faço ou não root no galaxy pocket gt-s5301b android 4.0.4

  • Richard Souza
    2013-10-21T15:56:00

    po agora fiquei na duvida se faço o root ou não,acho que não vou fazer vou perder a garantia...

  • Rafael Oliveira
    2013-04-20T20:09:34

    Eu tenho um Razr XT890 e nunca tive vontade de fazer Root, mas isso vai de cada um

  • Hiago Borges
    2013-10-22T00:04:35

    Tenho um Xperia j,ele é compativél com o root? se algo der errado eu posso usa-lo ainda?

  • Renato Sakate
    2013-04-21T22:51:35  

    Fiz root, desbloqueei e instalei o CyanogenMod no meu Motorola Atrix e Motorola Xoom. Foi a melhor coisa que fiz, tenho sistemas atualizados, melhorados sem pagar nada por isso! Mas tem que ter a manha, senão perde o aparelho...

    recentes

    populares

    • Renato Sakate
      2013-04-21T22:51:35  

      entra em algum forum. Digita androidz no google que tem um forum que engloba todos os aparelhos, basta ir na marca e depois modelo, que já disponibiliza tutoriais pra tudo... root, rom, etc.

    recentes

    populares

    • Renato Sakate
      2013-04-21T22:51:35  

      Renato Sakate, eu já ouvi muito falar dessa Rom (CyanogenMod) queria instala-la no meu Galaxy S1, você conhece algum tutorial que ensine a fazer isso ? abraço