18/04/2013 07h00 - Atualizado em 18/04/2013 08h29

Deciframos mitos sobre a Internet 3G no celular e no tablet

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

As redes de Internet 3G do Brasil costumam dar muita dor de cabeça aos usuários de smartphones e tablets, graças às instabilidades de sinal e problemas de conexão. Por essa razão, é comum encontrar muitas teorias e soluções "milagrosas" na web. Porém, será mesmo que elas melhoram a conexão do seu aparelho? O TechTudo separou alguns mitos e verdades para que você utilize o 3G de maneira adequada.

Conexão 3G tem muitos mitos sobre como melhorar sua velocidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Conexão 3G tem muitos mitos sobre como melhorar sua velocidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

- Conexões 3G funcionam melhor através de modems?

É mito! Se o seu notebook, tablet ou smartphone já possui uma antena 3G entre os seus componentes, não há necessidade de um aparelho adicional. Conectar um modem de qualidade ruim, por exemplo, pode atrapalhar mais do que ajudar. Caso o seu sinal esteja fraco, a saída é mudar a posição do aparelho para receber melhor os dados 3G. Um local muito fechado, por exemplo, dificilmente terá uma conexão de qualidade satisfatória.

- Capas metálicas atrapalham o sinal do 3G?

Verdade. Aquela capa de alumínio que você comprou para o iPhone pode, sim, alterar o tráfego de dados de sua Internet. O motivo? O metal é um material condutor de eletromagnetismo e pode atrapalhar na recepção do sinal. Isso ocorre pois esse tipo de acessório envolve, justamente, a parte traseira do seu smartphone, onde estão localizados os circuitos da conexão sem fio do celular.

- Há uma forma de melhorar a recepção do 3G no seu aparelho?

Isso é mito. Na Internet, é possível encontrar sites e equipamentos que prometem melhorar a recepção da conexão 3G, mas suas soluções não são eficazes, nem funcionam de maneira legal. Normalmente, as interferências e a falta de sinal são problemas de responsabilidade das operadoras e independem da potência de transmissão do seu aparelho. Além disso, a velocidade do 3G do seu smartphone ou tablet atingirá apenas o limite do plano contratado.

- O que é melhor: Wi-Fi ou 3G?

Se você tiver uma conexão Wi-Fi disponível, utilize-a no lugar do 3G. A Internet móvel é ideal para ser utilizada na rua ou em outros espaços abertos para uma necessidade urgente de ver informações na Internet e não para o envio de muitos dados na rede.

Tem alguma dúvida sobre Internet 3G? Faça uma pergunta aos usuários do Fórum do TechTudo!

Além disso, a potência máxima usada pelo Wi-Fi é de 2,35 W, enquanto o 3G usa 3 W no mesmo tipo de transmissão de dados. Sendo assim, o 3G consumirá a bateria do seu smartphone ou tablet mais rapidamente, além de gerar custos adicionais no plano de dados de sua operadora de telefonia. Por esse motivo, se você estiver em um local fechado, dê preferência ao Wi-Fi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Santos
    2013-04-18T17:43:39  

    Nossa! Minha mida mudou depois dessa "matéria"...

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-04-18T17:43:39  

      kkkkkkkk que bosta de dicas

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-04-18T17:43:39  

      Não. Ajudou em nada,como quase tudo que tem na net