10/04/2013 12h33 - Atualizado em 10/04/2013 12h33

O armazenamento interno do Nexus 4 é suficiente? Saiba como economizar

Leonardo Carvalho
por
Para o TechTudo

Lançado oficialmente no Brasil no último mês, o Nexus 4 não oferece suporte a cartões para expansão da memória, limitando-se aos 16 GB de armazenamento interno. Aprenda como economizar espaço e veja alternativas para ajudar a suprir esse ponto negativo do novo “garoto propaganda” do Android.

Câmera do Nexus 4 tem 8 megapixels de resolução (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4 peca pela ausência de entrada para cartão microSD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Nexus 4 não possui slot para cartão de memória e isso pode ser um problema para aqueles que gostam de ter sempre em mãos todos seus arquivos. O smartphone também não é compatível com a tecnologia USB OTG, que permite conectar dispositivos como pen drive, teclado e HD portátil diretamente ao aparelho através da porta USB.

instant uploadInstant Upload, uma das opções oferecidas pelo
aplicativo do Google+ para salvar fotos e vídeos
automaticamente (Foto: Reprodução)

Para não ter problemas com o armazenamento, o usuário deve usar e abusar dos serviços na nuvem como o Google Drive, o Dropbox e até o mesmo o aplicativo do Google+ que possui uma opção chamada de Instant Upload. Esta função te dá a opção de armazenar automaticamente e em tamanho original todas as fotos e vídeos feitos no aparelho em álbuns privados. Se o usuário não possuir um bom plano de internet para o smartphone, essas opções podem torna-se inviáveis na falta de uma conexão Wi-Fi.

Uma opção que parece óbvia, mas que muitos usuários se esquecem, é a de desinstalar aplicativos que não são usados. Os usuários sempre fazem o download de diversos aplicativos, além de músicas e vídeos e muitos acabam ficando esquecidos. O uso de aplicativos que monitoram o uso da memória pode ajudar muito nessa tarefa de limpeza. Um exemplo é o DiskUsage, que mostra de maneira simples e de fácil entendimento os arquivos, programas e diretórios que estão ocupando maior espaço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mversiani
    2013-04-10T15:54:07

    Em países que a Internet 3G realmente funcionam com qualidade e velocidade, o serviço de armazenamento em "nuvem" é sem dúvida uma boa alternativa. Mas como vou deixar meus arquivos na nuvem com uma rede 3G que sempre que você precisa tá ruim ou nem em 3G está, aparece que está em Edge? Vamos ver como será a rede 4G, mas não estou levando muita fé nesse primeiro momento.