Internet

05/04/2013 16h57 - Atualizado em 05/04/2013 16h57

O que o Facebook Home muda no seu smartphone Android?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou na última quinta-feira (4) o Home, seu launcher para o sistema Android. Mas, afinal, o que muda com a interface da rede social em relação ao visual “tradicional” da plataforma do Google? Para Mark Zuckerberg, CEO do site de relacionamentos, as pessoas e interações é que devem ser exibidas na tela inicial de seu telefone, e não os aplicativos.

Facebook Home muda toda a cara do Android (Foto: Divulgação)Facebook Home muda toda a cara do Android (Foto: Divulgação)

A primeira mudança se dá pelo fato de o plano de fundo da sua tela inicial serem as suas notificações e atualizações das suas redes sociais. Com um layout diferenciado, com fotos grandes e pequenos ícones para comentários, além da possibilidade de dar dois toques na tela para curtir (como no Instagram), as fotos e atualizações substituem a função dos ícones de aplicativos de povoar a tela inicial.

Android comum tem apps em destaque (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Android comum tem apps em destaque (Foto:
Thiago Barros/TechTudo)

No Android comum, as notificações ficam em uma barra superior, escondidas, enquanto os apps são as principais opções de navegação. No Home, é o oposto: são os apps que ficam “escondidos”. Caso você queira acessá-los, é preciso tocar em um botão na parte inferior da tela principal – que pode ser remanejado para qualquer direção da tela que você desejar - e escolher a opção de visualizar os programas.

O visual do Home é tão diferente que se assemelha mais à tela de bloqueio do smartphone do que à própria tela inicial. Além disso, o menu de apps também é modificado pelo launcher do Facebook, ganhando uma cara própria desenvolvida pela companhia.

Vale a pena instalar o Facebook Home no Android? Confira a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo!

Ele não é um novo sistema operacional ou uma versão diferente das atuais da plataforma do Google, mas sim uma espécie de nova “roupa” para o sistema. As funções, aplicativos e demais características técnicas do smartphone continuam funcionando da mesma forma com a nova cara para o Android.

Se você tem algum dos celulares compatíveis com o Home, como Galaxy S3, HTC One X e Galaxy Note 2, poderá baixá-lo no próximo dia 12 de abril no Google Play, data em que vai começar a ser vendido nos Estados Unidos o HTC First, fruto de uma parceria da HTC com a rede social. O Galaxy S4, próximo grande lançamento da Samsung, também vai rodar o Home quando chegar ao mercado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Silva
    2013-04-06T04:51:18

    KKK

  • Sylvio Pascolato
    2013-04-05T22:15:18

    Bruno=Rosa

  • Bruno Rosa
    2013-04-05T19:06:39  

    Android = Lixo

    recentes

    populares

    • Bruno Rosa
      2013-04-05T19:06:39  

      O meu celular custa o preço de um iPhone 4, não tive o minimo interesse em comprar um Smat com uma micro tela.

    recentes

    populares

    • Bruno Rosa
      2013-04-05T19:06:39  

      iOS= Passado Android= Futuro.