Internet

08/04/2013 08h45 - Atualizado em 08/04/2013 08h45

Os melhores gadgets hi-tech para a casa

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Eletrodomésticos inteligentes e dispositivos para uso doméstico integrados com a web já não são mais uma promessa para o futuro. É verdade que algumas invenções ainda são conceituais, mas boa parte da tecnologia de ponta já está sendo incorporada em aparelhos reais, disponíveis no mercado para consumidores. Nesta lista, o TechTudo selecionou 10 gadgets hi-tech que prometem deixar a sua casa ainda mais dinâmica e confortável para se viver.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

1 - Geladeira Samsung T9000

Em janeiro deste ano, a Samsung apresentou sua nova geladeira hi-tech, a T9000, equipada com tela de LCD e acesso ao Evernote. Ela permite gravar receitas ou fazer qualquer outro tipo de anotação, sincronizando-a às contas registradas pelos moradores da casa. Se o usuário registra a validade dos alimentos, o eletrodoméstico avisa quando a data de vencimento do produto está próxima.

Um sinal também é enviado ao smartphone ou tablet do morador caso ele esqueça uma das portas aberta, desde que o aparelho seja equipado com a plataforma AllShare. A geladeira inteligente conta ainda com acesso ao Google Agenda, com suporte a múltiplas contas, e acesso às mensagens diretas e menções do Twitter, embora não seja possível redigir posts. Em termos de refrigeração, cada porta pode ter a temperatura regulada de forma independente.

Comandos da Samsung T9000 são executados na tela touchscreen de LCD (Foto: TechTudo / Nick Ellis)Comandos da Samsung T9000 são executados na tela touchscreen de LCD (Foto: TechTudo/Nick Ellis)

2 - Fresh CO2

O dispositivo-conceito Fresh CO2 tem como proposta aproveitar o gás carbônico presente no ar para aumentar a capacidade de refrigeração das geladeiras convencionas, fazendo com que os alimentos tenham a validade prolongada de sete dias até um mês. Desenvolvido por designers chineses, o gadget precisa de energia solar para funcionar, sendo necessário deixá-lo à luz por algumas horas antes de conectá-lo no eletrodoméstico.

Fresh CO2 aumenta validade dos alimentos na geladeira (Foto: Divulgação)Fresh CO2 aumenta validade dos alimentos na geladeira (Foto: Divulgação)

3 - Innowave

Ainda tratando de aparelhos destinados à cozinha, o Innowave é um conceito de micro-ondas pensado para quem mora em lugares com pouco espaço. O forno é instalado dentro da gaveta de algum armário, sendo equipado com puxador e sistema de trilhos para fazê-lo deslizar facilmente. Apesar de compacto, o Innowave possui o mesmo espaço interno e potência dos equipamentos convencionais.

Innoware, um micro-ondas que fica dentro da gaveta (Foto: Divulgação)Innoware, um micro-ondas que fica dentro da gaveta (Foto: Divulgação)

4 - Twine

O Twine é um gadget desenvolvido para permitir a comunicação entre moradores e utensílios de casa. Repleto de sensores, o dispositivo é capaz de informar, por exemplo, se a lavadora de roupas terminou o processo de lavagem ou a piscina já atingiu sua capacidade de água. Ele também detecta variações de umidade, temperatura, vibração e magnetismo. As informações são enviadas ao Spool, app específico do produto, via Wi-Fi.

Twine e sua interface Spool (Foto: Divulgação)Twine e sua interface Spool (Foto: Divulgação)

5 - 360 Iron

A ideia por trás do ferro 360 Iron é proporcionar maior facilidade à tarefa de passar roupa, que, na análise do designer criador do conceito, Bernardo Bajana, não acompanhou a evolução de outros eletrodomésticos. A principal característica do projeto é a base articulada, que diminui o esforço nos movimentos dos pulsos. Leve, ele possui a metade do tamanho de um ferro tradicional. Além disso, os termostatos convencionais foram substituídos por tela touch screen, através da qual a temperatura pode ser ajustada para desamassar uma roupa em específico.

360 Iron, o ferro com recursos inteligentes (Foto: Divulgação)360 Iron, o ferro com recursos inteligentes (Foto: Divulgação)

6 - Smart Washing Machine

A Smart Washing Machine, da LG, é perfeita para quem trabalha fora e tem que cuidar da casa. Com ela, você pode monitorar e controlar a lavadora através do seu tablet ou smartphone Android, otimizando o tempo dedicado aos afazeres domésticos. Além disso, ela conta com recurso de economia de energia e com a função Smart Diagnosis, sistema inteligente de diagnóstico que permite que o usuário resolva problemas no aparelho sem necessidade de chamar assistência técnica.

LG Smart Washing Machine (Foto: Reprodução)LG Smart Washing Machine (Foto: Reprodução)

7 - LG Whisen

Outro produto inovador lançado pela LG é o Whisen, um ar condicionado hi-tech que funciona por reconhecimento de voz. Qualquer pessoa que esteja até quatro metros de distância do aparelho pode ligar, desligar, regular a temperatura e controlar a vazão de ar por meio da fala. Segundo a fabricante, o eletrodoméstico apresenta economia de até 72% no consumo de energia.

O modelo LG Whisen é controlado pela voz do usuário (Foto: Reprodução/Engadget)O modelo LG Whisen é controlado pela voz do usuário (Foto: Reprodução/Engadget)

8 - TV Samsung ES9000 Full HD

Além de uma incrível tela de 75 polagadas, a Smart TV Samsung ES9000 Full HD possui tecnologia suficiente para que o usuário opere o aparelho sem precisar apertar um único botão. Isso acontece graças aos sistemas de reconhecimento de voz e movimentos. Contando com câmera integrada com tecnologia de reconhecimento facial, este televisor permite se conectar ao Smart Hub e a contas pessoais na web sem precisar digitar sua identificação e senha. O acesso à Internet garante facilidade na hora de baixar vídeos e acessar redes sociais.

TV Samsung ES9000 Full HD (Foto: Divulgação)TV Samsung ES9000 Full HD (Foto: Divulgação)

9 - Toilet Buddy

Esquecer a tampa do vaso levantada é um problema que o Toilet Buddy pretende eliminar definitivamente. A traquitana tem por objetivo resolver não apenas este dilema, mas todos os relacionados ao uso do banheiro. Isso porque ele é equipado com sensores que identificam os aborrecimentos sanitários mais comuns, como deixar as luzes acesas e esquecer de dar descarga, notificando ao usuário por meio de comando sonoro. O invento também é capaz de disfarçar barulhos inconvenientes que fazemos ao utilizar o toalete. Existe até um tutorial ensinando a produzir um dispositivo igual para a sua casa.

Toilet Buddy (Foto: Divulgação)Toilet Buddy (Foto: Divulgação)

10 - Finder

Todo mundo já experimentou a situação de perder objetos dentro de casa. Foi para solucionar este aborrecimento que os designers Chu Wang, Qiujin Kou, Qian Yin e Yonghua Zhang projetaram o Finder. O dispositivo utiliza um display transparente para indicar o local onde se localiza o item, mostrando se ele está próximo ou longe do usuário. Para isso, o morador deve colar pequenos adesivos rastreadores nos objetos que costuma esquecer, como chaves e óculos.

Finder, gadget conceitual que encontra objetos perdidos (Foto: Reprodução)Finder, gadget conceitual que encontra objetos perdidos (Foto: Reprodução)

Tem dúvidas sobre gadgets? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares