Sistemas Operacionais

14/04/2013 12h22 - Atualizado em 14/04/2013 12h22

Rumores sobre o iOS 7: o que a Apple pode lançar no próximo update

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

O iOS 7, próximo sistema operacional da Apple, está sendo testado internamente desde janeiro de 2013 e, de acordo com os rumores, deve trazer inovações nunca antes vistas. Além de recursos inéditos, pela primeira vez a companhia da maçã deverá atualizar o visual do sistema, que é basicamente o mesmo desde 2007. Confira os principais rumores sobre o que a Apple pode lançar no próximo update do iOS

Conceito de iOS 7 (Imagem: Reprodução/iphonesoft.fr)Um dos conceitos para a nova aparência do iOS 7 (Foto: Reprodução/iPhoneSoft)

Mapas

Dentro das melhorias do novo sistema da Apple, uma dada como certa são as correções (ou ao menos a diminuição dos problemas) no Apple Maps, serviço de mapas lançado pela empresa junto com o iOS 6, em junho de 2012. Foram tantas críticas às falhas nos mapas e no sistema de navegação, que Tim Cook pediu desculpas publicamente, e a Apple chegou a contratar ex-funcionários da Google para reverem o serviço de localização.

É provável, também, que as bases de dados sejam complementadas nos mapas brasileiros, adicionando a indicação de paradas de ônibus e estações de trem ou metrô, por exemplo. A companhia adquiriu diversos serviços que trabalham com localização por mapas, como a TomTom, e deve trazer algumas novidades que aproximem o Apple Maps ao serviço semelhante do Google.

Google Maps x iOS Maps (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)Google Maps x iOS Maps (Foto: Reprodução/Daniel Pinto)

Outra possível novidade pode estar no funcionamento do GPS para locais fechados, como shoppings. Em março desse ano, a Apple comprou a WiFiSlam, empresa que desenvolveu formas de  localização e mapeamento de ambientes internos. Seria possível utilizar o GPS para se localizar em feiras e eventos, por exemplo, e ainda encontrar pessoas nestes locais.

Segurança

Além de corrigir falhas de segurança no iOS 6, rumores dão conta de que o novo iOS venha com sistemas de autenticação por biometria, ou seja, seja capaz de reconhecer o usuário por meio de impressões digitais. Em julho de 2012, a Apple comprou a AuthenTec, empresa especializada em desenvolver este tipo de autenticador para dispositivos móveis. Outra novidade seria o uso de biometria para confirmar pagamentos pelo smartphone.

Experiência do usuário: widgets, mission control e mais

Conceitos para iOS 7 (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)Conceitos para a nova aparência do iOS 7 (Foto:
Reprodução)

Muitos conceitos vêm colocando a necessidade do novo iOS otimizar a experiência do usuário, melhorando a forma como alguns recursos são utilizados. Os rumores se dividem em duas partes: a primeira defende que a Apple fará uma reformulação total no iOS 7, mudando design e trazendo recursos inovadores. Dentro desta primeira parte, há também aqueles que acham que estes novos recursos não seriam tão inovadores assim, inspirando-se no que foi criado recentemente pelos seus concorrentes, como as “live tiles” do Windows Phone.

O segundo grupo de boatos propõe que a renovação no design não será tão radical, mas que haverá recursos que modificam consideravelmente a forma como os usuários interagem como iOS. Assim, o sistema traria apenas detalhes úteis, como um modo de resposta rápida a mensagens, e a adição de widgets, semelhante aos do Android.

O que os usuários esperam do novo iOS 7? Compartilhe sua opinião  no Fórum do TechTudo!

Além disso, também já foi imaginado a aplicação da função Mission Control ao iOS. O recurso, já conhecido pelos usuários dos OS X mais atuais, torna possível o acesso a todos os programas em execução e suas respectivas janelas abertas de forma rápida e intuitiva. O recurso, se presente no iPhone e no iPad, modificaria a forma como se utiliza o gerenciador do tarefas no iOS.

Por enquanto, o que se sabe é que o desenvolvimento do novo sistema estava atrasado, havendo inclusive uma transferência interna de engenheiros da equipe do OS X para auxiliar no desenvolvimento do iOS. A última vez que isso aconteceu foi em 2007, quando o iOS foi lançado junto da primeira versão do iPhone.

É possível que, assim como foi feito no ano passado com o iOS 6, a versão 7 chegue até o meio do ano, para que os próximos aparelhos da companhia - como o aguardado iPhone 5S - já cheguem às lojas carregando a novidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Richard Neves
    2013-04-22T14:24:10

    Pra mim o Iphone 5 é soberano, nem se compara a qualidade dos app, não falo de funcionalidade que também e incomparável, mais sim gráficos e vários outros quesitos.

  • Fernando Cunha
    2013-04-17T04:05:20

    Essa briga é muito idiota, cada um sabe o que é mais importante para si. Eu assumo aos quatro ventos, sem qualquer pudor e hipocrisia, que tenho iPhone em primeiro lugar porque é iPhone. Ache você o que quiser dele, qualquer um que tem um tem porque preza uma utilização fácil e intuitiva, desempenho plenamente satisfatório, compatibilidade total em hardware e software, design simples, com linhas básicas e elegantes e estabilidade de conceitos. Aposto de olhos fechados que os boatos da matéria não se realizarão, pois a apple dita tendências, e não segue-as. Quando inova, como sempre, inventa.

  • Eduardo Costa
    2013-04-16T15:56:43

    Quem presenciou a guerra entre sega x nintendo nos anos 90, acha graça dessa briguinha de iphone(ios) x galaxy(android)! huahuahuahuah

  • Saulo Urbano
    2013-04-16T15:03:47

    Mudar e parecer um Android?

  • Velho Madruga
    2013-04-16T07:15:49

    mais um q vai tomar aquela surra dos androids da vida..... ahhh q saudades dos tempos do s60..

  • Magnet Silva
    2013-04-15T21:26:56

    e o povo da telha ops do s 49 polegadas ficam tentando achar algo pra falar aqui kkkkkk vai comprar uma mochila pra carregar essa telha que vcs chamam de celular kkkkk

  • Roberta Silva
    2013-04-15T08:57:29

    Sinceramente, a Apple deveria liberar o bluetoot para compartilhamento com os demais celulares, bem como deixar o toque de reprodução do celular com a música completa, sem a necessidade de estarmos ajustando o toque em 0:40.

  • Julio Crosciatti
    2013-04-14T22:51:15

    Se o iPhone continuar parado no tempo com a mesma interface ele vai voltar a ser somente iPod!

  • Andre Candido
    2013-04-15T13:43:15

    Já sei o que vai sair no próximo update: uma linha a mais de ícones no menu......hehehe

  • André Nozawa
    2013-04-14T20:29:00

    Ou seja, uma piada ! Depois de um milhão de anos a Apple coloca o toggle, widgets...Cópia do Android.

  • Eduardo Lunardelli
    2013-04-14T20:05:40

    Os widgets serão uma inovação?! Rs... Ou cópia?

  • Maurício Figueiredo
    2013-04-14T19:43:50

    Acho que não precisa nada disso, o sistema já é muito bom, continuar aperfeiçoando em software e hardware mas o design só melhorar e ótimo, não precisa por widgets e afins, ta bom assim.

  • Carlos Sousa
    2013-04-14T14:46:40

    Steve Jobs e Bill Gates, fazem parte da minha vida. Respeito ambos pelo bons e maus momentos. Tive o Windows 95, 98, 2000, Vista, XP e 7.  Já pequei um monte de vírus, tive alguns travamentos e a maldita tela azul. Mas hoje, estou usando o iMac da Apple com sistema Mac OS X Mountain Lion e nunca mais tive esses problemas. O iOS é um bom sistema.   

  • Danilo Matos
    2013-04-14T12:38:36

    Kkkk... "inovações nunca antes vistas". Kkkk

  • Joao Vicente
    2013-04-14T14:34:35  

    finalmente alguma inovação no lixo da apple

    recentes

    populares

    • Joao Vicente
      2013-04-14T14:34:35  

      tá nervoso? relaxa.

  • Defensor Opnião
    2013-04-14T22:04:39  

    sempre correndo atras do Android!!!!

    recentes

    populares

    • Defensor Opnião
      2013-04-14T22:04:39  

      Que bom que estamos atrás do Android né? Assim podemos enrrabá-lo, hehe!

    recentes

    populares

    • Defensor Opnião
      2013-04-14T22:04:39  

      kkkkkkkkkkkkkk boa

  • Leonardo
    2013-04-14T21:10:52  

    simplismente vao tentar fazer funcionar os progamas que tem e que nao funciona... nada de renovacao ou de diferente !!! muito fraco...kkkkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2013-04-14T21:10:52  

      Muito fraco é o seu português meu amigo. Só podia ser usuário de Android...vish!

  • Rodrigo Vieira
    2013-04-14T17:05:37

    Aham, lança essa versão, e ai o preço vai pra 3 mil..

  • Pedro Lima
    2013-04-14T14:28:56  

    A estrutura do sistema iOS é dividida em 4 camadas. São as seguinte: Core OS, Core Services, Media e Cocoa Touch. A Cocoa Touch é a de maior nível e a Core OS as de mais baixo nível. Cocoa Touch Esta camada é composta por frameworks chave que fornecem uma infraestrutura necessária para realizar aplicações no sistema operativo. Media Na camada Media encontra-se o que diz respeito às tecnologias gráfica, de áudio e de vídeo voltadas para a criação da melhor experiência multimédia disponíveis num dispositivo móvel.

    recentes

    populares

    • Pedro Lima
      2013-04-14T14:28:56  

      Core Services Fornecem os serviços fundamentais do sistema que todas as aplicações usam como o core- foundation que oferece interfaces de gestão de dados básicas para aplicações, ou como o core location que permite determinar a localização de um dispositivo ou ainda o storeKit que fornece suporte para compra de conteúdos e serviços através do telefone. Core OS Camada que permite o telefone fazer aquilo para o qual foi desenhado, sendo a ponte entre todas as outras camadas e o hardware. 

    recentes

    populares

    • Pedro Lima
      2013-04-14T14:28:56  

      E o que você quer dizer com tudo isso?

  • José Rodrigues
    2013-04-14T14:15:54  

    O iPhone, iPad e o iPod touch, estão cada vez mais roubando espaço dos consoles portateis como o PSP da Sony e o 3DS da Nintendo. Com as empresas apostando nessa plataforma, cada dia disponibilizando mais e melhores jogos na App Store. Neste momento existe cerca de 158 milhões de pessoas usando seus iDevices, com contas registadas no GameCenter. Com este número, o iOS já se tornou a terceira maior plataforma de jogos de toda a historia, apenas atrás do PlayStation 2 e do Nintendo DS, ambas com 140 milhões de assinantes.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-14T14:15:54  

      Pois é, Deus gosta da Apple. Amém! A maçã está na bíblia sagrada!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-04-14T14:15:54  

      Carlos Reis oshe e ta comentando o que aqui vá pra abra de android e compre tb um carrinho de mao pra carregar essa telha ops esse celular ops essa telha

  • Rose Barbosa
    2013-04-14T13:59:10  

    O sistema operacional iOS da Apple foi apresentado com o iPhone na Macworld Conference & Expo em 9 de janeiro de 2007, e lançado no mês de junho. Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos web que se comportam como aplicações nativas no iPhone. Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa estava desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-la nas mãos dos desenvolvedores.

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-14T13:59:10  

      André Nozawa, quer ver? Aguarde só mais um pouco. Wait, ok?

    recentes

    populares

    • Rose Barbosa
      2013-04-14T13:59:10  

      Please, wait moment. hehehe Sorry.

  • Leticia
    2013-04-17T00:24:27  

    Uma coisa é fato. Até o lançamento do Galaxy S3, o Iphone era soberano, pelo menos em vendas. Mas agora isso mudou e não tem o que negar. Tudo bem, quem tem um iphone 5 precisa dizer: O resto é resto. É claro. Você precisa convencer a si mesmo que valeu a pena. Quanta ingenuidade meu Deus. Contra fatos não ha argumentos, o iphone não é mais o melhor. Foi, mas não é mais.

    recentes

    populares

    • Leticia
      2013-04-17T00:24:27  

      o sujo falando do mal lavado?

    recentes

    populares

    • Leticia
      2013-04-17T00:24:27  

      Existem lamborghini, bugatti, porshe e outros esportivos até melhores que a Ferrari, porém tem um detalhe, uma FERRARI é uma FERRARI, entendeu?

  • Diego Pessoa
    2013-04-14T15:00:36  

    Será que o iphone 4 vai receber essa atualização?Se seguir a linha atual o Iphone 3gs recebeu a ultima a atualização,então será que poderemos esperar que o Iphone 4 receba?

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-04-14T15:00:36  

      sim, pq o iphone 4 ainda é comercializado pela Apple

  • Mateus Silva
    2013-04-14T13:20:58  

    Muito legal.. apesar de axar o ios 6 excelente... Melhorias sempre sao bem vindas... E tenhu certeza q meu iphone 4 vai receber a atualizaçao.. enquanto issu a turma do S3 fica se perguntando.. Sera q vo receber a atualizaçao para o android 5.0, ou vou ter q trocar pelo S4 para usar o android 5.0?

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-04-14T13:20:58  

      iphone 4 com sistema de 5s... Travamentos a vista.

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-04-14T13:20:58  

      Renan Teixeira verdade..tinha um galaxy S fiquei quase 1 ano e meio aguardando atualização e não veio, aquela versão tal do ice crem, sabe o que eu fiz? dei para o meu filho de 12 anos e comprei um iphone 4, já estou no Iphone 5 e não me arrependo. É muito aparelho para a Samsung administrar.....