TV

21/04/2013 09h20 - Atualizado em 21/04/2013 09h20

Tecnologia 4DX é a nova revolução nas salas de cinema; entenda

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Ainda em junho de 2012, entrou em operação a sala de cinema com tecnologia 4DX, sendo a rede Cinépolis responsável por trazer a novidade ao Brasil. Trata-se de uma revolução na forma como assistimos filmes. Uma maneira diferente que as empresas responsáveis pelas salas de cinema encontraram de chamar a atenção do público. Mas o que é 4DX e como funciona essa novidade?

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

O público pode receber borrifadas de água em uma sala 4DX (Foto: Reprodução/Cinépolis)O público pode receber borrifadas de água em uma sala 4DX (Foto: Reprodução/Cinépolis)

O 4DX é a sigla para 4D ‘X’perience (Experiência 4D). Ou seja, esta sala proporciona um ambiente com sensações além do 3D. Para isso, a sala e as poltronas são especialmente desenvolvidas para gerar uma série de estímulos nos espectadores.

Em uma cena de ação, por exemplo, a cadeira vibra, se inclina e balança de um lado para o outro. Já em uma cena de tempestade em alto mar, ventiladores no teto da sala sopram fortes ventos, dispositivos estrategicamente posicionados borrifam água e luzes estroboscópicas piscam simulando relâmpagos. Se o protagonista está em uma floresta escura, é possível sentir os cheiros e ver a névoa ao seu redor. Tudo isso em perfeita sincronia com o filme na grande tela.

A tela, por sinal, oferece altíssima resolução. Com a tecnologia 4K, que tem 3840 x 2160 pixels, as imagens da sala apresentam ótima definição. Além disso, o 4K permite que as telas sejam maiores, sem que a qualidade seja comprometida. Tudo em 3D, é claro. Para atingir tamanha qualidade, é necessário projetores ultra modernos, bem como películas com tamanho diferente do habitual.

Poltronas de R$ 10 mil são utilizadas para aumentar o realismo do filme (Foto: Reprodução/CInépolis) (Foto: Poltronas de R$ 10 mil são utilizadas para aumentar o realismo do filme (Foto: Reprodução/CInépolis))Poltronas de R$ 10 mil são utilizadas para aumentar o
realismo do filme (Foto: Reprodução/CInépolis)

Para se ter uma ideia do investimento realizado nessas salas, enquanto uma poltrona para um cinema convencional custa em torno de R$ 300, a poltrona especial para a sala 4DX custa cerca de R$ 10 mil. Com isso, o custo total para implantação desse tipo de sala fica em torno de R$ 5 milhões.

O som é um espetáculo à parte. Assim como as imagens, a qualidade desse sistema proporciona ao usuário alta fidelidade sonora, com caixas acústicas que atingem cerca de 13 mil Watts de potência. Nas poltronas existem pequenos alto falantes ao lado dos ouvidos do espectador que, em determinados momentos do filme, emitem sons específicos, tornando a ambientação ainda mais realista.

Confira o vídeo abaixo:


Se você tem interesse em conhecer esta tecnologia, visite o Shopping JK, que tem parceria com a Philips (São Paulo – SP) , o Shopping São Bernardo Plaza (São Bernardo do Campo – SP) ou o Shopping Bela Vista (Salvador – BA).

Tem alguma dúvida sobre 3D ou 4DX? Comente no Fórum do TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlos Silva
    2013-04-21T11:12:53

    Faria um filme no espaço indo de marte a plutão, iria sair geral da sala com pneumonia *-* brinks kkk

  • Marcello Silva
    2013-04-21T10:34:47  

    O problema vai ser o preço do cinema.

    recentes

    populares

    • Marcello Silva
      2013-04-21T10:34:47  

      O preço é pela experiência, não pelo filme.

    recentes

    populares

    • Marcello Silva
      2013-04-21T10:34:47  

      o filme do tubarao geral sai correndo.

  • Daniel Mendonça
    2013-04-21T12:10:26

    Disney!!!!!

  • Edmilson Fraga
    2013-04-21T11:37:52  

    Essa tecnologia "inovadora", já existe na Disney há mais de 30 anos!

    recentes

    populares

    • Edmilson Fraga
      2013-04-21T11:37:52  

      Pois é , mas em apenas em curta metragens , nesse caso está falando de um cinema , ou seja , de longos filmes

  • Eric Oliveira
    2013-04-21T11:18:55

    Fala sério, tirem o nome de cinema e coloquem parque de diversões. prefiro filme normal, vai ser um lixo isso.

  • Malu Reis
    2013-04-21T12:36:29

    A duração do filme tem pouco a ver. Em Los Angeles a 4D só começou a ser implantada agora em pouquíssimos cinemas porque o preço é caríssimo para o número reduzido de filmes que foram produzidos para a tecnologia. Investir todo esse dinheiro em um cinema e não pagar o investimento é loucura. Theme parks de estúdios como o Universal também usam isso há muitos anos. Mas a tendência é programar as cadeiras e o hambiente em função de um filme produzido para isso. O filme é criado é fica lá anos. Trazer isso para fora e trocar a programação a cada filme é que são elas.

  • Thômas Pereira
    2013-04-25T21:49:09

    Igor Batista, é bem sem noção mesmo. Quanto você paga por uma tv 3D? Ou melhor, quanto você paga pra assistir um filme 3D? Faz um favor e volte pra realidade mesmo que você pegasse as 100 pessoas mais ricas do mundo pra assistir filmes em um cinema como esse não seria possível tirar o investimento. É ótimo, porém inviável. Estamos falando de R$ 5 MILHÕES. Coloque aí R$ 500,00 pra ver um filme... quanto tempo levaria, ou quem pagaria isso? kkkkkkkkkkkkk depois o meu comentário é sem noção...

  • Isaque Zamengo
    2013-04-22T16:26:20

    Isso quando funciona, ultima vez que fui só a cadeira tava funcionando, fui no JK Iguatemi ver o filme G.I. Joe.

  • Fernando Correa
    2013-04-22T09:57:35

    E essas cabines de cinema 5d que as vezes vão nos shopping??? é quase igual

  • Wellington Ribeiro
    2013-04-22T09:17:46

    E em BH ????

  • Garraecoragen
    2013-04-22T08:06:26

    essa idea é muito antiga.

  • Jubert Junior
    2013-04-22T07:22:49

    E o ingresso 100 reais

  • Ailison Rocha
    2013-04-22T01:38:18

    Sem impostos exorbitantes do país as poltronas custariam R$ 150 e as 4D R$ 5mil. Sem a safadeza dos empresários oportunistas elas ficariam respectivamente em R$ 130 e R$ 2.5mil. Agora coloca 75% mais barato...

  • Irany Francisco
    2013-04-22T00:36:56

    73 reais o ingresso... acho que vou esperar um pouco mais de concorrencia

  • Leonardo Mangione
    2013-04-21T23:00:35

    Digite "megalogame" e descubra a loja mais antiga e confiavel de games com sede no Rio de Janeiro.

  • Alex Santos
    2013-04-21T22:47:58

    Essa tecnologia do futuro já tem na Disney e na Universal Studios há uns 20, 30 anos... No "cinema da vida real" vai demorar anos pra chegar.. vai ter uma sala ou outra em São Paulo e olha lá...

  • Junior Scheeren
    2013-04-21T21:51:00

    pra ser bem sucedido a ambientação é preciso sala com tela I-MAX e 3D com profundidade e deslocamento bem maiores dos que existem hoje nas salas 3D,,, dae acredito ser uma experiência incrível,,,

  • Roberto
    2013-04-21T18:38:28

    A globo sempre passa este filme Matine - Uma Sessão Muito Louca , lá mostrava que em 1962 já tinha este tipo de cinema, este filme passa direto na globo com john goodman

  • Joao Roberto
    2013-04-21T16:56:10

    ja fui no que tem no shopping bela vista em salvador, e bem divertido, o valor foi uns 50 reais pouquinho caro mas valeu ter ido

  • Paulo Zukerman
    2013-04-21T16:26:45

    Essa tecnologia deve ser bem desagradável quando a cena se passar em um banheiro.

  • Pedro Paulo
    2013-04-21T15:31:28  

    Não entendo alguns comentários aqui. Se o Brasil não tivesse essas salas, as pessoas falariam que somos uma país atrasado, que isso só tem nos EUA e coisas do tipo. Agora que tem, o povo já tá reclamando do preço, do investimento, dos filmes. Por favor, vai quem quer nessas salas. E com certeza a Cinépolis (se não me engano, maior rede de cinema da América Latina), não iria fazer um investimento sem um estudo inicial da viabilidade das salas. Pena a Cinépolis não ter feito uma sala dessa aqui em Blumenau (devem ter escolhido cidade maiores). Parabéns a Cinépolis.

    recentes

    populares

    • Pedro Paulo
      2013-04-21T15:31:28  

      Eles falam ''se tivesse esse dinheiro'', eles mesmo mostram a incapacidade de chegar onde quer. É uma pena

    recentes

    populares

    • Pedro Paulo
      2013-04-21T15:31:28  

      A cinépolis se não era a maior, depois disso ai passou a ser.

  • Cesar Campos
    2013-04-21T17:56:27  

    Fazia uns 10 anos que não ia ao Cinema, tive o prazer de assiste no final de 2012 As Aventuras de PI em 3D depois disso não quero mais saber de assistir em 2D, imagina só o 4Dx. Deve valer apena mesmo se custa caro. Aqui em Florianópolis o 3D está em torno de RS-18,00 pago com muito bom gosto, isso porque aqui em casa somos em 5 pessoas.

    recentes

    populares

    • Cesar Campos
      2013-04-21T17:56:27  

      se eu tivesse assistido essa porcaria de pi no cinema, eu ficava 20 anos sem ir kkkkk

  • Cristomar Motta
    2013-04-21T17:42:26  

    O fabricantes dessa tecnologia não se contentarão em vender somente no atacado para as salas de cinema, eles poderão ganhar muito dinheiro se venderam no varejo para cinéfilos independentes assistirem em casa como os amigos. Já que hoje em dia está muito perigoso sair de casa para se divertir.

    recentes

    populares

    • Cristomar Motta
      2013-04-21T17:42:26  

      vc mora no iraque?

  • Guilherme Ferreira
    2013-04-21T16:20:08  

    "enquanto uma poltrona para um cinema convencional custa em torno de R$ 300, a poltrona especial para a sala 4DX custa cerca de R$ 10 mil" se a entrada de um filme 3D em algun cinemas custa em torno de 25 reais, imagino quanto vai custar a entrada de um filme "4dx", certamente não será algo acessivel ao grande público, ao menos não inicialmente. Uma pena

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferreira
      2013-04-21T16:20:08  

      A entrada do cinema no shopping JK custa R$68,00 a inteira.

  • Thômas Pereira
    2013-04-21T14:41:48  

    Com R$ 5 milhões no bolso eu iria curtir a vida e não investir em um cinema pra morrer e não tirar o investimento kkkkkkkkkkk Coitado de quem investir esse valor só pra magnata ou doido da cabeça. shuahsuaush Vou colocar uma cadeira dessa aqui pra jogar videogame que é mais divertido.

    recentes

    populares

    • Thômas Pereira
      2013-04-21T14:41:48  

      acho q esse foi o pior comentario que já li na internet.....kkkkk

    recentes

    populares

    • Thômas Pereira
      2013-04-21T14:41:48  

      Oh comentário sem noção! Tu acha que se isso é novidade, algo nunca antes visto, não vai ter que queira pagar caro para experimentar esse tipo de cinema? Quando o 3D surgiu, achavam que seria um fiasco, por conta do investimento. E olha ai como hoje em dia o 3D está presente.