Internet

13/04/2013 06h05 - Atualizado em 13/04/2013 13h10

Vale a pena instalar o Facebook Home? Testamos o novo tema do Android

Marlon Câmara
por
Da redação

O Facebook fez um grande alarde no lançamento do Home - interface para Android que modifica toda a cara e forma de usar o sistema operacional -, afirmando que a modificação é ideal para os usuários apaixonados por redes sociais. A novidade dividiu o público entre aqueles que consideram a ideia muito boa e aqueles que acham uma besteira. O TechTudo testou a aplicação, e pôde concluir se vale a pena instalar o Facebook Home.

Saiba como instalar o Facebook Home 'na marra' antes do launcher sair no Brasil

Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Aparência

O Home tem uma interface bem bonita, já que sua função é justamente destacar as fotos que são publicadas pelos seus contatos. No entanto, há um grande problema: quando não está mostrando paisagens e animais em imagens bem bonitas publicadas no Instagram, por exemplo, o smartphone fica bombardeando sua tela com fotos pessoais de gente aleatória das suas redes sociais.

A questão é que nem todos os contatos das redes sociais são amigos próximos. Ou seja: você ficará o tempo inteiro conferindo "fotos de espelho" pouco interessantes, imagens de festas com pessoas que você nunca viu, entre outras informações que são irrelevantes para a sua vida. Assim, ao mesmo tempo que pode enfeitar sua tela inicial com imagens lindas feitas pelos seus amigos, o Home pode encher sua paciência com conteúdos sem graça ou pouco interessantes.

Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Notificação na tela inicial do Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Desempenho

É impossível negar: o tema do Facebook realmente funciona muito bem. Ao acender a tela do celular, é possível visualizar as fotos e as notificações dos seus contatos com extrema agilidade. Abrir o menu de apps também é uma tarefa que o Home desempenha sem nem piscar. Claro que, como foi testado em um Galaxy S3, já era esperado que o desempenho não fosse ruim. Resta esperar que aparelhos mais modestos recebam a novidade para ver se o funcionamento permanece igualmente redondo.

Utilidade e público alvo

A ideia da aplicação é simples: transformar o seu Android em um grande receptor de novidades do Facebook e do Instagram que também consegue abrir apps e fazer ligações. E, neste sentido, ele cumpre o que propõe. O novo visual "esconde" os aplicativos, câmera, discador e demais "distrações" que te tirem do foco principal, que é usar suas redes sociais.

Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Atalhos do Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A tela inicial da aplicação só te dá direito a três atalhos fáceis, que são acessados quando se toca a sua foto na parte inferior da tela: menu de aplicativos, Facebook Messenger e a opção de voltar à interface padrão do Android. Por outro lado, possibilita que você curta e comente nas imagens e mensagens que aparecem na sua tela inicial com muita praticidade.

Assim, o  Home é destinado àqueles que consideram como principal utilidade de se ter um smartphone o acesso prático ao Facebook e ao Instagram. O público que vai se interessar pelo "novo Android", logo, é bem limitado. Os usuários comuns com certeza vão acabar enjoando ou se complicando, querendo voltar à velha cara do sistema.

Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Lista de aplicativos fica "escondida" no Facebook Home (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Vale a pena?

Para quem gosta de ideia de usar o celular para ver fotos e notificações o tempo inteiro, o Facebook Home com certeza é uma ótima opção. Isso porque ele tem uma interface bem prática e bonita, e seu funcionamento é ótimo, sem travamentos ou engasgos. 

Porém, se você acha o conceito do launcher uma bobagem antes mesmo de utilizar, nem precisa experimentar, pois o Home é só isso que aparenta mesmo, sem maiores utilidades para o usuário comum. Aliás, a aplicação parece ter sido mal recebida pelos usuários no primeiro dia em que foi liberado, já que 47% dos que baixaram o Home no Google Play avaliaram a novidade com a nota mínima: 1 estrela.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Quintanilha
    2013-04-17T09:40:57

    Meu Nova Launcher Prime mandou um grande abraço pra essa porcaria ;)

  • Lionel Messi
    2013-04-17T08:55:13

    Aff uma porcaria esse Facebook Home, Facebook jaja ta virando Orkut de tão chato que esta ficando, não vejo a hora de aparecer outro, Orkut ja faliu agora é só esperar o Facebook falir tbm, para entra um novo sistema, que tbm ira falir depois de uns 4 ou 5 anos, essas coisas são iguais a laçamento de celulares, kada hora aparece uma novidade

  • Romulo Ferreira
    2013-04-16T21:56:33

    Instalado e 10 minutos após, desinstalado!

  • Luiz Glastony
    2013-04-13T14:49:42

    Não há duvidas de que o Launcher precisa melhorar. A falta do discador dificultou muito a utilização do aparelho. Achei as atualizações demoradas. Não aparece em tempo real. Mudei nas configurações e mesmo assim as fotos que apareciam não eram tão recentes, o que pra mim é uma falha. Senti falta dos Widgets. Não uso só o facebook, tenho diversos outros app e me senti restrito a apenas tal aplicação. Usei ontem e hoje não aguentava mais e o tirei. Acho que a idéia é boa, mas não te mantem fiel. Assim como outros launcher, será passageiro e obsoleto para os usuários.

  • Joelson Rocha
    2013-04-13T11:05:25

    Eu testei e não recomendo, para ela poder substituir a interface do android, tem que melhorar muito, e está longe disso. muito ruim, Useless

  • Lucas Negreiros
    2013-04-15T10:02:47

    Instalação muito fácil no Note II porém não gostei, consome muita bateria, toda hora o celular fica notificando e diminuiu a segurança do aparelho, o aparelho fica muito limitado apenas ao facebook fora o botão de ligações eu sumiu, deixei 20 minutos instalado e removi. Para quem é Fã do Facebook vale apena, instalei apenas na curiosidade.

  • HERINGTON MAULAZ
    2013-04-15T08:14:08

    Instalei, usei, não gostei e desinstalei.

  • Decibel
    2013-04-14T18:41:13

    fdgdsgdsg

  • Adilson Santos
    2013-04-15T08:42:50  

    Instalei Estou usando até agora, minha esposa odiou pq o dela é um iphone 4s, e ainda não saiu pra Ios, porem ela se perde nas funções, como instalei no S3, e ainda estou me acostumando, é meio lento, alguns app, que vc ja tinha ocultado na laucher antiga, nessa New laucher elaes ficam amostra, Bom serve pra testes, apesar que vc deve ficar conectado diretamente na net com ela, pra ir mudando as imagens e posters do pessoal, Recomendo: Deixar como melhores amigos e atividades, comunidades Cools, aquelas que você mais gostas, porque é meio estranho ver Sentimentalismo dos amigos na sua tela!

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-04-15T08:42:50  

      Não, Como disse é apenas para testes, isso é apenas uma Laucher, nada mais, deixo minha comunidade em linha, pois elas são engraçadas, não sou fan de nada, apenas Curioso,Samsung i9300 esta Redondo, para quem tem Iphone acho que não vão se adaptar com isso! pois eu nem com Android estou curtindo, mas vou deixar essa semana, pra ver como vai ser!

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-04-15T08:42:50  

      Bom, tenho um Iphone 4s, acho que vou sim, instalar quando sair, so por curiosidade Tambem, Valeu pela dica, mas o seu deve ficar bem legal, pois sua tela é de 4.7 e tem um processador robusto.