07/05/2013 09h09 - Atualizado em 07/05/2013 09h09

Conheça cinco apps para Android que ajudam a controlar gastos com 3G

Lucas Pinheiro
por
Para o TechTudo

Receber a conta do celular e descobrir que aquele número cheio de zeros teve sua origem no tráfego de dados da rede 3G não é nada agradável. Mas é possível programar seu smartphone para controlar muito melhor o uso da internet móvel. O TechTudo lista alguns apps para Android que te ajudam a usar melhor seu pacote de dados e, consequentemente, economizar no fim do mês.

- Onavo

Interface agradável e facilidade de uso (Foto: Divulgação)Onavo tem uma interface agradável e facilidade de uso (Foto: Divulgação)

Com uma interface agradável, esse app tem o defeito de não possui suporte a outros idiomas, ficando limitado somente ao inglês. No entanto, é muito simples usá-lo. Basta informar o plano de dados que você possui e deixar que ele monitore tudo. Há ainda a possibilidade de definir alertas de limite de tráfego e restrição ao Wi-Fi para cada app instalado no seu aparelho. O Onavo é gratuito para dispositivos com Android.

 - DroidStats

Monitora rede de dados, chamadas e mensagens SMS (Foto: Divulgação)DroidStats monitora rede de dados, chamadas e mensagens SMS (Foto: Divulgação)

O DroidStats controla a rede de dados, duração de chamadas e SMSs enviados pelo seu aparelho, e ainda ajuda no cálculo de gastos excedentes, dando a ele os custos praticados pela operadora. É possível obter relatórios de consumo total ou parcial do celular e escolher widgets para consultas aleatórias de consumo. O DroidStats pode ser baixado gratuitamente, mas outras funções e ferramentas do app podem ser desbloqueadas mediante uma doação ao desenvolvedor

 - 3G Watchdog

3G Watchdog monitora vários tipos de rede (Foto: Divulgação)3G Watchdog monitora vários tipos de rede (Foto: Divulgação)

Com capacidade de monitorar da mais arcaica rede de dados à novíssima rede 4G, este aplicativo traz consigo um sistema de cores que auxiliam o usuário entender melhor a sua cota mensal. Com o 3G Watchdog é possível também fazer um detalhamento mais amplo do consumo através de gráficos, além de aplicar um widget para consultas rápidas na tela do smartphone. O app tem uma versão gratuita e outra paga, capaz de fazer backups e escolher outras opções de widgets.

 - My Data Manager

MY DATA MANAGERMy Data Manager ajuda o usuário a controlar seus dados com 4G (Foto: Divulgação)

O My Data Manager gerencia o consumo de dados de cada aplicativo instalado em seu smartphone, indicando qual deles está exagerando no uso do seu pacote 3G. O aplicativo ainda disponibiliza a ferramenta de alarme para que o usuário fique atento e não extrapole os limites de tráfego durante o uso. O My Data Manager também pode ser baixado gratuitamente.

- Mobile Counter

Mobile Counter monitora 3G e Wi-Fi (Foto: Divulgação)Mobile Counter monitora 3G e Wi-Fi (Foto: Divulgação)

O diferencial do Mobile Counter é que, além de alertar sobre o excesso de tráfego na rede móvel, ele também verifica o sinal do Wi-Fi conectado. Uma mão na roda para quem usa roteadores 3G em casa e distribui o sinal da rede celular para um ou mais dispositivos domésticos, incluindo o smartphone. O programa ainda permite escolher mostrar os dados recebidos (download) e enviados (upload) do aparelho separadamente, ou uma soma dos dois processos, facilitando o entendimento do consumo real. O Mobile Counter é outra opção gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Barreiros
    2013-05-07T10:44:39  

    Tem o "3G Watchdog" que é muito bom também. ZDBox também tem várias funções a mais e, lembrando que no 4.0 foi introduzida essa função nativa no Android.

    recentes

    populares

    • Raphael Barreiros
      2013-05-07T10:44:39  

      sim, mas ele so faz o controle mensal!

  • Rafael Rosa
    2013-05-08T08:20:33

    O Android 4.1 já faz isso.