Computadores

02/05/2013 16h19 - Atualizado em 02/05/2013 16h43

Descubra se ainda vale a pena adquirir um desktop

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Há quem diga que os desktops estão com os dias contados. São caros, pesados e nem um pouco portáteis, em um mundo em que nos acostumamos a carregar computadores completos nos bolsos. Será que ainda há lugar para o PC velho de guerra?

Um bom desktop ainda é a melhor solução para diversos tipos de profissionais (Foto: Divulgação)Um bom desktop ainda é a melhor solução para diversos tipos de profissionais (Foto: Divulgação)

Sim, há aplicações que ainda são melhores em computadores convencionais. Escrever ou formatar um longo documento, cheio de detalhes e recursos de um bom editor de textos não é uma tarefa fácil num tablet. É muito mais confortável fazer algo assim no computador, munido de teclado e mouse. O mesmo vale para edição de imagens e vídeos, jogos, desenvolvimento de software e muito mais.

O que é importante entender é que, como plataforma, os desktops também estão mudando de cara, naquilo que é uma estratégia de sobrevivência diante dos dispositivos móveis e uma resposta a novos perfis de consumo. Hoje existem os tudo-em-um, os HTPCs, gabinetes mais compactos, PCs para gamers e computadores para aplicações genéricas. Além de mudar de formato, a pressão do mercado móvel impacta no hardware, cada vez mais enxuto e econômico em termos de energia.

Central de mídia

Você pode comprar pronto, ou montar, seu próprio HTPC (Foto: Divulgação)Você pode comprar pronto, ou montar, seu próprio HTPC (Foto: Divulgação)

Atualmente, é possível montar um computador relativamente barato com um ótimo hardware, compacto e silencioso, para ligar na TV da sala, via HDMI. Essa é a ideia do HTPC ou home-theather PC, criado para reproduzir mídia no seu televisor. Se a configuração for boa mesmo, ele pode até mesmo virar um duro rival para o console caseiro.

Jogos

Gamers não dispensam um bom PC (Foto: Reprodução)Gamers não dispensam um bom PC (Foto: Divulgação)

Há dois anos, o cenário para o gamer mais ligado ao PC era meio nebuloso: consoles ofereciam jogos muito bons, exclusivos e alguns até melhores do que o computador podia suportar. Hoje, este cenário mudou. Como o hardware avançando inexoravelmente, atualmente, qualquer título tem melhor performance gráfica no PC.

Em casos mais radicais, como em Battlefield 3, a máquina permite que os mapas sejam maiores no multiplayer e mais jogadores participem por partida, o que altera completamente o gameplay do título. No console, menos jogadores são confinados a mapas menores. Algo que deve se repetir no novo Assassin’s Creed.

Escritório

Computador tudo-em-um pode ser a solução ideal para quem precisa de um desktop simples (Foto: Reprodução)Computador tudo-em-um pode ser a solução ideal para quem precisa de um desktop simples (Foto: Divulgação)

Quem precisa produzir um documento (planilha, artigo, tese, gráficos, etc) até consegue desempenhar a tarefa na interface touch de um tablet, mas seguramente será mais produtivo (com menos esforço e tempo para atingir o mesmo resultado) usando um computador com a tabelinha mouse e teclado.

As opções All-in-One, ou tudo em um, trazem modelos mais compactos. Neles, o gabinete é dispensado e o hardware fica acoplado à tela. O primeiro deles foi o robusto iMac, da Apple, que com o passar dos anos serviu de inspiração para outras fabricantes, que criaram modelos arrojados e cada vez mais finos, que se encaixam bem em qualquer mesa de trabalho.

Há atividades profissionais que dependem muito de computadores. Editores de vídeo, de imagens e desenvolvedores de software, por exemplo, simplesmente não podem abrir mão de boas máquinas. É até uma ironia que tablets que estejam por aí ameaçando a ideia do desktop nas nossas vidas dependam deles para existir: sem um computador de mesa, um tablet não teria seu design esguio desenvolvido. Seu sistema operacional não existiria e muito menos seus aplicativos e jogos.

Conclusão

Para muita gente, um notebook mais simples e um tablet são substitutos ideais para o desktop. Mas ainda há uma parcela dos consumidores que optam pela mídia no computador convencional. Há um para cada tipo de necessidade, como um grande PC gamer para aqueles que gostam de jogar, um modelo mais simples ou um compacto e poderoso HTPC. Ainda há espaço para o desktop, desde que se saiba exatamente qual deles você precisa.

Ainda tem dúvidas sobre desktops? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2013-05-03T02:05:22

    Todos sabem que HP é coisa de gay. O melhor celular do Brasil é magnifico Samsung Galaxy S4, não tem igual. Ele é muito barato e não tem problema no teclado. Computador HP é muito feio, lento e é coisas paras os americanos.

  • João Gomes
    2013-05-04T19:20:21

    Desktop >>> Esses lixos touchscreen

  • Eduardo Cunha
    2013-05-03T07:55:17

    O desktop ainda é o melhor custo-benefício, primeiro por ser mais barato sua manutenção (troca-se tudo facilmente, desde motherboards a HDs), suas peças são mais baratas e são mais potentes na execução e desempenho de uma aplicação, seja ela jogo ou produção. Sem contar na capacidade de armazenamento que é limitado nos portáteis, no Desktop já temos disponíveis HDs de 5TB enquanto no notebook temos o máximo de 2TB, sem contar na possibilidade de mais de um HD, no note somente um HD é possível no desktop temos o mínimo de 4 portas SATAs nas placas-mãe mais simples e 12 nas mais caras.

  • Carlos Bap
    2013-05-02T23:49:57

    Com o valor de um bom "notebook" eu monto dois ótimos Desktops que rodam todos os jogos atuais e podendo mais tarde atualiza-los, já os notebooks, dependendo do modelo, só posso trocar memória e HD. Isso é o futuro ou esperteza dos fabricantes? Vida longa aos Desktops de qualidade !

  • Natanael Braga
    2013-05-02T17:07:29

    o bom do desktop é que sempre dá pra fazer upgrade..o que nos computadores portáteis o máximo que se pode fazr é aumentar a memoria e armazenamento...

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-02T16:49:37

    Eu, particularmente, gosto de desktop para trabalhar e o PS3 para jogar, pois, manter um PC top de linha para jogo está fora do meu orçamento.

  • Diorgenes Souza
    2013-05-02T17:51:39  

    trabalho com informática e não troco meu desktop por um portatio

    recentes

    populares

    • Diorgenes Souza
      2013-05-02T17:51:39  

      Por um portatio eu também não troco, Seu Creisson.

  • Emerson Rodrigues
    2013-05-02T17:12:40  

    Sem duvida, não troco meu desktop com 2 telas 24" por nada...

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-05-02T17:12:40  

      Um notebook não pode ter duas telas (externas)? Qual relação com desktop e duas telas?