Celular

09/05/2013 08h30 - Atualizado em 09/05/2013 08h30

HTC One ou Galaxy S3? Confira o comparativo de celular da semana

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O Galaxy S3 foi considerado o melhor smartphone do ano de 2012, e ainda é muito popular no Brasil, enquanto o HTC One é um dos aparelhos mais badalados do momento, mas não está disponível no país. Mas será que o aparelho da HTC é tão superior ao queridinho da Samsung? Confira o comparativo entre os dois modelos.

HTC One versus Galaxy S3: qual é o melhor? (Foto: Arte / TechTudo)HTC One versus Galaxy S3: qual é o melhor? (Foto: Arte / TechTudo)

Para comparar os dois celulares, levamos em conta o desempenho, o sistema operacional, a câmera e o preço. Em cada categoria, um celular foi eleito melhor de acordo com suas especificações técnicas.

Desempenho: HTC One

O chip quad-core de 1.7 GHz do celular One é mais potente do que o quad-core Cortex-A9, de 1.4 GHz, do Galaxy S3. Essa informação não é tão surpreendente, já que o S3 foi lançado no dia 29 de maio de 2012, enquanto o HTC One está chegando nas lojas no mês de abril de 2013.

HTC One, com tela Full HD, chamou a atenção na feira, mas não virá para o Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One, com tela Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O One também possui o dobro de memória RAM em relação ao seu rival: 2 GB contra somente 1 GB. Com isso, a performance do HTC permite rodar o sistema operacional, a câmera, os jogos e os aplicativos com uma fluidez muito maior. Ponto para o novo rival do S3.

Sistema operacional: HTC One

Mais uma vez, o fato do One ser um smartphone mais recente conta pontos nesse quesito. O modelo da HTC vem, de fábrica, com o sistema Android 4.1.2 Jelly Bean, e deve receber em breve a atualização para o 4.2, mais recente versão até o momento. Como o Galaxy S3 tem pelo menos um ano de idade, o sistema operacional que veio com o aparelho no lançamento era o Android 4.0.4, o Ice Cream Sandwich, embora o 4.1.2 já esteja disponível para o modelo.

Por outro lado, o smartphone da Samsung também tem seus pontos de superioridade: o S3 conta com a função multiwindow, que possibilita utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo, dividindo a tela do celular em dois. O HTC até teria hardware suficiente para rodar o recurso, mas este é exclusivo da sul-coreana.

Câmera: HTC One

O modelo da HTC supera até na câmera, que é a melhor com sensor de 8 megapixels do mercado. O HTC One tem a câmera traseira com a nova tecnologia UltraPixels, que capta três vezes mais luz que as câmeras comuns, e promete fotos espetaculares em ambientes pouco iluminados. Esse sistema de captura de imagens quer competir também com o PureView do Nokia Lumia 920.

Samsun Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Samsun Galaxy S3 (Foto: TechTudo/Allan Melo)

O Galaxy S3 tem uma câmera convencional de 8 megapixels com flash LED, foco automático e detector de faces e de sorrisos. Não é uma câmera ruim, mas é uma tecnologia inferior aos UltraPixels do HTC One.

Preço: Galaxy S3

O preço do HTC One desbloqueado nos Estados Unidos, pela internet, é de US$ 799. O Galaxy S3 da Samsung está US$ 599 desbloqueado, também pela web. No Brasil, o S3 tem variação de preço entre R$ 1.399 e R$ 1.199, de acordo com as promoções das lojas varejistas.

Por que o S3 leva o melhor no preço? Porque é um aparelho com pelo menos um ano de vida, que está ultrapassado se comparado com o HTC One. No entanto, seu hardware ainda é relevante no mercado, chamando a atenção de consumidores que querem um smartphone de qualidade, que não precisa ter as configurações mais robustas do mercado.

Conclusão

O HTC One leva a melhor em praticamente todos os quesitos porque é um dos principais lançamentos deste ano. No entanto, o Galaxy S3 ainda é um aparelho atraente para quem quer custo-benefício e qualidade. A necessidade de importar para se ter o aparelho da HTC também dá vantagem ao gadget da Samsung.

Ou seja, o S3 ainda é um aparelho que vale a pena ser comprado, mas não consegue chegar perto de um smartphone top de linha de 2013. Esta tarefa tem que ficar para o Galaxy S4, sucessor do modelo da Samsung, que consegue tranquilamente bater de frente com o modelo da HTC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexander Rotermund
    2013-05-09T10:52:26

    Eu sempre achei a tela do S3 com as cores mortas,bem inferiores em brilho ate que o Galaxy S. Fiz bem em esperar pelo S4, esse sim com uma tela sensacional.

  • Eduardo Lunardelli
    2013-05-09T10:57:29

    São ótimos telefones... Mas o HTC ONE Caminha a passos largos a frente do S3... Não tem nem comparação!

  • Gustavo Rosa
    2013-05-09T11:40:51

    HTC One tem sensor de 4mbpx.. não 8

  • Douglas Souza
    2013-05-09T10:28:26  

    Comparação muito injusta. O HTC ONE é concorrente do Galaxy S4, e não do S3.

    recentes

    populares

    • Douglas Souza
      2013-05-09T10:28:26  

      também acho tosco fazer esse tipo de comparação. Provavelmente essa matéria foi comprada e toda escrita pela HTC... só pode...

  • Paulo Fonseca
    2013-05-25T21:51:26

    A foto que colocaram é de um S3 Mini, não de um S3 convencional...

  • Érico
    2013-05-09T17:03:58

    A comparação correta seria entre o HTC One e o Galaxy S4. Dessa forma a comparação seria mais justa, visto que o S4 também foi lançado em 2013. Abraços.

  • Gustavo Volpe
    2013-05-11T16:44:45

    HTC one não é apenas o mais bonito e bem construído dos androids, é o mais bem construído smartphone do mercado todo. Esse aparelho é um espetáculo. Mas compará-lo ao S3 é ridículo, já que o S3 é 1 ano mais velho e o concorrente real é o S4. E na parte do sistema, como já tem 4.1.2 pro S3, injusto comparar como sendo o ICS... até pq o multiwindow não tem no ICS e foi mencionado. Sem contar o que foi ignorado, que são os gestures, detecta se a passoa olha pra tela, tira screen, atende telefone, bota no mudo... a parte do sistema, o do S3 só perde no visual feio do TW, no resto supera.

  • Thiago Coelho
    2013-05-10T16:08:47

    Esse HTC One é um sonho. Acho que é melhor até queo S4, só pela construção, design e acabamento. E ainda tem esse hardware shou de bola. Se vendesse aqui eu pensaria seriamente em comprar. Ou não neh, já que tenho um RAZR HD e to muito bem com ele...

  • Lenin Vieira
    2013-05-10T15:38:59

    Gostei da comparação entre estes potentes modelos de smartphones eu tenho um s3 e vejo que ele e um smartphone delicado, tela quebra facil tem problemas tecnicos tipo desbloqueio da tela android que chegara apenas no 4.1.2, memoria que so tem praticamente a metade e o preco 2mil muito caro, ja algumas coisas sao boas multitarefa, processador, qualidades das imagens e videos, ultrafino, tela AMOLED, o HTC ONE tambem e muito bom em questao de processamento e android, mais o visual nao me agradou muito muito diferente dos smartphones atuais.. valew

  • Nilza Falante
    2013-05-10T13:05:52

    Celular é Nokia o resto é resto. Apple é coisa para emergentes suburbanos !!!

  • Marcel Cintra
    2013-05-10T07:51:36

    Galera, o techtudo viajou de novo... o alvo do HTC ONE é o Galaxy S4. O aparelho HTC que brigava com o S3 é o HTC ONE X!

  • Henrique
    2013-05-09T17:31:54

    É como eu sempre falo: não adianta ter aparelhos com telas de 78 polegadas, 28 núcleos, 16GB de RAM, 21 sensores, entre outras coisas. Claro, isso faz um enorme barulho na mídia e sem dúvidas tem muita, muita gente que adora. Mas no final, o que conta mesmo é ter um aparelho muito bom, equipado com um sistema elegante, estável, fluido, intuitivo, protegido contra malwares. Concluindo: o que importa é a experiência. E isso só quem tem hoje é a Apple, por mais que a concorrência tenha avançado. Apple é Apple e resto é resto!

  • ALLAN ABS
    2013-05-09T16:21:08

    Perder tempo com uma comparação destas!!! Muito tosca essa matéria. Arrumem assunto melhor!!!

  • Gilvan Danyz
    2013-05-09T16:02:00

    Tá ótimo meu S3...Pena que seja tão desvalorizado com o passar do tempo!

  • Pedro Filho
    2013-05-09T15:49:28

    NESSE COMPARATIVO O SISTEMA OPERACIONAL DO S3 LEVA MUITA VANTAGEM EM RELAÇÃO AO DO HTC, MUITAS FUNÇÕES EXTRAS DE PROXIMIDADES, GESTOS E 4.1.2. QUANTO A TELA FULL HD VC TEM QUE ANDAR COM UMA LUPA PRA PERCEBER A DIFERENÇA NUMA TELA TÃO PEQUENA. DESEMPENHO ATÉ AGORA NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA MAIS PROCESSADOR NO ANDROID, NO MEU RODA LISO. CÂMERA, A QUALIDADE NÃO SE JUSTIFICA SE QUANDO COLOCAMOS NOSSAS FOTOS NO INSTAGRAM OU FACEBOOK PERDE-SE SEMPRE QUALIDADE E PRATICAMENTE NUNCA IMPRIMIMOS NOSSAS FOTOS. SEJAMOS REALISTAS CAROS AMIGOS O S3 AINDA É UM BAITA TELEFONE E SE ENCONTRAREM ESSE PREÇO SORT

  • Aramys Campos
    2013-05-09T15:06:52

    PÉSSIMA COMPARAÇÃO que vocês fizeram, não tem lógica comparar um celular da geração passada com um modelo recém-lançado. Deveriam ter comparado o HTC ONE com o Galaxy S4, como outros portais de tecnologia já fizeram.

  • Boladão Frenético
    2013-05-09T14:33:16

    Responda rápido: qual é a credibilidade de um comparativo entre um celular lançado este ano com um celular lançado no ano passado? Comparativos corretos seriam entre HTC One X contra Galaxy S3, ou HTC One contra Galaxy S4.

  • Renan Batista
    2013-05-09T13:29:28

    Acredito que comparar o HTC one com o Galaxy S3 não foi muito inteligente. Deve-se comparar Ferrari com lamborghini e não Ferrari com BMW.

  • Carlos Augusto
    2013-05-09T12:36:28

    Comparativo ridículo. Nos EUA a maioria das comparações é com o S4 e o HTC ONE vence no geral para todos os avaliadores. Pessoal do Techtudo está atrasado.

  • Matheus Garcia
    2013-05-09T12:19:06

    Faria mais sentido em comparar o HTC One com o S4 ao invés do S3. Enfim, pena que a HTC saiu do Brasil, gostaria de testar os aparelhos da empresa. Parecem ser muito bons.

  • Gustavo Rosa
    2013-05-09T11:41:21

    correção .. mpx*

  • Erutan
    2013-05-09T15:07:31  

    Formas de pagamento usim... alguém sabe algo? No meu S4 diz impossível colocar tal forma de pagamento, Cartão USIM não inserido... O que vocês fizeram no S3 de vocês... Estou com um chip cortado, visto que não encontrei loja vivo com microchip pré disponível... Será que é por isso?

    recentes

    populares

    • Erutan
      2013-05-09T15:07:31  

      caramba já tem o S4 ! :O

  • Daniel Pinheiro
    2013-05-09T08:49:17  

    Qual site é seguro comprar esse HTC, alguém sabe?

    recentes

    populares

    • Daniel Pinheiro
      2013-05-09T08:49:17  

      aliexpress média de 30 dias pra chegar

    recentes

    populares

    • Daniel Pinheiro
      2013-05-09T08:49:17  

      Amazon, site americano, o mais confiável na minha opinião, o aliexpress as vezes tem mercadorias com defeito, e para trocar leva meses, e é chinês.

  • Saulo Silva
    2013-05-09T19:01:42  

    Muito bom esse HTC One. Se não fosse esse bloqueio de celular não homologado pela Anatel, valeria a pena arriscar ter um.

    recentes

    populares

    • Saulo Silva
      2013-05-09T19:01:42  

      Esse bloqueio vai acontecer (se acontecer), em aparelhos que ainda não tenham sido registrados na rede, ou seja, apenas pra aparelhos que forem registrados após esse bloqueio imoral começar. Mas quero ver como vai ser com a grangaiada que vem pro brasil pela copa... vão ter que comprar aparelhos aqui?

  • Henrique
    2013-05-09T14:37:09  

    Queria que fizessem uma comparação do Iphone apple com o Iphone gradiente.Qual é melhor?

    recentes

    populares

    • Henrique
      2013-05-09T14:37:09  

      O da Gradiente claro !! kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Henrique