Internet

14/05/2013 08h15 - Atualizado em 14/05/2013 09h02

Rumores do Google I/O apontam para novos Nexus e atualização do Android

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google I/O, conferência para desenvolvedores realizada anualmente pela gigante das buscas, é palco dos anúncios mais importantes e que ditam o futuro dos serviços da empresa. Nesta edição de 2013, vários rumores apontam para o lançamento de uma nova versão do Android, mais recursos para o Now, unificação de serviços de chat e uma nova central de jogos.

Evento do Google acontece em San Francisco a partir do dia 15 (Foto: Divulgação)Evento do Google acontece em San Francisco a
partir do dia 15 (Foto: Divulgação)

O novo diretor da divisão Android no Google, Sundar Pichai, concedeu uma entrevista ao site Wired onde revelou não haver planos de apresentar gadgets no I/O, mas sim “diversos tipos de coisas que estamos (o Google) fazendo para os desenvolvedores, para que eles possam escrever melhores produtos”, tanto para o Android quanto para o Chrome OS.

Novo Android: Fala-se muito que a grande atração da feira será uma versão atualizada do sistema operacional móvel do Google – seja ela a aguardada 5.0 (Key Lime Pie) ou só mais uma Jelly Bean (4.3.). O site Android Police, inclusive, revelou que já há estatísticas de aparelhos Nexus 4 e Nexus 7 rodando a versão 4.3 do Android. Talvez, este seja um projeto a curto prazo, enquanto o Android 5.0 possa até aparecer no evento, porém, com planos de lançamento mais para o fim deste ano ou início do outro.

Google Play Games permite se conectar com pessoas nos Círculos do Google+ (foto: Divulgação) (Foto: Google Play Games permite se conectar com pessoas nos Círculos do Google+ (foto: Divulgação))Google Play Games permite se conectar com
pessoas nos Círculos do Google+ (foto: Divulgação)

Google Play Games: O Android pode ganhar seu “Game Center”, no melhor estilo iOS, em breve. Uma interface do projeto, inclusive, já até vazou na Internet. O serviço seria a maneira de o usuário gerenciar seus jogos e interagir com outros gamers da plataforma online. Há ranking, multiplayer, troféus e etc. Este é praticamente um anúncio certo para esta edição do Google I/O. Há até rumores de um jogo online multiplataforma – Android ou Chrome OS – no estilo MMORPG. Será?

Você tem boas sugestões de jogos de graça no Android? Ajude outros leitores!

Google Now: A grande menina dos olhos do Google é o serviço Google Now, seu assistente inteligente para busca por voz de diversos tipos de conteúdo, e a exibição de detalhes interessantes como previsão do tempo e trânsito, de acordo com as necessidades do usuário. Espera-se ainda mais novidades para este programa no Google I/O, como uma tela personalizada de boas-vindas para cada usuário. Após finalmente dar o ar da graça nos iDevices, a expectativa é de que o serviço não pare de crescer.

Google Glass: Obviamente haverá notícias do Google Glass e interações com os óculos inteligentes do Google, que estão entre os produtos mais aguardados do ano. Deve haver conferências falando sobre aplicativos de terceiros e informações mais específicas sobre compatibilidade e produção de softwares para os smartglasses. Recentemente, o Google lançou até um vídeo no estilo “primeiros passos” do Glass.

Novos Nexus: O novo diretor da divisão Android afirmou que o foco será os desenvolvedores, e não hardware, porém não há como deixar de aguardar pelo menos uma aparição de um novo tablet ou smartphone Nexus, com o chamado "Android Puro". Quem sabe, talvez, o Nexus 4 com 32 GB e 4G LTE? Ou então um novo tablet Nexus 7, já que o antigo fará um ano em julho (e também pode receber um corte no preço). Ou, ainda, um Nexus 11. Caso haja um Nexus 5, então, será uma grande surpresa!

Motorola X não é mais mistério para esta edição, já que perdeu a chancela do Google (Foto: Reprodução/BGR)Motorola X não é mais mistério para esta edição, já que perdeu a chancela do Google (Foto: Reprodução/BGR)

Chat unificado: A unificação das plataformas de chat do Google também deve ser uma das pautas da conferência – e que pode impactar até em modificações visuais e também de funcionamento no GMail, por exemplo. A empresa, ao que tudo indica, está planejando colocar no mesmo serviço o Google Voice, o Google Hangout e o Google Talk, com SMS, MMS, chat e VoIP em uma única plataforma. A ideia é concorrer com WhatsApp e Skype, por exemplo. Esta novidade pode se chamar Babel (ou manter o nome Hangouts), como já vem sendo especulado há um certo tempo.

Outros projetos: Adições ao Wallet, como novas recompensas, ofertas e pontos de fidelidade, um redesign no Google Maps com a remoção da barra lateral e uma maior integração ao Google+, a transformação do Play Music em um serviço como o Spotify, além do mais opções de edição de documentos para usuários do Drive estão entre os rumores sobre os outros serviços do Google que devem ganhar novidades no I/O.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dario Coutinho
    2013-05-15T08:09:19

    Google só comprou a motorola por causa de patente.

  • Oto Neto
    2013-05-14T18:33:34

    "no melhor estilo iOS" pq isso?? aqui é android

  • José Gonçalves
    2013-05-14T16:37:41

    Queremos o Adroid 5.0 hahaha