Celular

14/05/2013 11h54 - Atualizado em 27/06/2013 15h53

Saiba como identificar um smartphone falso para não ser enganado

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Com o estrondoso sucesso e popularização dos smartphones em todo o mundo, as grandes fabricantes do setor têm sido constantemente alvos da falsificação de seus principais modelos. Diante de cópias cada vez mais perfeitas, compradores em potencial deverão ficar bastante atentos no momento da compra. Pensando neste tema, o TechTudo elencou as principais dicas para que você possa fugir dessas armadilhas e saber se um aparelho é mesmo o original.

Selo da Anatel presente no manual do usuário e na bateria do dispositivo (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Selo da Anatel presente no manual do usuário e na bateria do dispositivo (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Selo da Anatel está em todos os produtos nacionais
originais (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Selo da Anatel

Para que as fabricantes de celulares possam comercializar seus modelos no mercado brasileiro, elas deverão, primeiramente, submeter seus dispositivos à homologação da Anatel. Tal processo visa o atendimento de requisitos e normas adotadas no país. Uma vez homologado, o smartphone deverá apresentar atrás de sua bateria ou no manual do usuário um selo com o logotipo da agência reguladora.

Caso você pretenda adquirir um dispositivo no mercado brasileiro, fique atento a esse detalhe, e exija que o mesmo possua o selo da Anatel. Porém, caso compre um aparelho no exterior, ele não virá com o selo do órgão brasileiro, então outros detalhes deverão ser analisados para verificar se o produto é original.

Suposto Galaxy S4 sem o logotipo da fabricante (Foto: Divulgação) (Foto: Suposto Galaxy S4 sem o logotipo da fabricante (Foto: Divulgação))Suposto Galaxy S4 sem o logotipo da fabricante
Samsung (Foto: Reprodução)

Comparação de imagens e verificação do nome

Outro ponto que deve ser observado com muito cuidado é a aparência do smartphone. Atualmente, modelos falsificados estão cada vez mais parecidos com os originais, e para não ser enganado, verifique minuciosamente detalhes como o logotipo da fabricante, a localização dos botões, a espessura do aparelho, as bordas e o nome do dispositivo. Qualquer característica suspeita pode significar que o produto é uma cópia “pirata”.

Especificações técnicas

Ao colocar um dispositivo à venda, é absolutamente normal e indicado que lojas e sites disponibilizem as especificações técnicas do produto. Partindo desse pressuposto, é fundamental que os compradores verifiquem tais informações nos sites oficiais das fabricantes e as confrontem com aquelas disponibilizadas pela lojas. Qualquer diferença entre as características do aparelho pode mostrar logo de cara que o dispositivo é falso.

É cada vez mais comum, por exemplo, observarmos em anúncios da Internet, smartphones “Galaxy″ sendo anunciados com configurações variadas como tela de 3 polegadas, suporte a três chips, 1 MB de memória RAM, etc. Se você conferir no site da fabricante, poderá constatar que tais características estão aquém daquelas especificadas para o modelo original.

Quais são as melhores lojas para se comprar um smartphone? Confira as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

Portanto, fique atento a estes detalhes, e confira com bastante calma os dados técnicos do dispositivo que você deseja comprar.

Hiphone e iPhone 4S lado a lado: aparelhos semelhantes no design, mas com especificações muito diferentes (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Comparação entre o xing-ling Hiphone e o original iPhone 4S (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

 

Compras em sites e lojas confiáveis

Se você costuma receber e-mails de sites ou lojas desconhecidas, as quais anunciam aparelhos famosos por preços bem abaixo do normal, desconfie. Antes de efetivar uma compra pela Internet, é muito importante que o comprador verifique a reputação do vendedor que está oferecendo o produto.

Com o objetivo de alertar aos consumidores a respeito das armadilhas da Internet, o Procon-SP divulgou uma listagem com 275 sites não recomendados para compras na web. Assim, sempre garanta que o site ou a loja seja certificada, e evite comprar produtos eletrônicos em páginas de leilões e produtos usados, a não ser que tome conhecimento de todos os detalhes.

Etique impressa com o número do IMEI, na caixa de um Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Etique impressa com o número do IMEI, na caixa de um Samsung Galaxy S2 Lite (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Número do IMEI fica na caixa do celular (Foto:
Reprodução/Thiago Bittencourt)

Número IMEI

Outra forma de constatar a legitimidade de um smartphone é pela verificação do número internacional de identificação do aparelho, o chamado IMEI. Geralmente, aparelhos falsificados não possuem este número, ou, então, adotam uma numeração clonada.

Para descobrir o IMEI de um smartphone, o consumidor possui duas opções distintas: digitar *#06# no teclado do aparelho e verificar a etiqueta impressa colada em sua caixa. É importante que tanto o número apresentado no visor quanto o da caixa do dispositivo sejam idênticos.

Garantia e Nota Fiscal

Por último, esta dica pode parecer bastante óbvia, mas muitos consumidores não se atentam à necessidade de exigir a nota fiscal e o certificado de garantia do dispositivo no momento da compra. Ao ser enganado, e comprar um aparelho falsificado, com toda certeza você não conseguirá obter o suporte técnico da fabricante que também foi lesada. E neste caso, você realmente constatará quais são os malefícios de adquirir um dispositivo falso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valter Prado
    2013-05-14T14:22:46

    Comprei um AiPhone e é da hora.. tem joguinho tetris .. muito loko

  • Noel Rosa
    2013-05-14T19:11:20

    É bom ter cuidado. O que tem de celular apple se passando por samsung por aí...

  • Ronaldo Puncial
    2013-05-15T01:33:16  

    O pobre miserável compra o chinês, o pobre um pouco melhor, parcela em 12 vezes, eu compro a vista, e no plano pós e com a melhor internet, porque sou RICOOO

    recentes

    populares

    • Ronaldo Puncial
      2013-05-15T01:33:16  

      Sonhador, gostaria de ser rico, mas...

    recentes

    populares

    • Ronaldo Puncial
      2013-05-15T01:33:16  

      Pedro Henrique kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk booa

  • Valter Hiroshi
    2013-11-06T18:18:49

    Quem ainda não viu um S4 certamente irá achar que o celular é original. E mostrando o celular no shopping, duas lojas identificaram como falso por conta de alguns pequenos detalhes e uma loja disse que o celular é original. A falsificação está cada vez mais detalhista e é muito fácil você levar gato por lebre.

  • Valter Hiroshi
    2013-11-06T18:17:28

    Um conhecido veio me oferecer um S4, primeiramente dizendo que era 4G, por R$ 1.400,00. O celular além de não ser 4G era uma réplica idêntica ao S4, até mesmo no software. Se eu não tivesse um S4 para comparar teria comprado o telefone dele. As únicas diferenças foram na câmera com menos recursos, na câmera com definição menor, no tipo de tela utilizada (TFT contra Amoled) e no led do flash. O celular ainda vem com um Antutu modificado para mostrar informações irreais.

  • Cesar Mattos
    2013-05-15T09:14:50

    infelizmente esses clones só prejudicam o mercado e as empresas que est~ao tentando inovar... Nunca suportarei pirataria.

  • Diego Rapizo
    2013-05-26T19:21:00

    Não tenho um iphone, não por que acho o aparelho ruim, pelo contrario é um ótimo smartphone, mas o preço dele é um absurdo no Brasil. Tenho dinheiro para comprar um iphone mas não tenho coragem de dar tanto dinheiro assim em um misero aparelho eletrônico. Ainda mais que metade desse dinheiro é impostos.

  • André Garcia
    2013-05-16T14:05:03

    Aposto que o Rubens Barichello tem um Galaxy... Ele se identifica com a marca, pois ele copiava tudo que o Michael Schumacher fazia, porém sempre ficava em segundo... kkkkkkk

  • Will Gonçalves
    2013-05-14T17:04:26  

    kkkkk...faça me o favor...os xing lings são copias grotescas..quem compra sabe muito bem oque ta comprando...

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2013-05-14T17:04:26  

      é verdade

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2013-05-14T17:04:26  

      A não ser que ele compre pela Net e não esteja vendo o produto. De outra forma concordo com você.

  • Gilmar Santos
    2013-05-14T17:50:42

    xing-ling da pau nos originais...

  • Rennan
    2013-05-14T17:55:18

    resumindo se ele demorar 20 minutos para trocar a pagina de apps ee xing ling

  • Gilmar Santos
    2013-05-14T17:51:43

    Vamos lançar uma campanha " EU SOU XING-LING".

  • Waldemar Olbertz
    2013-05-14T17:11:03

    Celular clonado não é problema. O problema é pagar preço de original e levar clonado. Nisto sim é que tem que ficar atento. Nunca tive problema usando clonado. Sempre funcionou bem.

  • Pedro Henrique
    2013-05-14T17:48:08

    eu compro xing-ling mesmo e nem to, muito bons por sinal!

  • Fabio Rodrigues
    2013-05-14T17:37:16

    A Anatel tinha que bloquear os sansung também, a final de contas, também são xing-ling cópia descarada do iphone.

  • Felipe Doro
    2013-05-14T16:47:40

    1 MB de Memória Ram é muito fraco

  • Maycon Naves
    2013-05-14T16:49:36

    Acho engraçado essa matéria ensinando a distinguir um produto original d'um falsificado! Pelo amor de Deus, né gente! É só olhar o preço de um e de outro. Obviamente o original é bem mais caro que o similar!

  • O Carioca
    2013-05-14T15:55:04

    É muito facil saber. Se o aparelho tem Android é xing-ling, mas se tem iOS é original. Não tem erro! Todo aparelho com sistema Android é xing-ling (a mesma coisa que porcaria).

  • O Carioca
    2013-05-14T15:55:04

    É muito facil saber. Se o aparelho tem Android é xing-ling, mas se tem iOS é original. Não tem erro! Todo aparelho com sistema Android é xing-ling (a mesma coisa que porcaria).

  • Igor Amoedo
    2013-05-14T15:49:31

    Essa reportagem foi o Diego que fez...fato com esse iphone xing ling ...

  • Joao Ali
    2013-05-14T16:45:13

    Me pareceu meio racista a chamada do texto.

  • Valter Prado
    2013-05-14T16:22:40

    O AiPhone que eu comprei veio com Ai-OS versão beta 99.1... joguinho Tetris instalado e tem também aquele de tiro que é top, o Asteroides... não deve nada pra nenhum.. ahhhh...e nem precisa de chip... ele é analógico.

  • Diego Villela
    2013-05-14T16:06:27

    Faltou a principal diferença: original compra na loja, xing-ling compra no camelô (mesmo que camelô virtual)

  • Diego Cozzetti
    2013-05-14T14:30:47  

    A pessoa que me fala que um xing-ling tem as mesmas funções de um galaxy S3 ou um Iphone 5, merece uma gargalha na cara. Ouvir um absurdo como esse me dá até calafrio! As pessoas precisam se informar e procurar explorar o conhecimento, antes de cuspirem palavras.

    recentes

    populares

    • Diego Cozzetti
      2013-05-14T14:30:47  

      Tem que rir mesmo Diego... kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Cozzetti
      2013-05-14T14:30:47  

      gargalhada*

  • Israel Mendes
    2013-05-14T13:25:11  

    xing ling vende bem em sao paulo,la o pessoal nao tem distinçao de falso e verdadeiro.

    recentes

    populares

    • Israel Mendes
      2013-05-14T13:25:11  

      hahahahaahahahahahaahahahahaha.. Rindo muito aqui! mto boa!

    recentes

    populares

    • Israel Mendes
      2013-05-14T13:25:11  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk...foi muito boa erivelton, e pessoal tem muita inveja de SP