Internet

10/05/2013 09h00 - Atualizado em 10/05/2013 09h00

Vai comprar presente de Dia das Mães online? Saiba como se proteger

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Internet virou uma das melhores aliadas na hora de comprar um produto. Ainda mais em datas especiais como o Dia das Mães, onde as lojas ficam bastante cheias. Mas é preciso tomar algumas precauções para proteger seu computador e seus dados nesta hora em que você está procurando um presente.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?
 

Procon-SP lista sites que devem ser evitados para compras online (Foto: Reprodução/Netzee)Kaspersky alerta para promoções falsas via e-mail (Foto: Reprodução/Netzee)

A empresa Kaspersky Lab, uma das líderes do mercado de segurança online, divulgou algumas dicas que podem ajudar os consumidores a não serem enganados. Segundo análise do especialista Fábio Assolini, há, basicamente, cinco detalhes que podem lhe auxiliar a realizar transações mais seguras na web.

“O Dia das Mães é o segundo dia com maior número de vendas no ano, portanto é natural que a procura por lojas de e-commerce aumente nessa época. Para piorar, estamos vivendo uma verdadeira epidemia de lojas falsas de e-commerce na internet brasileira. A Kaspersky Lab já chegou a detectar lojas falsas de compras coletivas. Se a pessoa fizer a compra em uma dessas lojas falsas, não receberá o produto e ainda corre o risco de ter o cartão de crédito clonado ao efetuar o pagamento”, alerta Fábio.

Uma das maneiras mais fáceis de enganar o consumidor é com e-mails. Segundo a firma, é preciso ter cautela ao clicar em links de pessoas desconhecidas, especialmente com promoções que pareçam muito atrativas. Boa parte deste tipo de mensagem solicita o número de cartão de crédito para “validar” a participação, fazendo com que o golpista tenha acesso aos dados e clone o cartão da vítima.

A segunda dica é: mantenha atualizado o Java, PDF, Flash e outros programas. Também tenha um bom anti-vírus atualizado. É só se proteger para evitar acesso a sites infectados. Ao visitar um site que peça alguma informação pessoal ou financeira, veja se aquele pequeno cadeado está na barra de endereço da web, garantindo a navegação com segurança, seguindo protocolos SSL de codificação de informação.

“Além disso, quando tiver colocado as mercadorias no seu carrinho de compras virtual, certifique-se de que a página do caixa e do pagamento seja segura. Você saberá se ela é ou não caso a URL da página comece com HTTPS em vez do HTTP comum; um ícone de cadeado também aparecerá normalmente ao lado da URL. Ao vê-lo, clique sobre o cadeado e verifique as informações do emissor do certificado digital. É comum sites falsos de e-commerce não exibirem nenhum certificado digital, portanto, se você não ver isso, não é prudente continuar”, explica Assolini.

Cuidado com o que você instala no computador

É preciso ter atenção a emoticons, barras de ferramentas e aplicações que podem ser infectadas com arquivos maliciosos. O principal problema fica por conta dos spywares, que fazem um trabalho espião no seu computador, coletando hábitos da sua navegação e, assim, exibindo propagandas direcionadas – muitas vezes, com links maliciosos e que vão levar você à páginas onde seus dados podem correr risco.

E a última, mas não menos importante, dica de segurança é a de prestar atenção no que você acessa nas redes sociais. Diversas páginas e compartilhamentos de promoções e supostos produtos que são compartilhadas no Facebook são falsas, e os links onde você é incentivado a clicar também podem estar contaminados.

“Tome cuidado especialmente com as falsas promoções e aplicativos maliciosos distribuídos no Facebook. Com olhos atentos, podemos perceber várias promoções suspeitas. Atualmente a maioria possui a temática do Dia das Mães”, completou Fábio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Lab.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares