19/05/2013 15h23 - Atualizado em 27/06/2013 16h26

Vale a pena migrar do Android ou iOS para o Windows Phone?

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Usuários do iPhone ou de celulares com Android podem ficar seduzidos por alguns aparelhos com Windows Phone, sistema operacional da Microsoft, mas não é fácil decidir por trocar de plataforma móvel. Para te ajudar a decidir se vale a pena migrar do Android ou do iPhone para o WP, o TechTudo preparou uma análise entre os softwares.

Live Tiles podem causar problemas na justiça à Microsoft (Foto: Reprodução) (Foto: Live Tiles podem causar problemas na justiça à Microsoft (Foto: Reprodução))Live Tiles são o diferencial do sistema da Microsoft
(Foto: Reprodução)

Tela inicial

A tela inicial do Windows Phone, em todas as suas versões, é customizável e composta por ícones coloridos grandes, as Live Tiles, que ocupam toda a tela do celular. Se o aplicativo vinculado for um game ou app de mensagens, por exemplo, o ícone exibe informações adicionais, o que deixa a aparência do celular bem diversificada e com mais conteúdo logo na tela inicial.

Essa funcionalidade não existe no iOS 6, da Apple. Após destravar o iPhone, os aplicativos são dipostos de maneira uniforme, sem a existência de uma tela home separada ou de widgets à mostra. O máximo que você pode fazer no sistema proprietário é criar pastas com vários apps agrupados. A Apple mantém esse design desde 2007, no primeiro smartphone da empresa.

O Android possui uma tela home separada de outras interfaces idênticas ao iOS, onde ficam os aplicativos. Nessa tela inicial do sistema do Google o usuário pode customizar quais widgets ficarão aparentes, a imagem de fundo, os apps que estarão em uma posição privilegiada dentro do smartphone e várias outras opções. Tudo isso é permitido graças ao código aberto do software. No entanto, comparando com o Windows Phone, essa configuração do Android é mais dificil de ser organizada pelo dono do celular.

Frente do Lumia 920: detalhe da câmera de videochamada (Foto: Allan Melo / TechTudo)Lumia 920 é um dos principais modelos com o sistema Windows Phone (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Desempenho

O Windows Phone 7, a primeira versão do sistema, chegou em smartphones como Samsung Omnia 7, LG Quantum e HTC 7 Mozart, modelos que possuem processadores de 1 GHz. Ou seja, com um portifólio limitado de produtos, o Windows Phone surgiu com qualidade no mercado.

Na mesma época, o iPhone 4 possuía um chip A8 também com 1 GHz, praticamente equivalente aos aparelhos com Windows na época. O Android, diferente dos dois concorrentes, estava em aparelhos com processadores de cerca de 600 MHz até outros smartphones mais potentes.

Por esse motivo, se você quer um sistema que esteja em vários aparelhos, mas que preza pela qualidade, o Windows Phone é uma opção diante dos rivais iOS e Android. O sistema da Microsoft é tão bom que beneficiou o principal parceiro do sistema operacional, a Nokia. As duas empresas anunciaram parceria em 11 de fevereiro de 2011.

Quantidade de aplicativos disponíveis

Na versão mais recente, o Windows Phone 8 tem mais de 120 mil apps em sua loja virtual. O sistema da Microsoft tende a valorizar os programas que vem embutidos no celular, como o navegador Internet Explorer.

Bug na Windows Phone Store pede que usuário pague por aplicativo já comprado (Foto: Divulgação)Windows Phone ainda possui poucos apps
(Foto: Divulgação)

Em comparação, o iTunes da Apple tem aproximadamente 700 mil programas em sua loja, o mesmo número do Google Play. Ou seja, nesse quesito, o Windows Phone ainda deixa muito a desejar. Os concorrentes tem praticamente seis vezes mais o número de aplicativos que a Microsoft possui.

Apesar de contar com os principais apps dos dois rivais - como WhatsApp, Facebook, Twitter e Foursquare -, muitos usuários ainda sentem falta de programas considerados "essenciais" atualmente em um smartphone, como o Instagram. O programa de imagens ainda não tem previsão de lançamento para o Windows Phone.

Segurança

Apesar de existir em menos aparelhos do que o Android, engana-se quem acha que o Windows Phone é necessariamente mais seguro. Um bug envolvendo o sistema de SMS, por exemplo, faz com que o Windows Phone 7 trave. Mas, ainda assim, a quantidade de vírus e malwares destinados à plataforma é bem inferior aos existentes no sistema do Google.

O Android sempre será um sistema mais vulnerável, pelo seu grande portfólio de aparelhos, mas seu código é aberto e desenvolvedores podem criar novos mecanismos de proteção. Já o iOS, por ser um sistema proprietário, constantemente é atualizado para ter a melhor performance nos iPhones e iPads.

Portanto, se a questão for trocar o Android pelo Windows Phone pela segurança, talvez não valha a pena. A melhor opção, nesse sentido, são os aparelhos desenvolvidos pela Apple.

Conclusão

Windows Phone é um ótimo sistema operacional para quem quer sair da mesmice em que estão o Android e o iOS, sempre com as mesmas interfaces. O WP é um sistema estável e com uma segurança razoável. O software também está presente em smartphones topo de linha da Nokia, que tem caprichado em produtos bem acabados da série Lumia.

O sistema é inferior na quantidade de aplicativos, que ainda está muito abaixo dos concorrentes. Portanto, se você faz questão de ter uma variedade enorme de programas e as mais recentes atualizações do mercado, o Windows Phone pode ser um pouco decepcionante.

Assim, se você cansou da mesma interface e usabilidade presentes nos sistemas Android e iOS, o Windows Phone é uma ótima opção. Os aparelhos que chegam ao mercado com a plataforma são excelente e, caso você não se importe com a ainda baixa quantidade de aplicativos, vai curtir muito a opção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • kleber Oliveira
    2014-11-16T20:25:43

    Eu era usuário de Iphone desde o 3Gs comprei agora um Lumia 830 confesso que fiquei maravilhado e olha que sou fã boy da apple. Tudo meu é apple Imac,Ipad,Ipod e Iphone 5 que dei pra minha filha. Não teve um só aplicativo que eu precisasse pra o Lumia e não encontrasse. Deu um banho no IOS e Android. A customização e integração entre os apps são fantásticas. O sistema já vem com ferramenta incriveis além do office. Recomendo totalmente, nota mil pro Lumia. Além disso o celular é lindo!

  • Sérgio Leitão
    2013-11-08T09:37:13

    Sinceramente, com exceção de alguns jogos, não entendo essa "preocupação" por conta de aplicativos. O sistema é bonito, funcional e com tudo o que é necessário para atender a necessidade de quem quer um smartphone fora da mesmice que se tornaram iOS e Android.

  • Pedro Maia
    2013-09-23T10:44:23

    Não tenho WP, uso android. Ontem, estive numa loja da Nokia e o pouco que fucei no lumia 920 deu pra perceber a superioridade do WP8 no quesito fluidez. Não trava, abre o office brincando, sem engasgos. Sobre a quantidade de apps, o Windows Phone ainda está na mesma fase que o android estava, há 3 anos. Mas tem tudo pra crescer!!

  • Fabiano Silva
    2013-09-14T09:29:08

    Não sou do Windows Phone, Android ou iOS, mais do que adianta ter tantos aplicativos, se a grande maioria são inúteis. Já tive um aparelho com o sistema operacional Android e agora estou com o Lumia 820. Mais o Windows Phone ou melhor, a Nokia, coloca a Samsung no bolso.

  • Jhonathan Coutinho
    2013-09-07T15:29:26

    quem foi esse idiota que escreveu isso ? todo SO falhas, e esse bug do windows phone já foi atualizado e corrigido. Android jamais se compara com o windows phone, android trava ate em tarefas simples

  • Mauricio Resende
    2013-08-14T10:53:44

    Tenho o Windows Phone e não troco por outro S.O. pois é excelente.

  • Lucas Cassimiro
    2013-08-12T16:07:30

    Já tive experiência com 2 androids, um Motorola e um LG Optimus 3D. Hoje tenho contato com o Xperia de minha esposa. Depois que conheci e utilizei o Windows Phone, agora com o Lumia 920, cheguei à conclusão de que não muda mais de SO. O WP é excelente, muito rápido, e atende muito bem para uso profissional. Sobre o iPhone, acho muito bom, mas em minha opinião não vale o preço. Acho que na grande maioria dos casos, se a pessoa der uma chance para o WP, vai se surpreender.

  • Wedson Cruz
    2013-07-31T13:04:44

    BAGUNÇADO! NADA INTUITIVO... NAAADA, Essa Interface visual cansa..

  • Marcelo Andrade
    2013-06-18T03:51:16

    Estou adorando...muito melhor que meu tablet android

  • Carlos Lima
    2013-06-17T18:22:33

    WP e rápido, bonito e pratico. Só tende a crescer

  • Paulo Emboaba
    2013-06-17T12:02:50

    Tenho muita coisa pra fazer no meu dia a dia, não tenho tempo pra ficar baixando VARIOS aplicativos que no fim das contas nem não usados e necessarios... Gosto muito da interface do WP, muito intuitiva estavel, fluida....Android só forçado e olha lá se pago pra mim usar, a minha maior decepção foi tentar usa-lo, já o IOS não sei, a mesma coisa que o WP porem com uma cara diferente, porem muito bom...resumindo, WP e IOS excelentes, operacionais...mas Android só por extrema necessidade...

  • Fernado Horman
    2013-06-06T09:14:52

    Olha eu quando comecei a usar o Wp, senti por ter deixado o Android , mais logo que me adaptei a o Wp, foi tudo diferente, hoje não volto para o Andoid tão facil

  • Harlei Uendel
    2013-05-21T13:41:11

    Contras do Windows Phone: Quantidade de Aplicativos. Pois sai de um S3 e peguei um Lumia 920. Não tenho nada a reclamar de APP. Sem contar que é outro nível de Aparelho, sistema. Não trava, não fica lento. Bye Android! Ps. Android não cresceu da noite pro dia não.

  • Fernando Abreu
    2013-05-21T12:09:48

    Tenho um galaxy SIII e comprei um smarthphone com a WP para teste, comprei um Nokia Lumia 620, e a única coisa que eu me arrependo é de não ter comprado o top de linha da Nokia. OBS:o meu Lumia 620 não deixa a desejar em nada que eu preciso.

  • George Felix
    2013-05-21T07:49:16

    Rapaz, vc está ultrapassado em! WP8 não tem mais este vicio e nem o WP7.8 se atualize, vc vai ficar para tras

  • Francisco Lunardi
    2013-05-22T17:45:18

    Falar que o android é mais seguro pq os desenvolvedores podem criar mecanismos melhores é uma falacia tremenda, tem malwares até na propria loja, ter que usar antivirus pra fazer o serviço que É da google não é sinal de segurança. E antes que digam que estudos apontam mais brechas em outros sistemas que no android, existe uma grande diferença entre existir brechas e elas serem exploradas.

  • Eixo Cardã
    2013-05-22T11:18:56

    Eu sempre tive android e semana passada comprei um WP8, agora que estou me acostumando com ele, continuo tendo os dois SO e pretendo continuar assim. Mas, o WP8 tá longe de ser ruim, é muito bom.

  • Oto Cerqueira
    2013-05-21T00:23:11

    Já tive Iphone, Xperia e depois que conheci O WP(Omnia W, 710 e agora 620, com intenção de comprar o 925)não sair mais.

  • Wagner Almeida
    2013-05-21T00:10:23

    Ainda não tive o privilegio de ter um Nokia com Windows Phone. Mais deve ser uma mudança e tento. Por enquanto vamos de Galaxy Note mesmo...

  • Wanderson Silva
    2013-05-20T16:50:48

    Quem escreveu isso, usou os 3 S.O. como eu? Cansou do seus Smartphones travando ou tinha medo de quando alguém lhe indicava um novo app que tinha sido lançado a pouco? Acho que não, já tem tempo que vejo o quanto vocês são lamentavelmente parcial a favor do Android, mas não podem desmerecer o IOS que é badalado e caro. Só peço uma coisa, USEM o WP, pelo menos 1 mês, se depois disso tudo vocês não gostarem tudo bem, mas sejam IMPARCIAL! Meu WP 7.8 nunca travou, com um processador é muito mais rápido que vários IOS e Androides com 2. Cada vez menos eu leio e respeito vocês, sejam profissionais!

  • Emerson Rodrigues
    2013-05-20T09:47:32

    WP é ótimo, mas já é mania falar mal de qualquer coisa que a MS faça...

  • Lukas L.
    2013-05-20T14:26:56

    vai depender muito do que o usuário deseja, se forem necessidades e usar a trabalho, o windows phone é bom, mas se for mais focado pra parte de entretenimento, eu não recomendo.

  • Douglas Costa
    2013-05-20T14:23:58

    Vai da utilidade de cada um. iPhones rodam tudo (ou quase tudo) super bem pq tem um sistema leve e um hardware consistente o suficiente pra aguentar o aplicativos existentes, aliás eles só começaram a lançar aparelhos com processadores com quantidade maior de núcleos e com clock maior por que os aparelhos androids começaram nessa e pro usuário quantidade importa, ai ficavam naquela: "Compro um iPhone com um núcleo ou um Android que tem 2?" (2 é melhor do que 1) ai iam de Android. O Android quando não é um aparelho de entrada também é um SO super competente e intuitivo, vai por gosto isso.

  • Roberto Aparecido
    2013-05-20T11:42:49

    ... dai a Microsoft domina o mercado de OS para smartfone/tablets/etc... e comeca a cobrar 500 reais para cada copia de seu produto original. ¬¬

  • Nicolau Fawkes
    2013-05-20T10:46:55

    Não me arrependo nem um pouco de escolher o WP8, sistema flui bem até no smartphone mais barato, tem um visual bonito, e o melhor argumento que usuários do Android tiveram foi "Não tem jogos".