Compactadores

16/05/2013 06h00 - Atualizado em 19/08/2013 13h13

Winzip ou WinRAR: qual o melhor para compactar e descompactar arquivos?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Programas para deixar arquivos mais leves são uma vantagem. Está escolhendo entre os consagrados Winzip e o WinRAR? Qual programa para compactar e descompactar arquivos você prefere? Conheça mais sobre os concorrentes neste comparativo, veja os recursos, a estabilidade e a velocidade para comprimir e descompactar arquivos e faça sua escolha: Qual é o melhor software Winzip ou WinRAR?

Comparativo entre Winzip e Winrar (Foto: Reprodução)Comparativo entre Winzip e Winrar (Foto: Reprodução)

O Winzip e o WinRAR são conhecidos pela maioria dos usuários que já lidaram com arquivos compactados. Tanto que mesmo com os sistemas operacionais fornecendo uma funcionalidade de descompactação, os usuários continuam instalando e usando esses programas.

Sobre o Winzip

Considerado um dos primeiros programas de compactação de arquivos, o Winzip se destaca pela capacidade de criar executáveis, fornecer segurança por encriptação avançada e claro, poder manipular o conteúdo dos arquivos comprimidos.

Sobre o WinRAR

Mais recente que o WInzip, o WinRAR também compactar e descompactar arquivos, criptografa-los e fornece ferramentas adicionais integradas, que servem para lidar com esses arquivos e auxiliam na organização deles.

Formatos suportados

O Winzip trabalha com arquivo das seguintes extensões: ARC, ARJ, ZIP, ZIPX, 7Z, B64, BHX, BZ, BZ2, CAB, EXE,  GZIP, HQX, HWX, IMG, ISO, LHA, LZH, MIM, RAR, TAR, TAZ, TBZ, TBZ2, TGZ, TZ, UU, UUE, XXE e Z. Boa parte deles são velhos conhecidos da maioria dos usuários e alguns são formatos desconhecidos e que raramente alguém utiliza.

Winzip suporta a maioria dos formatos de arquivos compactados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Winzip suporta a maioria dos formatos de arquivos compactados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

De acordo com a página da produtora do WinRAR, ele trabalha com arquivos RAR, ZIP, CAB, ARJ, LZH, TAR, GZ, GZIP, BZ2, BZ2, ACE, UUE, JAR, ISO, 7Z e Z. A quantidade de formatos suportados também é boa e o Winzip sai na frente, ganhando a batalha no quesito suporte para vários formatos de compressão.

Sistemas operacionais suportados

Apesar de tanto o Winzip como o WinRAR serem aplicativos voltados mais para a plataforma Windows eles existem também em outros sistemas operacionais. E no quesito sistemas operacionais suportados, o Winzip é o vencedor, pois além da versão para o  Windows, ele tem versões do programa para Mac OS X, Android e iOS.

O WinRAR tem versões apenas para Windows, FreeBSD, Mac e Linux, sendo que nas três ultimas plataformas, o programa é chamado apenas de RAR e não tem uma interface gráfica, funcionando apenas na linha de comando. Isso coloca o programa bem atrás do Winzip, quando se trata de outras plataformas.

É importante ressaltar que mesmo tendo versões para diferentes sistemas, é somente no Windows que os dois programas têm uma boa integração com o sistema operacional, criando opções de manipulação de arquivos compactados no menu de contexto.

Interface

A interface do WinRAR é a que mais segue o padrão Windows, sendo formada apenas por uma janela com menus e alguns botões em uma barra de ferramentas. Outra vantagem da interface do WinRAR é que ela permite a navegação completa pelo computador pelo próprio programa.

Já o Winzip utiliza o estilo “ribbon”, consagrado pelo Microsoft Office e outros softwares da Microsoft. Esse estilo, apesar de bonito, ocupa bastante espaço na tela. Mas o Ribbon tem suas vantagens, ele é mais fácil de ser assimilado pelo usuário, o que torna mais fácil para a maioria dos usuários aprenderem a usá-lo.

Contudo, boa parte das vezes em que se usa o Winzip ou WinRAR, isso é feito indiretamente pelo menu de contexto do próprio Windows. Se for analisado a forma com os aplicativos organizam suas opções nesse menu, o Winzip Será novamente o vencedor, pois ele coloca suas opções dentro de um item do menu, enquanto o WinRAR espalha suas opções pelo menu principal.

Winzip e WinRAR nomenu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Winzip e WinRAR nomenu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mas na hora de utilizar um dos programas pelo menu, as opções do WinRAR estão mais próximas, o que diminui o número de cliques e pode ser determinante na hora de escolher o programa a ser usado. Com isso, no critério interface, os dois programas estão bem nivelados e portanto, empatam.

Consumo de recursos

Quando se trata de tamanho, o Winzip é um gigante perto do WinRAR. O programa ocupa mais de 13 MB, enquanto seu concorrente mal chega aos 5 MB. Com isso, o WinRAR já começa a frente no quesito consumo de recursos. Claro que essa medição não define quem consome mais recursos, mas é um ponto de partida para isso.

WinRAR consome menos memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)WinRAR consome menos memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Velocidade

Mesmo com a diferença de tamanho, na hora de compactar uma mesma pasta, usando o mesmo formato (ZIP), quem ganha é o WinRAR. Nos testes feitos, o WinRAR gastou pouco mais de 3 segundos para compactar um arquivo no formato ZIP. Para fazer o mesmo trabalho, o Winzip gastou mais que o dobro do tempo. Claro essa velocidade pode variar

Taxa de compactação

A taxa de compactação é razão entre o tamanho original do arquivo e o tamanho do mesmo após a compressão. Ela não depende unicamente do aplicativo, e pode variar de acordo com o tipo do arquivo que está sendo compactado e com o formato de compactação utilizado.

Com base no teste anterior, foi possível perceber que o WinRAR também consegue ter a melhor taxa de compactação. Ele superou o seu concorrente por uma diferença de poucos KB. Isso pode parecer pouco, mas é uma diferença que na hora de economizar espaço ou enviar vários arquivos pode viabilizar ou não a tarefa.

Arquivos criados com Winzip e WinRAR (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arquivos criados com Winzip e WinRAR (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Diante dos itens avaliados, o vencedor dessa disputa é o WinRAR. Mas não é uma vitória fácil, os dois programas são excelentes. Assim, apesar dos quesitos analisados, cada um dos programas pode ser usado plenamente (até mesmo os dois) e a decisão final sobre qual é a melhor ferramenta para compactar e descompactar arquivos, pode ficar por conta de quem a usará.

Tem alguma dúvida sobre compactação de arquivos? Pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Luis
    2017-10-16T11:40:42

    WinZIP com certeza é bem melhor que o WinRAR

  • Filipe Massignan
    2013-05-17T11:22:05

    7zip

  • Mc Finn
    2013-05-16T15:50:17

    atenção, caso baixem o winar através de busca no google, não entrem no link winarbrasil, pois trata-se de site falso e malicioso, como mostrado aqui mesmo no Techtudo.