Internet

09/06/2013 09h39 - Atualizado em 09/06/2013 09h39

Deezer ou Rdio? Saiba qual é o melhor serviço de streaming de música

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

O Deezer e o Rdio são dois interessantes serviços de streaming de música, que oferecem seus melhores recursos para os usuários brasileiros. Ambos os canais, porém, são pagos, deixando no ar a dúvida de qual vale mais a pena. Os preços são acessíveis, mas é importante comparar os serviços em vários aspectos antes de se comprometer com o pagamento de uma mensalidade de qualquer um deles.

Deezer ou Rdio? Compare e descubra qual é o melhor streaming de música (Foto: Arte/TechTudo)Deezer ou Rdio? Compare e descubra qual é o melhor streaming de música (Foto: Arte/TechTudo)

 

A comparação leva em conta o acervo musical oferecido por cada serviço, a qualidade de áudio, a disponibilidade de aplicativos e a compatibilidade com dispositivos, além dos preços e formas de pagamento. Cada um desses aspectos precisa ser levado em conta antes de se definir qual o melhor serviço de streaming musical para você.

Período de testes e serviço gratuito: Deezer

O Rdio e o Deezer trabalham com maneiras distintas no sentido de permitir uma “degustação” por novos usuários, liberando um período de testes antes da assinatura do plano pago. No Rdio, você pode usar o sistema gratuitamente e sem restrições por 14 dias, sem precisar sequer fornecer o número do seu cartão de crédito. Nesse prazo, é oferecida inclusive a possibilidade de acesso pelo app em dispositivos móveis. Depois deste período, é preciso assinar um plano ou você perde por completo o acesso.

O Deezer também permite experimentar todos os recursos de um plano pago antes de ter qualquer despesa, mas requer a antecipação dos dados sobre a forma de pagamento. Para experimentar os recursos do serviço premium, o usuário deverá informar prontamente os dados de pagamento e iniciar um teste de 15 dias sem compromisso. A cobrança é automática após período, mas nada é cobrado se o cancelamento for feito antes do fim do prazo. É a única maneira de compará-lo adequadamente com o Rdio, que também oferece acesso integral no período de testes.

No entanto, o Deezer tem a vantagem de oferecer um "plano gratuito" para quem não quer apenas degustar a versão paga. Assim, o serviço possibilita o acesso a todo o acervo por 6 meses sem limites, reduzindo para 2 horas de música por mês após este período. O plano gratuito reproduz propagandas entre as faixas e conta com algumas outras limitações, como a impossibilidade de acesso por aplicativos em dispositivos móveis, além de não permitir o streaming de alta qualidade, codificado em 320kb/s.

É interessante fazer bom uso dos períodos de teste ou, no caso do Deezer, do plano gratuito, antes de optar pela assinatura de um dos serviços. A existência desse plano gratuito, que permite streaming ilimitado no site durante 6 meses, dá ao Deezer uma grande vantagem neste quesito.

rdio (Foto: rdio)Rdio conta com grande acervo e aplicativos para smartphones e PCs (Foto: Reprodução/Rdio)

Acervo: Empate

É difícil usar dados sobre o acervo disponível para optar por um dos dois serviços, tendo em vista que os números declarados são praticamente iguais. Ambos afirmam contar com 20 milhões de faixas em seus bancos de dados. Embora apresentem diferenças pontuais de disponibilidade, é difícil colocá-las numa balança para determinar qual dos acervos é superior.

Neste caso, é importante usar o período de testes para explorar as dias bibliotecas, observando a adequação do conteúdo ao gosto musical de cada um. Embora haja grande semelhança nas coleções, é possível encontrar diferenças referentes à obra de artistas em particular, principalmente quando se tratam de músicos locais ou atrelados a gravadoras independentes.

Em geral, artistas e bandas muito populares têm suas obras integralmente publicadas em ambos os serviços. No entanto, alguns músicos têm suas obras geridas sob políticas mais conservadoras em copyright, como Metallica, Beatles, Oasis e Led Zeppelin. Essas bandas sempre ofereceram resistência à distribuição de sua obra através desses serviços e, apenas recentemente, alguns trabalhos começaram a surgir nos acervos.

Streaming em desktops e notebooks: Rdio

Ouvir música usando seu desktop ou notebook por meio do Rdio ou do Deezer é bastante simples. Basta ir ao site, selecionar as músicas e controlar a reprodução no próprio navegador. Para esse tipo de uso, no entanto, o Rdio oferece a vantagem de contar também com um aplicativo, que pode ser usado para cumprir a mesma função do site, eliminando o risco de a música parar quando você fecha um navegador já cheio de abas.

Já o Deezer, que não conta com o aplicativo para desktops ou notebooks, oferece um site mais completo em recursos. Entre elas, a possibilidade de usar uma interface que “emula” um mixer de DJ para comandar uma festinha. O site também oferece vários suplementos, que adiciona letras das músicas durante a reprodução, dentre outros recursos.

Nesse quesito, a disponibilidade de um aplicativo para computadores pessoais é realmente uma vantagem que define o vencedor: o Rdio. O Deezer oferece alguns extras no site, mas a utilização se torna muito mais prática e segura com o aplicativo dedicado.

Deezer (Foto: Deezer)Deezer é um serviço de streaming mais populares do país (Foto: Reprodução/Deezer)

Apps para dispositivos móveis: Deezer

Já nos dispositivos móveis, tanto o Rdio quanto o Deezer contam com amplo suporte, oferecendo versões de seus apps para smartphones e tablets nas principais plataformas: iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.

O app do Rdio tem como interessante vantagem a possibilidade de funcionar como um controle remoto para a música que está tocando em outro dispositivo. Por exemplo, se você tem um HTPC ligado ao equipamento de áudio da sua sala e está usando o Rdio nele para ouvir música, seu smartphone ou tablet pode funcionar para selecionar que álbum ou que música será reproduzida no HTPC, além de poder controlar play, pause e demais funções de um controle remoto comum.

O app do Deezer chama atenção pelo desempenho, oferecendo uma navegação mais fluida pelo acervo e pela sua coleção pessoal, tanto nos álbuns sincronizados quanto naqueles selecionados para reprodução por streaming. A vantagem fica mais nítida porque esse é um ponto fraco do app do Rdio, que tentou sanar o problema colocando, numa posição mais acessível na interface, um atalho para entrar em modo offline, o que acelera a navegação pelo conteúdo sincronizado para reprodução offline.

Comparando os apps nesse quesito, de fluidez da interface e de desempenho geral, a vantagem do Deezer salta aos olhos. O aplicativo do Rdio, por vezes, demora até mesmo a exibir sua interface, deixando o usuário à espera enquanto apenas a logomarca do serviço aparece tela. O Deezer entra muito rapidamente na tela onde são exibidas suas principais funções e também navega com mais agilidade pela coleção pessoal e pelo acervo do sistema.

A vantagem de usar o app como um controle remoto é algo interessante no Rdio, mas a vantagem em desempenho do aplicativo do Deezer é muito perceptível e o define como o vencedor neste quesito.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Qualidade de áudio: empate

Quanto à qualidade de áudio, Rdio e Deezer não exibem diferenças perceptíveis, mesmo com os players rodando em um PC conectado a uma interface de áudio de estúdio, conforme os testes realizados. Nenhum dos dois oferece codificação sem perdas e, num teste sério, é possível perceber que os streams não se propõem a agradar audiófilos, embora a qualidade seja bem satisfatória para o público em geral.

O Rdio adota como estratégia não revelar informações técnicas quanto à codificação de áudio, enquanto o Deezer oferece acesso a um stream de 320kbps como uma das vantagens do seu plano pago. Como não se sabem maiores detalhes sobre a codificação, a garantia de um stream com maior bitrate revelada pelo Deezer pode se revelar um atrativo para os mais exigentes nesse quesito, fazendo com que a obscuridade do Rdio seja mal vista.

Neste quesito, porém, os serviços são perfeitamente equiparáveis, e o resultado é um empate. Revelar mais ou menos detalhes técnicos sobre o stream é algo ligado apenas à estratégia de publicidade. Na qualidade de áudio, o que realmente importa, as diferenças não se fazem presentes.

Política de preços: Rdio

Ambos custam R$ 14,90 por mês em seus planos mais completos, mas há duas diferenças fundamentais entre os serviços. No Deezer, há um plano gratuito, que não existe no concorrente. Com ele você pode ouvir música pelo navegador ilimitadamente durante seis meses, desde que não se incomode com propagandas. No Rdio, não há “almoço grátis”, mas o seu Plano Família Ilimitado é um diferencial bem interessante.

Caso uma família inteira deseje assinar o Deezer, o preço é o mesmo para cada novo usuário. No Rdio, o segundo usuário no plano familiar recebe um desconto de 19%, enquanto o terceiro, o quarto e o quinto pagam apenas a metade do valor. A existência do Plano Família Ilimitado faz do Rdio o vencedor no quesito política de preços, mesmo diante da “colher de chá” oferecida pelo Deezer com seu plano gratuito.

Conclusão

É difícil oferecer um veredito taxativo quando os dois serviços têm seus pontos de vantagem tão equilibradamente distribuídos. Nessa situação, levando em conta que o uso em dispositivos móveis é algo central nos interesses do usuário médio, o Deezer pode ser apontado como a melhor escolha, tendo em vista a já comentada vantagem de desempenho do aplicativo.

Por outro lado, numa residência onde várias pessoas se interessem pelo serviço, a vantagem oferecida pelo Rdio com o Plano Família Ilimitado pode defini-lo como a melhor escolha. Numa família com cinco assinantes, a economia mensal fica em R$ 25,00, ou seja, 30% a menos do que seria pago no Deezer, que não conta com essa modalidade de assinatura.

No geral, os dois serviços são bem equivalentes e dificilmente não agradarão o usuário que espera um bom streaming de músicas. A escolha dos assinantes, então, deve partir dos pequenos detalhes em que eles se diferem. O melhor jeito de decidir é testando os dois serviços pelo tempo de degustação oferecido por ambos e escolher o que mais agrada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Camila Santos
    2013-06-09T14:18:01  

    Vocês estão brincando não é? Se é para comparar, tem que ter um vencedor ou um de melhor qualidade. Esses comparativos não tem serventia se não é eleito o melhor.

    recentes

    populares

    • Camila Santos
      2013-06-09T14:18:01  

      Só pra constar, o autor é formado em Direito. Logo, não tem conhecimentos de Jornalismo a fim de ter embasamentos sobre como escrever um artigo.

    recentes

    populares

    • Camila Santos
      2013-06-09T14:18:01  

      Uai, vc elegeu um analfabeto pra presidente e que embasamento ele tinha pra governar?

  • Kls Balzarch
    2013-06-09T22:53:43  

    Pra que esses serviços se o Grooveshark é gratuito? Além disso, existem milhares de rádios pelo Winamp. Sem mencionar DI.fm, SKY.fm e tantas outras opções gratuitas.

    recentes

    populares

    • Kls Balzarch
      2013-06-09T22:53:43  

      Cara.... vai por mim...esses serviços são excelentes e se vc assinar algum nao vai se arrepender. Eu assino outro e sou extremamente satisfeito ( Xbox Music )

    recentes

    populares

    • Kls Balzarch
      2013-06-09T22:53:43  

      Esses serviços pra mim são bons para se ouvir oflline, especialmente no celular. Para ouvir online e no PC, ainda prefiro o bom, velho e free Grooveshark

  • Aldemar Antonelli
    2013-11-25T16:47:10

    Uso o Rdio há quase 02 anos, me impressionei com o acervo, excelente aplicativo no meu iphone

  • Thiago Barros
    2013-06-09T14:01:03

    Pra variar..... mais um comparativo em cima do muro

  • Fábio Souza
    2013-06-10T07:18:33

    Para mim o Xbox Music dá um banho nesses 2.

  • Victor Vianna
    2013-06-09T22:20:01

    Já testei todos e não existe nenhum que se compare ao Xbox Music. Interface, integração e maior conteúdo de todos.

  • Bruno Souza
    2013-06-09T18:34:47

    Uso o Deezer, mas ultimamente estou usando mais o Superplayer.fm. :D