Celular

29/06/2013 06h15 - Atualizado em 29/06/2013 06h15

iPhone completa 6 anos; relembre o primeiro modelo e veja a evolução

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iPhone, um dos produtos que mais representam a atual geração da tecnologia, faz aniversário neste sábado (29). Desde o anúncio do smartphone, no início de 2007, e do começo das suas vendas, em 29 de junho daquele ano, muita coisa mudou. Hoje, os usuários estão acostumados com telas de alta definição e processadores super rápidos, talvez nem se lembrem que o primeiro iPhone tinha display VGA e chip com pouco mais de 400 MHz. Mas o TechTudo relembra um pouco desta evolução enorme da linha.

No aniversário do iPhone, veja o quanto o aparelho mudou da primeira para a sua sexta geração (Foto: Arte/TechTudo)No aniversário do iPhone, veja o quanto o aparelho mudou da primeira para a sua sexta geração (Foto: Arte/TechTudo)

Quando, em 29 de junho de 2007, a Apple deu início às vendas do seu primeiro telefone celular, tudo ainda era uma incógnita. Afinal, estava-se propondo algo bastante diferente do que havia no mercado: uma tela sensível ao toque dos dedos que poderia executar diversos tipos de aplicativos sem qualquer necessidade de se pressionar botões. Dimensões bem maiores do que muitos dos celulares comuns. Câmera fotográfica mais avançada. Acelerômetro. Tudo isso, que hoje são recursos básicos, eram grandes novidades na época.

O estranhamento logo se tornou sucesso e o smartphone passou a ser objeto de desejo de muita gente. Steve Jobs, que era o presidente da Apple e foi um dos responsáveis por todo o investimento feito na linha iPhone, apresentou o aparelho pela primeira vez em um evento no dia 9 de janeiro de 2007, com centenas de pessoas fizendo fila fora das lojas nos Estados Unidos no dia do lançamento. Em novembro, o aparelho chegou a Reino Unido, França e Alemanha. No Brasil, ele não foi vendido oficialmente.

De lá para cá, já foram lançadas mais cinco versões do smartphone. Segundo estimativas, a companhia já comercializou cerca de 400 milhões de unidades do aparelho. O modelo atual, o iPhone 5, é o mais avançado e já se tornou o mais popular de todos, com os números de vendas do terceiro trimestre de 2012 e ainda do primeiro de 2013 sendo os maiores da história da companhia.

iPhone com tela VGA e CPU de 412 MHz

Mas não se pode esquecer que tudo isso começou com muito menos glamour e uma série de recursos bem menos avançados do que se vê na geração atual do iPhone. Já considerado obsoleto pela Apple hoje, o modelo original tinha tela de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels e 165 ppi de densidade. Media 115 x 61 x 11.6 mm, pesava 135 gramas e tinha conexão somente à rede 2G. O aparelho possuía três versões, com 4, 8 e 16 GB de armazenamento. A câmera fotografava com apenas 2 megapixels e não fazia vídeos.

Seu sistema operacional foi o primeiro iOS, e ele recebeu atualizações até a versão 3.1.3 da plataforma. O CPU era um ARM 11 com 412 MHz e a GPU uma PowerVR MBX. A sua bateria durava apenas 8 horas de conversação, menos da metade de um dia. Além disso, não surpreendentemente, o preço do aparelho já era bem “salgado”: US$ 599 (cerca de R$ 1,2 mil).

Outra curiosidade sobre o primeiro telefone da maçã é o fato de ele não contar com aplicativos para baixar. Apenas alguns básicos, como Safari, calendário, mapas, player de músicas, álbuns e câmera estavam disponíveis, já de fábrica. A App Store, loja virtual de programas da Apple, só foi surgir no ano seguinte, com o lançamento do modelo 3GS.

iPhone 5: a obra-prima da Apple

Em 2013, seis anos depois da chegada do primeiro modelo do iPhone, o cenário mudou completamente. O mercado de smartphones se tornou muito mais competitivo e dinâmico, e os concorrentes não deixaram barato e lançaram diversas inovações no segmento.

Para competir neste cenário, chegou o mais avançado, mais popular e mais bonito aparelho da série até hoje: o iPhone 5. Lançado em 2012, o modelo foi um sucesso instantâneo. Com sua tela maior, de 4 polegadas, e um visual mais elegante, com a parte traseira que tem um ar mais moderno do que os antecessores, o dispositivo se conecta até à rede 4G, tem display com 326 ppi e resolução 640 x 1136 pixels, além de Bluetooth, Wi-Fi, acelerômetro, bússola, GPS e todos os recursos já tradicionais. Sua câmera conta com 8 megapixels e diversos recursos modernos.

Seu processador é um Apple A6 Dual-Core 1.2 GHz que, segundo a Apple, é duas vezes mais rápido que o seu antecessor, o A5 do iPhone 4S. O aparelho ainda tem GPU PowerVR SGX 543MP3. Tudo isso com o iOS 6, mas com a janela de atualização para o 7, que propõe todo um redesenho no visual da plataforma, deixando-a mais clean, com ícones mais vivos e criando a maior mudança da linha desde o lançamento do iPhone original, há exatos seis anos.

O que você espera do próximo modelo do iPhone, o 5S? Comente sua opinião no Fórum do TechTudo!

Comparando os dois modelos, é possível perceber que a trajetória do iPhone praticamente marca a história dos smartphones no mundo. O primeiro modelo, de 2007, hoje pode parecer simplório e fraco, mas marcou época e revolucionou o mercado de tecnologia. Enquanto isso, o iPhone 5, mais recente representante do segmento, depois de passar pelas versões 3G, 3GS, 4 e 4S, hoje também representa o avanço da área. Onde isso vai levar só o tempo pode dizer, mas até aqui, as seis primaveras do iPhone fazem com que a Apple tenha muito o que comemorar.

Tabela comparativa entre iPhone e iPhone 5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone e iPhone 5 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Monteiro
    2013-06-29T15:35:29

    Que povinho chato. Compre o smart que você gosta e deixa os outros em paz. Mania chata de ficar criticando tudo, tenho o iPhone 5 e vou comprar o novo que sair e daí o que você tem a ver com isso? Mania chata de ficar julgando os outros por causa de uma besteira que celular ainda mais por gente que acha que é dono da verdade.

  • Nicole Baylao
    2013-06-29T12:22:41  

    Amo meu iphone...não troco por nenhum de outra marca! alem de ser pratico e chique! rsrsrs

    recentes

    populares

    • Nicole Baylao
      2013-06-29T12:22:41  

      concordo,é como já disse o RAZR HD eh o melhor no mercado,mas nego acha que o mais popular smp é o melhor!

    recentes

    populares

    • Nicole Baylao
      2013-06-29T12:22:41  

      Douglas Castro Concordo com você, Iphone é puro status, quem tem é só pra se mostrar, não dura nada e se cai no chão já era. Não troco meu SII por nada, nunca me meu trabalho e satisfaz minhas necessidades de consumidora!

  • Wendel Schelhan
    2013-06-29T12:44:30  

    Techtudo, eu acho que vocês erraram na comparação... Veja bem: vocês comparam um telefone com outro EXATAMENTE igual. Corrijam isso, por favor! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-06-29T12:44:30  

      ai é que está a grande diferença do iphone para os demais.. mesmo com essa configuração, ele ainda é um excelente aparelho de ponta... exemplo, um notebook com i7 8gb de ram é equivalente a um macbook i5 com 4gb... o mesmo server para os aparelhos de celular...

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-06-29T12:44:30  

      Alisson Borba Não, na verdade, não! heheh Deixe de ser cego, um i5 é um i5 e um i7 é um i7, ponto final! hehehe Pior ainda os Macs terem um lucro tão alto embutido, coisa de bobão que paga uma coisa mais que o triplo de quanto custa! haha Mesma coisa os iPhone, que ficaram parados no tempo por causa do seu sistema operacional arcaico que agora está investindo em "novos" recursos copiados do Android, sistema open-source da Google, de forma pífia!

  • Matheus Moreira
    2013-06-29T14:09:54

    Não intendo porque a Apple não investe em sua bateria, já pensou um iphone com 2200mAh, não me importaria com algumas gramas a mais

  • Patricky Sarturi
    2013-06-29T12:44:56

    Já tive todas as versões, hj tenho o clássico 2G e o 5

  • Roberto J
    2013-06-29T11:49:07

    Pq nao colocam uma bateria do macbook logo no iphone..

  • Vinicius Lima
    2013-06-29T11:28:21

    Bateria quase nao mudou, por isso acaba rapido

  • Raphael Almeida
    2013-06-29T11:25:08

    Inovação o iphone1 ganhava a 1.000.000%...

  • Marcos Borges
    2013-06-29T14:22:07

    A Samsung copiou o iPhone. A Apple o inventou. Já dá uma ideia da distância entre as duas empresas. Mas quando procurarem as assistências técnicas, aí vocês vão entender melhor a diferença. Samsung é uma das mais reclamadas do Procon SP.

  • Mr.mts
    2013-06-29T13:46:58  

    A apple não precisa provar mais nada a ninguém, mais já ta na hora de repaginar o iphone e inovar.

    recentes

    populares

    • Mr.mts
      2013-06-29T13:46:58  

      em time que está ganhando não se mexe jovem.

  • Bárbara Rocha
    2013-06-29T13:13:08  

    Morro de saudades do meu E63... mas depois do Galaxy 5 eu nunca mais quero ver Android/Samsung na minha frente. Só troco meu 4S se a Apple lançar um modelo melhor com a mesma tela ou menor (minha mão é pequena, não uso cel maior que 3,5").

    recentes

    populares

    • Bárbara Rocha
      2013-06-29T13:13:08  

      Nuss sua única experiencia com Android foi com o Galaxy 5? quer ter uma real experiencia com Android compre um S3, S4, um Nexus, um Xperia ZQ, HTC One, ai sim vc poderá comparar Android x IOS....

    recentes

    populares

    • Bárbara Rocha
      2013-06-29T13:13:08  

      Já Tive Iphone 3gs e o 4s, depois comprei o Galaxy S3, agora estou com o S4 e um Nexus 4, não volto para Iphone tão cedo... A Não ser que a Apple revolucione o mercado, coisa que não faz a muito tempo...

  • Felipe Santos
    2013-06-29T12:45:35  

    O melhor celular a venda no mercado atualmente é o Motorola RAZR HD,as pessoas não sabem disso,pois são facilmente influenciadas pelo alto poder de marketing que a Apple e a Samsung possuem!

    recentes

    populares

    • Felipe Santos
      2013-06-29T12:45:35  

      Já corrigi logo acima cara,eu quis dizer HARDWARE.

    recentes

    populares

    • Felipe Santos
      2013-06-29T12:45:35  

      O razr hd em acabamento para mim e o melhor. já e outros especificações perde mais prefiro o razr hd. em relação ao marketing, já reparei isso a muito tempo,Exemplo: razr hd e tipo um messi e bom e não tem muito marketing, já um galaxy e tipo um neymar e bom mais tem muito marketing. e tanto marketing que muitas pessoas pensam que o galaxy faz pipoca e voa.

  • Marcos Borges
    2013-06-29T11:41:01  

    Eu vou adorar ver os Samsung lovers quandol descobrirem como é a assistência técnica da Samsumg. Aí vão entender.

    recentes

    populares

    • Marcos Borges
      2013-06-29T11:41:01  

      ja tive um samsung e quando deu problema, levei na assistencia e nao tive o que reclamar.

    recentes

    populares

    • Marcos Borges
      2013-06-29T11:41:01  

      e em relação a apple, quando eu precisei de assistencia, tive que ligar pra são paulo e receber um não como resposta quando meu iphone 3gs estava apresentando problemas e se eu quisesse o aparelho consertado por eles, tinha que pagar 450,00 pra fazer a manutenção. apple capitalista e gananciosa dos infernos. nunca mais.

  • Fernando Souza
    2013-06-29T11:00:48  

    No início astro principal e agora um mero coadjuvante, para ter uma idéia o Galaxy S2 lançado em 2011 tem tela de 4.3, processador A9 dual core 1.2 ghz , 1GB de ram ,bateria 1650 mah, cameras de 8 e 2 mpx.

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2013-06-29T11:00:48  

      Matheus Souza, ha muito tempo eu fui dizer isso a um funboy e quase apanhei kkkkk

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2013-06-29T11:00:48  

      Aí está a diferença de ambas as plataformas. Para rodar um Android de maneira razoável (sim, RAZOÁVEL), deve-se ter uma configuração de no mínimo 1GB e processador de dois núcleos. Outra diferença é que o S2 já não recebe mais nenhuma atualização de S.O e o iPhone 4 de 2010, ainda receberá update para o iOS7. Mas tudo é uma questão de gosto, quem quer olhar para feature, vai de Android, quem quer um aparelho estável com um sistema desenvolvido especificamente para o hardware do seu aparelho, vai de iOS.

  • Wendel Schelhan
    2013-06-29T17:12:50  

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz o nosso desejo. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que até mesmo sendo de graça qualquer Samsung pode ser caro demais, uma vez que nem todos percebem a baixa qualidade dos todos produtos asiáticos.

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-06-29T17:12:50  

      Eu queria ver você se passar por mim na vida real, amigão. Coisa de frouxo, que tem que se esconder atrás de um monitor! kkkkk O "eu" de verdade não sai por aí falando as asneiras de um Applefag como você aí, Rafael Santos!!

  • Joeldes Araujo
    2013-06-29T16:23:55

    Moro nos EUA e comprei um Galaxy S4. Melhor celular ate hoje. Muito superior.

  • José Rodrigues
    2013-06-29T16:15:23

    Eles sao diferentes no numero um e iPhone e o outro iPhone 5

  • Claudia Dias
    2013-06-29T16:05:37

    é simples, nao compre se vc nao gosta.

  • Edu Fernandes
    2013-06-29T15:43:54  

    mudou quase nada kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Edu Fernandes
      2013-06-29T15:43:54  

      pra vc ver, quando foi lançado já estava muito a frente do nosso tempo... que até hj continua sendo o melhor..

  • Thiago Pinheiro
    2013-06-29T15:04:19  

    Iphone = Trava, esquenta, reinicia do nada, crash nos apps. Uma BOMBA. meu 4s ta numa gaveta pegando poeira, acho que nao eh ligado desde o ano passado. PEguei um S2. Diferença enorme. A apple só vende por que poe o preco lá em cima e brasileiro paga em 12x pra se dizer "chique". eiauhuieahiuea

    recentes

    populares

    • Thiago Pinheiro
      2013-06-29T15:04:19  

      mas vc ainda ta pagando em 12 vezes neh seu chique kkkkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Pinheiro
      2013-06-29T15:04:19  

      Vamos fazer negócio nesse seu 4s ai.

  • Edmario Fonseca
    2013-06-30T21:52:18

    Ae num da pras cocorrentes na moral , Apple é e sempre sera concerteza a melhor,não sei como sera o futuro mais concerteza vai ser dificil tira esse posto dela.

  • Yuri Félix
    2013-06-30T13:46:02

    Pense numa evolução.

  • Rodrigo Campos
    2013-06-30T10:37:29

    A Apple tem que melhorar esta bateria. Continua a mesma!

  • Richard Lopes
    2013-06-29T16:36:37

    iOS 3.2: Em abril de 2010, com o lançamento do IPad, a Apple teve que lançaruma atualização para o sistema operacional para que ele pudesse funcionar no iPad, o principal objetivo era que ele correspondesse a resolução das telas dos iPads, isso fez acontecer mudanças especificamente para telas maiores, a maior inovação foi a inclusão de uma barra na lateral esquerda exibindo a lista e o conteúdo à direita, podendo ainda vê-lo em tela cheia apenas girando o iPad em modo retrato.

  • Richard Lopes
    2013-06-29T16:35:34

    iOS 3.1: Poucos meses depois, a Apple lançou uma atualização com mais funcionalidades, como bloqueio remoto, download de ringtones e o controle de voz via bluetooth.